A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Ayumi.kimura 31/05/2021

Viagem literária
Quem nunca teve vontade de entrar em uma história de um livro? Uma história incrível no mundo de magia e fantasia. Uma aventura sem fim com criaturas de todos os tipos. Cada capítulo começa com uma letra do alfabeto, e brinca de forma uma tanto evasiva com a frase ? mas essa é uma outra história que terá que ser contada em outra ocasião.

Michele Duchamp 31/05/2021

Michael Ende mostrou que o gênero fantasia é muito mais do que histórias kitsch de RPG
Seria "A História sem Fim" um livro mágico, que nos transporta para um lugar com seres fantásticos, onde vivemos aventuras nunca vistas com personagens inesquecíveis?
“Na verdade, porém, ele é muito mais do que isso, ou melhor, é algo muito diferente.”

Quem tem por volta de 40 anos por certo se lembra do filme, que marcou a todos nós. Mas antes de iniciar a leitura, um aviso: deixe o filme no maravilhoso compartimento da nostalgia que todos nós possuímos e prepare-se para entrar em um local impossível de se supor que existe, porém, quando entramos, notamos que finalmente chegamos na síntese do que havíamos procurado a vida inteira.

Nas mãos de um escritor muito bom essa seria uma história de amizade e emoção, ação e heroísmo. Mas estamos falando de Michael Ende, cujo talento transcende qualquer palavra que eu possa descrever aqui. Eu diria que o mais próximo da definição desse livro seria “um divisor de águas”. Você é um antes de ler esse livro e é outro após concluir a leitura.

“Os pensamentos de Bastian regressaram contrariados à realidade. Sentia-se contente por a História Sem Fim nada ter a ver com esta realidade. Não gostava dos livros que, com mau humor e acidamente, narravam acontecimentos absolutamente vulgares, da vida absolutamente vulgar de pessoas absolutamente vulgares. Conhecia muito bem tudo isso da sua vida real, por isso não precisava ler essas coisas. Além disso, detestava quando queriam convencê-lo a fazer alguma coisa. E esses livros queriam sempre convencer as pessoas de alguma coisa, de uma maneira mais ou menos óbvia.”

Nada te prepara para ler Fantasia. Em cada frase, em cada acontecimento, Michael Ende coloca sua alma completa. E ele é a pessoa mais interessante que você vai encontrar. Por isso tudo nesse livro atrai, tudo interessa.

Na primeira parte, temos a já conhecida jornada de Atreiú para encontrar a cura para a Imperatriz Criança, com Bastian sendo - por enquanto - seu companheiro invisível. Os atos são mostrados no filme, mas aqui a história é narrada por alguém que entende do que está fazendo. Então finalmente pude verdadeiramente conhecer a história e me identificar com Bastian que, de um menino genérico sofrendo bullying, passa a ser alguém com personalidade própria e individual.

Mas é na segunda parte, a jornada de Bastian de volta para casa, que o escritor mostra porque uma coisa são os enlatados divertidos de Hollywood, outra é um homem solitário, no controle da sua criação literária, que pode se mostrar por completo sem restrições criativas.

“Bastian já não queria ser o maior, o mais forte ou o mais inteligente. Ultrapassara tudo isso. Aspirava agora a ser amado por aquilo que era, como era, bom ou mau, bonito ou feio, esperto ou estúpido, com todos os seus defeitos... ou precisamente por causa deles. Mas... como ele era? Já não sabia. Recebera tantas coisas em Fantasia que já não era capaz de se encontrar a si mesmo no meio de todos aqueles dons e qualidades.”

Contar detalhes estragaria a sua leitura, que deve ser feita descobrindo sozinho e paulatinamente esse mundo. Apenas preste atenção no capítulo “A Cidade dos Antigos Imperadores”, na minha opinião o melhor capítulo de todos os livros que já li.

“— Sabe, às vezes eu falo sozinho.
— E o que é que você fica falando?
— Imagino histórias, invento nomes e palavras que ainda não existem e outras coisas assim.
— E você conta essas coisas para você mesmo? Por quê?
— Porque não interessam a mais ninguém."

yasmine 15/05/2021

Um clássico da fantasia e indispensável, um mundo sem fronteiras que precisa ser salvo por um herói improvável, é encantador.

sharline 07/05/2021

super fantástico
li essa história por uma quase recomendação de um amigo, é aquela história que fez ele se interessar pelo mundo dos livros e achei isso bem legal. a narrativa da história é maravilhosa, consegue separar muito bem o que acontece no livro e o que acontece com o leitor. só acho que a segunda parte é um pouco maçante, talvez o autor pudesse ter finalizado a história no final da primeira mesmo.

recomendo!

SuhTavares 04/05/2021

Uma livro cheio de fantasia e imaginação. Nos faz recordar quando éramos crianças e inocentes. Uma história onde aprendemos muito com os personagens.

Mille Reis 02/05/2021

Faltou pouco para ser 5 estrelas.
Bastian Baltasar Bux meio que estragou a leitura durante um período.
Se achando muito a última Coca-Cola do deserto.
Fora isso, o livro é mil vezes melhor que o filme. Muito detalhado, da para enxergar cada ser de Fantasia.

MelodyHoly 29/04/2021

Releitura
Li pela primeira vez lá pelos meus 11 anos e decidi revisitar Fantasia esse mês.

É uma história gostosa de ler e que até parece que acontece coisa demais pra um livro de 400 páginas, mas é o necessário pra contar a história de Bastian, Atreiú e Fuchur.

Mesmo sendo uma história fluida, eu senti que a primeira parte é mais fácil de ler, a partir do capítulo da letra M as coisas se tornam meio confusas e senti um pouco de preguiça de continuar.

Eu amei a ideia dos capítulos serem em ordem alfabética e como isso faz sentido para a história.

A fonte verde/vermelha pode atrapalhar quem tem algum grau de miopia ou outros problemas de visão, principalmente a verde, por ser muito clara. Apesar desse porém, a mudança de cor entre os cenários torna a experiência melhor e ajuda na imersão do livro.

É isto, o livro é muito bom e trás reflexões leves sobre desejos e necessidades, com toques de humor e personagens com nomes esquisitos

Mas isto é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião

Lays 24/04/2021

Meu livro favorito da infância.
"As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar, e as que nunca as viveram não as podem compreender."

Li este livro pela primeira vez aos 13 anos para fazer um trabalho de escola. Em primeira vista o achei maravilhoso, um mundo de fantasia gigante e cheio de personagens carismáticos, porém, relendo hoje, o achei um tanto cansativo por conta de suas descrições. Tirando isso, é um ótimo livro para aquelas que amam histórias de fantasia emocionantes.

Raissa 24/04/2021

adorei o livro, em alguns momentos é muito repetitivo, fora isso, é um livro mágico que te faz sentir como se estivesse no reino de Fantasia.

Well.Esturari 16/04/2021

Especial e mágico
Quando pensar que sabe aonde vai dar a história começa de novo. Muito massa, coloca várias situações de vivência através da fantasia. Entre os melhores

Ione.Bispo 08/04/2021

De início, gostei do mundo de fantasia do garoto e do final que ele acabou se encontrando.
Um dos pontos negativos era que em várias vezes o narrador dizia:
"Isso é uma outra história" e eu ficava no vácuo.

Abelhuda 04/04/2021

A História Sem Fim...
Assisti o filme quando criança e conforme fui avançando na leitura as imagem dos personagens e fragmentos da história surgiam na minha memória e foi uma leitura feliz, até a outra metade, e posso dizer que fui muitas vezes do amor ao ódio, e apesar do final parecer meio óbvio, toda a jornada até o fim foi uma agradável surpresa.

Marieliton M. B. 28/03/2021

O "fim" pode ser apenas o começo de algo
Bastian é um garoto que adora inventar histórias, e um dia ao se deparar com um livro com uma capa bastante chamativa, ele vivenciará uma aventura que todo leitor sonha em viver: estar dentro de uma história de fantasia.

Eu conhecia o filme dos anos 80, mas pouca coisa eu lembrava da história, por isso ler o livro acabou sendo algo quase que novo pra mim. Tanto que fiquei surpreso que o filme original adapta apenas metade do livro e só depois descobri que existia uma sequência que adaptava o restante da história.

O livro conta com personagens bem interessantes além dos protagonistas, como por exemplo Uiulala e a Xayíde. Outro detalhe que achei bem massa foi notar que cada capítulo como por uma letra seguindo a ordem alfabética. É como se aquilo significasse que toda história começa por uma letra do alfabeto.

Apesar do livro ter alguns trechos meio maçantes, no geral curti a leitura.
kathrein.oliveira 28/03/2021minha estante
Eu amo essa história também

Marieliton M. B. 29/03/2021minha estante
Realmente o livro faz jus à fama. 8)

Sabrina 20/03/2021

O livro dos livros!
Uma jornada maravilhosa! Muita simbologia, muito fantástico! Você nunca sabe para onde cada capítulo vai te levar. Muito, muito melhor e mais emocionante que o filme! Realmente é uma História sem Fim, que está dentro de cada um de nós. Infelizmente, o livro termina, mas deixa sua marca!
Tem traços de Alice no País das Maravilhas, Senhor dos Anéis e A Viagem de Chihiro.
Recomendo demais!!!

Guilherme.Oliveira 20/03/2021

Fazia tempo que eu queria ler essa obra e finalmente tive o prazer de acompanhar a aventura do nosso protagonista, onde a fantasia e a realidade se mesclam.

Muito interessante a abordagem do autor para o desenvolvimento do personagem principal, cativando-nos a cada parágrafo.