A queda do céu Davi Kopenawa

Resenhas - A Queda do Céu

Cassia.Scapini 26/01/2024

Que livro, meus amigos?

A leitura, em alguns momentos, se torna um pouco maçante. Mas o retrato xamânico dado pelo Davi Kopenwa é muito tocante e forte!
Esse livro traz uma aprendizagem incrível sobre a cultura yanomami e todo sofrimento passado por eles.

Aparentemente a profecia não deve demorar muito para acontecer, logo o céu deve cair e todos nós sofreremos as consequências.

Kesy 21/01/2024

"Você teria um minutinho para a palavra de Davi Kopenawa?"
Quando que um não índigena imaginou que teria sua "civilização" questionada, contrariada e rejeitada, por um Yamomami?

As palavras de Davi Kopenawa devem ser amplamente conhecidas, seu raciocínio simples direto e questionador, mostram o quanto nós passamos ignorantes, cheios de si e cheios de "coisas", que nos adoecem no físico e espiritual.

Sua trajetória, seu trabalho devem inspirar jovens de diversos povos indígenas a seguir firmes na luta do resguardo e amplitude de seus direitos.

Somente a literatura é capaz de nos levar ao mais próximo de entender outras cosmovisões, que não seja a do capitalismo em que vivemos. E a dedicação heróica a esse trabalho realizado por Bruce Albert, seja também inspiradora, para quem deseja manter vivo o legado de seus ancestrais Originários.
Taysa M. 25/01/2024minha estante
Davi com sua grande humildade e inteligência nos dá uma aula de como nossa sociedade infelizmente está completamente contaminada por vícios e coisas supérfluas. A desgraça maior é que não nos limitamos apenas às cidades. O homem branco e sua ganância levou para outra civilização, que apenas querem viver conforme sua ancestralidade, uma onda de desgraças e epidemias. Por mais que seja repletos de relatos lindos sobre os espíritos da floresta, é muito triste acompanhar o sofrimento desse povo sem poder ajudar de alguma forma.

Eliane 28/12/2023

A junção de dois homens, um etnólogo: Bruce Albert e um xamã Yanomami: Davi Kopenawa, nos traz o confronto entre duas visões de mundo: a dos brancos, sua "civilização" e suas mercadorias, pelas quais são capazes de destruir tudo, inclusive a si mesmos, e a visão belíssima do povo Yanomami, sua vida e sua luta pela preservação da floresta, pela sobrevivência de seu povo, pela preservação do mundo - inclusive dos brancos - e a beleza de sua cultura, de seus ideais, de sua floresta, de seus rios e animais, de seus maiores, de seus protetores espirituais, os xapiri e Omama, e a história de sofrimento deste povo, sua quase dizimação, pelas doenças, pela violência, pela ganância desenfreada dos "comedores de terra" hipnotizados por suas peles de papel, incapazes de perceber que, um dia, o céu acabará por cair em suas cabeças, ao trazerem o caos ao mundo! Comovente, triste e revelador!!!

Yuri391 10/11/2023

Simplesmente perfeito ????
A queda do céu foi simplesmente uma das leituras que eu mais aprendi sobre os povos originários e indígenas de nosso país.Os Yanomamis são um povo de mente aberta e não são nenhum um pouco ignorante como o próprio coautor Davi Kopenawa descreve,muitas das vezes ele mesmo cita que os brancos ( inimigos ) dizem más palavras sobre os povos Yanomamis e que na maioria das vezes essa más palavras são mentiras. Davi Kopenawa é um personagem bem importante para o nosso país sendo um xamã, produtor cultural e ativista político reconhecido internacionalmente. Sua obra fala bastante sobre os garimpeiros que querem devastam a floresta e o modo de como os brancos tratam os Yanomamis, como seres ignorantes, maléficos e burros. Mas Davi cita que isso é puramente mentira e que na maioria das vezes os Yanomamis são mais inteligentes que os próprios brancos. Recomendo bastante esse livro pra quem quer saber mais sobre a vida e o modo de viver dos Yanomamis.

Fernanda.Deister 26/08/2023

Um livro necessário
Esse é um livro que eu sabia que mexeria com minha perspectiva de olhar o mundo, mas não achei que seria tanto. A narrativa é bem fluida e traz diversas reflexões sobre o povo da floresta, como eles enxergam o povo da mercadoria e os impactos irreversíveis que a invasão dos brancos trouxe aos Yanomami. Davi foi de uma sensibilidade enorme ao discorrer sobre tantas dores para nos dar a oportunidade de refletir. Esse livro é um aviso urgente, um pedido de ajuda já sufocado da necessidade de deixarmos a floresta e o seu povo em paz. Também achei interessante o postcriptum do Bruce Albert detalhando o processo da etnografia e da construção do livro. Recomendo muito a leitura

Adriana Perrone 14/08/2023

A queda do céu
Publicado originalmente em francês em 2010 e lançado pela Companhia das Letras em 2016, A queda do céu é um livro de não-ficção que nos apresenta o incrível relato do líder Yanomami Davi Kopenawa, gravado e transcrito pelo etnólogo Bruce Albert.

Preparem-se para mergulhar nesse incrível calhamaço de 729 páginas com extensos capítulos, anexos - onde um deles nos dá uma noção sobre etnia, língua e ortografia e também um breve apanhado sobre os Yanomami no Brasil. E um breve texto intitulado “O massacre de Haximu” que me deixou completamente devastada com tamanha brutalidade e violência. Além de um glossário etnobiológico e geográfico, fotografias e mapas.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, “ Devir outro”, nos é apresentado Omama, considerado pelo povo Yanomami, o criador da terra e das florestas. Vamos também conhecer a história de como nasceu o primeiro xamã, que pra mim foi um dos primeiros trechos do livro que me deixou impressionada, de quão incrível é essa história. Ainda na primeira parte do livro, um capítulo é dedicado aos xapiri, que são os guardiões invisíveis da floresta, os espíritos que visitam os povos Yanomami. Davi faz um relato sobre sua infância e de como parte de seu povo foi dizimada por epidemias propagadas pelo homem branco.

Kopenawa também nos revela sua experiência ao tomar o pó de yãkoana e como foi seu processo de iniciação para se tornar um xamã.

A segunda parte, “A fumaça do metal”, descreve o encontro do povo Yanomami com os brancos. Kopenawa conta sua experiência de convivência com missionários que passam a viver aos arredores e como essas missões cristãs interferiram na vida e na cultura de todo o povo da comunidade Yanomami. Davi se mostra revoltado com essas pessoas, mas não se deixa influenciar. Vale também destacar que nessa parte do livro, o povo Yanomami sofre muito com a violência provocada pelos garimpeiros que invadem seu território, deixando um rastro de destruição.

Na terceira parte do livro com o subtítulo “A queda do céu”, o autor nos apresenta a trajetória e a luta de Davi para denunciar o extermínio de seu povo e a devastação da floresta. O desejo de Kopenawa é que sua voz seja ecoada aos quatro cantos e especialmente que seja ouvida pelo homem branco. Ele faz um apelo sobre os perigos iminentes em continuar com a exploração dos recursos naturais e das florestas.

O tamanho do livro pode causar certo receio para iniciar a leitura. Mas não deixem que isso interfira na sua decisão de ler. Garanto que não irá se arrepender com quão incrível é essa leitura. Por ser uma narração transcrita, a leitura pode parecer um pouco cansativa no início, mas no decorrer das páginas vamos nos envolvendo com a quantidade de conhecimento que é absorvido e o quão interessante é o tema, que a leitura começa a fluir rapidamente.
É uma leitura extremamente rica de relatos, de cultura e de visão de mundo que nos faz refletir e repensar sobre as atitudes predatórias da nossa civilização.
Foi uma leitura que me deixou completamente devastada com certos relatos, mas ao mesmo tempo fiquei maravilhada com tamanha sabedoria que Kopenawa nos proporciona nesse livro.

“Enquanto os xamãs ainda estiverem vivos, eles poderão evitar a queda do céu, mesmo que ele fique muito doente”

Biblioteca Álvaro Guerra 02/08/2023

Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535926200

Lucikelly.Oliveira 08/05/2023

Leitura mais que necessária
Eu termino o livro me perguntando pq estudamos mitologia grega na escola e não estudamos também a mitologia dos nossos povos originários?

Que riqueza! Que fantástico. Estou embasbacada com o livro.
Leiam!!!!

isa! 06/05/2023

A queda do céu
Caralh, que livro maravilhoso, daqueles que divide a gente entre antes e depois, me fez refletir muita coisa que eu nem imaginava e trás uma versão da história que todo mundo deveria ler.

Kaprãn 25/03/2023

Um livro de extrema importância, no começo é um pouco difícil até se familiarizar com o vocabulário, depois disso vc vai se encantando com a narrativa de Davi e se irritando com os brancos, sobretudo da maneira que foram fazendo contato.

Patrick41 19/03/2023

Um grande ensinamento
Iniciei a leitura desse livro no dia dezenove de janeiro de dois mil e vinte e três, eu tinha expectativas de que esse livro seria bom, mas não esperava que ele fosse tão grandioso. A cada finalização de um capítulo era difícil eu me conter para não continuar conhecendo mais sobre os Yanomami e sua história e junto com a jornada de Davi Kopenawa -uma das grandes lideranças intelectuais, políticas e espirituais mais importante no panorama contemporâneo de defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos, com reconhecimento nacional e internacional.
Está em uma das coisas mais humanamente possíveis ler seus relatos junto com a filosofia dos Yanomami e não se emocionar. Na minha opinião, seu modo de vida faz muito mais sentido do que o nosso, homens brancos. Eles não vivem em função do dinheiro, em ter mais objetos do que outros ou se aproveitar dos outros para tirar vantagens.
Em toda a sua complexidade “A Queda do Céu” oferece muitas coisas além dos relatos de Davi Konenawa ou o modo de vida dos Yanomamis, ele oferece provas de que a vida pode e deve ser muito mais do que aquilo que estamos acostumados em viver; que por coisas tão banais podemos ser tão cruéis. Por conta da nossa ignorância e crueldade, pessoas que apenas estavam vivendo sua vida foram exterminadas.
“A Queda do Céu” é um livro que deveria ser alcançável para todos, dando voz para aqueles que viveram muitas descriminações e massacres; que pede ajuda para suas vozes serem escutadas e deseja compartilhar seus ensinamentos e experiências para aqueles que realmente desejar escutar sobre eles. Um livro que conta com autores que já viveram muito e logo possui tanta experiência como eles. Foi de grande satisfação e conhecimento adquiridos que finalizo “A Queda do Céu”
Taysa M. 25/01/2024minha estante
Belíssima resenha! Parabéns

skuser02844 27/02/2023

"Essas palavras são antigas, mas nunca vão desaparecer"
O jeito de Davi falar é muito único, porque ele fala de uma forma que é impossível não compreender o que ele quer dizer.
Entretanto, não se engane, pois está obra não é nada fácil de assimilar, devido ao tamanho de sua importância.
Nós, que não vivemos a esta realidade trata no livro, temos que fazer um exercício de estourar a bolha em que vivemos. Isso não é fácil, mas ouvir estas palavras de um indígena, se torna mais fácil. Isto é, se você realmente estiver disposto a ouvi-la e compreendê-la.
Não se trata de ler por ler. Se trata de entender o a história de vida do Davi, entender o que os yanomami vem passando ao longo das décadas e entender o seu lugar nisso tudo.
Ao meu ver, a partir disso, fica fácil assimilar este livro. É claro, que, para mim, tem muitas coisas ainda um pouco difíceis de entender, mas a mensagem principal que o Davi Kopenawa quer passar, fica clara.

Enfim, este livro é de extrema importância e deveria ser lido por todos, mas não acho que todos conseguiram este feito. Tem pessoas que ainda não estão preparadas para ouvir e ler.

Arthur 18/02/2023

"Um acontecimento"
Dizem que somos resultado, dentre outras coisas, dos livros que lemos. Resgato esse pensamento para dizer que "A queda do céu" é desses livros transformadores. Narrado por Davi Kopenawa e escrito por Bruce Albert (esse detalhe é importante, e voltarei nele), o livro percorre detalhes etiológicos da vida do povo Yanomami, passando por sua localização, tradições, crenças e hábitos, o contato com a civilização capitalista - e suas consequências - bem como a luta específica de Davi Kopenawa para a compreensão da importância da preservação da natureza e dos povos originários.
Por coincidência, li este livro em meio a toda "crise" vivida pelo povo Yanomami, bem como uma nova luta contra o garimpo, e é estarrecedor perceber que o genocídio chegou a esse ponto sendo que eventos desse porte são denunciados há décadas. Outro fato é: proteger os povos originários e a sua relação com a terra é preservar a vida humana diante do avanço destruidor da sociedade do consumo.
Sobre a estrutura do livro, ao iniciar a leitura fui aconselhado por uma colega Skoober a persistir na leitura mesmo quando ela fosse mais "travada", pois o ritmo melhoraria e no fim valeria a pena: ela tinha razão!
Por fim, o capítulo no qual Bruce Albert descreve o processo de produção do livro também é interessantíssimo do ponto de vista do método e da busca por não influenciar no relato de Davi Kopenawa em função das diferenças linguísticas.

agatha 25/01/2023

pois é
o capitalismo leva nossa existência para onde ? e a troco de que ? se encontramos na natureza tudo que precisamos para sobreviver. muitas reflexões, como se o céu desabasse na sua cabeça