A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Gabriel 18/09/2014

Livro da Infância / da fase adulta / provavelmente do velho
"A História Sem Fim" é um livro chave da minha infância. Não foi o primeiro, é claro, mas sempre que tento me lembrar do primeiro livro que eu devorei com muito gosto, sempre curioso pelo que reservava de surpresa a próxima página, é este o título que me vem à mente.
Além de livro da infância, também se tornou meu livro da fase adulta. Reli o H.S.F. já com uns bons anos nas costas e, surpreendentemente, era outro livro, mas ainda excepcionalmente bom, talvez justamente por ser outro. O olhar mudou, mas a história se adaptou incrivelmente a este novo olhar.
Enfim, é um livro que guardo com muito carinho, pois as lembranças são sempre positivas e estão sempre se renovando.
Thyago 20/08/2015minha estante
Concordo plenamente Gabriel, é incrivel como o livro muda, como conseguimos enxergar coisas nele que antes não podíamos ver, acho que isso acontece por conta do amadurecimento. Eu ja li este livro umas cinco vezes, há mais de dez anos atrás, provalmente lerei este livro novamente quando for mais velho e tenho certeza de que conseguirei compreender a fundo muita filosofia que antes eu não havia conseguido captar.

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Com duas camadas bem construídas, o livro se desenvolve de maneira prolixa, com passagens repetitivas até a exaustão do leitor.

Mel 15/03/2015

É uma boa história com mensagens importantes.

Bastian é uma criança tímida e de poucos amigos. Um menino que, um dia, fugindo de colegas da escola, entra numa livraria e se depara com um livro que chama sua atenção: A História Sem Fim. Um livro escrito em verde e vermelho.
Por impulso, rouba o livro e se esconde para ler. A narrativa conta sobre o reino de Fantasia, que corre o risco de ser transformado em Nada e deixar de existir após o adoecimento da Imperatriz Criança.
Conforme vai lendo, Bastian vai se envolvendo na história e percebe que não se trata de um livro qualquer, mas um livro mágico, no qual ele próprio é também um personagem.

Ewy 29/10/2022

Um conto russo famoso que conta a história de Bastian, um menino que é apaixonado por livros e acaba por entrar em um e viver suas próprias aventuras. Um livro que fala de amizade, amor, perdão, amadurecimento e muito mais. Me rendeu boas lágrimas e risadas. Muito bom!

Amanda Aires 09/01/2018

Uma obra-prima para todas as gerações
Sem sombra de dúvidas, este magnífico livro de MIchael Ende é um dos meus livros favoritos. A leitura é cheia de magia, um Universo inteiro belo e inteiramente inesquecível. Essa história, pra mim, nunca teve fim, de fato, em meu coração. Sempre estará comigo.

50livros 04/02/2018

Livro bom para viajar na imaginação
O gênero de fantasia é sempre um assunto delicado, já que sempre polariza a galera: Harry Potter, Senhor dos Anéis ou Crônicas de Nárnia (e que os jogos comecem! hahahahahaha). Só que ninguém fica do lado de A História Sem Fim. Por que será?

Talvez falta de divulgação no Brasil? Uma adaptação para filme bizarra e cheia de white-wash? Ser um livro meio antigo? Não sei, mas garanto que você vai amar se colocar na sua TBR. É uma história linda, criativa, cheia de magia não convencional. O que significa isso? Significa que é um mundo COMPLETAMENTE fantástico, fora do eixo HP e Senhor dos Anéis.

A trama começa com um menino lendo um livro de fantasia cheio de mistério. A partir de um certo momento, a realidade e o mundo de Fantasia se misturam, mas sem ficar óbvio, sabe? Os personagens são maravilhosos, muito bem construídos, além do mundo ser incrivelmente bem feito, sem nenhuma ponta solta, coisa impressionante, já que se trata de um livro único que nem é gigante, então... sim, é uma façanha.

O livro me prendeu do início ao fim, mesmo que no meio tenha uma mudança drástica na trama, que a gente não espera de forma alguma. Isso obriga a gente a mudar o ritmo, até mudar o foco mesmo. Apesar disso, a leitura é ágil, com descrições precisas e não prolixas e uma escrita bem fácil, bem própria para o público alvo, que é o infantil.

Existem muitas metáforas e ensinamentos dentro da história e, às vezes, pode não ser percebido facilmente pelos leitores infantis, mas isso também cria um motivo a mais para a galera mais velha ir atrás da trama. Ou seja, A História Sem Fim é um livro que tem o poder de agradar gregos e troianos, sendo uma deliciosa leitura familiar, cheia de fantasia e aprendizagem.

site: https://www.50livros.com/single-post/2017/12/11/DESAFIO-LITER%C3%81RIO---Fantastona2017

yasmine 15/05/2021

Um clássico da fantasia e indispensável, um mundo sem fronteiras que precisa ser salvo por um herói improvável, é encantador.

Marcos Renan 07/05/2018

Meu filho vai ler esse livro.
Esquece-se completamente de que se está lendo. Parece mais aquela série sensacional da Netflix que não se consegue parar de assistir. A narrativa conta a história de Bastian Baltasar Bux, um garoto baixinho e roliço de 10 anos, que tem uma relação conturbada com o pai, além de uma baixa autoestima.

Depois que o garoto encontra um livro mágico e começa a lê-lo, sua história muda por completo. A imaginação do garoto o leva pelo mundo da Fantasia que o faz passar todos os tipos de aventura. As experiências vividas pelo garoto com o livro e no livro são acompanhadas de aprendizados com diferentes níveis de profundidade capazes de instruir todas as faixas etárias, que vão desde a razão do sofrimento à importância da amizade.

A convivência diária que o livro assume na rotina é substancial para se ler a história a la Bastian. A literatura fantástica cumpre bem seu papel aqui: constroem-se elementos diversos que fogem totalmente a nossa realidade, porém que nos dizem tanto sobre ela mais do que ela mesma.
Rafaela.Sobral 06/06/2018minha estante
nossa! até eu quero ler agora

Jae398 19/01/2019

Amei.
Esse livro simplesmente marcou minha vida, cada personagem, cada página e frase marcou o meu coração, recomendo de verdade.

Vagner 22/01/2019

“- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo aumentam a torrente de mentiras que caem ininterruptamente em seu mundo…”
Certamente qualquer pessoa na faixa dos 25 a 30 anos de idade já assistiu ao menos uma única vez a adaptação para os cinemas do livro de Michael Ende. Um clássico da Sessão da Tarde que encantou e talvez traumatizou (pobre Artax) no mínimo duas gerações. E claro, como toda adaptação cinematográfica essa, apesar de satisfatória, também não fez jus ao livro que é simplesmente sensacional. A história começa com Bastian Balthazar Bux, um garoto gordinho, pequeno e de pernas tortas fugindo de valentões que o perseguiam e tendo que se esconder numa velha loja de livros. Lá ele se sente atraído por um estranho livro e mesmo com toda a antipatia e rabugice do dono da loja, Batian rouba o livro e se esconde no sótão de sua escola. Então ele começa a ler e viver A História Sem Fim junto de Atreiú, o jovem guerreiro dos Peles-Verdes e Fuchur o dragão da sorte numa jornada pelo reino Fantástico de Fantasia. O livro possui 26 capítulos, um para cada letra do alfabeto e é divido em duas partes; a primeira uma busca heroica de Atreiú e Fuchur pela salvação de Fantasia e a segunda, uma jornada de autoconhecimento do próprio Bastian em busca da sua Verdadeira Vontade. Bem mais do que apenas uma aventura fantasiosa, o livro faz críticas ao método ensino tradicional que impede a criatividade, bem como trata de assuntos delicados como a depressão e luto. E no final A História Sem Fim mostra que cada um assimila e aprende aquilo que mais lhe parece necessário, a história se adapta, se reinventa e nunca acaba.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/03/2019

Sabe aquele livro que tem gostinho de infância? É este. Tantas vezes reprisado na famigerada sessão da tarde, porém, das minhas longínquas lembranças só me vinha à mente o inesquecível e famoso "cachorro-voador", que descobri agora com a leitura ser na verdade um dragão.

Impossível, portanto, não comparar as duas obras; entretanto, ao ler, percebemos logo de cara a superioridade do livro em relação ao filme. Há ação o tempo inteiro e as cenas são construídas e narradas com riqueza de detalhes, conduzidas pela escrita mágica e brilhante de Ende.

A narrativa é dividida em duas partes: na primeira, Bastian, o protagonista desta saga, rouba um livro mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia. Já na segunda parte, em Fantasia, ele sai em busca do conhecimento de si próprio e da sua Verdade. Essa segunda parte, por sinal, foi longa, descritiva, cheia de aventuras, e por vezes, deu a impressão de que era mesmo uma história sem fim. Sem dúvidas, uma trama permeada de encantos, magia, lutas e fortes emoções.

Mas engana-se quem pensa tratar-se apenas de uma aventura de fantasia infanto-juvenil. A obra é imbuída de metáforas da vida. O autor levanta a questão do bullying e dos efeitos psicológicos que ele acarreta, fala das relações familiares e do peso delas na formação da criança, questiona estereótipos, fala de amizade, lealdade, caráter, empatia, e, sobretudo, de auto-aceitação e amor ? próprio.

Um romance de formação leve, mas ao mesmo tempo denso e cheio de aprendizados, que em muitas passagens nos faz refletir, renovando as nossas esperanças em nós mesmos e no outro. Sonhar é preciso, contudo mais preciso ainda é conseguir tomar as rédeas da própria vida.

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vivê-las."

Edna 16/05/2019

Fábula
#Quotes

"__Você procura as águas da vida. Queria ser capaz de amar, para poder voltar ao seu mundo. Não se pode amar simplesmente de qualquer maneira....Terá que esquecer você mesmo."

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vive-las

#Resenha

Por indicação da Olana do @aleituradehoje iniciei esse livro acreditando que era uma leitura densa, e entrei em uma história que embute uma fantasia maravilhosa cheia de dragões, morcegos, elfos, gigantes e criaturas mágicas.

A Edição é toda ilustrada e em 26 capítulos todos bem diagramados divididos por cores entre a História e a Fábula recheada de Personagens que vão te fazer refletir através dos diálogos, sobre a busca da união e do conhecimento.

Duas narrativas iniciando por
Bastian, um garoto que está vivendo uma das piores fases de sua vida Ele é o protagonista do livro, em sua fuga dos neninos de sua escola que o perseguem e zoam ele entra em uma Loja sinistra, e rouba um livro, descobrindo que é mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia.

Essa busca do conhecimento para solucionar o problema do Reino da fantasia, Bastian se vê frente as próprias soluções de sua vida, uma trama encantadora e recheada de metáforas que você se pega fazendo pausas e refletindo.

Uma metáfora da própria vida, que está um caos, que me fez viajar de um Cenário como de "Hobbit" à "Arte da Guerra", tendo como superfície o seu mundo perdido, e outro onde as buscas para a cura da Imperatriz Criança no Reino da fantasia o desperta mostrando a soluções para enfrentar seus medos trabalhando as emoções. Um livro com embustes universais?

"Mas esse é o início de uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião"

@Bagagem.literaria

Priscila597 06/12/2019

Viagem mágica
Livro incrivel,lido na minha infancia e ate hoje lembtado com muito carinho,conta uma historia incrivel onde você devora cada pagina.Recomendo muito esse livro.

Dani.LN 29/12/2019

Confesso que esse livro foi um pouco decepcionante para mim, talvez não por culpa do livro em si, suponho que foi porque eu sempre espero mais de livros do que de filmes e coloquei expectativas demais nele já que passei a infância e parte da adolescência vendo os filmes, então achei ele "fraquinho". Mas recomendo a leitura a todas as crianças e adolescentes que conheço, até adultos se quiserem, indiferente da minha opinião pessoal sobre ele, vale a pena.