Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Mel Fernandes 25/06/2021

Será que...?
Daqueles livros que você fica invocadx pensando... será que isso é ficção mesmo...? E torcendo pra não ser.
Juliana 25/06/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse livro!

Nanda 14/09/2012

Chato no inicio!
Emocionante!!!
Maravilhoso!!!!!
Dani Eiko 25/05/2017minha estante
Estou na parte chata ?

Albuquerque 08/07/2010

Bom - mas tem que ter muita paciência...
Bem, vamos lá, começando com os pontos fracos e depois passando aos pontos fortes:

Pontos Fracos:

1. O livro é extremamente detalhista! E isso me deixou profundamente entediado várias vezes, me fazendo pular páginas e páginas de informações completamente inúteis para o desenrolar da estória, como medidas de física quântica, propriedades de certos vegetais, descrições infinitas de locais, etc. Isso foi um fardo bem pesado, pois ODEIO livros assim.

Pontos fortes:

1. Descreve a vida no tempo de Jesus Cristo, os costumes, as tradições, os locais... isso, pelo menos para mim, é sempre muito interessante!

2. O livro é realmente muito bem escrito. Na verdade, J.J. Benítez é um gênio! É impressionante a riqueza de detalhes com que ele reconstrói a época e as personagens. Deve ter dedicado anos e anos de pesquisa!

Agora uma consideração neutra. O livro contesta muitas passagens bíblicas, o que pode ser uma coisa ruim se o leitor for um religioso fervoroso...
Lu 08/07/2010minha estante
Realmente...até a parte que eu li os detalhes são tantos que você começa a achar que o major voltou mesmo na época de Cristo...

Felipe.Ribeiro 01/04/2022

O autor narra a vida de Jesus com tantos detalhes, que em alguns momentos eu senti que estava presente na cena.
A história me despertou vários sentimentos: amor, raiva, angústia, ódio, sofrimento, paz.
Miriam 27/06/2022minha estante
Nossa, vc descreveu exatamente o que senti ao ler os livros. Me empolguei tanto que ja li até o quinto volume. Os detalhes das conversas individualizadas nos leva a viajar até aqueles dias. Realmente, desperta sentimentos, fui varias vezes às lagrimas.

Wagner Fernandes 08/12/2022

Seria melhor em 300 páginas!
Muito prolixo.
"CAVALO DE TROIA", escrito por J. J. Benítez, é uma ficção científica que conta a viagem no tempo de dois astronautas americanos ao ano 30 d.C. e um deles acompanha os passos de Jesus na última semana antes da crucificação. A primeira parte começa com uma trama que lembra filmes de espionagem, telefonemas, encontros secretos, pistas que levam a documentos sigilosos, perseguição do FBI, etc. Foi bem bacana. O autor se coloca como o personagem central aqui. Depois a história conta o relato do manuscrito do "Major", o astronauta, e sua viagem secreta no tempo. É um pouco maçante pois descreve detalhes técnicos do funcionamento do programa, da nave, chamada "O Ninho", e enche o texto de notas de rodapé.
A parte com detalhes históricos sobre a administração, intriga e conflitos na corte romana é até interessante.
O livro tem, sim, seus altos e baixos, e compensa ler se você gosta de História e tramas palacianas e costumes do Oriente Médio da época de Cristo.
Os trechos que achei tediosos são alguns diálogos de Jesus com Jasão (o codinome do astronauta "Major") e as grandes citações do texto bíblico - simplesmente transcritas para encher páginas!
"CAVALO DE TRÓIA" tem boas passagens, mas E-XA-GE-RA na fantasia tentando associar Jesus e anjos a extraterrestres em discos voadores. Por que Deus e anjos precisariam de espaçonaves?
E o autor tenta impor sua interpretação das palavras de Cristo, infundindo suas crenças de que Jesus e os anjos eram alienígenas segundo o conceito da ufologia que ele advoga.
Tirando o disco voador e a associação de Jesus com extraterrestres, a narrativa foi até  empolgante. Uma FICÇÃO com uma historinha envolvente (assim como "O Código Da Vinci"). Claro, ainda repleta de notas, notas e mais notas!
O livro cairia bem em 300 páginas, mas nos é entregue um volume de quase 600! Algumas notas trazem curiosidades sobre os costumes da época. O castigo que sofria o desertor ou o sentinela que dormia em serviço era bem severo. Alguns eram condenados à morte. A explicação do porquê os guardas jamais poderiam ter abandonado o posto junto ao túmulo de Cristo faz total sentido em vista dessas punições.
No geral, valeu a leitura. Foi como subir um monte. Você começa empolgado, fica exausto na metade, quer desistir, mas ganha ânimo próximo do final. Bem assim.
E o final trouxe um gancho poderoso para o volume 2.
MAS... não pretendo continuar a leitura. As partes legais não compensam a chatice das demais.
Leia um RESUMO. Vale mais a pena.
romulo mafra 03/09/2023minha estante
assino embaixo!!! muita enrolação, e pensei exatamente isso, poderia ter sido a metade e por essa razão não vou ler o segundo (ah, outra coisa, pq não esperaram mais tempo, tinham de voltar logo no domingo às 7h sabendo do que estava pra acontecer?)

Junior 18/02/2011

Cansativo
O tema central (viagem no tempo) é muito interessante e eu fiquei ainda mais curioso depois de ouvir vários comentários sobre a estória "real" descrita no livro, isso há uns bons anos atrás.

Apesar de ter em mãos uma boa estória, o autor, na tentativa de provar que tudo aquilo era mesmo real, conseguiu tornar a leitura deste livro extremamente fatigante, detalhando demais os procedimentos técnicos e toda a tecnologia que permitiram a tal viagem. Hoje, o livro soa um tanto quanto defasado, para não dizer ridículo (lembrando que intenção do autor era de vender a estória como real) em relação à tecnologia, o que deixa a coisa meio que sem graça. Muito melhor seria se o livro tivesse sido levado pelo autor como o que ele realmente é: um bom livro de ficção.
e-zamprogno 05/08/2011minha estante
A acusação de que a história é fatigante por excesso de detalhamento "técnico" dos procedimentos procede, mas isto ocorre num trecho muito curto do livro, apenas no começo. Vencida esta parte, todo o resto é muito interessante.

Marcio 11/01/2013

Pior Livro Já Feito
Muito chato, são páginas e páginas onde o autor não fala nada! Chegou ao cúmulo de descrever uma cadeira em 5 folhas frente e verso. MUITO CHATO!
Ophirus 01/08/2013minha estante
Sua resenha me fez chorar de tão perfeita...

Eliza Carvalho 01/10/2022

Levei 04 eras p ler. Se vc quiser ler, pule os rodapés. O livro é arrastado, cheio de detalhes extensos. Fique preparado p encarar isso. Fique preparado para encarar a descrição do sofrimento. O livro é bom, mas tudo muito arrastado.
Nelly Nasre 01/10/2022minha estante
Amo essa série, inclusive recomendo. E eu faço exatamente isso, vou pulando as descrições e vou pra parte que importa ?

LeandroAlmighty 27/01/2009

O relato é muito detalhado e convincente, às vezes dá pra esquecer que é tudo ficção. Há explicações científicas para tudo, mas não posso afirmar se fazem jus à realidade, pois não sou especialista nos assuntos abordados. Mas é um livro muito rico, apesar de ter muitas partes muito cansativas.

Raquel Lima 27/01/2009

Marcou época!
Li os 04 volumes há muito tempo. Na época, tornou-se uma bíblia. Apesar de ser uma ficção, sobre a história sagrada para o cristianismo, a vida de Jesus Cristo, o livro consegue dar a sensação histórica de estar presente aos dias que esta famosa e importante história se passou. Para quem gosta de história é uma verdadeira viagem no tempo.

Heurj 23/04/2010minha estante
Raquel, tb li 4volumes, mas já são 9 volumes... rssssssss

Preciso retomar a leitura e ler os outros.

Ps. Vc não é uma Raquel q estudo no Martins-Meier ? É ?

Lima Neto 13/06/2009

apesar do livro possuir, em dados momentos, tantos detalhes de química, física, matemática e outras ciências, que torna a leitura meio "travada" e cansativa, são justamente estes que fazem com que o leitor pense "Nossa! não é possível um homem ter IMAGINANDO tudo isso, não; isso aconteceu!".
fora esses excessos de detalhes, que tornam a leitura cansativa, mas que dão o ar de verdade à história, é uma leitura prazerosa, muito bem desenvolvida e envolvente.

Ana Bernhard 05/04/2024

Uma ficção com escrita sensível e respeitosa sobre o Jesus histórico
Cavalo de Tróia é um livro que me surpreendeu bastante. Comecei a lê-lo por recomendação do avô do meu marido, que já leu toda a saga e é um grande fã. Fiquei muito curiosa e interessada pela leitura.

A história conta sobre um jornalista que recebe os diários escritos de um homem que afirma ter feito parte de um programa de viagem no tempo secreto. Diante das várias possibilidades, a missão decidiu por viajar até um dos momentos mais curiosos e intrigantes da história da humanidade: a crucificação de Jesus.

Tive muita dificuldade a partir deste início, pois uma vez que o livro teria como base uma história em que acredito e tenho fé, as chances de dar errado seriam enormes kkk Mas decidi ler e tirar minhas próprias conclusões.

Quero trazer destaque para a sensibilidade com a qual o autor descreveu os momentos de Jesus. O momento da tortura de Jesus, sua agonia diante de cumprir a vontade do Pai, sua crucificação tão cruel e tão agoniante... O viajante, Eliseu, foi escolhido inicialmente para a missão por sua característica cética e centrada, mas conforme interagiu com as vivências de Jesus, passou a se compadecer dele.

Pra deixar completa a recomendação, tem alguns pontos negativos que observei no livro. O autor se propõem a "contar a história que não foi contada", e isso abre espaço pra uma série de falhas. Dentro dessa ideia, ele mostra um constante desprezo pela Igreja, e acaba atacando também o princípio de inerrância da Bíblia (que é uma das suas características mais provadas ao longo dos anos). Para quem é estudioso da palavra, lendo de forma minunciosa da pra ver algumas distorções na palavra de Jesus (que não diminuem a obra, mas mostram uma leve influência que afasta de Cristo a sua exclusividade na salvação).

Ainda assim, recomendo a leitura do ponto de vista de sensibilidade na ficção. Não consigo imaginar como seria voltar no tempo e vivenciar esses momentos ao lado de Jesus. Um misto de sofrimento com honra.

Jumpin J. Flash 25/08/2009

Recomendável
De toda a série Operação Cavalo de Tróia, li apenas este livro (dizem que é a única que vale a pena), e o achei muito bom. Destaco o mistério inicial que protege o relato do Major, a ficção científica de boa qualidade que fala da manipulação de swivels (o que permite a volta no tempo) e a impressionante reconstituição histórica da antiga Jerusalém, com as tradições, práticas e costumes judaicos e romanos. O escritor menciona dezenas de fontes históricas fidedignas, inclusive escritos rabínicos, o que empresta ao livro um adequado arcabouço real, onde costumam vicejar as boas ficções. Vale a pena, de verdade!

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,o segundo volume deixa a desejar

Tati 19/12/2009

Viagem no tempo!!!
Sou suspeita pra falar, pois acho um dos meus assuntos prediletos é sobre Viagens no Tempo!!! Passado/Futuro!!! Principalmente um passado muito distante!!!
E viver os últimos dias de Cristo, conhecê-lo, acho que era tudo que um cristão gostaria de viver!!! Esse livro enigmático, super detalhado, nos leva a este passado e nos faz viver cada segundo o que o protagonista da história presenciou!!! Eu não consegui parar de ler este livro!!! Confesso que no início, principalmente para quem não curte física, que não é o meu caso, vai ficar meio desanimado com a leitura, mas depois chega a um ponto que vc não irá desgrudar do livro!!! Eu me emocionei mto!!! Agora é partir pra leitura dos demais e ver se são tão bons quanto este, o primeiro!!! Mas antes vou relê-lo, pois já tem mtos anos que li, para dar seguimento aos outros volumes.

R.Faria 09/10/2009

Fantástico e Intrigante!
"Cavalo de Tróia 1" foi, juntamente com "A História sem Fim", o livro que na adolescência me fez virar um amante dos livros. Até então nunca tinha lido algo que me deixasse tão entretido, pensativo, só pensava em ler mais e mais sobre as aventuras de Jasão e seus encontros com Jesus. Me lembro da incrível cena do primeiro encontro dos dois, quando Jasão está muito nervoso pela possibilidade de encontrar Jesus (e quem não estaria?)e finalmente quando encontra-o Jesus diz: "seja bem-vindo", ao invés de "muito prazer", como se soubesse que Jasão havia chegado do futuro. São muitas as passagens incríveis deste livro, as aventuras e principalmente o sofrimento e a agonia de Jesus em seus últimos dias, a incompreensão das pessoas quanto a mensagem de Jesus. Fantásticas também são as aventuras de Jasão para acompanhar a vida de Jesus e seus Apóstolos sem poder se envolver, sob o risco de mudar os rumos da História. Realmente J.J.Benitez se mostra um grande escritor deste tipo de romance. Por muitos momentos eu ficava pensando na possibilidade do livro ser um relato de algo que realmente tenha acontecido. O escritor é um gênio, e considero "Cavalo de Tróia" uma Bíblia (no sentido de contar a história de Jesus Cristo) mais humanizada, sendo Jesus uma pessoa mais parecida com todos nós.
Assim como outras pessoas já escreveram, eu também não tive paciência para ler todas as explicações físicas e químicas da construção da máquina do tempo, e na verdade quase abandonei o livro antes da página 100 porque achava as explicações uma chatice. Depois que desencanei e passei direto por elas, o livro passou a fluir e se transformou num dos melhores livros que já li.

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,so não gostei muito do segundo volume