O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Bella292 31/03/2023

Podia ser escrito em 2023 e ainda ser preciso
O retrato da sociedade Lisboeta feito por Eça de Queirós poderia ser da sociedade brasileira atual. E de muitas sociedades mundo afora.

Em alguns momentos, bem pontuais, a leitura fica um pouco maçante, com descrições detalhadas de ambientes em meio a partes em que a estória não se move muito. Provavelmente algo típico da época. Mas, quando a estória vai para a frente é uma leitura muito, muito interessante. Não há heróis, há somente pessoas com suas virtudes e suas falhas de caráter. E é isso que tornou o livro interessante para mim, todas as personagens são humanos.

O português europeu do século 19 foi um pequeno obstáculo no início, mas eu me acostumei sem dificuldades.
Ju Ragni 31/03/2023minha estante
Que crônica de costumes excelente, não é? O autor relata a vida daquelas pessoas, o dia-a-dia, de uma forma tão precisa que parece que a gente está compartilhando aquilo. E a como era dura a vida dos empregados, me lembro daquela cena em que a Juliana tinha de carregar água em baldes, subindo e descendo escadas, para encher a banheira para o casal tomar banho todos os dias, dá pra imaginar uma coisa dessas? E a Joana, a cozinheira, sempre de plantão para atender aos patrões, e o lugar onde elas dormiam, enquanto os baús do Jorge ficavam em um quarto muito melhor que o delas... Livro excelente, um clássico.

Hildeberto 10/07/2020

Madame Bovary portuguesa
Eça de Queirós era assumidamente espirado no realismo francês, sobretudo em Balzac e Flaubert, admitindo isso em várias ocasiões; e "O Primo Basílio" tem paralelismos evidentes com "Madame Bovary"; mas, se a trama do livro não é original, a execução é. O autor utiliza a prosa portuguesa com maestria (embora possa ser excessivamente descritivo em alguns pontos). E o enrendo do livro adapta-se ao contexto português, o que torna a estória um bocadinho diferente, ressaltando indiretamente o caráter nacional lusitano. E, sem dúvidas, não há uma personagem tão interessante como Juliana no livro de Flaubert!

É um livro muito bom, mas o vocabulário pode apresentar desafios. Como uma das grandes obras escritas por um dos melhores autores em língua portuguesa, merece ser lido.
Patie 29/09/2020minha estante
ahahaha sim! madame bovary, dom casmurro, primo basílio e até um pouco scarlet letter, se comunicam muito, e ao mesmo tempo são completamente originais na abordagem

Jss 01/01/2010

Ultra romântico

pysche 31/05/2024

Meus manos que livro, o cara simplesmente denunciava as falcatruas que ocorriam na elite de forma extremamente chique e com um português extremamente complicado (por causa da época obviamente).

eu já havia lido anteriormente mas agora foi com maior atenção devido às atividades escolares. pelo menos agora estava ciente do quão a narrativa devagar era normal, mas só que é muito cansativo.

jess 02/03/2010

O livro e o filme contam a mesma história mas o jeito de contar é diferente Eça de queiros não é tão provocante em relação as cenas de traição que são mostradas no filme é um livro extenso por ser bastante detalhista, um livro que eu particulamente gostei mas não achei muito bom.

Jééh 31/01/2010

e o amor?
bom esse livro é sim uma verdadeira novela, e foi esse livro tbm que me incluir Eça de Queirós entra os meus autores prediletos...a culpa é um persongagem importante nessa história, ela domina varias páginas...No fim (embora que esse fim tenha sido triste)união do casal se mostra mas forte que qualquer outro sentimento e eu acho que é isso que nos prende a essa história ^^

Fernanda 10/01/2010

Leitura chata, não avancei muito e fui no máximo a 5º página, alguém consegue me convencer a ir mais adiante?

Leo 01/01/2010

O PRIMO BASÌLIO
O primo Basílio é uma obra prima de Eça de Queiroz, é um livro fascinante, uma linguagem pouco rebuscada e que torna maisfácil a leitura e a compreenção, podemos usufruir juntamente com cada personagem dos sentimentos experimentados na obra, como amor, insegurança, medo, rancor, aventura e felicidade. Pena, ou melhor, que bom que o final do livro vem dar um banho de água fria em tudo o que poderíamos esperar para uma história de burgueses portugueses daquela época, a história da empregada Mariana foi sempre muito triste, devido a sua amargura e a sua postura final diante da patroa Luísa condenou-se a um fim ainda mais triste,já a Luísa, foi uma pena e o Basílio nem se fala, vamos dizer que a honra nunca foi um de seus fortes, nem a lealdade, nem a honestidade, não vou contar o final, nem o que aconteceu bem ao certo a estes personagens para que leiam o livro, tenho certeza de que não irão se arrepender...

Dica: Depois de ler o livro procurem no you tube o clip da música Amor I love you, da Marisa Monte, que reproduz por cima um pouco do que foi a história e em seus versos reproduz as palavras de Luísa da pág. 134 do livro(se não me engano)e revela ao leitor o que ela sentiu ao receber a primeira carta de amor de seu primo.

ORPinto 21/11/2009

Retratando a vida cotidiana, os amores e as traições da pequena burguesia de Lisboa, o autor faz uma crítica demolidora da sociedade portuguesa.Obra básica do realismo português que desmistifica a instituição do casamento.

Eunice.Vilares 12/08/2009

Adorei o livro e o filme... Adorei os protagonistas e adorei várias frases do livro... Nota 9

Zuca 18/04/2009

Diferente de "Dom Casmurro", em "O Primo Basílio" há adultério comprovado.

Cristal 06/04/2009

cansativo demais.

Íris 18/02/2009

Cansativo mas ao mesmo tempo envolvente,desperta a curiosidade do leitor.Bom,é Eça um gênio da sua escola literária.

Filme e livro,sem comparações o filme óbvio deixou muito a desejar.
O livro é sempre melhor do que o filme.

Deka 26/03/2009

Detestei.
Podem insistir que ele foi um gênio ao descrever a hipocrisia da sociedade da época. Adoro gênios que descrevem sociedades de forma irônica.

Mas disso, ele só descreveu a sociedade, porque não vejo nenhum gênio.

A impressão que tenho é que ele criou uma situação em que se meteu numa sinuca e como não teve saída, matou a protagonista pra ver se o drama comovia o leitor.

KamillaBarcelos 22/01/2009

Lentidão típica dos livros de sua vertente literária, mas que nem por isso o torna ruim. É um livro ótimo, surpreendente!