Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Fabio Shiva 31/08/2010

Coloco em tópicos minhas principais impressões:
* É evidente um paralelismo com “O Código Da Vinci” de Dan Brown, obra publicada 19 anos depois de “Operação Cavalo de Tróia”. Me parece que Dan Brown aprendeu muito com J. J. Benítez, levou adiante seu “legado”, aprimorou suas fórmulas e truques.

* Uma simetria às avessas: Benítez jurou que sua história era verdadeira... e ninguém acreditou. Brown garantiu que a sua era pura ficção... e todo mundo levou a sério!

* No intervalo de tempo entre as duas obras, a surpresa foi perceber o quanto o mundo mudou! Tive a impressão de que a ideia de Benítez de afirmar que sua história aconteceu mesmo foi um subterfúgio que o permitiu publicar seu livro e escapar da censura! Se ele tivesse admitido em 1984 que sua obra era ficção, creio que não teria sido publicada em muitos países. No Brasil, por exemplo, o filme “Je Vous Salue Marie” foi censurado em 1985. Como relato “verídico”, no entanto, o esperto Benítez obrigou seus possíveis perseguidores religiosos a se concentrarem em desmentir a veracidade da história... e com isso eles esqueceram de tentar censurá-la, como teriam feito se desde o início a obra fosse admitida como sendo ficção (pois seria considerada falta de respeito).

* Já com “O Código Da Vinci”, menos de 20 anos depois, o cenário mundial era bem outro. Penso que a diferença principal, no que tange a esses dois livros, foi um enfraquecimento da instituição da Igreja Católica, que não mais teria forças para censurar a publicação de uma ficção não-ortodoxa sobre a vida de Jesus. A minha surpresa foi perceber como uma grande mudança se operou no mundo a esse respeito, em tão pouco tempo! É claro que pode ser tudo uma viagem minha...

* O problema é que Benítez se esforça tanto para provar que a história é verdadeira, que acaba sacrificando algumas regrinhas da boa ficção. A pesquisa foi primorosa, sem dúvida, mas o livro teria ficado bem mais atraente sem tantos detalhes técnicos. Achei que esses detalhes foram especialmente cansativos por estar lendo o livro agora, e não na época do lançamento. O livro envelheceu rápido, em minha opinião. Hoje não deve despertar uma sombra do impacto original.

* Achei curioso que o autor se esforçasse tanto por dar essa aura de veracidade e acabasse cometendo alguns erros crassos, que denunciaram o caráter de ficção de sua história. Comentarei apenas um: no início do livro, o autor do livro Benítez qualifica o homem conhecido como Major como “um gigante de 1,80 m”. Depois, quando já estamos na narrativa do Major, este usa exatamente as mesmas palavras para descrever Jesus: “um gigante de 1,80 m”. Elementar, meu caro Watson!

* Achei o livro interessante no início, chatinho no desenvolvimento, muito bom na meiúca e mais ou menos do meio pro final. Li pulando vários trechos com descrições técnicas, depois que vi que não faziam a menor falta na história. Algumas descrições biológicas achei profundamente imbecis, totalmente desnecessárias. Pra que eu quero saber o tamanho exato do braço de Jesus? (isto é, o tamanho exato da imaginação do autor).

* Esse é um ponto falho do livro. Ao se perceber que é mesmo uma ficção, muitas das descrições ficam totalmente dispensáveis. Não caberiam em absoluto em um livro de ficção, e soam inverossímeis em uma suposta história verídica.

* Também pulei a longa e mórbida descrição dos tormentos sofridos por Jesus na crucificação. Não gostei do filme “A Paixão de Cristo” pelo mesmo motivo: sofrimento pelo sofrimento, tô fora!

* Gostei de ter lido, pois matei uma vontade antiga. Aprendi bastante, felizmente! Mas confesso que saciei totalmente a vontade de ler essa série.

(19.05.10)

Sandra :-) 11/10/2010minha estante
"Gostei de ter lido, pois matei uma vontade antiga. (...) Mas confesso que saciei totalmente a vontade de ler essa série"[2].

Se eu tivesse lido há anos atrás, talvez o livro tivesse me envolvido mais... Fiquei a um passo de abandonar. Muito cansativo.

Tânia Souza 29/11/2010minha estante
"Também pulei a longa e mórbida descrição dos tormentos sofridos por Jesus na crucificação. Não gostei do filme ?A Paixão de Cristo? pelo mesmo motivo: sofrimento pelo sofrimento, tô fora!"

Eu não pulei essa parte, e confesso, foi muito triste, sabe Fabio, quando vi a divulgação de A Paixão de Cristo ( não assiti o filme pelas mesmas razões suas ) lembrei na hora desse livro, que li quando era adolescente. Tenho quase certeza que as cenas da crucificação (exaustivamente descritas pela tv e criticos) foram inspiradas em trechos do livro.

Mesmo tendo gostado de ler, nunca mais pensei em continuar com a leitura, sua resenha é que me fez lembrar disso.

Jose Antonio 27/03/2012minha estante
Com muitos detalhes técnicos é que J.J. conseguiu fazer com que os mais fervorosos céticos mantivessem no cantinho do seu cérebro, a dúvida da ficção, ou da realidade.

Brauns 15/07/2012minha estante
De fato o exagero dos detalhes técnicos e descrições é cansativo demais... mas devo me aventurar e ler mais alguns livros da série.

Marivaldo 23/09/2012minha estante
Amigo amei sua resenha,você escreve muito bem,parabéns!pretendo ler esse livro e tirar minhas conclusões,valeu.

Milena 19/02/2013minha estante
Vc descreveu tudo o que achei do livro, quase desisto quando me deparei em tantos detalhes técnicos da operação de volta ao tempo de Jesus! Mas devo admitir, esse livro é muito, muito bom! Permiti que minha imaginação atendesse ao pedido do autor em acreditar que tudo foi de verdade, claro que tem todas o peso da realidade que nos puxa de volta, mas como é bom ao terminar de ler esse livro imaginar o arrepio do personagem ateu ao encontrar Jesus e tudo o que ele representa.

Amauri 07/04/2013minha estante
Comecei o livro agora, quer dizer, estou na página 163 e achei as descrições dos locais muito minuciosas, talvez para dar uma veracidade sobre o fato da história ser verdadeira, mas poderiam ser dispensáveis. Mas estou gostando. Fiquei muitos anos evitando lê-lo, achei que quando estivesse preparado eu iria encontrá-lo, comprá-lo e aí sim leria.

Castro 18/07/2013minha estante
Apesar de concordar com muito do que diz o Sr. Fábio, gostei muito do livro à época em que o li. Li depois o número 2 e me decepcionei com uma continuação feita para aproveitar o sucesso inicial. De qualquer forma, a ficção da ficção ficou legal.

Humberto Junior 30/12/2013minha estante
"Uma simetria às avessas: Benítez jurou que sua história era verdadeira... e ninguém acreditou. Brown garantiu que a sua era pura ficção... e todo mundo levou a sério!"
Para mim o melhor comentário já feito tanto sobre o livro de Benítez, como sobre o de Brown!
No que se refere a obra "Operação Cavalo de Tróia" em si, a considero uma das ideias mais interessantes de quantas já surgiram para um livro. Cansativo realmente em suas partes técnicas, o que se analisado mais de perto não poderia ser de outra forma, uma vez que o autor afirma categoricamente que o livro é fruto do diário de um militar. Portanto nada mais natural que ele fosse bastante técnico sobre vários aspectos.
Por isso e pela insistência do Benítez em afirmar que a história é verídica, que a história merece três estrelas.

Kau 18/08/2014minha estante
Fantastica resenha, não sou mto de ler resenhas de livros que eu ainda não li, mas confesse que essa série é uma que me causa comichão para iniciar rs, e é bom ver resenhas onde as pessoas são sinceras com o que sentem e não somente falam que a obra é perfeita ou uma droga. Me deixou com mais vontade ainda de ler...

Ca 25/08/2014minha estante
Eu também vou pular a parte dos tormentos quando chegar na crucificação. Tenho pavor disso

Gabriel1994 25/09/2023minha estante
Imaginei que tu daria por volta de 2 estrelas. ?

Alex 26/09/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha, sempre tive curiosidade, mas ele foi completamente vencido por suas palavras. Rsssss

Brujo 27/09/2023minha estante

bardo 30/09/2023minha estante
Achou muito? Saiba que o nono volume tem fucking 1040 págs O Benitez tinha uma estima da porra...O A Rebelião de Lúcifer outro dele até tem uma ideia curiosa, mas é tanta enrolação que vc tem vontade de estrangular o autor. A pretensa parte mais interessante ele conta em um parágrafo e de duas uma ou ele tá fumado ou aspirou muito incenso ungido pq vou te falar...

Vanessa.Castilhos 01/10/2023minha estante
Eu já estava com dúvidas, mas sua resenha foi decisória! Mt obrigada!

Agnaldo Alexandre 19/10/2023minha estante
Conheci esse livro na adolescência, lá no início dos anos 90. Estava começando a ler ficção científica e em busca do que existia disponível em português naquela época. Era difícil. Tinha esse, nunca li pois não me convencia. Muito papo de ser sério, fatos comprovados, um monte de lorota ao meu ver.

Brujo 19/10/2023minha estante
Agnaldo, se vc era um adolescente na década de 90 então somos da mesma época. Eu ter pego esse livro pra ler pela primeira vez por essa época e desisti ...

Agnaldo Alexandre 20/10/2023minha estante
Ah, legal cara. Em 91 eu estava com 15 anos e em busca de FC para ler, e na minha cidade era muito difícil. Vi esse livro, li na sinopse viagem no tempo e tal, pensei, legal, mas muito mais honesto o autor dizer: olha só gente, escrevi um livro de viagem no tempo, na é ficção, ok. Mas não, o cara queria pagar de real, com provas e envolver a Nasa. Eu sempre gostei de ciência, então aquilo para mim era desnecessário como leitura.

Alguns anos depois me formei em física e aí mesmo que é nunca mais pensei neste livro. Kkkkkkk

Crissandreto 05/11/2023minha estante
Eu comecei esse livro pela muita curiosidade sobre a história , os costumes da época. Mas antes da página 100 eu já me arrependi pq é simplesmente uma bost* ler tudo isso detalhado dessa forma densa. Vim nas resenhas para alguém me convencer a continuar e eu só quero mais ainda desistir

Brujo 06/11/2023minha estante
Olha, Cássia, eu adoraria ser a pessoa que vai te convencer a continuar a ler, mas eu mesmo só continuei porque eu não gosto de abandonar as leituras. A minha sugestão pra você, se decidir continuar na leitura, é que você simplesmente ignore as notas de rodapé gigantes que existem aos montes no livro... Não vai fazer grande diferença para a história e a leitura vai fluir bem mais.

bardo 06/11/2023minha estante
Todo mundo concorda então que esse é um candidato a lista dos "livros para morrer antes de ler?" :D

Brujo 06/11/2023minha estante
Hahahahah

Tânia Maria Elias Chain 03/01/2020

Encontro com Ele!
Eu sou alucinada por Jesus, tudo que diz respeito a Ele e passa pelas minhas mãos leio. Essa obra de J. J. Benítez é leve, interessantíssima e conta com ensinamentos sobre ciência/física. Assunto que tambem me alucina é viagem no tempo. Se você gostar desses dois temas, aceite o convite e viaje nessa estória genial!
Andre 03/01/2020minha estante
Parabéns! Agora é enfrentar os outros 10 livros que continuam a série :)
Li até o 7º, pelo menos até o 5º é muito interessante.

Tânia Maria Elias Chain 04/01/2020minha estante
:) No meu tempo, seguirei em frente, amigo!! Você é muito fera!!! Já leu tantos livros da série!!! Forte abraço,

Tânia Maria Elias Chain 04/01/2020minha estante
Depois do 5.o passa a não ser interessante?

Andre 04/01/2020minha estante
Oi Tânia! Pessoalmente, eu comecei a achar os relatos cansativos, o que me fez parar ao terminar o 7º. Talvez eu já estivesse em outro momento, rs

Andre 04/01/2020minha estante
Aproveito para sugerir a leitura de outro livro do Benítez chamado *Rebelião de Lúcifer*. Acredito que vá gostar.

Tânia Maria Elias Chain 07/01/2020minha estante
Oi, André!!! Muito obrigada!!! Adicionei aqui à minha lista. Acabei de ler o Cavalo de Tróia 2 ontem. Vou postar aqui o que achei. Sigo começando o terceiro hoje. Estou muito impressionada com a capacidade do Benitez. Ou a estória (historia) do Major é realmente verdadeira ou o autor é meio que um gênio, rsrs. Forte ??,

Eline 19/01/2021

Muito lento, cheio de detalhes técnicos, ainda estou tentando entender. Comprei os nove livros e não sei se vou gostar.
Rick 12/06/2021minha estante
Há tempos tento reunir os 9, como você conseguiu?

Eline 22/06/2021minha estante
Não foi fácil, procurei em várias páginas e por conta da minha procura, meu filho terminou abrindo um sebo, quais faltam pra você?

Rick 15/08/2021minha estante
Na verdade todos rsrs. Eu li os 3 primeiros emprestados, mas com ctz é uma série que gostaria de ter na estante pra poder ler a vontade e apreciar depois rsrs.

Eline 15/08/2021minha estante
Procure o Sebo Martino no Shopee, é do meu filho, ele tem uma parte da coleção, conversa com ele

Mateus Braga 30/08/2021

Interessante e "massante"
Cheguei em uma fase da vida em que comecei a me interessar (de maneira mais natural, sem implicações religiosas, se é que se pode dizer assim) sobre a Bíblia e os acontecimentos descritos nela.

Quase que simultaneamente, acabei descobrindo a obra de J.J. Benitez, e, como fã também da ficção científica (há os que defendam que não é o caso) me empolguei para ler o livro.

O maior problema da obra, na minha opinião, está relacionado ao detalhamento, muitas vezes exagerado, das descrições, mas é algo que se entender, uma vez que o autor quer passar a credibilidade de que os fatos descritos são reais (que ocorreram de fato).

No entanto, infelizmente para mim, a leitura acaba se tornando lenta muitas vezes. Por outro lado, essa observação não foi motivo para não gostar do livro como um todo.

Há aqui reflexões interessantíssimas sobre as ideias de Jesus quando o personagem o acompanhou em seus últimos dias de vida, e nesse sentido a obra atendeu minhas expectativas.
Mariana.Schmall 02/09/2021minha estante
Parabéns por ter lido esse livro! ?? Eu desisti. Desisti de 3 livros na vida, esse foi o primeiro deles..

Mateus Braga 03/09/2021minha estante
Hahaa, confesso que demorei um pouco. Fui pegando outros livros para ler em paralelo. Mas no final das contas até acabei gostando. Não sou muito fã de abandonar livros, apesar de também já ter largado uns ?

Mariana.Schmall 03/09/2021minha estante
Também não gosto de largar não, já li coisas horríveis até o fim, mas esse pra mim foi inevitável kkkkk.

Mateus Braga 03/09/2021minha estante
???

Rubens.Memari 30/12/2021

Decepção do ano
Faz um tempo que eu ensaiava a leitura desse livro. Talvez a expectativa tenha crescido demais e no fim a experiência foi frustrante.
Seguem os principais pontos que me levaram a essa decepção :
1-Muita descrição técnica científica. Na época do lançamento do livro, esses detalhes podem ter tido um bom impacto, pois dá a sensação de autenticidade do relato. Nos tempos atuais, o autor teria muito a explicar em redes sociais e lives.
2-O autor reconta o Evangelho, apresentando uma nova versão da passagem de Jesus Cristo no mundo. Não gostei dessas novas versões apresentadas, e acredito que nenhum texto conhecido dê embasamento a essas mudanças.
3-O autor parece obcecado em atacar o cristianismo, especialmente a igreja católica. Funciona assim : eu reescrevo o Evangelho do jeito que eu quero, e a partir da minha versão, eu posso criticar a igreja do jeito que eu quiser. Aí fica fácil né Sr. Benitez...
4-Algumas narrativas afrontam o cristianismo como um todo. Sobre elas, não se encontram explicações nesse volume, talvez nos próximos...
Para não ser injusto, vou citar dois momentos que eu gostei :
1-O início da viagem no tempo. Me senti viajando junto com a tripulação, achei formidável!
2-A primeira flagelação imposta a Jesus. Aliás, a semelhança com o filme do Mel Gibson (Paixão de Cristo) é impressionante!
Enfim, estou decepcionado e não pretendo continuar a série. Quer se encontrar com Jesus Cristo? Leia o Novo Testamento, esqueça os óculos do Sr. J J Benitez.
Carolina 30/12/2021minha estante
Incrível que você tenha aguentado ler até o final

Carolina 30/12/2021minha estante
Deve ter sido penitência kkk

Rubens.Memari 30/12/2021minha estante
Chega de leitura penitencial kkk

devidal 15/03/2017

Contraditório
Bom, terminei hj a leitura do livro. Houve partes que o autor me fez chorar de emoção, como no encontro de Jesus e o Major e em outros eu fiquei frustrada qdo ele contradiz a bíblia....ok eu sei que é ficção, mas tem certas coisas que não dá absorver. Não sei nem dizer o que achei da obra..
Feh 25/02/2018minha estante
Da ele para mim ??

devidal 25/02/2018minha estante
Olá, eu até daria, mas o livro não meu, peguei emprestado.

Giovana 18/08/2013

CAVALO DE TROIA 1 – JERUSALEM – J. J. BENÍTEZ
CAVALO DE TROIA 1 – JERUSALEM – J. J. BENÍTEZ

“Não me peça que te fale de Deus: sente-o. É o suficiente...”
Cavalo de Troia também é um livro que você precisa sentir. Você precisa sentir o sorriso do Nazareno, seu abraço caloroso, e, principalmente, a alegria de viver de Jesus!

Confesso que nunca li a bíblia e odeio ir a missa (tanto que eu não vou mais). Mas Cavalo de Troia não tem nada a ver com religião, apesar de contar a historia da crucificação de Cristo. Cavalo de Troia é um livro para autorreflexão.
Autorreflexão sobre quem você é hoje, quem você foi no passado, e o que vai ser de todos nós no futuro. Autorreflexão sobre a alegria e as maravilhas de viver, sobre a crueldade (ou ignorância?) do mundo, e, principalmente, sobre quem foi Jesus.
Jesus realmente existiu? Quem foi ele? Como foi ele? Por que ele existiu?

Cavalo de Troia te faz pensar sobre todas essas questões, e muitas outras, que vão te fazer ver as coisas de um modo diferente, ou não.

“-Que é o amor?
“-Dar.
“-Dar?
“-Dar. Desde um olhar até a vida.”

AndreFillipe 21/11/2014minha estante
Se você gostou desta ficção então deve gostar de O Evangelho Como Me Foi Revelado de Maria Valtorta. Mística que teve visões da Vida Pública de Jesus do próprio Jesus.

leandro 01/05/2015minha estante
Em minha opinião, só o volume 1 da saga é digno de nota, os outros apenas são uma extensão do primeiro. Mas, acho que você tocou no ponto e na força da obra: desperta uma visão de Jesus Cristo muito forte (espiritualizada até). A descrição que sai das páginas do livro apenas reforça o Mistério do Cristo, sua humanidade, sua grandeza, e no final é impossível não se questionar: como fomos capazes de crucificá-lo? Recomendo o "Evangelho Secreto da Virgem Maria", de santiago Martin.

Marcelo.Oliveira 11/08/2020

Uma excelente ficção
A obra retrata a "operação cavalo de troia", esta, que cientistas e militares da NASA, trabalham com a finalidade de conseguir viajar no tempo.
O major, nomeado posteriormente como "Jasão", se torna testemunha ocular da última semana de Jesus Cristo, ou Gigante de Nazaré, como chamam por vezes no livro, em uma ficção com enredo muito bem amarrado, com aspectos que remetem à realidade história, costumes das pessoas da época em Jerusalém, com uma interessante riqueza de detalhes e diálogos dotados de muita emoção.
O livro se torna ainda mais interessante, ao saber, que o livro foi escrito com base em um relato de um militar americano, que afirma que essa operação não existe/existiu apenas no mundo ficcional.
Débora Galter 12/08/2020minha estante
Resenha perfeita!

Marcelo.Oliveira 13/08/2020minha estante
Muito obrigado :)

Angell 30/12/2017

Verídico ou FIcção?
Sem palavras para a descrição tão detalhada - que chega a ser "real" - da vida de Jesus nos dias próximos à Sua crucificação. Sinceramente, fico com a frase da contracapa do livro que diz "... Só o futuro poderá dizer se o diário e todo seu conteúdo é verídico ou ficção..."
Feh 25/02/2018minha estante
Você me daria?

Angell 25/02/2018minha estante
Não entendi sua pergunta, me desculpe...

Sávio 26/06/2015

Adorei
Foi o primeiro livro que comprei com meu espartano salário de estagiário. Foi um desafio de um falecido tio que, devido à qtde de páginas, disse que eu não conseguiria terminar. rs. Li e adorei.

Um livro denso e feito por um cientista com grande conhecimento da bíblia. Nota dez.

Só para saber, depois li o 2, o 3 e o 4. Terminei por aí.
Ritinha - @blogproximahistoria 02/11/2018minha estante
Pq parou no 4?

Sávio 07/01/2019minha estante
Eu adorei o 1. Do 2 ao 4 fui com muita expectativa e me decepcionei. Daí parei.

Taisa 17/01/2016

Complicado para mim falar desse livro, já o li há tempos e travava na hora de resenhar. Aprendi muita coisa, refleti, me emocionei mas a característica marcante dele que é a ultra descrição dos fatos por vezes ironicamente se tornou a pedra no meu sapato.

Cavalo de Tróia vai contar a história do próprio autor relatando em primeira pessoa como conheceu o Major e como ele lhe confiou o diário de uma operação secreta da NASA. J.J. Benítez é um pesquisador tenaz nos assuntos relacionados a Bíblia e não haveria pessoa melhor para que esse "tesouro" fosse revelado, sua obstinação o levou a empregar grande parte da sua vida nos assuntos de cunho religioso.

A primeira parte é EXTREMAMENTE teórica e descritiva, de como eles (o Major e seu companheiro na missão) viajaram no tempo, todas as técnicas e metodologias empregadas para que isso fosse possível, nomenclaturas e um vocabulário imensamente conceitual, eu diria até abstrato, vez que uma parcela mínima da população entende de física quântica, nano tecnologia, química, biologia celular e seus pormenores. Juro que tentei entender tudo, dava pausas, pesquisava, estudava e depois me confundia ainda mais, consegui ter uma ideia do que ele quis passar, nada mais do que uma ideia.

Quando eles chegam em Jerusalém é lindo de se ver, quando personagens como Lázaro, Marta, Maria (irma de Marta) e principalmente Jesus Cristo aparecem é de perder o fôlego. Eu comecei a viver pelas aparições Dele no livro, amei a maneira como Ele foi retratado. Mas houveram vários (eu contei, na verdade um milhão e duzentos) momentos em que eu queria uma edição reeditada sem tantos detalhes.

Era a madeira que era utilizada para fazer o átrio, o tamanho dela, a cor, a espessura. O tecido que eram feitas as roupas, cores, tamanho, espessura. Era o relato EXATO do tamanho da casa, altura, largura, comprimento, tipo de lajotas, tipo de parede, cor, janelas de tal tamanho, numero de janelas, localização de janelas, quantos bancos tinham, do que eram feitos, tamanho deles, espessura, largura, quantas pessoas cabiam sentadas....

Aahhhhhhhhh teve um momento que foi toooooo much, quantos litros tinha a bexiga de Jesus. Sério, precisava disso? E pior que foi em um momento extremamente emocionante, eu estava em prantos enquanto lia e essa informação que ele julga ser totalmente necessária, foi um balde de água do Alasca. Mas enfim, eu sou uma romântica que adora uma epopeia dramática e tem dificuldade em entender que um autor que dedicou uma vida a estudos sobre a Bíblia e a Jesus Cristo sente a necessidade de relatar TUDO que ele encontrou e descobriu sobre o assunto. Sem dúvida fazer uma narrativa romantizada não foi o objetivo dele, e depois pensando sobre o livro vejo que ele é assim por que tem de ser mesmo, ninguém nunca fez uma coisa dessas, é altamente didático e ao mesmo tempo nos dá uma visão sublime e bela de Jesus.

Benítez dá suas alfinetadas sim para com a maneira em que a Palavra foi difundida. Não senti uma afronta direta ao Catolicismo, mas ao Cristianismo de uma forma geral. Momentos marcantes como "O Lava Pés", "A Traição de Judas", "A Negação de Pedro" entre outros tantos trouxeram um ponto de vista extremamente interessantes e bonitos, refleti muito.

Eu indico. É lógico!! Mas com ressalvas. Primeiro deve haver um interesse por esse tipo de literatura religiosa. Segundo, como eu disse anteriormente ele por muitas vezes é cansativo, você tem que ir já com o psicológico preparado que vai ser uma aula de ciências misturada com história e pontuada por lindo momentos com personagens incríveis, um deles O mais incrível de todos os tempos: Jesus. Então para mim esses momentos foram o Céu, eu continuarei com a série, mas espero sinceramente que haja mais ação e menos descrição.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Dani Eiko 25/05/2017minha estante
É exatamente assim que estou me sentindo no momento.
Achando a leitura muito cansativa, porem minha curiosidade não me deixa abrir mão da leitura.

Gandarella 30/09/2018minha estante
Concordo plenamente

Junior 18/02/2011

Cansativo
O tema central (viagem no tempo) é muito interessante e eu fiquei ainda mais curioso depois de ouvir vários comentários sobre a estória "real" descrita no livro, isso há uns bons anos atrás.

Apesar de ter em mãos uma boa estória, o autor, na tentativa de provar que tudo aquilo era mesmo real, conseguiu tornar a leitura deste livro extremamente fatigante, detalhando demais os procedimentos técnicos e toda a tecnologia que permitiram a tal viagem. Hoje, o livro soa um tanto quanto defasado, para não dizer ridículo (lembrando que intenção do autor era de vender a estória como real) em relação à tecnologia, o que deixa a coisa meio que sem graça. Muito melhor seria se o livro tivesse sido levado pelo autor como o que ele realmente é: um bom livro de ficção.
e-zamprogno 05/08/2011minha estante
A acusação de que a história é fatigante por excesso de detalhamento "técnico" dos procedimentos procede, mas isto ocorre num trecho muito curto do livro, apenas no começo. Vencida esta parte, todo o resto é muito interessante.

Nanda 14/09/2012

Chato no inicio!
Emocionante!!!
Maravilhoso!!!!!
Dani Eiko 25/05/2017minha estante
Estou na parte chata ?

Juliana.Cantuaria 16/09/2016

Muito amor nesse livro
Se você é cristão, esse livro, mesmo que ficção, vai fortalecer sua fé em Cristo. Se você não é cristão, vai se encantar com o livro porque ele é espetacular. Não tem como não se apaixonar pelo Jesus descrito por J.J Benítez, mesmo considerando-o um personagem. A história é tão bem escrita que te faz pensar se o autor realmente criou o enredo ou se somente o descreveu. Apesar de todos já saberem o final, você simplesmente não consegue não ler até o final, e quando acaba você não vai querer que tivesse acabado, vai parecer que as 619 páginas simplesmente não foram suficientes. Maravilhoso!
Esdras Souza 23/12/2017minha estante
undefined