A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

pribt 31/05/2022

Apaixonante
Atreiu, Bastian ... São meninos que vão povoar meus pensamentos por um longo período, suas jornadas foram cheia de aventuras daquelas que te agarram e não te soltam mais.... Li para o meu filho e sentimos que esses personagens se tornaram parte do nosso dia a dia, da nossa rotina ... Agora que acabou ficamos "tristes"... Agora iremos assistir as adaptações cinematográficas.??

Aubora 19/09/2022

Um grande ensinamento
A história sem fim me fez pensar em muitas coisas.
Como na possibilidade infinita, de que, não importa quantas histórias você lê ou quantas coisas podemos imaginar. Todos os desejos em que buscamos sentir, podem ser para sempre, mas também satisfatórios, porém, há uma contradição nisso, pois, eles podem acabar, e se não tomarmos cuidado com o que queremos, podemos nos meter em grandes enrascadas e podemos sucumbir. Pois, há desejos que vem para o bem e há os que vem para o mal.
Mas o livro me fez perceber também, que devemos persistir e jamais desistir daquilo que realmente queremos.
E nunca, devemos deixar de esquecer quem realmente somos, não importa o tamanho da grandeza em que nós apropriamos. Devemos, sempre, ser quem somos.

Eduardo 03/09/2022

A história de todos nós
Apesar da roupagem infantil, um conteúdo ricamente filosófico.

Acompanhar o amadurecimento de Bastian nessas quase 400 páginas é uma experiência e tanto. Recomendo a (re)leitura desse livro para quando já se estiver com certa idade e conhecimento de mundo. Fantasia é o universo psíquico dentro de todos nós que, quando não bem administrado, pode nos pôr a perder de nós mesmos; nossa psique cheia de possibilidades maravilhosas, mas que, como o mundo real, tem suas regras a serem respeitadas.

Livraço!

Vinicius Airumã 06/10/2022

Bons personagens secundários
Um livro com um começo bem fluido, personagens fanstásticos interessantes, mas que em algumas horas fica arrastado.
O protagonista me incomada, em especial, quando chega na segunda etapa. Parece não ter vontades e flui no que as demais personagens dizem.
Amei a passagem da Morte multicolor e da Dama Aiuoula. Imagens que acho vão ficar comigo.
Só sinto que se estendeu demais.
Recomendo a leitura. Apenas não me empolgou tanto.

Jacqueline.Amadio 09/03/2014

Sem palavras...
Ah, como eu amo esse livro :3
História sem Fim, encontrei na biblioteca do colégio (quem diria? lá só tem livro desinteressante). Nossa, eu simplesmente não sei o que dizer desse livro...Não sei mesmo. É tão único... O garoto solitário que encontra um outro mundo através do livro roubado. A realidade de ter o poder subindo à cabeça e quase não ter volta. A coragem de acordar perante a realidade e conseguir superar o caminho da volta. O triste fato de ter que voltar e o que acontece com os que não voltam. A nobre amizade entre oss protagonistas. Tudo, tudo tão incrível escrito em verde e vermelho :'3

Marquim 14/12/2022

A história sem fim
Eu demorei tanto para reencontrar este livro? Eu havia começado a lê-lo quando ainda era adolescente, nas minhas tardes na biblioteca próximo à escola em que eu estudava.

Posso afirmar que, após tanto tempo, a leitura realmente valeu a pena. Que sensibilidade de Michael Ende! Que história envolvente! O mergulho de Bastian em Fantasia realmente me ajudou muito a poder encarar a realidade e, além disso, a não ter medo de sonhar, de fantasiar.

Houve momentos que me deixaram muito emocionado no livro. Leitura mais que recomendada!

Vamos ler, galera!
Maria Fernanda 06/03/2023minha estante
Concordo com você. Também me emocionei em diversos momentos. Linda leitura. Terminei agora e cá estou eu chorando com a sensibilidade desse livro.

Hel 28/06/2014

A julgar pelos outros livros que li de Michael Ende, este é a obra-prima dele.

Li A História Sem Fim na adolescência, emprestado de um primo, muitos anos depois de ter assistido o filme... e fiquei surpresa de ver como o livro era rico em detalhes e muitas coisas que poderiam ter aparecido, mesmo levando-se em conta que adaptações sempre excluem algo do livro e os efeitos especiais dos anos 80 não eram como agora.

A parte em que Bastian descobre a verdade sobre Fantasia e que precisa sair de lá a qualquer custo, me encheu de fascínio e de horror,e também de perguntas. Seria uma metáfora de Michael Ende para a alienação, sugerindo que você deve ter imaginação, sim, mas não perder todo o contato com a realidade? A Imperatriz Criança, tão querida, não é assim tão boazinha, se não deu ao menos uma dica para evitar que tantas pessoas perdessem o juízo ao "enriquecer" Fantasia com seus desejos.

Espero que algum dia alguém decida fazer um novo filme, com todos os detalhes e nuances a que tem direito. Tanto o autor como os fãs merecem isso.

Lorenza.Borba 31/07/2020

Terminei ele banhada em Águas da Vida.
Sensação de nostalgia incrível

Jussara 21/02/2023

É difícil achar alguém q nunca tenha assistido ou ouvido falar de A História Sem Fim.
Mas o livro expande Fantasia, onde por várias vezes a história te faz refletir sobre alguns aspectos da humanidade, tal como amor, autoestima, amizade etc. Q são sempre bons temas a serem explorados.
Mas tbm funciona muito bem apenas como uma história infantil, essa é a mágica dessa história q faz com q vc se sinta parte dela!

Brielle 22/12/2022

Achei o mundo muito rico e detalhado, a forma como a história é narrada é muito criativa também. Amei Atreiú e Fuchur, só queria ter gostado um pouco mais do Bastian.

Srta..GrapiAna 03/04/2023

O preço não condiz com a qualidade do produto; mas desconfio que o preço esteja ligado a impressão, pois o texto é TODO em vermelho e verde, o que é caro, e até certo ponto difícil de acostumar a visão no começo, ainda mais no papel branco.
Mas o livro em si é um clássico para quem cresceu assistindo a adaptação em filme na Sessão da Tarde. Porém só metade do livro foi adaptado para o filme, e foi a metade interessante. Do meio para o final a escrita fica bem arrastada, lembrando as passagem cansativas do primeiro volume das crônicas de Nárnia (O Sobrinho do Mago).

Reno Martins 04/02/2015

Tem fim
Em "A História Sem Fim", a escrita de Michael Ende vacila entre o envolvente e o prolixo, resultando numa estranha sensações de circularidade. Os vários trechos promissores, em que há lampejos interessantes, não são suficientes para suplantar o clima de tédio permanente da obra, em que "tudo muda", mas "nada muda".

Em parte, acredito que isso se deva à filosofia de base gnóstica da trama. A indiferença moral entre o bem e o mal que autor prega insistentemente em toda a obra; o "faça o que quiser", o "siga em qualquer direção" e o "nunca julgue por si mesmo", criam uma certa inércia fatalista que impregna o leitor.

Ateiú, o herói da primeira parte, é um garoto de apenas dez anos e o mais adulto dos personagens. Em momento algum sofre os anseios e conflitos da sua idade e a história deixa implícito que sua superioridade decorre dele ser um "filho de todos", um órfão criado coletivamente, sem pai ou mãe. Para Bastian, que ganha o protagonismo na segunda parte, a paixão pelos livros e a conquista do poder são apenas peculiaridades de caráter, sem diferenças morais qualitativas.

A ausência de identidade moral e, portanto, de conflitos humanos verdadeiros, torna a história superficial, apensar do grande número de "camadas de realidade" que o autor tenta dar à Fantasia. No fim das contas, "A História Sem Fim" encanta quase exclusivamente pela estética: o colorido das muitas diferentes criaturas e ambientes que o autor deu à Fantasia.

Para os mais exigentes é interessante, mas não cola.