Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Isotilia 06/02/2017

Livro interessante
Mais comentários no blog.

site: http://500livros.blogspot.com/2017/02/raduan-nassar-e-universidade-federal-de.html

Thaisa 26/02/2017

Intenso!
Bom, não tenho muito o hábito de ler livros clássicos. Não que eu não goste, mas geralmente os clássicos precisam de um pouco mais de tempo para serem lidos, apreciados e tempo sobrando é algo que não tenho no momento. Minha pilha de livros atrasados só aumenta, então preciso otimizar meu tempo. Porém, coloquei uma meta de ler livros clássicos da literatura erótica para ver as diferenças existentes nesse gênero em nossa atualidade e Um Copo de Cólera está em minha lista.

Apesar do livro ser classificado como um clássico da literatura erótica, não o considero um livro erótico propriamente dito, ao menos não dentro dos padrões que estamos habituados atualmente. Posso dizer que esse é um livro psicológico, um erotismo psicológico que desperta no leitor uma sensação de envolvimento grande e uma entrega total aos sentimentos. É o mesmo que acontece em um momento de prazer, certo? Só que aqui o "prazer" está em se aprofundar nos pensamentos e sentimentos do personagem de uma forma que você não consegue largar. Me senti envolta em uma teia de aranha, um emaranhado eroticamente psicológico.

A narrativa do autor é intensa. Não tem paradas para o leitor poder respirar. É difícil respirar. Você se perde em meio a um turbilhão de sentimentos que começam de maneira sutil até chegar ao clímax da cólera depois de um fato totalmente bobo que envolve uma cerca viva e formigas. O texto também pode ter diversas interpretações em relação ao casal protagonista. Casal esse que não tem um nome e nem há a necessidade de ter. Infelizmente não posso comentar as minhas impressões nessa resenha ou será spoiler.

Enfim, esse meu primeiro contato com Nassar foi marcante. Apesar do livro ter poucas páginas ele é intenso. Tão intenso que terminei a leitura me sentindo tonta, confusa e cansada. O autor consegue passar todo o sentimento do personagem no decorrer da narrativa. Sentimos a intensidade aumentando progressivamente até haver uma explosão da cólera. É magnífico como ele joga com as palavras!

Por ser um livro clássico, a linguagem pode não ser de fácil entendimento, mas eu recomendo muito essa leitura! Se você está em busca de uma leitura intensa, que vai dar um nó em sua cabeça, te fazer pensar e ainda assim não compreender como tudo aquilo acabou acontecendo, esse livro é pra você!

Resenha publicada no blog MInha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2017/02/resenha-um-copo-de-colera-de-raduan-nassar/
Alê | @alexandrejjr 03/03/2019minha estante
A tua resenha resumiu as minhas impressões, Thaisa. Foi exatamente assim que eu fiquei ao terminar o livro.

Thaisa 04/03/2019minha estante
Ah, que bom Alê!

ThelioFarias 12/03/2017

Um classico
"Um copo de cólera" é um clássico brasileiro, do premiado Raduan Nassar, recentemente agraciado com o Prêmio Camões. Livro bem escrito, de forma elegante e artesanal.

Jaina 22/08/2017

Intenso!
É uma novela, um livro curto. Curto como são curtos os ataques de fúria. Nassar é difícil de ler, pelo menos para mim. Mas o cansaço que sinto quando me deparo com o fim de uma obra sua não é pela leitura difícil, é pela vida, pelas pessoas. Talvez o mesmo cansaço que faz com que o personagem se isole em sua chácara, cercado de plantas e em companhia de seu cão, Bingo. Talvez seja esse mesmo cansaço que contaminou o autor e o fez se isolar da sociedade, criando coelhos e talvez criando personagens mais intrigantes do que esses que aqui se apresentam...
Um copo de cólera fala de humanidade, sexo, raiva, influência materna e relações conflituosas, jogo de poder... Fala da vida. A vida crua, dolorida e defeituosa.

Tobias 09/01/2018

A cólera na escrita
O autor descreve, com sutileza, reflexões e detalhes, um dia de relacionamento entre um homem e uma mulher. O casal se desentende por questões menores e, por conta disso, brotam do fundo de cada ser uma cólera mútua.
Os capítulos do texto são intensos, de muito fôlego, pois o autor inicia a narrativa e só pontua ao final do capítulo. As frases são separadas por vírgulas, pontos e vírgulas, e o pensamento flui sem barreiras gramaticais. Na destilação de ódio do casal são encontradas reflexões filosóficas da vida que cada um leva. Da mesma forma que cada um tenta ferir o outro com suas palavras, há também, no fundo, um desejo entre eles.

Nat 25/01/2018

Um Copo de Cólera, de Raduan Nassar
Um Copo de Cólera é o livro mais conhecido de Raduan Nassar, ganhador de vários prêmios importantes, incluindo o Prêmio Camões de 2017. Na trama, acompanhamos a história de um casal. Mas não sabemos nada do casal: quem são, nomes, profissão, onde moram – nada!

E, após as 91 páginas desse pequeno livro, continuo com essa sensação. São apenas quatro capítulos, sendo três deles narrados pelo homem e o último narrado pela mulher. A história começa com uma tórrida noite de sexo entre eles, seguida de uma briga no café da manhã. Pelo teor da briga, você pode tirar várias conclusões sobre a relação deles – que é uma relação longa data, que eles se conhecem muito bem, etc.

Resenha completa em vídeo, em breve

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

CrisVieira~ 11/02/2020

Como uma pessoa o classificou uma vez, é um livro intenso. A escrita de Nassar é hipnotizante. o "Esporro" foi uma parte riquíssima da obra e que me causou admiração e perplexidade da riqueza das falas dos personagens. O uso de trechos de poemas famosos foi brilhante.
Uma leitura que eu quase classificaria como memorável, exceto pela violência final. Mas que vale a leitura.

Gian 04/05/2021

Denso
Leitura bem diferente e uma baita experiência para mim.

Confesso que comecei empolgado e curioso mas de repente me vi atolado, acredito ser um bom termo. Atolado pois a escrita é extremamente densa, complexa, com muitas ideias e conceitos aparecendo um após o outro, e isso cria um sentimento quase desesperador pois ao mesmo o maior capítulo do livro não tem ponto, o que cria uma leitura sem pausa. Parecia que eu nunca mais ia terminar esse trecho mas em determinado momento percebi que já não conseguia largar até chegar ao fim.

Por mais que tenha julgado mal o livro em alguns momentos ao terminar percebo o quão poderosa é essa obra tão intensa. E também o enorme domínio que o autor possui da língua e da escrita. Talvez me falte algo pra compreender melhor, talvez li muito cedo, mas é o tipo de arte que me faz pensar "talvez não tenha sido para mim nesse momento mas sei que isso é bom!".

Enfim, deixarei esse livro descansando e voltarei daqui uns anos.

arthur966 20/08/2022

alguém tinha de pagar, alguém sempre tem de pagar queira ou não, era esse um dos axiomas da vida, era esse o suporte espontâneo da cólera (quando não fosse o melhor alívio da culpa).

Bruno Henrique 28/09/2022

Minha primeira experiência com o autor. Achei a forma muito bonita, a escolha de palavras, o jeito de narrar, quase como se desse gosto aos estados de espírito e sentimentos. Subtexto bastante interessante e atemporal. Único ponto (totalmente pessoal) que não me agrada é a falta de ponto final e as muitas vírgulas. Me perdi algumas vezes no ritmo. Mas tá longe de ser algo que compromete a experiência do livro. Gostei bastante.

Luisa 24/02/2023

O livro, excelente! Mas uma leitura que deve ser realizada em curto período. Não há muitos pontos, então.. comece e logo termine pra acompanhar a narrativa.

Mariana 18/05/2023

Ainda não terminei de processar
Esse foi um dos livros que foram discutidos em um grupo de leitura do qual eu participei. Muita coisa foi dita, e não como possivelmente eu falar de todas aqui.
Falarei então o que mais me lembrarei dessa obra, ela é uma experiência. A literatura é por natureza uma representação, mas poucas obras da literatura podem chegar ao patamar em que ao terminar de lê-las você sente que passou por toda uma situação de vida, e agora irá mudar. É isso que é "Um copo de cólera". O livro dá tanto em que pensar, coloca opiniões contra a parede e denuncia a hipocrisia de um jeito que fica na memória.

Julia.Moura 07/07/2023

Eu mergulhei e mal pude respirar. Há um tempo tinha conhecido o nome do autor, não sabia que precisava lê-lo. Um copo de cólera é a grata surpresa. É o afã e a agonia. É o erotismo nada discreto. São vísceras a mostra.

Karen 25/07/2023

Jogo de poder
Muitos falam do contexto sexual do livro, porém na leitura vi o sexo apenas como uma cortina de fumaça para o enredo (até mesmo no texto a bruma que envolve o sítio se faz presente causando essa sensação).
Uma mistura de "Ligações perigosas" de simulações entre os dois personagens com "Alguém tem que ceder" com o orgulho e o medo de se mostrar vulnerável ao outro.
Livro absolutamente INCRÍVEL!!
"... - a vontade de poder misturada à volúpia da submissão - ..."

isa 11/08/2023

Digerindo
Ainda preciso de tempo para pensar no que eu li. confesso que em muitos momentos fiquei a ver navios sem entender o que os personagens diziam, mas compreendi a ideia geral. o que mais me encantou foi o autor me conduzir pela mão por tantos caminhos (para mim) ocultos da Língua, e de repente ele começa a correr e eu embolo os pés para acompanhá-lo. mágico, surpreendente. Raduan Nassar é um artesão que pega uma massa bruta de argila que é o Português e transforma naquilo que ele bem entender.