Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Julia.Moura 07/07/2023

Eu mergulhei e mal pude respirar. Há um tempo tinha conhecido o nome do autor, não sabia que precisava lê-lo. Um copo de cólera é a grata surpresa. É o afã e a agonia. É o erotismo nada discreto. São vísceras a mostra.

Karen 25/07/2023

Jogo de poder
Muitos falam do contexto sexual do livro, porém na leitura vi o sexo apenas como uma cortina de fumaça para o enredo (até mesmo no texto a bruma que envolve o sítio se faz presente causando essa sensação).
Uma mistura de "Ligações perigosas" de simulações entre os dois personagens com "Alguém tem que ceder" com o orgulho e o medo de se mostrar vulnerável ao outro.
Livro absolutamente INCRÍVEL!!
"... - a vontade de poder misturada à volúpia da submissão - ..."

isa 11/08/2023

Digerindo
Ainda preciso de tempo para pensar no que eu li. confesso que em muitos momentos fiquei a ver navios sem entender o que os personagens diziam, mas compreendi a ideia geral. o que mais me encantou foi o autor me conduzir pela mão por tantos caminhos (para mim) ocultos da Língua, e de repente ele começa a correr e eu embolo os pés para acompanhá-lo. mágico, surpreendente. Raduan Nassar é um artesão que pega uma massa bruta de argila que é o Português e transforma naquilo que ele bem entender.

Nicolas904 15/08/2023

Uma daquelas obras que mostram um potencial único da literatura. A maneira como ele expande a briga do casal ao longo de basicamente três quartos da novela é sensacional e serve muito bem para construir a cólera titular, aliado a essa prosa enrolada e discursiva, quase como se uma pessoa tivesse vomitado a história na página.

A permanência dessa cólera é ela própria, essa vontade humana de sempre dar a palavra final, de não levar desaforo para casa.

Não sei se leria de novo, justamente por conta do texto ser tão vil e pesado, mas é uma indiscutível obra-prima da literatura brasileira.

Faluz 28/09/2023

Um copo de cólera. - Raduan Nassar
Um jorro de pensamento. Esse livro descreve um dia de um casal. Uma noite que passam juntos e uma discussão no café da manhã, entretanto a profundidade das palavras e da discussão se impõe de maneira forte.
Linguagem rascante que torna os diálogos intensos.

Books da Sue 26/12/2023

Sem fôlego
Uma leitura que te deixa sem fôlego do início ao fim. Primeiro por causa da linguagem rápida e escrita fluida, onde o autor não utiliza pontos parágrafos em seu texto.

A sensação de não respirar ao ler este livro é muito real, seja enquanto ele descreve o ato sexual, a experiência de um banho se sensual do casal ou até durante uma discussão ideológica.

Gostei da leitura e, só não li mais rápido, porque fiquei com pena que acabasse logo?

FlorbelaAli 14/02/2024

Uma história cheia de (des)amor
Eu sou fascinado pela obra-prima do Raduan Nassar, a Lavoura Arcaica. Fui embarcar nessa leitura com altas expectativas, já em mente que queria algo do mesmo nível de L.A, mas acabei me decepcionando um pouco. Achei a história aqui pouco cativante e difícil de se conectar, a escrita é fluida e muito boa, mas não salva muito, fiquei com aquela sensação de tédio lendo o livro, mas pretendo retornar algum dia para obra.

* gente, relacionamentos são exatamente assim.

Marialba 05/04/2024

Visceral
Me deu a impressão que é um livro de um único fôlego! Li em duas "sentadas". Rápido e sagaz. Totalmente visceral e real!
Um retrato cotidiano e nada modesto.
Talvez não seja para todo o público, pois é estruturado de forma bem distinta. Mas, vale muito a pena!

Bruna 14/05/2024

É maluco mas é maneiro
É um livro talvez por ser antigo um pouco complexo pra ler (com algumas palavras difíceis), mas que não torna o livro difícil, na verdade é bem engraçado de ler, as palavras escolhidas trazem a singularidade com o escritor. Gostei da forma que o livro se passa, ainda que seja totalmente singular a forma que é escrita. Apesar de ser um livro curto, é um livro muito complexo, por assim dizer, então pode pra algumas pessoas ser um ponto ruim.