A História Sem Fim

Resenhas - A História Sem Fim

Arabe Sol 23/10/2021

Clássico
Amo amo e amo....
Como eu tive a História sem.fim em filme primeiro, assumo que estranhei um pouco o livro.... mas ele é lindo....

Pão 23/10/2021

Muuuuito Melhor que o Filme.
Um clássico da literatura alemã, deveria ser lidos por todos que adoram histórias de fantasia.
Em todos os momentos nós temos objetos, criaturas e tudo que possa imaginar de extraordinário.
Senti que ficou um pouco cansativo no meio para o final, mas não tira todo o peso de querer estar dentro daquele mundo assim como o protagonista.
Vale totalmente a pena utilizar seu tempo com esse livro!

Faffys 17/10/2021

What a story....
Uma aventura onde Bastian Balthazar Bux dá início lendo um livro, aparentemente, inofensivo mas que o leva para uma terra totalmente surpreendente.
Amizade, confiança, poder ....

But that's another story and shall be told another time. ?

Mariele.Fabbri 21/09/2021

Mil vezes melhor que o filme
Uma das melhores ficções que eu li, um mundo fantástico para viajar junto com o personagem, a história do filme é só metade do livre q outra metade da é ainda melhor.

Fabrício Lôbo 20/09/2021

5 ESTRELAS PELA FENOMENAL 1° PARTE DA HISTÓRIA!!!
Antes de mais nada, gostaria de te convidar para acessar o meu vídeo sobre este livro lá no Youtube. Preparei como muito carinho! ? -> Visite o "Literafoco" no Youtube. Fiz também outro vídeo mostrando detalhes da nova edição em Capa Dura da Martins Fontes!

Então, começo a resenha rasgando elogios para a 1° parte da trama( que é até onde o filme original vai, conseguindo ser o livro ainda melhor.)

Aqui acompanhamos o pequeno Bastian lendo um livro também chamado de "A História Sem Fim" que ele acabou roubando de um alfarrábio. Ao se esconder no sótão da escola, ele decide ler aquele livro enigmático e se dar conta que o mesmo está falando diretamente com ele.

A medida que lemos com Bastian a história dentro da historia, percebemos que nós leitores também fazemos parte desse universo e a narrativa é sobre - TODOS NÓS! ( FANTÁSTICA A FORMA QUE O MICHAEL ENDE FAZ ISSO!!!)

Nesse primeiro momento, a trama consegue ser densa, imersiva e muito original, a medida que explode fantasia e coisas que ficaram de fora do filme. Tal como, sempre nos pegaremos parando para apreciar as tiradas do autor e tacar post its nas passagens que nos fazem refletir sobre as coisas da vida, com quotes maravilhosos através de uma escrita polida e bem ornamentada. Até aqui considero um livro adulto onde crianças têm livre acesso.

ABAIXO CONTÉM SPOILERS DA 2° PARTE:

Pra mim tudo o que veio à seguir deixou a desejar, não sei se porque deu uma decaída no texto... mas me pareceu uma história paralela (a continuação que não deveria ter sido feita - kkkkk). Nesse ponto o mundo da fantasia se funde com o nosso e Bastian acaba sendo transportado para essa realidade paralela onde ele terá total poder de recriar Fantasia totalmente a seu modo ao se tornar o detentor do AURIN, o colar mágico da imperatriz criança que realiza desejos.

Fiquei chateado pelo sumiço do melhor personagem da trama: a própria imperatriz criança. A 2° parte até promete uma jornada para ela, para logo deixa-la de lado e o foco recair sob um novo Bastian. Pois a forma como ele lida com o poder gera consequências desastrosas ( a desconstrução do personagem de herói para vilão me surpreendeu, mas achei que não foi bem aproveitado.)

Atreiú e o dragão Fuchur( ou Falkor, como é chamado no filme) retornam mas sem o peso de suas respectivas presenças na 1° parte. Parece que estamos falando de uma outra obra, onde personagens novos entram e saem de cena a todo tempo. Inclusive, surge do nada uma vilã que muito lembra a Jadis de as crônicas de Nárnia em uma versão mais genérica. A trama se arrasta e as vezes me parecia não sair do lugar. O final foi legal mas no fim das contas todo mérito a essa obra atribuo a primeira parte da história. Me pareceu que o Michael escreveu no automático e até as reflexões presentes anteriormente foram substituídas por uma aventurinha infantil.

O final é simples mas é bem simbólico!

Recomendo fortemente a obra pelos motivos mencionados acima. Espero que curta a leitura tanto quanto eu!

Svelen 13/09/2021

O sonho de todos os leitores
Vale totalmente a pena utilizar seu tempo com esse livro!

Andrade 05/09/2021

Amei
Gostei muito do livro, achei uma leitura gostosa e surpreendente pelas descrições do autor sobre Fantasia, nunca li um livro como esse, o jeito que ele juntou a história do livro que um garoto acha com a história do próprio menino para mim ele foi realmente magico, o universo que o autor criou é muito simples e complexo ao mesmo tempo.

Hugo.Castro 29/08/2021

A história sem Fim
Bastian, fugindo do bullying praticado por seus colegas, se refugia no sebo do sr Koreander. Este o trata com bastante rispidez e fala que não vai lhe vender nada e que não gosta de crianças. Num momento de desatenção do sr Koreander, Bastian, contrariando seus princípios, furta o curioso livro com a capa cor de bronze que o velho estava lendo no momento que ele entrou na livraria.

Triste e um pouco arrependido por ter roubado, Bastian decide que nunca mais voltara para casa e resolve se refugiar no sótão de sua escola onde começa a ler o livro que roubou do sebo, o seu titulo é a história sem fim.

Nesta história a imperatriz Criança, governante suprema, esta muito enferma e sua doença tem, provavelmente, relação com o NADA que esta contaminando e tragando várias partes do reino de Fantasia. Reunindo a pouca energia que ainda lhe sobra, ela convoca Atréiu, um menino guerreiro da tribo dos Pele Verde, para enveredar uma jornada com destino a descobrir a origem e tentar barrar o avanço do Nada que consome o reino.

Faço minhas as palavras de um youtuber, o qual não me lembro o nome, que se referindo a esta obra questionou: Será se uma das mensagens que Michael Ende quis passar com sua obra foi a de que a fantasia só existe quando há alguém pensando, imaginando e escrevendo acerca desses mundos mágicos? E que a partir do momento que nós deixamos de sonhar; de imaginar; de ler; a fantasia deixa de existir? Foi essa também minha sensação.

De todos os personagens, achei Atréiu e Fuchur os mais interessantes e carismáticos. As aventuras que envolvem os dois constituem as melhores partes. Terminei o livro já sentindo saudades de toda a Fantasia. Mas irei voltar. Ah se vou!

Sr Koreander para Bastian: “Há muitas portas para Fantasia, meu rapaz. Há muitos outros livros mágicos. Muitas pessoas não percebem isso. Tudo depende da pessoa em cujas mãos o livro vai parar”.

Marcus 21/08/2021

"Quem nunca chorou, ás escondida ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus ás personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido?"

Nesse livro nostálgico acompanhamos um menino chamado Bastian enquanto ele viaja num mundo fantástico lendo um livro chamado A História sem Fim que conta a jornada de Atreiu para salvar o mundo de Fantasia do "nada" que está ameaçando todos os seus habitantes kkkkk. Que loucura, a gente lê um livro sobre um menino q tá lendo um livro kkkkkkk.

Como foi gostosa essa leitura, eu fui lendo e lembrando do filme que passava na minha infância, como era bom, meu Deus. Recomendo muito esse livro, qualquer idade vai se encantar com essa história, ela literalmente nos faz sonhar. É um mundo cheio de fantasia (e o nome do lugar é Fantasia) kkkkkkkkkkkk, muito rico. Leiam.

MizukaYoshino 20/08/2021

Bastian é um garoto gordinho de 10 anos que adora inventar histórias! Sua mãe faleceu há pouco tempo, seu pai parece distante pela dor e todas as crianças da escola riem por Bastian ficar no mundo da fantasia.
É um começo meio pesado para iniciar a aventura de um garoto em sua leitura, assim como também é uma realidade muito presente.
Bastian não quer viver na sua vida, então a fantasia e o mundo de Fantasia viram um só!
É tanta coisa linda nesse livro!
Mas essa é outra história e deverá ser contada em outra ocasião.

KinoplexGuilha 16/08/2021

Uma subversão do gênero com protagonista duvidável
Eu nunca cresci vendo o filme, nunca tive nenhum contato com o livro, até 4 anos atrás, quando minha melhor amiga me presenteou com a História sem Fim. Eu não sabia o que esperar, estava completamente aberta e eu tive grandes surpresas, boas e ruins.

Começando com o ritmo do livro, o início é completamente envolvente, você junto com Bastian torce para Atreiú ter sucesso em sua jornada. Ele então começa a perder o ritmo lá pela metade, quando Bastian deve fazer a escolha. Mas a história realmente se perde no final, quando tudo parece extremamente corrido sem dar tempo para a redenção do personagem principal.

Falando um pouco sobre o universo, foi a melhor surpresa de todos. Eu me encantei com fantasia, tudo parece mágico mas ao mesmo tempo crível. As criaturas parecem realmente vir da mente de uma criança e você consegue se ver naquele mundo fantástico. Eu que estava acostumada a ler livros de aventura como Senhor dos Anéis, me debrucei neste universo que vai se debruçando em sua própria história.

Retomando a comparação com Senhor dos Anéis, ambos protagonistas tem jornadas parecidas em certo ponto, mas a diferença é seu tempo de redenção. Enquanto Frodo hipnotizado pelo anel se redime, isso que acontece de forma lenta e vemos sua evolução, Bastian não recebe o mesmo carinho. Acabamos ficando apenas com a impressão de que é um menino imaturo que não entende a lição do final.
Claro que comprar uma criança com um homem de idade é estranho, mas o que eu sinto que faltou é o protagonista realmente absorvendo a lição de moral.

*Lua* 20/07/2021

No começo foi difícil pq essa edição que eu tenho, tem a folha branca e a diagramação é bem pequena, mas valeu super apena não desistir, tipo, a história é incrível e faz a gente se questionar sobre magia, faz o nosso lado criança pular de alegria e viajar por um universo inteirinho de aventuras inspiradoras.
Leiam esse livro para uma criança eu vou começar a ler ele para a minha priminha!

I_isiss 27/06/2021

Fui obrigada
A história em si n é tão ruim, mas é chata.
Prolonga umas coisas que não precisa, o livro poderia ter acabado em umas 150 páginas.
Só li pq a escola pediu, atrasou todas as minhas leituras
Fabrício Lôbo 20/09/2021minha estante
Concordo que a 2° parte se estende demais a ponto de ser soar desnecessária. Pra mim a leitura vale pela fantástica 1° parte da trama!