Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Konshal 21/03/2021

Para resumir em poucas palavras o que a gente encontra a partir dos relatos de Dr. Watson sobre as investigações do célebre Sherlock Holmes, bem, as próprias palavras do médico, ao abrir a história de A Banda Pintada [fls. 398] nos auxilia muito bem nessa questão.

"Ao examinar minhas anotações dos mais de 70 casos em que, nos últimos oito anos, estudei os métodos de meu amigo Sherlock Holmes, vejo que muitos foram trágicos, alguns cômicos e um grande número simplesmente estranho, mas nenhum foi banal; pois, trabalhando como eu fazia, por amor a arte e não ao dinheiro, ele se recusava a associar seu nome a qualquer investigação que não tivesse uma característica fora do comum, e até fantástica."

E as histórias de Sherlock Holmes são bem assim mesmo: além da própria investigação em si, nós encontramos mistérios que beiram o sobrenatural (que o cenário de Londres e arredores do final do século XIX evocam muito bem) e um bom humor muitas vezes inesperado. Casos banais, mas só quando vistos a partir da perspicácia de Holmes.

Mas, esse primeiro volume da coleção completa de Sherlock Holmes pela editora Nova Fronteira é o primeiro passo da realização de um grande sonho meu: ler toda a obra do personagem em ordem cronológica. Por mais que as histórias/livros sejam independentes entre si, referências pontuais aparecem aqui e ali totalmente compreensíveis para quem leu os casos na ordem correta.

Aqui temos dois romances: Um Estudo em Vermelho e O Sinal do Quatro e os doze contos que compõem o terceiro livro, As Aventuras de Sherlock Holmes.

Um Estudo em Vermelho é o primeiro caso que Sherlock Holmes resolveu assim que conheceu o Dr. Watson. Um corpo encontrado em uma casa abandonada nos subúrbios de Londres acaba se revelando o resultado de uma vingança, desde os Estados Unidos, envolvendo pai e filha contra os mórmons.

O Sinal dos Quatro, o segundo caso, surge a partir do pagamento de um "débito atrasado" que traz à tona toda uma trama envolvendo um valiosíssimo tesouro indiano em torno da senhorita Morstan, a primeira crush (e futura esposa) de Watson.

Já em As Aventuras de Sherlock Holmes, elenco aqui os meus cinco contos favoritos: O Mistério do Vale Boscombe; A Pedra Azul; A Banda Pintada; A Coroa de Berilos e As Faias Roxas. Todos eles trazem - em maior ou menor grau - uma atmosfera densa que me lembra muito O Cão de Baskervilles, a primeira história que me fez apaixonar pelo personagem de Sherlock Holmes. E, claro, nessa minha (re)visita à obra integral dele, a minha maior ansiedade é chegar novamente nessa história icônica.

Obrigado por tudo, Sir Arthur Conan Doyle!

leo 30/08/2020

Minhas considerações sobre o livro
Essa edição tá linda. Foi uma releitura dos romances.
- Um Estudo em Vermelho: quando Sherlock e Dr. Watson se conhecem e já resolvem um caso, perfeito.
- O Sinal dos Quatro: bem escrito, um caso bastante curioso, dinâmico e tenso, e que trouxe um amor para Watson. Mas que não ganhou meu coração.

Li os contos pela primeira vez, gostei.
- Escândalo na Boêmia: Irene Adler, maravilhosa.
- A Liga dos Ruivos: achei meio sem sal.
- Um Caso de Identidade: um caso curioso.
- O Mistério no Vale Boscombe: gostei muito desse, um de meus favoritos.
- Os Cinco Caroços de Laranja: o primeiro grande erro de Sherlock. É uma ótima história, me surpreendi muito ao ver o desconhecimento do Watson sobre o grupo terrorista, mas pela época em que foi escrita faz sentido e hoje em dia também deveria. Me trouxe um conhecimento histórico que eu não tinha.
- O Homem de Lábio Torcido: uma boa história, muito curiosa e vergonhosa, diga-se de passagem.
- A Pedra Azul: foi bacana acompanhar a jornada.
- A Banda Pintada: uma história ideal para conhecer as surpreendentes habilidades de Sherlock Holmes.
- O Polegar do Engenheiro: bandidos demasiado habilidosos. Mais uma das minhas histórias preferidas.
- O Nobre Solteiro: coitado deste homem.
- A Coroa de Berilos: não achei um exagero tratar o suspeito daquela maneira, ele poderia muito bem ter argumentado melhor, Sherlock o tratou com carinho demais. Mais um caso aparentemente óbvio mas que no decorrer se demonstra cheio de nuances.
- As Faias Roxas: acredito que tenho sido meu conto favorito. Adorei todo o mistério do caso, toda a personalidade e coragem da moça, mas assim como John, também achei que Sherlock deixou passar uma bela oportunidade de amar.

Uma coisa que notei nessas histórias, assim como em 20.000 Léguas Submarinas foi um certo grau de eurocentrismo, acredito que era comum para a época.
Adorei ver a maneira com que as mulheres são retratadas aqui, são livres e pouco subestimadas, mesmo em 1800 e bolinha.

aninha zillmann 26/08/2022

me senti burra
muito bom, o sherlock é um gênio, mt inteligente e por isso eu me senti uma acéfala enquanto lia, pq tudo parecia mt facil p ele e eu sou mt lerda hahah
Nala 26/08/2022minha estante
AMEI A RESENHA HSKSJSKSK

Six 26/08/2022minha estante
Eu li os 4 volumes e, de todos os casos, só acertei uma ?

Bru 13/09/2020

Um detetive extraordinário
Este livro conta 14 histórias de Sherlock Holmes e John Watson. Algumas boas e outras sensacionais. Dentre as 14 histórias me dei melhor com os contos, por serem mais sucintos e evitarem rodeios desnecessários como em Um Estudo em Vermelho ( que não perde sua grandiosidade porém me prejudicou um pouco no ritmo da leitura).
A maneira como Sherlock desvenda todos os casos é intrigante e com o tempo te faz querer desvendar tudo junto com ele.
Como se ele estivesse primeiro te ensinando seus métodos e lá para a quarta ou quinta história você já se sente apto a ajudá-lo.
Surpreendentemente , não achei nenhum dos contos ruins , ou cuja qualidade decaísse muito comparado ao demais. E sendo 14 , considero isso um grande feito.
Recomendo entre livro para todos aqueles que como eu , se interessam por clássicos e por saber mais como certos gêneros literários foram iniciados. Uma leitura estonteante !

Artthur0 16/08/2020

Sherlock Holmes Vol. 1
Um Estudo Em Vermelho 5/5

Os Signos dos Quatro 4,5/5

As Aventuras de Sherlock Holmes 4/5

Welber 06/06/2022

É elementar...
Gosto muito de ler Sherlock Holmes, após o fim da primeira estória não tem como não ficar tentando desvendar os mistérios das próximas e isso é o mais legal. Praticamente Sherlock Holmes foi minha primeira leitura e depois disso peguei gosto, pra gostar de ler a primeira experiência tem que ser boa e por isso eu recomendo esse livro.

Déh 10/02/2020

Excelente
Apenas um dos melhores detetives da literatura! Impossível parar de ler.

Amanda 22/02/2020

Sherlock Holmes
Eu já estava doida com essa edição já um tempo, é bem bonita, capa dura. Eu adoro as histórias de Sherlock mesmo não tendo lido os livros ainda só visto filmes baseado nas histórias dele. Esse livro e divido entre um estudo em vermelho, o sinal dos quatros, e as aventuras de Sherlock. Eu adorei as histórias, alguns casos mais fáceis de serem solucionados do que outros, e Holmes sempre tinha as respostas já na ponta da língua já tinha sua suposição e quase sempre tava certo, alguns casos não tiveram soluções finais. A narrativa muito boa, eu me via grudada no livro sem querer parar de ler.

Eli 24/02/2023

O maior detetive da literatura de todos os tempos.
Confesso que fiquei um pouco receoso em ler Sherlock Holmes, com medo de enfrentar uma leitura enfadonha e muito arrastada, mas fui pego completamente de surpresa. Ao contrário do que eu previ, a leitura desse primeiro volume da coleção foi extremamente fluida e super envolvente.
Fiquei grudado nas histórias como nunca havia ficado antes. Cada empreitada do Sherlock com o Dr Watson apresenta mistérios curiosos, com resoluções brilhantes do protagonista e um desfecho de explodir cabeça. E as deduções do Sherlock então, dispensam apresentações. São sempre brilhantes e muito divertidas!

Foi uma leitura muito fluida, divertida e que me pegou de surpresa. Achei que não teria empatia pelos livros como tive pela série (que é maravilhosa!) Devido ao fato de que a série é ambientada em tempos modernos, mas acho que amei mais o livro do que a série!

Adorei os dois romances e os contos da terceira parte deste primeiro volume. Estou ansioso para ler os próximos volumes.

Flavia Sena 20/09/2020

Fiquei totalmente absorvida pelo raciocínio do Sherlock, ativou minha curiosidade a outro nível kkkkk. Pra aqueles que curtem é realmente imperdível. Mas, como poderia imaginar pra uma obra da época, há algumas descrições e comentários preconceituosos... infelizmente, "decepcionada mas já esperava".

Eliane Sousa 17/01/2021

Dois ótimos romances e contos muito bons. Os contos são muito gostosos de serem lidos, cada história é bem diferente uma da outra mas são contadas com cenas peculiares que se repetem ao longo dos contos e isso torna o estilo bastante característico. Muitooo legal

lipso01 07/05/2020

Muito Bom
Primeira coleção de Romances e contos do Sherlock Holmes e gostei bastante

Kenny G 08/03/2023

Coletânea elementar
Um estudo em vermelho
Cheguei na metade e pensei: "pq caralhos tô lendo uma história de um americano no deserto???". 3/4 do livro e CARÁCOLES OH CÉUS OH VIDA QUÊ QUE ACONTECEU AQUI?!?!?! Simplesmente excepcional, depois do primeiro livro sinto que o box valeu cada centavo. A construção da história é simplesmente excepcional, me prendeu em poucas páginas.

O signo dos quatro
Bastante intrigante no começo mas achei que faltou um pouco de tempero comparado ao primeiro. Apesar disso ainda foi uma ótima leitura, fiquei completamente imerso na história e terminei muito rápido. Ansioso para saber como a história se desenrola depois dos acontecimentos relacionados ao nosso querido narrador personagem.
Matheus656 08/03/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Vitor 15/06/2020

Esse livro é maravilhoso, recomendo para todos pois não vão se decepicionar.