A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Joyce 24/07/2013

O fantástico
Livro ótimo, nunca de primeira apos um capitulo eu poderia afirmar o que ia acontecer a diante. O cheio de surpresas, e assim que o descrevo .

Ayumi.kimura 31/05/2021

Viagem literária
Quem nunca teve vontade de entrar em uma história de um livro? Uma história incrível no mundo de magia e fantasia. Uma aventura sem fim com criaturas de todos os tipos. Cada capítulo começa com uma letra do alfabeto, e brinca de forma uma tanto evasiva com a frase ? mas essa é uma outra história que terá que ser contada em outra ocasião.

Jakelline 16/10/2013

Me arrependo de não ter dado o valor que esse livro merece!
Sua história é encantadora, acredito que todo mundo deveria lê-lo, principalmente os jovens.

No decorrer da narrativa, ele nos faz questionar nossa capacidade de viajar em direção ao mundo da Fantasia que vamos perdendo à medida que nos tornamos adultos. Porque perdemos essa capacidade? Com o tempo paramos de sonhar? Quando crianças não éramos felizes brincando de inventar histórias? Porque temos que parar de imaginar? São perguntas que ficam martelando na nossa cabeça, que nos faz pensar se realmente vale a pena crescer e deixar tudo isso para trás.

Quando eu tiver oportunidade pretendo relê-lo!!

Gláucia 25/10/2013

A História Sem Fim - Michael Ende
Fantasia não está entre meu estilo de livro preferido, daí minha falta de empolgação com esse livro nos 80% iniciais. A partir daí comecei a enxergar uma série de mensagens que se eu o tivesse lido quando criança não teria enxergado. Acredito que cada um vai fazer uma leitura diferente mas eu enxerguei referências a várias correntes filosóficas, como panteísmo, reencarnação, reforma íntima, etc. O livro traz belas mensagens ocultas nas aventuras vividas pelo garoto Bastian e seu amigo Atreiú.

fani 02/11/2013

Bastian Baltazar Bux... A minha versão masculina
Você talvez tenha visto os filmes de A Historia Sem Fim, mas eu garanto que por mais incríveis e maravilhosos que sejam não te preparam para ler esse livro fantástico.

Bastian é um menino gordinho, que não sabe brigar e vive no mundo da lua. Sem mãe ele não se entende direito com seu pai que parece nunca se importar nem enxergá-lo. Então Bastian se refugia no único lugar em que se sente bem: Nas historias.

O garoto é um verdadeiro Devorador De Livros e criador de historias. Tem uma imaginação surpreendente. Um dia porém indo para a escola, um lugar que detesta, é surpreendido por uma chuva e corre para se abrigar numa antiga livraria. E é aqui que começa a nossa historia sem final.

Quando Bastian rouba um livro intitulado "A Historia Sem Fim" que tinha na capa cor de cobre duas cobras mordendo uma a calda da outra do velho Karl Konrad Koreander ele descobre o reino sem fronteiras chamado Fantasia que está prestes a ser destruído pelo Nada.

Ele então se esconde no sótão onde começa a ler o livro e acompanhar Atreiú em sua Grande Busca. Entre dragões da sorte, esfinges sem expressões, gnomos, templos, leões, desertos coloridos, florestas invioláveis, lagos alados, cidades de prata e todo o tipo de lugar e criatura fantástica que nem se pode imaginar se desenrola essa intensa e fascinante narrativa. Com um final... Simplesmente perfeito e realmente sem fim.

A única coisa irritante desse livro é que cada ação leva a uma reação que desemboca em outras historias paralelas que não são contadas. O autor simplesmente diz que essa é uma outra historia e que deve ser contada em outra ocasião. (minha curiosidade e agonia bate no teto nessas horas).

O que eu mais gostei nesse livro é a criatividade do autor. Estamos acostumados com coisas e criaturas já criadas como dragões, magos, gnomos e etc, mas Michael Ende leva os contos de fada a um outro nível. E através de ações banais, atitudes simples e falas irrelevantes ele nos ensina lições que talvez tenhamos percebido quando criança (ou mesmo adultos) e ao longo dos anos abandonamos.

Coisas que nunca devem ser esquecidas, sentimentos que não podem ser abandonados, essências que não devem morrer e nossas historias que não há fim.

Ele fala com cada um de nós através de Bastian e Atreiú. Se você for suficientemente cuidadoso e esperto para perceber verá que Bastian não é o único a encontrar Fantasia, que Atreiú não é o único que está numa Grande Buscas. E que um final não quer dizer que seja o fim.

Bom, mas como adora dizer meu bom Tio Ende. “Essa é uma outra historia e terá que ser contada em outra ocasião.”

yasmine 15/05/2021

Um clássico da fantasia e indispensável, um mundo sem fronteiras que precisa ser salvo por um herói improvável, é encantador.

Alan da Silva Nogueira 19/12/2013

Um livro incomum
Um livro para quase todas as idades e personalidades, uma história instigante do inicio ao fim.
Caso você esteja absorvido em excesso com trabalho e estudo, leia este livro, garanto que ele irá dar-lhe um caminho para sua jornada, assim como tem vários caminhos dentro de si mesmo.
Este livro é mágico, repito, é mágico.

*Lua* 20/07/2021

No começo foi difícil pq essa edição que eu tenho, tem a folha branca e a diagramação é bem pequena, mas valeu super apena não desistir, tipo, a história é incrível e faz a gente se questionar sobre magia, faz o nosso lado criança pular de alegria e viajar por um universo inteirinho de aventuras inspiradoras.
Leiam esse livro para uma criança eu vou começar a ler ele para a minha priminha!

Aline 05/03/2014

Fantástico!
Um dos livros mais legais que já li, só o titulo dele já me traz uma nostalgia gostosa! Recomendo demais!

And 22/05/2014

Muito Bom
Estória que marcou minha infância é sempre muito bom recordar. Assim como CS Lewis ou LF Baum, M Ende quer te levar para um mundo de fantasia onde tudo é possível, aconselho aos que irão ler para deixarem a mente fluir sem paradigmas. Eu teria aproveitado mais se tivesse lido quando era mais ingenuo, mas ainda continua encantando e fascinando pra quem gosta do estilo.

Gabriel 18/09/2014

Livro da Infância / da fase adulta / provavelmente do velho
"A História Sem Fim" é um livro chave da minha infância. Não foi o primeiro, é claro, mas sempre que tento me lembrar do primeiro livro que eu devorei com muito gosto, sempre curioso pelo que reservava de surpresa a próxima página, é este o título que me vem à mente.
Além de livro da infância, também se tornou meu livro da fase adulta. Reli o H.S.F. já com uns bons anos nas costas e, surpreendentemente, era outro livro, mas ainda excepcionalmente bom, talvez justamente por ser outro. O olhar mudou, mas a história se adaptou incrivelmente a este novo olhar.
Enfim, é um livro que guardo com muito carinho, pois as lembranças são sempre positivas e estão sempre se renovando.
Thyago 20/08/2015minha estante
Concordo plenamente Gabriel, é incrivel como o livro muda, como conseguimos enxergar coisas nele que antes não podíamos ver, acho que isso acontece por conta do amadurecimento. Eu ja li este livro umas cinco vezes, há mais de dez anos atrás, provalmente lerei este livro novamente quando for mais velho e tenho certeza de que conseguirei compreender a fundo muita filosofia que antes eu não havia conseguido captar.

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Com duas camadas bem construídas, o livro se desenvolve de maneira prolixa, com passagens repetitivas até a exaustão do leitor.

Mel 15/03/2015

É uma boa história com mensagens importantes.

Bastian é uma criança tímida e de poucos amigos. Um menino que, um dia, fugindo de colegas da escola, entra numa livraria e se depara com um livro que chama sua atenção: A História Sem Fim. Um livro escrito em verde e vermelho.
Por impulso, rouba o livro e se esconde para ler. A narrativa conta sobre o reino de Fantasia, que corre o risco de ser transformado em Nada e deixar de existir após o adoecimento da Imperatriz Criança.
Conforme vai lendo, Bastian vai se envolvendo na história e percebe que não se trata de um livro qualquer, mas um livro mágico, no qual ele próprio é também um personagem.

Lucas O. 21/02/2022

Um livro fantástico, que muitas vezes me lembrou o Hobbit, por ser um mundo fantástico e feito para crianças, com também um pezinho em Nárnia. Ele te leva muito bem por este mundo fantástico e por todos os seus detalhes mas, em alguns pontos, o livro fica um pouco cansativo por não ter um objetivo direto, o que me desanimou a continuar a ler. No mais é um livro muito bom e leve, com momentos chorosos e com aspecto fábula bem interessante.