Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Ana Bernhard 05/04/2024

Uma ficção com escrita sensível e respeitosa sobre o Jesus histórico
Cavalo de Tróia é um livro que me surpreendeu bastante. Comecei a lê-lo por recomendação do avô do meu marido, que já leu toda a saga e é um grande fã. Fiquei muito curiosa e interessada pela leitura.

A história conta sobre um jornalista que recebe os diários escritos de um homem que afirma ter feito parte de um programa de viagem no tempo secreto. Diante das várias possibilidades, a missão decidiu por viajar até um dos momentos mais curiosos e intrigantes da história da humanidade: a crucificação de Jesus.

Tive muita dificuldade a partir deste início, pois uma vez que o livro teria como base uma história em que acredito e tenho fé, as chances de dar errado seriam enormes kkk Mas decidi ler e tirar minhas próprias conclusões.

Quero trazer destaque para a sensibilidade com a qual o autor descreveu os momentos de Jesus. O momento da tortura de Jesus, sua agonia diante de cumprir a vontade do Pai, sua crucificação tão cruel e tão agoniante... O viajante, Eliseu, foi escolhido inicialmente para a missão por sua característica cética e centrada, mas conforme interagiu com as vivências de Jesus, passou a se compadecer dele.

Pra deixar completa a recomendação, tem alguns pontos negativos que observei no livro. O autor se propõem a "contar a história que não foi contada", e isso abre espaço pra uma série de falhas. Dentro dessa ideia, ele mostra um constante desprezo pela Igreja, e acaba atacando também o princípio de inerrância da Bíblia (que é uma das suas características mais provadas ao longo dos anos). Para quem é estudioso da palavra, lendo de forma minunciosa da pra ver algumas distorções na palavra de Jesus (que não diminuem a obra, mas mostram uma leve influência que afasta de Cristo a sua exclusividade na salvação).

Ainda assim, recomendo a leitura do ponto de vista de sensibilidade na ficção. Não consigo imaginar como seria voltar no tempo e vivenciar esses momentos ao lado de Jesus. Um misto de sofrimento com honra.

fabianom 30/01/2009

Li por recomendação de um amigo (Romulo AKA Toinho). De fato é um ótimo livro, bastante descritivo por sinal, e por isso, em alguns momentos, chato. Mas isso não tira o brilho da história. Recomendo.

Patricia Peres 12/01/2009

Para quem está começando a ler este livro, recomendo muita paciência e determinação, pois o início é um tanto enfadonho devido ao exagero de informações técnicas. Talvez o autor use tantas informações para tornar mais verídica a história. Passando esta fase inicial, já em Jerusalém e seguindo os passos de Jesus, a história fica muito boa e emocionante. A parte que mais me impressionou foram os momentos da tortura antes da crucificação. A descrição foi tão real e detalhista que não pude conter o nó na garganta diante tanto sofrimento.

Cadu 11/01/2009

O primeiro livro da série conta como começou a Operação Cavalo de Tróia e qual o objetivo da mesma. O enredo relata os últimos dias de Jesus Cristo de Nazaré na terra, passando por momentos marcantes como A entrada triunfal em Jerusalém, a última ceia e a cruxificação. Numa visão um tanto quanto polemica, excelente leitura pra quem gosta do genero!

Van Baldacim 08/03/2009

...
Bom. Em alguns capitulos chega a ser cansativo, porem acho mesmo que dever ser lido por todos...deixa o ser humano mais pensativo em relação a sua propria espiritualidade e/ou religião.

Larinha 01/02/2009

Maravilhoso
Ainda não terminei de lê-lo, mas é fantástico poder visitar a época de Jesus, mesmo que não seja realidade. Para quem tem alguma fé e/ou religião e para os que não tem nenhuma, é muito instrutivo rever os ensinamentos de uma época tão distante através dos olhos de uma pessoa que vive no mundo moderno. É bom ver o impacto que a possível viagem a uma época tão distante faz sobre a vida, e o modo de encará-la, para alguém de época tão diversa.

Raquel Lima 27/01/2009

Marcou época!
Li os 04 volumes há muito tempo. Na época, tornou-se uma bíblia. Apesar de ser uma ficção, sobre a história sagrada para o cristianismo, a vida de Jesus Cristo, o livro consegue dar a sensação histórica de estar presente aos dias que esta famosa e importante história se passou. Para quem gosta de história é uma verdadeira viagem no tempo.

Heurj 23/04/2010minha estante
Raquel, tb li 4volumes, mas já são 9 volumes... rssssssss

Preciso retomar a leitura e ler os outros.

Ps. Vc não é uma Raquel q estudo no Martins-Meier ? É ?

R.Faria 09/10/2009

Fantástico e Intrigante!
"Cavalo de Tróia 1" foi, juntamente com "A História sem Fim", o livro que na adolescência me fez virar um amante dos livros. Até então nunca tinha lido algo que me deixasse tão entretido, pensativo, só pensava em ler mais e mais sobre as aventuras de Jasão e seus encontros com Jesus. Me lembro da incrível cena do primeiro encontro dos dois, quando Jasão está muito nervoso pela possibilidade de encontrar Jesus (e quem não estaria?)e finalmente quando encontra-o Jesus diz: "seja bem-vindo", ao invés de "muito prazer", como se soubesse que Jasão havia chegado do futuro. São muitas as passagens incríveis deste livro, as aventuras e principalmente o sofrimento e a agonia de Jesus em seus últimos dias, a incompreensão das pessoas quanto a mensagem de Jesus. Fantásticas também são as aventuras de Jasão para acompanhar a vida de Jesus e seus Apóstolos sem poder se envolver, sob o risco de mudar os rumos da História. Realmente J.J.Benitez se mostra um grande escritor deste tipo de romance. Por muitos momentos eu ficava pensando na possibilidade do livro ser um relato de algo que realmente tenha acontecido. O escritor é um gênio, e considero "Cavalo de Tróia" uma Bíblia (no sentido de contar a história de Jesus Cristo) mais humanizada, sendo Jesus uma pessoa mais parecida com todos nós.
Assim como outras pessoas já escreveram, eu também não tive paciência para ler todas as explicações físicas e químicas da construção da máquina do tempo, e na verdade quase abandonei o livro antes da página 100 porque achava as explicações uma chatice. Depois que desencanei e passei direto por elas, o livro passou a fluir e se transformou num dos melhores livros que já li.

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,so não gostei muito do segundo volume

MÁRSON ALQUATI 17/02/2009

EXCELENTE!
Um dos melhores livros que eu já li. A história da Paixão de Cristo, contada de maneira realista e apaixonante.

Fabys 20/03/2009

Não deveria se enquadrar como ficção...
Esse livro precisa ser lido quando vc já tem definido dentro de vc o que acredita e o que não acredita. Ele, apesar de ser considerado ficção científica, na minha opinião é um dos livros mais inteligentes já escritos... Fala de fisica quantica, Jesus, Viagem no tempo..enfim, simplesmente divino!!!

CleeBR 23/03/2009

Ótimo!!!
Uns dizem que se trata de fatos reais, outros de que é tudo invenção de cabeças doentes, mas tem quem diga que é uma mistura das duas anteriores. Particularmente, julgo este livro e os demais da série Operação Cavalo de Tróia, fonte inesgotável de criatividade para que possamos imaginar como seria viver ao lado de Cristo na época dele, e como sua existência transcende a tudo.
Eita autor sem igual.

Pim 11/04/2009

Perturbador
Quando iniciei minha leitura de operação cavalo de Tróia, digo o primeiro volume, demorava pra dormir pensando nas revelações do livro, ponderando sobre a veracidade ou não dos fatos narrados...e cada vez que o fazia mais me perturbava...e quanto mais eu lia, mais envolvida ficava. O livro é cheio de detalhes, confirmações e deixa o leitor se perguntando...e se fosse verdade?

Isa M Alvim 11/06/2009

Maravilhoso!!!!! A riqueza de detalhes é impressionante!
Leitura mais que recomendada! Depois desse livro olhamos com outros olhos para a pessoa de Jesus!

Lima Neto 13/06/2009

apesar do livro possuir, em dados momentos, tantos detalhes de química, física, matemática e outras ciências, que torna a leitura meio "travada" e cansativa, são justamente estes que fazem com que o leitor pense "Nossa! não é possível um homem ter IMAGINANDO tudo isso, não; isso aconteceu!".
fora esses excessos de detalhes, que tornam a leitura cansativa, mas que dão o ar de verdade à história, é uma leitura prazerosa, muito bem desenvolvida e envolvente.

Jumpin J. Flash 25/08/2009

Recomendável
De toda a série Operação Cavalo de Tróia, li apenas este livro (dizem que é a única que vale a pena), e o achei muito bom. Destaco o mistério inicial que protege o relato do Major, a ficção científica de boa qualidade que fala da manipulação de swivels (o que permite a volta no tempo) e a impressionante reconstituição histórica da antiga Jerusalém, com as tradições, práticas e costumes judaicos e romanos. O escritor menciona dezenas de fontes históricas fidedignas, inclusive escritos rabínicos, o que empresta ao livro um adequado arcabouço real, onde costumam vicejar as boas ficções. Vale a pena, de verdade!

HARRY BOSCH 17/12/2009minha estante
é realmente muito bom,o segundo volume deixa a desejar