A boa terra

Resenhas - A Boa Terra

1 | 2 | 3 | 4

Lili 23/05/2018

A Boa Terra
Um livro muito interessante, que aborda vários aspectos da cultura chinesa, em meados do século XX (suponho, pois a data não é claramente mencionada em nenhum momento). Acredito que seja um retrato razoavelmente fiel, pois a autora, apesar de norte-americana, foi criada na China, além de ser sinologista.

É doloroso ver a situação da mulher chinesa. Ela está bem abaixo dos animais, numa escala de importância para o "senhor da casa", seja ele quem for. Ela o serve, trabalha para ele, satisfaz seus desejos e se perder a utilidade é descartada. Não há compaixão ou compreensão em nenhum momento. Se ela for bonita, é um pouco mais bem tratada - enquanto a beleza durar. O-lan é o retrato do sofrimento e suporta tudo com resignação, pois tem ciência do pouco valor que tem a sua vida. Enfim, é revoltante.

Quanto a outros aspectos, achei bonita a relação do lavrador com a terra, é uma necessidade para ele estar perto de sua terra e ele não se desfaz dela em nenhuma hipótese. É de se refletir que hoje em dia ninguém tenha tanto apreço por nada, que só se pense em bens de consumo e dinheiro, sem que haja uma verdadeira vocação, qualquer que seja ela. Já imagina-se que os filhos dele podem ter dificuldades financeiras, por não darem nenhum valor à sua grande fonte de renda e por gastarem sem conhecer o valor do dinheiro.

Achei a narrativa interessante, bem (não sei se é bem a palavra) imparcial. Meio sem emoção, como se ela quisesse apenas descrever algo que viu, sem julgamentos ou enaltecimentos.

Recomendo muito este livro, por ser uma história interessante, pela narrativa diferente, e para conhecer um pouco mais das raízes chinesas.

Ralibô 17/02/2021

Escrita simples e de uma genialidade ímpar. Consegui imaginar todo o cenário do livro, chorei e torci pelos protagonistas, também algumas vezes os odiei.

Rafaela Mendes 01/04/2019

A Boa Terra: um caso de família.
A Boa Terra [The Good Earth] da escritora americana Pearl S. Buck foi escrito em 1931 e é uma história sobre a China do início do século XX. Fala sobre a importância da terra para a sobrevivência de um mundo onde a agricultura é e sempre será a maior fonte de vida. Nossa civilização só existe em vista aos frutos da natureza.

Uma família de lavradores desbrava uma China de abundância e de perdas. Passam por diversas dificuldades em meio as adversidades climáticas, a fome e a miséria em um pano de fundo de guerra, pouco explorado no errado mas evidente. Nisso a força do pai de família Wang Lung se destaca por apresentar uma personalidade dura e ao mesmo tempo sensível diante da estrutura social do país. O-lan é uma mulher chinesa, mesmo que subjugada mostra toda sua força e resiliência. Juntos eles conduzem uma família de muitos filhos e desprazeres que rodeiam toda a narrativa.
Em muitos momentos, essa história me lembrou "O Quinze" de Rachel de Queiroz. Duro e sensível com um olhar bastante realista da vida.

Eu pouco conheço da cultura chinesa e confesso que muitas coisas nesse livro me deixaram desconfortável, no entanto me fez entender que não somos tão diferentes quando se trata de família; seja no sertão nordestino ou em algum lugar dos campos chineses, o sentimento de pertencimento a terra e aos valores são tão iguais quanto diferentes.

Mesmo não sendo chinesa, a autora fala com propriedade da cultura pois ela viveu toda sua vida no país. O livro rendeu um Pulitzer e um Nobel de literatura a autora, é seguindo de mais dois livros que completa a trilogia. Um sucesso de vendas. É uma boa história!

kiki.marino 09/12/2018

Da terra nascemos,na terra morremos,uma lição sobre vida e tradição na China.

Débora T Montalioni 28/07/2017

Excelente
A Boa Terra é uma imersão na cultura chinesa tais como as folhas no chá. Nos mostra toda a beleza, exuberância e vivacidade de uma terra ancestral, mas também seu povo pobre e sofrido. Através do humilde Wang Lung, um homem que se orgulha de tirar seu sustento da sua própria terra, conhecemos todos os homens e mulheres da China, suas tristezas e aspirações.

Alcione13 26/03/2017

Sensível e tocante
Acompanhar a saga de Wang Lung foi maravilhoso.Eu sofri junto com o personagem.acho que é um livro tão comovente quanto belo.Super recomendo.Nota 10!!!As cenas de seca traz um que de sofrimento quase palpável,personagens memoráveis e únicos.Pearl toca fundo em nossa alma!!!

Aduana 27/08/2016

Excelente
Um livro envolvente e muito rico culturalmente. Uma leitura que vale a pena e uma história ótima. Estas características fazem deste livro uma obra interessante e que não pode deixar de ser lida por quem, como eu, tem interesse em conhecer outras culturas e épocas.

Isotilia 03/07/2016

Me apaixonei por esse livro! Excelente!
Me apaixonei por esse livro! Excelente! Wang Lung e O-lan estarão comigo por muito tempo.
Confira mais no blog.

site: http://500livros.blogspot.com/2016/07/a-boa-terra-pearl-s-buck.html

Beatriz 14/12/2014

A Boa Terra
Um livro surpreendente e perfeito.
Leitura fácil e me encantou por demais.
Um livro, de história tão rica, que vou compartilahr o resumo retirado do site: www.infoescola.com
Por Maíra Althoff De Bettio
A obra "A Boa Terra" retrata a vida rural na antiga China e tem como personagem principal o camponês Wang Lung e sua trajetória junto à sua família. O ciclo de vida do aldeão é exposto desde quando este morava com seu velho pai até o dia em que ele já possui netos.
A hierarquia familiar está presente entre genitores e seus filhos, maridos e suas esposas, homens e mulheres e até tios e sobrinhos. Entre o sexo feminino e o masculino, quando um casal espera por um bebê e este nasce sendo do primeiro gênero é tratado com desdém, e a insatisfação dos pais é um fato. Um exemplo disso é quando O-lan, esposa de Wang Lung, ao dar à luz pela terceira vez, diz “– Já passou tudo outra vez. Mas agora foi uma escrava... Não vale a pena mencioná-la.” (p. 85).

Os filhos viviam em função dos pais, mesmo que algumas passagens não demonstrem isso, ou seja, não mostram esse ato com honestidade, o livro transmite que o habitual e correto era que fosse dessa forma. Um fragmento que esclarece a prole concordando com o genitor, mas sem a devida honradez, é no final do romance, quando Wang Lung pede aos seus para não venderem suas terras, e eles respondem “– Fique tranquilo, pai nosso, fique tranquilo. A terra não será vendida (...) mas ao dizerem isso, olharam-se e sorriram por cima da cabeça do ancião.” (p. 396).

Porém, no início da trama, o que na conclusão da história tende a ser enganado pelos filhos, age de maneira diferente com o seu pai; “todas as manhãs, durante aqueles seis anos, o velho esperava que o filho lhe levasse água quente para aliviá-lo da sua tosse matinal. Agora pai e filho poderiam descansar. Uma mulher viria para casa.” (p.21). Essa cena ocorre um pouco antes do casamento entre Wang Lung e O-lan e, além da hierarquia entre família, mostra também a prévia submissão da futura esposa.

O poder entre parentes, numa escala de mais novos e mais velhos, é manifestado em “esse tio era o irmão mais moço de seu pai, e por todos os direitos do parentesco podia depender de Wang Lung se não tivesse o suficiente para manter sua família e a si próprio” (p.79), isto é, não só os laços de sangue faziam com que houvesse hierarquia, as ramificações familiares se estendiam.

Pearl S. Buck, também conhecida como Sai Zhen Zhu ( chinês: 賽珍珠), descreve em sua obra como eram as relações entre parentes na "Velha China, anterior à Revolução", além de destacar os costumes do povo chinês com a exatidão necessária, revelando a alma da China". Os pais da escritora eram missionários e quando Buck tinha três anos, em 1895, mudaram-se para a China. Sendo assim, o país e sua cultura são refletidos na maioria de suas obras. Estudou Psicologia nos Estados Unidos no período de 1910 a 1914 e retornou a China, por onde viveu até o fiinal dos anos 20, término da Guerra Civil. Posteriormente foi para o Japão e em seguida novamente para os Estados Unidos.

Com o livro "A boa terra", escrito em 1931, recebeu o Prêmio Pulitzer no ano seguinte e seis anos depois faturou o Nobel de Literatura. Além dos livros, dos quais, alguns, mais tarde, tornaram-se filmes, a autora escreveu duas novelas de rádio. O amor inter-racial era um dos temas presentes em suas publicações.

Boure 14/11/2014

A Boa Terra - O grande livro
Pearl S. Buck nasceu em Hilsboro, Virginia, EUA, a 26 de junho de 1892, e morreu em Danby, Vermont, EUA, a 7 de março de 1973. E entre o nascimento e a morte escreveu um livro ótimo o qual li: A Boa Terra. Pearl escreveu muitos outros, os quais não conheço. A Boa Terra, no entanto, convenceu-me que outros serão lidos. A Boa Terra foi publicado em 1931 e não demorou a se tornar best-seller – nota-se que naquele tempo os bons livros eram os best-sellers... Ao ler o livro você percebe que não se ganha um Nobel à toa, o qual Pearl arrebatou no ano de 1938. Pearl revela uma China muito pouco conhecida, quando penetramos na narrativa vamos como um ser estranho que não viu aquilo certamente, embora o drama seja bem familiar a nós. O protagonista Wang Lung é um lavrador que sofre as mazelas de um lugar que está sempre às portas da fome e da incerteza, mas é sobretudo o modo de vida chinês daquela época, suas características pessoais, morais e institucionais que mais surpreendeu esse jovem tupiniquim do século XXI . Vamos sendo levados por Pearl e passamos a nos identificar com Wang Lung. Homem que embora ignorante, é sábio do ponto de vista empreendedor, e sabe mais que ninguém o que tem mais valor em sua época, a terra. Os personagens em sua maior parte parecem apenas querer sorver o sumo da vida sem ideais. é um livro que revela uma vida distante da nossa, uma vida dura e muitas vezes mesquinha. O final é tão sarcástico e cruel que risca em nosso rosto um sorriso amargo. A terra é boa mas a vida é amarga... leiam...

site: http://www.designdoescritor.com/#!alexandre-boure/c7jt

Rafael 18/05/2014

A Boa Terra
Pearl Buck nos mostra uma China antes do Comunismo de Mao, onde as castas hierárquicas são extremamente enraizadas na sociedade.
As lutas de Wang Lung no decorrer de sua vida. Desde o casamento arranjado até a fortuna na vida, passando pelos filhos, fome e pobreza.
Uma obra prima da autora que viveu na China e consegue nos trazer um pouco do que viu por lá.

Yussif 16/05/2012

A obra “A Boa Terra” retrata a vida rural na antiga China e tem como personagem principal o camponês Wang Lung e sua trajetória junto à sua família. O ciclo de vida do aldeão é exposto desde quando este morava com seu velho pai até o dia em que ele já possui netos.

1 | 2 | 3 | 4