Destination Unknown

Resenhas - Um Destino Ignorado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas Rey 06/07/2018

Meu primeiro da Agatha Christie
Comprei esse livro aleatoriamente e, quando já tinha lido um terço dele, resolvi procurar algumas resenhas no YouTube pra saber mais sobre a cronologia da obra da autora e ver o que o pessoal estava recomendando.

Pra minha surpresa, a maioria dizia pra não começar por esse livro, o motivo: é que ele é um dos piores livros da Agatha Christie, senão o pior, e que não seria bom começar a ler as obras dela por ele.

Enfim, como eu já tinha começado, terminei. E não me arrependo nem um pouco. Se esse é o pior livro da Agatha Christie, fico imaginando os melhores. A trama é muito boa, e a capacidade da autora de encerrar a história ligando todos os pontos, sem deixar brechas nem buracos no enredo, é simplesmente sensacional. Coisas que estavam na sua cara o tempo todo são mostradas e despidas apresentando uma nova forma. Tudo faz sentido.

Tirando um ou dois fatos do enredo que são meio forçados, de resto, o livro segue muito bem. A dinâmica é muito boa, a história te prende não só pelo suspense, mas também porque muito do que acontece na história você não tem certeza o que de fato está havendo. Enfim... é Agatha Christie.

Com certeza recomendo, e com certeza vou ler outros livros da autora.

Mr. Jonas 12/02/2018

Um destino ignorado

“Um suspense de primeira classe.”
Birmingham Post

Em Um destino ignorado, Agatha Christie demonstra mais uma vez seu talento como escritora de suspense, envolvendo o leitor em uma surpreendente trama de espionagem e intriga internacional.

Durante uma conferência em Paris, o cientista nuclear Thomas Betterton desaparece misteriosamente. Ele é apenas um entre vários acadêmicos de elite que sumiram sem deixar rastros, causando inquietação entre as autoridades de diversos países. Cabe ao Serviço Secreto de Inteligência Britânico investigar o paradeiro dos pesquisadores, bem como descobrir quem os está sequestrando e por quê. A chave para este mistério parece estar nas mãos de uma mulher enigmática, que se encontra à beira da morte...

Sol 19/06/2016

Boa história
Como todo romance policial da Agatha, esse não deixa de ser muito bom. Se trata de um mistério que vem acontecendo em todo o mundo. Cientistas e mentes brilhantes estão desaparecendo. Um investigador, Jessop, resolve usar uma mulher comum para se infiltrar e tentar desvendar o mistério de dentro. Não é o melhor que já li da Agatha, mas é muito bom. História bem escrita e cheia de revelações de última hora.

Carol Galvão 17/05/2016

Espionagem e Agatha
Gostei muito desse livro, prendeu minha atenção do inicio ao final.
Conta a historia de Hilary que vive o momento mais triste e sem esperança da sua vida, que vê numa serie de coincidências uma solução melhor para todo seu sofrimento.
No momento que ela inicia sua jornada uma serie de eventos e surpresas acontecem, fazendo com que muitas mudanças aconteçam.

Mais uma historia de espionagem, sem os principais personagens da Agatha que muito me agradaram.

Felipe 16/06/2015

ignorem esse...

Cris 22/03/2015

Nesse livro não temos Poirot, nem Marple e nem um assassinato a ser descoberto. O livro trata do desaparecimento de um cientista e o que é feito para resgatá-lo.
Como toda estória de Agatha Christie, ela conseguiu me prender até o final. Apesar de não ser cheio de suspense, possui algumas boas reviravoltas e os toques românticos da autora também estão presentes.
Fer Kaczynski 29/03/2015minha estante
Agatha nunca nos decepciona, adoro os livros dela!

Paulo Silas 18/08/2014

Interessante trama em mais um dos bons livros de Agatha Christie.

Tendo Jessop como o investigador protagonista, a história possui uma onda de suspense constante. Do início ao fim do livro, a névoa de mistério permanece, quando aos poucos o quebra-cabeça vai sendo montado. Um típico, mas ainda mais cativante romance policial da autora.

Hillary Craven, a verdadeira protagonista da história, após desiludir-se com a vida por tragédias pessoais, é induzida por Jessop a participar ativamente de uma importante investigação, quando esta tem de assumir a identidade de outra pessoa para auxiliar no desvendar do caso de desaparecimento corriqueiro de diversos cientistas.

Tendo como pano de fundo o período da "Cortina de Ferro" pós-Segunda Guerra, a trama empolga e aproveita a situação histórica para apresentar elementos de tal época.

Vale a pena. Recomendo!

Matheus P. 17/04/2014

Longe de ser um dos melhores trabalhos de Agatha Christie e eu jamais recomendaria este livro a alguém, mas, mesmo assim, não me arrependo de ter lido. Sem Poirot, Miss Marple e nenhum crime de aldeia em vista, Agatha Christie parece perdida e sem ar enquanto tenta desenvolver um romance sobre espionagem.

A história em si parte de um princípio legal: o sumiço de cientistas. Fica mais legal ainda quando Hilary Craven, uma mulher que estava perto de se matar, aceita se envolver na investigação. Conforme o livro avança, a história vai ficando inverossímil, forçada, salva apenas pelas boas descrições, desenvolvimento de alguns personagens e diálogos sobre ideologias que se mostram muito interessantes.

Pontos fortes: o desenvolvimento de Hilary Craven durante o livro e sua relação com Jessop. Muitos veem esta personagem como um reflexo de Christie em certa época de sua vida - uma mãe solteira amargurada após o fim de um casamento.

Também é muito interessante as descrições das viagens durante os anos 50. Christie sempre teve certo fascínio pelo norte da África e, neste livro, somos levados a conhecer o Marrocos.

Legal também conhecer a posição política de Agatha Christie (infelizmente, em meio a um roteiro muito fraco). Contudo, ela trata com maestria a respeito do lado ditatorial do comunismo (ou, se o leitor da resenha preferir, 'socialismo real'), fazendo comparações deste com o nazismo. "O senhor gosta de ser dirigido, de ser mandado e de não ter opinião própria?". Alguns amam apontar evidências de preconceito racial ou étnico nos trabalhos de Christie, mas eu tenho certeza que ela era bastante liberal.

Wesley 04/01/2014

Não gostei.
Foi o primeiro livro que li da Agatha Cristie e realmente não gostei. Trama fraca com personagens desinteressantes e mistérios previsíveis. Espero tentar ler outros livros da autora e conhecer melhor a sua obra.
Maria Lúcia 07/03/2017minha estante
A trama de espionagem é muito interessante e envolvente.Afinal é uma obra da grande Dama do Crime. Um livro que vale a pena ler..No entanto, também não recomendo para aqueles que estão começando a conhecer essa autora. Porque suas obras mais fascinantes,sem dúvida, são aquelas protagonizadas por seus grandes detetives Poirot e Miss Marple, em ambientes onde predominam personagens ingleses, como seu humor característico e uma sutileza que nos transporta ao verdadeiro mundo de Agatha Christie. E se existe um toque de "savoir faire" dos franceses (ou belgas, como Poirot), é apenas para dar um sabor levemente apimentado a essa receita infalível. Então, quando finalmente tivermos lido ávidamente toda sua obra mais conhecida, poderemos chegar a "Um destino ignorado" como se fôssemos íntimos da autora, e então lhe daremos esse direito de navegar por outros mares desconhecidos...e apreciá-los devidamente...!

Cristiano 06/02/2013

Apenas Bom.
Como um fã de Agatha, gosto de dizer que não por isso me torno "alienado" por todos os seus livros. A história de Um Destino Ignorado é muito boa, e é melhor aproveitada do que em Os Quatro Grandes (livros mais o menos do mesmo "gênero"). Porém, existem momentos no livro que causam uma tremenda irrealidade dos fatos o que torna o livro tolo, e toda a atmosfera de espionagem e etc se perde. Contudo, recomendo a leitura como uma boa distração para os admiradores de Agatha, não recomendo como primeira leitura da autora, pois nesse livro não é demonstrado todo o talento da autora, que não se aplica na espionagem e sim nos mistérios da psicologia humana, e de crimes.

Rose 26/05/2011

é mais uma das várias histórias envolventes desta grande autora. Esta que li, começa com o desaparecimento de um cientista famoso, Thomas, cuja mulher não tem a menor ideia do que tenha acontecido (pelo menos é o que ela diz a polícia), e por estar sobre pressão resolve viajar, mas quis o destino que o avião caísse e ela morresse. Então Hillary toma o lugar de Olive e vai tentar descobrir o que aconteceu com o marido da falecida. Mas para quem tinha acabado de desistir de um suicídio, hillary se vê lutando não só pela própria vida, mas pela vida de outras pessoas.

Lucia Sousa 15/08/2010

Um bom livro
Eu o li há muito tempo,e não me lembro muito bem dos personagens,nem do enredo,só sei que envolvia uma moça e ela se via envolvida na trama sem querer.Na época foi uma leitura agradável!

Joice (Jojo) 16/06/2010

Um destino interessante
Confesso que, no início, pensei que "Um Destino Ignorado" fosse um outro "Homem do Terno Marrom". Todavia, a história é muito interessante e bastante intrigante. O casal Hillary e Andy é cativante e as saídas que a escritora encontra para solucionar os becos sem saída são muito bons. Recomendo, principalmente se você quiser ler algo da Agatha que não envolva (diretamente) assassinatos.

Claire Scorzi 24/11/2009

Agatha + Espionagem= acerto
Em geral, acho que Agatha Christie não funciona bem nas tramas de espionagem. Ela pode até ter bons começos de livro - como ocorre em "Passageiro para Frankfurt" - mas depois se perde e a história acaba soando falsa, artificial (ver "Os Quatro Grandes", que apesar da presença de Poirot, na minha opinião soa inconvincente do início ao fim).
"Um Destino Ignorado" é a notável exceção.
Aqui, ela consegue dar vida a uma figura feminina em extremo simpática, cujo desamor à vida é então aproveitado por um agente britânico que precisa de uma espiã com a exata aparência dela...
A narrativa tem bom ritmo, surpresas, um pouco de dramaticidade, uma heroína e um herói cativantes e uma ultra-discreta história de amor...

RicardoDM 24/11/2009minha estante
Claire, também acho que a Agatha, em geral, não se dá muito bem em tramas de espionagem ("Os Quatro Grandes", por exemplo, é um verdadeiro horror!). Embora faça muito tempo que o tenha lido, lembro que "Um Destino Ignorado" foi um dos que gostei - e gostei exatamente do clima de suspense que ela conseguiu dar à história, sem soar algo "rocambolesco" demais, como em "Passageiro para Frankfurt" e "O Segredo de Chimneys".

1 | 2 | 3 | 4 | 5