A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende




Resenhas - A História Sem Fim


403 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius Airumã 06/10/2022

Bons personagens secundários
Um livro com um começo bem fluido, personagens fanstásticos interessantes, mas que em algumas horas fica arrastado.
O protagonista me incomada, em especial, quando chega na segunda etapa. Parece não ter vontades e flui no que as demais personagens dizem.
Amei a passagem da Morte multicolor e da Dama Aiuoula. Imagens que acho vão ficar comigo.
Só sinto que se estendeu demais.
Recomendo a leitura. Apenas não me empolgou tanto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Cosso 18/04/2011

Parecia ser somente um livro para crianças, mas depois que tu se apaixona pela história, tu começa a entender o verdadeiro significado de Fantasia :)
comentários(0)comente



sharline 07/05/2021

super fantástico
li essa história por uma quase recomendação de um amigo, é aquela história que fez ele se interessar pelo mundo dos livros e achei isso bem legal. a narrativa da história é maravilhosa, consegue separar muito bem o que acontece no livro e o que acontece com o leitor. só acho que a segunda parte é um pouco maçante, talvez o autor pudesse ter finalizado a história no final da primeira mesmo.

recomendo!
comentários(0)comente



Raissa 24/04/2021

adorei o livro, em alguns momentos é muito repetitivo, fora isso, é um livro mágico que te faz sentir como se estivesse no reino de Fantasia.
comentários(0)comente



Juba 08/12/2016

Bem loko
Essa história parece que saiu da cabeça do chapeleiro maluco!! :D muito bom.
comentários(0)comente



Clara 14/06/2021

Encantadora e muito simbólica!
Meus pais sempre foram apaixonados nessa história e ao longo da minha infância eu assisti ao filme inúmeras vezes. Eu sempre fui encantada por esses universos mágicos (harry potter, nárnia, star wars...) e não foi diferente com essa história.

Resolvi finalmente ler o livro ao invés de assistir o filme novamente, e eu não me arrependo nem um pouco. A história traz muitas mensagens diferentes e fala de muitos aspectos da nossa vida.

A leitura é envolvente, cheia de aventuras e novas criaturas, e a conexão que o autor fez de nosso mundo com Fantasia foi simplesmente fantástica e de tirar o fôlego.

Acredito que essa devia ser uma leitura obrigatória a todos, adultos e crianças, ela é extremamente completa e magnífica. Com certeza vou ler de novo e me encantar com a jornada de Bastian que foi desenvolvida de maneira esplêndida.
comentários(0)comente



rodrigo facknet 27/02/2013

Resenha Gráfica
Fiz uma resenha gráfica sobre o livro. Detalhes da edição, acabamento gráfico, impressão etc.

Para ler no blog acesse: http://factuais.com.br/?p=446


Quem tem mais de 30 anos fica com um nó na garganta só de lembrar da cena do cavalinho Artax, fiel amigo do Atreiú, morrendo no Pântano da Tristeza. Essas e outras cenas épicas fazem parte do filme História sem Fim, clássico absoluto da Sessão da Tarde nos anos 80.
O cavalinho (é assim que está no livro) Artax morre de tristeza. O obvio seria pensar que, para passar pelo Pântano da Tristeza, era preciso ser feliz. Mas, o recado que o filme dá nessa cena é a esperança, único sentimento que não fará os heróis afundarem na lama da tristeza.
Para quem não conhece, esta é a história do garoto Bastian, que perseguido pelos colegas de escola, infeliz com a sua família, em mais um dia de fuga das perseguições que sofria no colégio acaba dentro de uma livraria antiga e sombria (um sebo, basicamente….rs). Lá ele descobre o livro “História sem Fim”. Curioso, rouba o livro e se esconde no sótão da escola. Assim embarca na aventura do livro, que conta a história do fim do Reino da Fantasia, da morte da Imperatriz Criança e de como o Nada quer acabar com a imaginação no mundo. Para salvar esse mundo da Fantasia, Bastian precisa dar um novo nome para a Imperatriz criança, vencer seus medos e fazer parte da história.
O que pouca gente sabe é que o filme é baseado no livro homônimo de Michel Ende, escritor alemão de romances fantásticos e livros infantis. Estou aqui para falar do livro.
O filme, mesmo com dívidas claras ao livro, mantém viva a saga de crescimento espiritual e pessoal que os heróis, Bastian e Atreiú, devem passar. Uma das cenas que mais me marcou é quando Atreiú chega em frente as duas Esfinges. Ele precisa atravessar entre elas, porém, sempre que alguém tentar passar com medo, as esfinges soltam raios mortais pelos olhos.
Os cavaleiros mais corajosos de Fantasia já haviam falhado na tentativa. É que, instantes antes de atravessar, as Esfinges mostram para quem tenta passar a coisa mais assustadora de suas vidas: A verdade sobre si mesmo.
O ponto principal da história é que, para salvar Fantasia, Bastiam precisa realmente entrar na história. E para marcar isso no livro, os trechos que acontecem com Bastian dentro do livro e os trechos que acontecem fora do livro, são marcados em cores diferentes, marrom e verde.
Assim como eu fiz aqui, onde coloco em marrom o que falo sobre o que acontece fora da obra e em verde o que é sobre os ideias do livro, nessa linda produção gráfica o trecho que acontece com Bastian fora da Historia sem Fim esta em marrom e o que acontece dentro da historia esta em verde.
A saga é trançada em torno da luta destes jovens para que o Nada não destrua fantasia. O Nada é o nada mesmo. O fim. Ele é personificado como Gmork, um lobo. O trecho do diálogo entre Atreiú e o Nada, numa cidade destruída, é emblemático da mensagem do livro:
“- Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade própria. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…”
FICHA GRÁFICA
A obra original é de 1979, e impresso no Brasil pela Martins Fontes desde 1985. O que apresento aqui é a 2ª tiragem (2001), da 8ª edição (2000).
A letra capitular do inicio do capítulo é uma ilustração lindíssima e delicada, muito próxima de uma xilogravura. O miolo é impresso em duas cores, marrom e verde, que dão um belo efeito nas ilustrações.
Não sei se a idéia de imprimir cada voz do livro em uma cor é da obra original, assim como as ilustrações, mas é isso que faz essa uma obra gráfica belíssima.
Capa: 2×2 cores. Preto e um marrom pantone.
Miolo: 2×2 cores pantone, verde e marrom.
Papel: provavelmente pólen 90g
Gráfica: Cromosete
Capa: Kátia Harumi Terasaka
Produção Gráfica: Geraldo Alves
Revisão Gráfica: Ivete Batista dos Santos e Márcia da Crus Nóboa Leme
Tradução: Maria do Carmo Cary
Revisão da tradução e texto final: João Azenha Jr.
comentários(0)comente



Juju Granger 21/11/2021

Fantasia, literalmente!!!
Bastian é um garoto comum, um leitor como nós, que, durante uma fuga da escola, encontra um livro de capa cor de cobre: A História Sem Fim.
É um livro essencial para todo leitor, criança ou adulto. Apesar de possuir um vocabulário um pouco difícil, foi uma leitura muito fácil. A criatividade do autor ao criar Fantasia e todas suas criaturas é surpreendente. Definitivamente um favorito!!
comentários(0)comente



triwaca 25/04/2013

Infanto-juvenil para todas as idades!
Dei 5 estrelas por achar que esse livro deve ser lido por todos. Primeiro porque é uma leitura fácil e rápida: A trama é extremamente linear, e nunca acontecem fatos em paralelo que podem confundir o leitor iniciante. São características muito bem-vindas para jovens leitores, que não estão presentes, por exemplo, no O Hobbit, que tem tramas paralelas e muitos nomes de personagens e locais. Eu li em 7 dias, mas um leitor mais ávido facilmente o lerá em 2, 3 dias.
Segundo: Porque o livro é demais cativante! Nunca tinha me acontecido nessa intensidade de ter tanta curiosidade de saber como iria terminar a aventura.
Lembro de ter visto o filme quando criança, mas do filme só lembro da emblemática cena do cavalo Artax, e do dragão voador da sorte, Fuchur. Fiquei com vontade de rever o filme só para entender como foi que adaptaram a história, que parece muito complexa para um filme infantil.
O livro me lembrou bastanta O Hobbit, mas é muito mais fantasioso e mágico. A brincadeira da metalinguagem do livro contar a própria história do livro também é surreal! E vi referências que me lembraram inclusive a Matrix!
Bem no meio, o livro dá uma super-parada, e se arrasta sem destino. Mas se o leitor continuar com paciência, verá que não foi em vão!
Uma ótima pedida de presente para aquele sobrinho que fez 10 anos!
comentários(0)comente



Thai 19/12/2019

Magnífico!!
A História Sem Fim é aquele livro que eu vou guardar pra sempre na minha estante pra poder reler sempre que possível. Viajamos pra Fantasia, onde vivemos uma aventura atrás da outra, conhecemos criaturas fantásticas e aprendemos muitas lições. 5 estrelas, fiquei muito apaixonada por essa história, simplesmente magnífica!
comentários(0)comente



Julinye 11/03/2022

História sem Fim
A História sem FIM é realmente sem fim! Eu gostei muito desse livro, a forma diferenciada da diagramação, a organização dos capítulos e a história são maravilhosos!
Teve alguma coisas que eu não gostei, uma é que os capítulos são enormes e a letra miudinha, e outra que a narrativa é meio lenta.
Nessa história, vemos Bastian, um garoto tímido de poucos (nenhum) amigo, que mora com o pai após o falecimento da mãe. Bastian sempre sentira uma conexão com os livros.
Até que certo dia Bastian entra em uma livraria, onde Bastian encontra um livro diferente dos outros, e depois de um roubo, sua vida mudou por inteiro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paula 18/02/2020

A história sem fim mesmo...
Demorei MUITO pra terminar esse livro, não sei explicar o porquê de não ter me agradado!
Mas o fato de ser escrito uma parte com fonte na cor verde e outra vermelha, atrapalhou demais.

Obs: gosto dos filmes hehehe
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR