O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

IzzyNolding 08/09/2022

Deus, como esse livro é grande. Não tira o mérito, para mim, da história, mas o editor podia ter passado a faca ali numas 200 páginas e continuaria tão bom quanto. Quando eu digo que o Jordan NÃO estava com pressa, ele realmente NÃO TAVA COM PRESSA.

E como ele não estava com pressa, eu não li com pressa. É um livro com muita informação, páginas e páginas de infodump que parecem inúteis, mas que mais pra frente no livro, e na série, eles são importantes. É um livro que precisa de uma leitura atenta e vale a pena.

Nessa primeira entrada no mundo da Roda do Tempo, conhecemos nossos personagens, Perrin, Mat, Rand, Nyneave, Egwane, Moiraine, Lan e Thom. E o livro vai se concentrar inteiramente neles e na jornada para fugir de Dois Rios e chegar a Tar Valon.

O desenvolvimento do mistério do Dragão, das relações entre os personagens e dos perigos que eles achavam seres lendas são ótimos. É a típica trope do Escolhido e uma jornada (alou Sociedade do Anel). Temos migalhas e pistas de qual deles seria do Dragão Renascido, embora, pra mim, tenha ficado meio óbvio em 30% do livro quem seria.

Bebendo da fonte de Tolkien, o Jordan não esconde suas raízes e inspirações, Trolloc is the new Orc, ele mostra a que veio. É uma escrita intrincada, não é fácil de ler, mas o mundo que ele criou valeu muito a pena.

No primeiro livro já temos contato com as Aes Sedai e suas regras, com os Mantos Brancos e com a Sombra, desde o primeiro momento sabemos o que está em risco e as consequências do fracasso. Ele não segura informação e coloca tudo na mesa para o leitor entender o que está acontecendo.

O final é meio confuso, eu precisei reler as coisas, mas é um final épico para a conclusão do primeiro passo dessa história épica. Eu acho que o Jordan não sabia se ia ter mais livros publicados e quis finalizar com um BANG.

Se você gosta de comprometimento, são 14 livros + uma prequel, de fantasia épica e magia, dê uma chance a esta série. Mas fique avisado.

site: https://www.instagram.com/p/Cc1KyZFM6EB/

Paulo Henrique 15/12/2021

Eu estou apaixonado nesse mundo
A Roda do Tempo foi um livro que adiei por muito tempo, pelo medo e falta de tempo em vista do tamanho... A chegada da série trouxe um novo ânimo e eu comecei a ler.
E eu quero saber TUDO sobre esse mundo agora! A Roda do Tempo é um universo gigantesco, com MUITOS personagens e muita história por trás dos eventos principais e sei que isso intimida alguns leitores, e ainda que o Glossário ajude em boa parte, sempre penso que há mais 13 livros, e esse universo com certeza será mais explorado, que as coisas ficarão mais claras.
Os personagens são um show a parte, e ainda que uma determinação ligação tenha acontecido de forma abrupta, acho que todo o restante do desenvolvimento é excelente e coerente.
Tem gente que reclama de lentidão, mas não achei o livro lento em nenhum momento, talvez repetitivo se olhar para a fuga deles, com uma longa sequencia de "parada, surge alguém, lutam e fogem" e tudo de novo depois, mas sempre com elementos diferentes, e com novidades na construção de mundo. Eu acho esse livro de uma genialidade impar no quesito construção de mundo!
Sou o mais novo fanboy do Robert Jordan e vou panfletar!
Ander 16/12/2021minha estante
MARAVILHOSO!!!!!!!!

Luaa_ 21/12/2021minha estante
Resenha e livro MARAVILHOSOS!
Você descreveu tudo perfeitamente bem. "A roda do tempo" é um livro extremamente inteligente e cativante! O autor usa muito bem das palavras para explicar e introduzir o leitor ao mundo. Ao mesmo tempo ele cria um plano de fundo intrigante, deixando claro que essa história irá se aprofundar cada vez mais, tanto nos personagens quanto em sua complexidade.

Allan 15/01/2022

O Dragão Renasceu!
O primeiro livro finalizado do ano não poderia ter sido melhor. Em O Olho do Mundo acompanhamos uma jornada de alta fantasia super clássica.

Tem elementos derivados de outras histórias? Vários, mas isso não é um problema aos meus olhos, traz uma sensação de familiaridade para a narrativa.
Amei a maioria dos personagens e amei odiar outros (Nynaeve, você sabe que eu to falando de você kkkk).

To animado para continuar a jornada e explorar mais esse mundo!

Rui.rodrigo 16/07/2021

Uma introdução de 800 páginas para uma aventura épica
Há alguns dias concluí esse livro, e todas as 800 páginas foram prazerosas, mesmo em alguns momentos mais arrastados. O autor não tem pressa para mostrar o seu mundo e os seus personagens (que são muitos).
A narrativa vai se desenvolvendo lentamente, os lugares vão sendo explorados aos poucos, os personagens vão a cada página ganhando características próprias e vemos o desenvolver das relações entre eles. Um pequeno gesto, um olhar, uma palavra, e ali percebemos todo o desenvolvimento da relação entre aqueles personagens. Simplesmente linda a forma que Robert Jordan construía seus personagens.
Acho que muita coisa ainda vai acontecer nessa saga e estou ansioso para isso. Minha dica é não se assustar com o tamanho do livro, e ir fundo na leitura.

Guxta 15/11/2021

Uma gangorra...
Na minha opinião esse livro possui altos e baixos frequentes, capítulo após capítulo. Tudo começa de forma leve e divertida (tirando o prólogo), mas até o final muitos problemas são observados.

Ainda antes da primeira queda brusca, os diálogos entre os personagens principais (Rand, Perrin, Mat e Egwene) me causaram um pouco de desânimo devido ao tom infantojuvenil que o autor aplica, mas até aí tudo bem. São personagens jovens e ainda imaturos. A falta de informação do que estava acontecendo também me causou estranheza. É compreensível que esse elemento misterioso faça parte da trama, tendo em vista que há lendas e profecias a serem tratadas e reveladas, porém esse tom se prolonga por muito tempo, tornando dois personagens (Lan e Moiraine) extremamente chatos até quase a metade do livro.

Em um determinado momento a coisa se transforma pra mim. Em apenas um capítulo tanta coisa boa acontece que eu me convenço de que tudo vai mudar. A quem leu, falo da passagem por Shadar Logoth. Simplesmente perfeito. A chegada ao local, sua exploração, o encontro com uma determinada criatura e a fuga desesperada do lugar, que introduz uma segunda criatura igualmente muito interessante. Infelizmente essa sensação dura pouco e é a partir daí que, na verdade, tudo desanda.

São quase 200 páginas de muita barriga. Muita repetição, capítulos completamente desnecessários. Não entrarei em detalhes para que não haja spoiler, mas são passagens praticamente idênticas. Estalagem, encontro e fuga.

Por volta da página 500, a coisa melhora um pouco novamente. As coisas vão entrando no eixo, novas situações vão acontecendo e finalmente há uma real evolução na história. Mas, infelizmente, o final acaba sendo muito mirabolante e são tantas coisas jogadas ao mesmo tempo na cena mais importante do livro, que é como se um pintor usasse todas as cores de uma só vez em um quadro minúsculo.

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, O Olho do Mundo não é um livro complexo ou cheio de informações. A série, como um todo, pode sim ser tudo isso, mas tudo que é apresentado nesse primeiro livro é fácil de digerir. Claro que não há respostas para tudo somente nele. Você irá entender melhor sobre as Aes Sedai em outro volume. O mesmo acontece com os Filhos da Luz. Mas no que esse volume se propõe, que é introduzir o descobrimento do Dragão Renascido, está bastante claro. O problema é apenas a inexperiência de um autor que se prolonga onde não deve e não se aprofunda onde deveria (ou quando o faz, se embola ainda mais se empolgando ou fazendo isso desordenadamente).

Karina183 29/04/2022

Alguns tropeços mas foi bom demais.
Admito que estava com a expectativa gigante pra começar essa (longa) saga e fiquei um pouco (bem pouco) decepcionada. Muito do livro são coisas que poderiam ser descritas em poucas páginas, mas as vezes esse é o karma da fantasia. O final também deixou a desejar, foi tão... simples. Quando se constrói toda uma tensão em volta do que vai acontecer no final, você espera algo grandioso e não foi o caso.
Apesar dos apesares eu realmente gostei muito de ler O Olho do Mundo. A criação e desenvolvimento dos personagens são maravilhosos, a criação do mundo em si é cativante. Terminei o livro extremamente curiosa pra continuar a saga e é o que farei.
@lendocomjulian 29/04/2022minha estante
Mas esse é o inicio da jornada, não desista. A partir do segundo, já tem muitas coisas inéditas, tem umas correrias legais. Não vai se arrepender

Karina183 29/04/2022minha estante
Não desisti! Já tô programando pra começar o segundo, é uma saga que eu realmente tô empenhada em ler esse ano.

@lendocomjulian 29/04/2022minha estante
Eu parei na metade do 3º mas quero voltar.

Vanessa 09/09/2021

Eu amei esse livro. A inspiração na obra do Token é clara, mas eu consegui me identificar com os personagens daqui mais rápido. Estou ansiosa para começar o livro 2 :-)

fabio.hingst.1 20/12/2021

Há de ser o que a Roda tecer
Depoimento

Introdução
Enfim finalizei este grande épico de Robert Jordan e, num contexto geral, foi uma leitura aprazível, interessante e instigante. Contudo, existem algumas ressalvas que me impediram de adicionar cinco estrelas a "O Olho do Mundo".

Pontos Positivos
Eu apreciei muito o desenvolvimento das personagens, cada uma trabalhada e lapidada de forma detalhada e impecável, o que os faz únicos em diversos aspectos, assim como o trabalho aprofundado no universo riquíssimo abordado. É tudo muito radiante, vívido e movimentado, com uma criatividade sem tamanho, algo que me traz fascínio e me apaixona na Fantasia Épica. Sem dúvidas, se você é um fã do gênero, essa leitura é OBRIGATÓRIA, pelo menos uma ou duas tentativas valem!
Do mais, valeu muito a pena.

Ressalvas
"O Olho do Mundo" é dotado de 800 páginas, um verdadeiro calhamaço, o meu tipo de obra favorita em devorar. Porém, a narrativa, muitas vezes, é monótona, arrastada e excessivamente prolixa, fato que prejudica que esse montante de páginas entreguem momentos verdadeiramente grandiosos.
Outro ponto que me incomodou é a falta de tensão na narrativa, pois as personagens não parecem sujeitas a verdadeiras consequências e perigos, o que torna o algoz principal não tão "Tenebroso" assim, pois sempre levam a melhor ou dão um jeito mirabolante de escapar da Sombra. Isso é apenas a minha opinião pessoal.
As semelhanças escancaradas com "O Senhor dos Anéis" também me incomodaram, eu mesmo posso traçar diversos paralelos, mas quem é que não se inspirou no Mestre Tolkien, não é mesmo? Pela roupagem e significante originalidade em praticamente tudo, vejo isso como uma bela e bem orquestrada homenagem ao Pai do Épico.

Foi uma leitura deveras prazerosa, um clássico, na minha opinião, e valeu cada minuto.

Mais uma vez, há de ser o que a Roda tecer.
Carol Grayshadow 20/12/2021minha estante
Bom saber......
Estou com a mesma opinião

Renata 07/04/2021

Fantasia clássica
A escrita é bem robusta, lembrando bastante o estilo do Tolkien. Tem bastante descrição, sem enrolação, o que ajuda bastante na visualização. O ritmo é mais lento mas tem pontos bastante emocionantes. A base da história é o clássico bem x mal, mas com elementos únicos que fazem desse livro um clássico para quem gosta do gênero.
Lucas.Valentim 07/04/2021minha estante
Um dia eu tomo coragem de continuar essa saga kkkk

PatyLendo2023 30/06/2023

Aventura
Foi cansativo em vários momentos. Pra quem reclama de Tolkien já se prepare que as descrições Aki são longas. A história é boa e acho que é um livro introdutório. Tem muitas pontas soltas e várias coisas para explicar. Mas o próximos devem trazer respostas.
Gostei. A saga agora é encontrar o livro 2.

Iasmyn 17/03/2022

Mais um pra conta...
No início estava na dúvida se conseguiria terminar o livro, mas o Universo é incrível e a cada página foi me conquistando mais. Em alguns momentos é mais parado, mas acredito que por ser o primeiro livro e o autor está nos apresentando este novo mundo, seja aceitável, tanto que nos últimos 20 capítulos o ritmo melhorou muito ( mais acontecimentos e mais ação kkk)

Esperei um pouco após acabar a leitura pra entender se realmente tinha gostado, e não parei de pensar nos personagens e em pegar o segundo livro rápido kkk.

Conclusão, mais uma série que começo e que me conquistou! pretendo continuar.

Leonardo_css 16/02/2021

Um mix de emoções
Meu primeiro contato com a história foi dividido em duas vezes. A alguns anos comecei esse livro e por achar lento, desisti. Mas, com a mente mudada voltei a ele nos últimos meses.

O livro é focado em três camponeses que viviam sua vida de maneira tranquila. Cada um estava focado em seguir os passos de seus mestres, seja no campo ou como ferreiro.

Mas, o que liga esses três jovens? Uma visão, sim, os três são surpreendidos por um vulto negro que os seguem em diversos momentos.

Junto a isso, uma grande festa anual chega a cidade, trazendo diversas atrações para a população....mas, seria só isso? Ou o perigo está rondando por perto.

O livro é longo, cada detalhe é explicado de maneira a introduzir toda a atmosfera em sua mente. Contudo, existe um verdadeiro "mix" de emoções, já que a todo momento novas coisas vão acontecendo no caminho desses jovens, tornando tudo emocionante.

Por fim, recomendo verdadeiramente a leitura. É um livro para se ler diariamente, curtindo cada momento.

Lys 10/03/2014

Em tempos de Crônicas de Gelo e Fogo galera anda (re)descobrindo a coragem para ler livros mais extensos, mas ainda assim é bom avisar que O Olho do Mundo possui lindas 800 páginas AND é só o primeiro de uma série de 14 livros. Mas acalme-se, pequeno gafanhoto. Ainda não desate a correr desesperadamente sem olhar para trás. Primeiro leia esse post, então tire suas conclusões e pode ser que você seja surpreendido por uma grande vontade de embarcar nessa (longa) jornada no melhor estilo Tolkieniano.

E por falar em Tolkien, talvez fãs mais fanáticos de The Lord of the Rings não gostem muito da criação de Jordan e desenvolvam certa antipatia já que existem inúmeras semelhanças entre as duas obras – Os Nazgul e os Myrdraal, por exemplo, são irmãos gêmeos – e LOTR veio beeem antes, tanto que Jordan admite ter se inspirado bastante na saga do anel. Mas aconselho todo mundo a esquecer isso e curtir a história porque o autor criou um mundo incrível cheio de detalhes – que provavelmente vamos demorar os 14 livros para conhecer por inteiro – e com uma lógica diferente (a ideia da Roda do Tempo é muito interessante), personagens carismáticos (apesar de as vezes dar vontade de enforcar um ou outro) cheios de dúvida, porém corajosos, o que faz toda a diferença, e povos diferentes, cada um com seus próprios sistemas sociais e culturais.

Como tudo sempre começa pelo início (oi?) em O Olho do Mundo começamos a aventura acompanhando Randy, Mat e Perrin, três jovens dos Dois Rios que pensavam ser simples camponeses, mas que vão descobrir que a integridade do mundo inteiro depende do desenrolar de seus destinos e da vitória sobre o Tenebroso – que na verdade se chama Shai’tan, porque eles têm uma vibe meio Harry Potter com Aquele que não deve ser nomeado.

Porém, até mesmo a vitória significa derrota nesse épico. O problema é que galera precisa resolver se quer cair no espeto ou na brasa porque tanto o Tenebroso quanto o único capaz de destruí-lo, conhecido como O Dragão, podem/vão causar a ruptura do mundo (ruptura, destruição, devastação, desmantelamento, etc, etc, etc). O que resta aos simples mortais é torcer pelo “menos pior”.

Apesar do prólogo super envolvente, o livro só começa a engrenar mesmo ali por volta da página 50, mas quando pegar velocidade, amigos, vocês não vão mais querer largar o livro. São 750 páginas que você quer ler na velocidade da luz e ao mesmo tempo deseja que fossem pelo menos umas 1600, primeiro porque você não quer que acabe, segundo porque você vai finalmente entender a necessidade de tantas páginas. A rica e encantadora mitologia e a ação conseguem prender o leitor até o final e garantem a vontade de ler o próximo volume da série.

E aí, gente, topam o desafio de seguirmos juntos por mais 13 livros?

site: http://hipnoseries.lekkerding.com.br/
Patrick Ramos 25/11/2014minha estante
E sem falar que os Nazgul eram apenas nove, já os Myrdraal tem uma mãe parideira que não tem tv em casa.

Samira157 28/09/2020

Um universo complexo e adimirável.
A historia é um pouco arrastada, mais no final fica mais fluido.O prólogo é um pouco complicado de entender, mais a partir do primeiro capitulo a historia ganha mais estrutura de começo, meio, e fim.
No fim as coisas acontecem bem rápido, e me deixou curiosa para o próximo livro.Mais uma coisa é que a escrita do livro é as vezes um pouco complicada, mas nada que não de para entender.
Esse livro é bom e bem complexo, cinco estrelas e favoritado.

Julioocss 10/09/2020

Épico
Sensacional.. A roda do tempo, chegou pra me prender de verdade.. uma imersão Sensacional me lembrando muito senhor dos anéis e a guerra dos tronos.. Robert criou um mundo fantástico aqui, tudo bem detalhado e explicado.. sem resume e sem spoiler, a aventura do herói Rand é excepcional e vai ficar melhor nos próximos volumes