Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Platina23 24/07/2015

Com tanta frase legal ficou difícil achar um título
Um livro que bem pode ter feito parte da juventude de Dan Brown e inspirado ele foi lido há alguns(muitos) anos pelo meu pai e agora ele me emprestou e me recomendou como uma boa leitura. Como sou daqueles que não joga um livro fora e pouco desiste: eu li o livro. E achei tão legal e fantástico que resolvi fazer Resenha pra tentar, além de divulgar, discutir um pouco ele.

O livro começa com o próprio autor como personagem nos contando como ele entrou em contado com a história que ele vai narrar, ou melhor, transcrever, baseada em um diário de viagem de um astronauta da NASA que diz ter voltado para a época de Jesus Cristo e ter participado dos últimos dias de vida dele. Presenciando fatos como a Santa Ceia e a Via Crucis. E essa seria a Operação Cavalo de Tróia. Então as primeiras 60 páginas são sobre como ele conheceu esse Major( ele não revela o nome real dos participantes da operação), como ele evitava o FBI e sobre como ele consegui o diário, ou as primeiras partes dele.

Confesso que essa parte sobre o autor falando que a história era real me deixou com uma pulga atrás da orelha e me fez refletir se ele não tem ou muita imaginação ou algum tipo de doença. Mas eu decidi chutar o pau da barraca e continuar.

Daí entramos na parte científica para explicar sobre como é possível viajar no tempo. Eles introduzem a ideia de swivels que são uma espécie de partícula subatômica que pode mudar sua forma no tempo espaço. E graças a ele que a viagem no tempo é possível. A partir dessa parte começam a se ter várias notas de rodapés e expressões explicando física subatômica, história, biologia e línguas. Tudo para mostrar que é possível viajar no tempo e viver em pleno século I. Ele teve que aprender grego, árabe e diversas variantes, cultura e religião de todos os povos com quem ele poderia se envolver na sua "viagem".

Essas explicações são muito técnicas e detalhadas podendo enfadar e levar a desistência todo esse povinho de letras e humana que diz ler "de tudo"( sim isso foi um cutucão em algumas pessoas ù.ú). Mas ela são importantes pra tornar sólido a ideia da possibilidade de isso ter acontecido, já que ele diz que aconteceu realmente. Então por mais doloroso que seja, deve-se ler esses trechos para entender depois a história e vários termos que vão ser retomados mais adiante.

Depois, começa o relato da viagem. Quando eles chegam é dia 30 de março do ano 1 d.C. e ficam até 8 de abril do mesmo ano. E esse relado é muito, muito, muito, muito, mas muito minucioso e detalhista. O bastante para encher as 400 páginas seguintes do livro em letras muito pequenas e páginas branca me incomodando na leitura e aumentando ainda mais o tempo de leitura, pois eu me cansava mais facilmente do que numa folha mais amarelada ou numa letra maior. daí o porque de eu recomendar a nova edição da Planeta que tem uma letra mais gostosa de se ler e uma capa muito bonita também.

Ao longo dos dias que o Major fica ele consegue ter várias conversas muito interessantes com Jesus, algumas até que poderiam contradizer muito do que religiosos pregam hoje em dia como palavras dele( "amai-vos uns aos outros" ele falou certeza, ok?), e temos também alguns eventos que não ocorrem como na bíblia. Tudo é cheio de referências a artigos de professores ou livros antigos usados para pesquisa. Então se essa "viagem" não aconteceu, Benítez teve que ler e pesquisar MUITO pra fazer esse livro, só isso já deu umas boas duas estrelas pra ele no meu conceito( ^^d).

Temos durante todo o livro um embate político entre judeus de diferentes facções(esse não é o termo correto mas eu não achei o certo, me desculpem) e o poder do imperador Romano e no meio disso tudo temos Jesus com seus apóstolos com armas para defendê-lo(sim alguns andavam armados) enquanto ele não reconhecia César como um Deus, apenas como um mortal como ele, e pregava o amor ao próximo, a compaixão e a empatia acima de lucros ou regras religiosas. Jesus desafiava tanto do judaísmo que ele entrou em Jerusalém em cima de um burro para contestar que o filho de Deus entraria em cima de um cavalo branco como um grande rei, muito pelo contrário ele era filho de um carpinteiro e entrou com um burrinho mesmo.

Como falamos de durante cristo e oriente médio, o papel da mulher no livro é mero coadjuvante, mesmo Maria só aparece em umas poucas cenas no final e não é tão ativa quanto eu gostaria. Mas mesmo assim, Jesus é bem igualista com elas de uma forma que chegava a ser revolucionário na época simplesmente pelo fato de se cercar com mulheres e homens praticamente em número iguais para ouvir seus ensinamentos.

A parte da crucificação é horrível. Ele descreve desde a aprovação política quando Jesus não nega nenhuma de suas teses e depois biologicamente de uma maneira impecável como cada músculo e órgão responde as chibatadas, aos abusos e a todos os ferimentos morais e físicos que ele recebe de seus carrascos romanos. De longe, foi uma cena digna de George Martin devido ao caráter violento e forte. Mas assim segue até um dia antes da Ressurreição, que é onde acaba o livro.

O que mais me impressionou quando eu terminei o livro( mas a aventura continua porque tem mais 8 volumes da série) foi o fato de não existir nenhuma produção do History Channel ou do Discovery para série ou coisa parecida. E esse material seria um filme incrível para Hollywood fazer também pois ele envolve ficção científica, religião, política e muitas cenas de violência. Ainda acho que daria uma ótima produção americana, mas se a Espanha se prontificar a fazer com o Cuarón( eu sei que ele é mexicano mas eu gosto dos filmes dele!) ou com o Bille August( direto de "Trem noturno para Lisboa") eu não iria reclamar.

Enfim, esse livro me motivou a ler "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" do Saramago e já recomendado pela Tati Feltrin, quem sabe ele também não desmistifica Jesus e o torna só uma pessoa que como Gandhi só queria o amor e a compreensão entre as pessoas.

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2015/07/resenha-operacao-cavalo-de-troia-1-j-j.html

Juliano.Tagliaferro 23/09/2016

Fantástica Obra
Fantástica Obra! Leitura cativante e muito fluída. Mistura muito interessante de ficção e fatos históricos que enriquece o conhecimento dos costumes da época. Demonstra claramente a dimensão humana do Cristo, fazendo-me recordar da obra "A Dimensão Humana do Cristo" de Djalma Argollo.

Jeffa Koontz 02/06/2017

Um espetáculo!!
Veja minha resenha no blog do Saga Literária. Muito obrigado.

site: http://www.sagaliteraria.com.br/2017/06/resenha-263-cavalo-de-troia-1-jerusalem.html

Fco EC Arruda 14/09/2017

Impressionante
Um escritor conhece alguém que viajou no tempo, conheceu Jesus e acompanhou seu martírio. Um projeto secreto e muita conspiração. Em meio a tudo isso, uma profunda reflexão sobre o humanismo que vive no cristianismo. Vale muito à pena ler, principalmente durante a semana santa.

Eduardo.Tanoue 10/11/2017

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar.
Este primeiro livro consiste na leitura do diário de um ex-militar norte-americano participante de uma operação 'secreta' denominada Cavalo de Troia. Seu objetivo foi verificar o evento da crucificação de Jesus.
O livro pode ser dividido, basicamente, em duas partes: (i) o encontro do autor com o ex-militar e (ii) a viagem à Jerusalém. A primeira parte se desenvolveu de forma muito interessante. Para quem gosta de enredos de teoria conspiratórias / romances policiais, é um prato cheio. Não obstante, gostaria de salientar o primor das explicações científicas que fundamentaram o desenvolvimento da máquina do tempo (a narrativa se passa na década de 80). Para mim, foi a melhor parte do livro.
A segunda parte, por sua vez, foi extremamente decepcionante. Ela consistiu no relato da crucificação de Jesus, sem nada 'novo'. Houve um ou outro detalhe, que não irei aludir, para não dar 'spoiler'. Tive a impressão que esses 'detalhes' constituem chamarizes para os outros livros, no estilo 'Lost'. Infelizmente, esse tipo de estratégia é muito boa, pois mesmos não tendo gostado muito deste livro, estou curioso de ver sua continuação.

Jaqueline 14/11/2017

Esse livro é sensacional, não tem como não se arrepiar e se emocionar quando o Major se encontra com Jesus e depois toda a saga até a crucificação.

Vany 13/01/2019

Lindo
O livro é lindo, mostra uma visão de Jesus e seus últimos dias muito mais compatível com o que eu acredito que seria verdadeiro (se ele realmente existiu e excetuando o fato dele ser extraterrestre ?). Vale muito a pena ler!

Patresio.Camilo 10/06/2019

Um expectativa não correspondida.
Há anos que ouço falar desta coleção, mais especificamente nos tempos da faculdade, tempos de dureza, pagar mensalidade e tal, enfim, e sempre via alguns conhecidos com essa saga e falando maravilhas...
Pois bem, felizmente, a vida melhorou e ganhei o primeiro exemplar, comprei o segundo e ainda estou na saga de comprar mais 7.
Mas indo ao que achei do livro, não sei se criei uma expectativa muito grande, ou se realmente ele não é o que dizem.
A primeira parte é até interessante, meio que um quê de romance policial e tal. Mas quando parte para a parte histórica, foram poucos os momentos de efusão.
No mais achei uma narrativa cansativa, com detalhes desnecessários, e o principal: pelo tema esperava que fosse mais tocante.
Claro que são livros e autores diferentes, mas usando Saramago como exemplo, quando terminei de ler o Evangelho Segundo Jesus Cristo, pensei: Que livro foi esse.
O que não aconteceu com esse primeiro volume. Espero que os próximos me surpreendam de forma positiva.
Lembrando que esta é minha opinião, e espero sinceramente que discorde dela.
Abraços

Xaropinho 25/02/2020

Impressionante a quantidade de detalhes contidos nesta obra, impossível ler somente o primeiro! Vou ler todos.
Emocionante, o ?Gigante? foi um ser impressionante!
Jj. Benitez, esta de parabéns pela publicação desta maravilhosa obra!

Marcos Vinicius 24/06/2020

Detalhes! Rico em detalhes!
Como escrevi no título, essa obra de ficção (?) é rica em detalhes, trata-se de um estudo da época, personalidade e vida do nosso Senhor Jesus,trata-se de uma ficção (?) com um quê de cientista,mas longe de ser um livro com o fito de ser religioso. As notas de rodapé (ricas em informações) enriquecem ainda mais a obra. Dado ao tamanho da obra (sendo este apenas o primeiro) e as informações contidas,digo que é uma leitura difícil em alguns momentos,mas nunca uma leitura sem conhecimento ou até mesmo momentos sem surpresa e ,digo de passagem, em algumas horas, o leitor,como eu, vai ter as mesmas emoções que Jasão e Eliseu tiveram, portanto,meu convite é ler essa obra e conhecer e se encantar por esse ser humano divino que habitou aqui na terra,definiu uma era e irá algum dia retornar.

Daniel Sampaio 26/08/2020

Fato ou ficção? Eis a questão.
A obra nos coloca no seguinte dilema...a missão descrita no livro ocorreu de fato ou foi uma obra fruto de muito estudo, pesquisa e meticulosidade do autor ? Fico com a segunda opção, pessoalmente, embora tenha desejado muito a primeira. Basicamente, trata-se de uma missão ao passado, ao ano 30 de nossa era, com o objetivo de monitorar e documentar os eventos pertinentes aos últimos dias de Jesus na Terra e os incríveis eventos perpetrados pelo Messias. A visão do autor tem um lado ufológico espiritualista acerca dos eventos associados a Jesus e não tão religiosa no sentido teológico cristão. Recomendo.

Day 15/10/2020

A maior teoria de conspiração que já li
Ao contrário do que o titulo sugere não se trata da guerra entre gregos e troianos e sim de uma operação super-ultra-mega secreta ocorrida em 1973 que levou dois astronautas a nada mesmo do que viajar no tempo e assistir a Vida, Paixão, Morte, Ressureição e Ascenção de ninguém menos do que Jesus de Nazaré e não só ver como registrar tais acontecimentos. Nesse livro pode-se conhecer os bastidores da bíblia, sem se apegar a crenças ou religiões e conhecer o lado Homem de Jesus. É um livro que mexe realmente com o leitor e o faz se perguntar o que faria se estivesse ali diante de um marco da eternidade e um dos pontos mais importantes da historia. É impossivel não acreditar na magica da viagem ao tempo e torcer para que a missão deu certo.

Eder.Machado 07/11/2020

Ótima leitura
Leitura envolvente, o autor traz uma visão mais humana sobre o calvário Jesus em seus últimos dias. Também explora a participação de outros personagens e como eles reagiram durante aquela semana. Vale a pena a leitura!

Vittoria.dare 12/11/2020

Impactante
Embora se trate de história amplamente conhecida por todos - a paixão de Cristo - a riqueza dos detalhes compartilhados pelo autor, referindo-se ao diário de bordo do suposto major das forças aéreas norte-americanas, nos faz pensar se a operação Cavalo de Tróia realmente existiu conforme narrado ou se é apenas fruto da incrível imaginação e capacidade argumentativa de J.J. Benitez. No entanto esta obra remexe muito com o emocional daqueles que realmente creem no Mestre Jesus. ?Participar? ainda que como mero expectador das torturas sofridas por aquele Homem Divino é desolador. E finalmente, saber que o ser humano é tão vil e capaz de realizar
tantas crueldades nos faz pensar no futuro que trilhamos e nos verdadeiros ensinamentos do Mestre sobre a eternidade da vida.