A queda do céu

A queda do céu Davi Kopenawa




Resenhas - A Queda do Céu


43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


J^! 09/06/2024

Revoltantemente sensacional
Um marco. Outra história. A história que pode ser um marco se lida e compreendida em sua plenitude.
comentários(0)comente



Áquila 03/06/2024

Arrebatador
Davi Kopenawa e Bruce Albert constróem um livro incrível, compartilhando histórias pessoais, mitologia, xamanismo, profecia e muito mais.
Qualquer pessoa que queira se aprofundar sobre os yanomami precisa ler, mas acredito que qualquer um que queira evitar a destruição da raça humana deva ler.
comentários(0)comente



Rudhi 28/05/2024

Impactante e transformador
Esse livro traz uma outra compreensão sobre os Yanomami, um povo ancestral da floresta amazônica. Coloca em cheque o modo que a sociedade, principalmente ocidental, enxerga o mundo em que habitamos. Ler esse livro é uma experiência transformadora. Obrigado Bruce por ter feito esse trabalho e obrigado ao povo Yanomami pelos ensinamentos ancestrais trazidos pelo xamã Davi.
comentários(0)comente



Vitor Dilly 11/05/2024

Palavras de Omama, amém!
A união do indígena narrador que fala a língua dos brancos, e do branco escritor que entende a linguagem dos indígenas, aborda reflexões e lembranças pessoais de Davi Kopenawa, xamã, intelectual indígena, revelando os valores e a história de seu povo Yanomami, transmitidas ao longo de muitos anos para Bruce Albert.

É um testemunho exemplar da história recente e do saber xamânico do povo Yanomami de Roraima, do norte do Brasil, e de parte da Venezuela.

O título inspira-se no cataclismo que acabou com a primeira humanidade, prefigurando nosso destino, invadido por emanações mortíferas de minérios e combustíveis.
comentários(0)comente



Cassia.Scapini 26/01/2024

Que livro, meus amigos?

A leitura, em alguns momentos, se torna um pouco maçante. Mas o retrato xamânico dado pelo Davi Kopenwa é muito tocante e forte!
Esse livro traz uma aprendizagem incrível sobre a cultura yanomami e todo sofrimento passado por eles.

Aparentemente a profecia não deve demorar muito para acontecer, logo o céu deve cair e todos nós sofreremos as consequências.
comentários(0)comente



Kesy 21/01/2024

"Você teria um minutinho para a palavra de Davi Kopenawa?"
Quando que um não índigena imaginou que teria sua "civilização" questionada, contrariada e rejeitada, por um Yamomami?

As palavras de Davi Kopenawa devem ser amplamente conhecidas, seu raciocínio simples direto e questionador, mostram o quanto nós passamos ignorantes, cheios de si e cheios de "coisas", que nos adoecem no físico e espiritual.

Sua trajetória, seu trabalho devem inspirar jovens de diversos povos indígenas a seguir firmes na luta do resguardo e amplitude de seus direitos.

Somente a literatura é capaz de nos levar ao mais próximo de entender outras cosmovisões, que não seja a do capitalismo em que vivemos. E a dedicação heróica a esse trabalho realizado por Bruce Albert, seja também inspiradora, para quem deseja manter vivo o legado de seus ancestrais Originários.
Taysa M. 25/01/2024minha estante
Davi com sua grande humildade e inteligência nos dá uma aula de como nossa sociedade infelizmente está completamente contaminada por vícios e coisas supérfluas. A desgraça maior é que não nos limitamos apenas às cidades. O homem branco e sua ganância levou para outra civilização, que apenas querem viver conforme sua ancestralidade, uma onda de desgraças e epidemias. Por mais que seja repletos de relatos lindos sobre os espíritos da floresta, é muito triste acompanhar o sofrimento desse povo sem poder ajudar de alguma forma.




Eliane 28/12/2023

A junção de dois homens, um etnólogo: Bruce Albert e um xamã Yanomami: Davi Kopenawa, nos traz o confronto entre duas visões de mundo: a dos brancos, sua "civilização" e suas mercadorias, pelas quais são capazes de destruir tudo, inclusive a si mesmos, e a visão belíssima do povo Yanomami, sua vida e sua luta pela preservação da floresta, pela sobrevivência de seu povo, pela preservação do mundo - inclusive dos brancos - e a beleza de sua cultura, de seus ideais, de sua floresta, de seus rios e animais, de seus maiores, de seus protetores espirituais, os xapiri e Omama, e a história de sofrimento deste povo, sua quase dizimação, pelas doenças, pela violência, pela ganância desenfreada dos "comedores de terra" hipnotizados por suas peles de papel, incapazes de perceber que, um dia, o céu acabará por cair em suas cabeças, ao trazerem o caos ao mundo! Comovente, triste e revelador!!!
comentários(0)comente



Yuri391 10/11/2023

Simplesmente perfeito ????
A queda do céu foi simplesmente uma das leituras que eu mais aprendi sobre os povos originários e indígenas de nosso país.Os Yanomamis são um povo de mente aberta e não são nenhum um pouco ignorante como o próprio coautor Davi Kopenawa descreve,muitas das vezes ele mesmo cita que os brancos ( inimigos ) dizem más palavras sobre os povos Yanomamis e que na maioria das vezes essa más palavras são mentiras. Davi Kopenawa é um personagem bem importante para o nosso país sendo um xamã, produtor cultural e ativista político reconhecido internacionalmente. Sua obra fala bastante sobre os garimpeiros que querem devastam a floresta e o modo de como os brancos tratam os Yanomamis, como seres ignorantes, maléficos e burros. Mas Davi cita que isso é puramente mentira e que na maioria das vezes os Yanomamis são mais inteligentes que os próprios brancos. Recomendo bastante esse livro pra quem quer saber mais sobre a vida e o modo de viver dos Yanomamis.
comentários(0)comente



Fernanda.Deister 26/08/2023

Um livro necessário
Esse é um livro que eu sabia que mexeria com minha perspectiva de olhar o mundo, mas não achei que seria tanto. A narrativa é bem fluida e traz diversas reflexões sobre o povo da floresta, como eles enxergam o povo da mercadoria e os impactos irreversíveis que a invasão dos brancos trouxe aos Yanomami. Davi foi de uma sensibilidade enorme ao discorrer sobre tantas dores para nos dar a oportunidade de refletir. Esse livro é um aviso urgente, um pedido de ajuda já sufocado da necessidade de deixarmos a floresta e o seu povo em paz. Também achei interessante o postcriptum do Bruce Albert detalhando o processo da etnografia e da construção do livro. Recomendo muito a leitura
comentários(0)comente



Adriana Perrone 14/08/2023

A queda do céu
Publicado originalmente em francês em 2010 e lançado pela Companhia das Letras em 2016, A queda do céu é um livro de não-ficção que nos apresenta o incrível relato do líder Yanomami Davi Kopenawa, gravado e transcrito pelo etnólogo Bruce Albert.

Preparem-se para mergulhar nesse incrível calhamaço de 729 páginas com extensos capítulos, anexos - onde um deles nos dá uma noção sobre etnia, língua e ortografia e também um breve apanhado sobre os Yanomami no Brasil. E um breve texto intitulado “O massacre de Haximu” que me deixou completamente devastada com tamanha brutalidade e violência. Além de um glossário etnobiológico e geográfico, fotografias e mapas.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, “ Devir outro”, nos é apresentado Omama, considerado pelo povo Yanomami, o criador da terra e das florestas. Vamos também conhecer a história de como nasceu o primeiro xamã, que pra mim foi um dos primeiros trechos do livro que me deixou impressionada, de quão incrível é essa história. Ainda na primeira parte do livro, um capítulo é dedicado aos xapiri, que são os guardiões invisíveis da floresta, os espíritos que visitam os povos Yanomami. Davi faz um relato sobre sua infância e de como parte de seu povo foi dizimada por epidemias propagadas pelo homem branco.

Kopenawa também nos revela sua experiência ao tomar o pó de yãkoana e como foi seu processo de iniciação para se tornar um xamã.

A segunda parte, “A fumaça do metal”, descreve o encontro do povo Yanomami com os brancos. Kopenawa conta sua experiência de convivência com missionários que passam a viver aos arredores e como essas missões cristãs interferiram na vida e na cultura de todo o povo da comunidade Yanomami. Davi se mostra revoltado com essas pessoas, mas não se deixa influenciar. Vale também destacar que nessa parte do livro, o povo Yanomami sofre muito com a violência provocada pelos garimpeiros que invadem seu território, deixando um rastro de destruição.

Na terceira parte do livro com o subtítulo “A queda do céu”, o autor nos apresenta a trajetória e a luta de Davi para denunciar o extermínio de seu povo e a devastação da floresta. O desejo de Kopenawa é que sua voz seja ecoada aos quatro cantos e especialmente que seja ouvida pelo homem branco. Ele faz um apelo sobre os perigos iminentes em continuar com a exploração dos recursos naturais e das florestas.

O tamanho do livro pode causar certo receio para iniciar a leitura. Mas não deixem que isso interfira na sua decisão de ler. Garanto que não irá se arrepender com quão incrível é essa leitura. Por ser uma narração transcrita, a leitura pode parecer um pouco cansativa no início, mas no decorrer das páginas vamos nos envolvendo com a quantidade de conhecimento que é absorvido e o quão interessante é o tema, que a leitura começa a fluir rapidamente.
É uma leitura extremamente rica de relatos, de cultura e de visão de mundo que nos faz refletir e repensar sobre as atitudes predatórias da nossa civilização.
Foi uma leitura que me deixou completamente devastada com certos relatos, mas ao mesmo tempo fiquei maravilhada com tamanha sabedoria que Kopenawa nos proporciona nesse livro.

“Enquanto os xamãs ainda estiverem vivos, eles poderão evitar a queda do céu, mesmo que ele fique muito doente”
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 02/08/2023

Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535926200
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucikelly.Oliveira 08/05/2023

Leitura mais que necessária
Eu termino o livro me perguntando pq estudamos mitologia grega na escola e não estudamos também a mitologia dos nossos povos originários?

Que riqueza! Que fantástico. Estou embasbacada com o livro.
Leiam!!!!
comentários(0)comente



isa! 06/05/2023

A queda do céu
Caralh, que livro maravilhoso, daqueles que divide a gente entre antes e depois, me fez refletir muita coisa que eu nem imaginava e trás uma versão da história que todo mundo deveria ler.
comentários(0)comente



Kaprãn 25/03/2023

Um livro de extrema importância, no começo é um pouco difícil até se familiarizar com o vocabulário, depois disso vc vai se encantando com a narrativa de Davi e se irritando com os brancos, sobretudo da maneira que foram fazendo contato.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR