O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Giovana 08/08/2020

"A Função da Arte/1

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas se areia, depois de muito caminhar, o mãe estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!"

Livro incrível. São histórias, memórias que contam sobre tudo e todos. Bom para ler devagar, um pouco por dia, saboreando o que está escrito.

Francine109 10/09/2020

Um livro que é um abraço!
Eduardo Galeano (1940-2015), foi um escritor uruguaio que conseguiu com uma precisão cirúrgica e uma beleza indescritível trazer em seus livros as memórias de um povo, torná-las vivas e eternas, como devem ser.

“Recordar: Do latim re-cordis, tornar a passar pelo coração.”

“A função da arte/1

Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!”

(Trechos de: O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano)

Galeano, com sua arte, me trouxe um sopro de vida. Um oásis onde repousar a alma.

site: http://francinecruz.blogspot.com/

Milena 16/10/2022

o livro dos abraços
como diz belchior tenho vinte e cinco anos de sonho e de sangue e de américa do sul. obrigada eduardo por me fazer sentir mais latina que nunca.

Karina 21/10/2020

Galeano é perfeito em cada lembrança descrita no livro, em cada palavra e cada história ali contada que, muitas vezes, é tão curta mas tão cheia de significado ?

Leandro 09/01/2021

Um livro para celebrar os encontros e os simples momentos da vida
Um livro de contos, alguns com um leve humor, outros com posicionamento crítico e político, outros com um leve sabor poético. Mas, no geral, é um livro que faz o leitor valorizar as coisas simples da vida, os momentos e extrair algo relevante e belo de tudo isso. Este livro me lembrou um pouco o poeta gaúcho Mario Quintana. Galeano, novamente, vem reforçar seu posicionamento como um grande cidadão latino americano.

Jahyne 08/02/2023

Que leitura profunda!
Com textos difíceis, que tratam de morte, guerras e regimes totalitários, o autor nos surpreende com beleza a cada página.

Recomendo!

robson_lourenco 17/11/2023

Poesia, política, América Latina e reflexões pra vida. Um livro que te abraça de várias maneiras. "Pra lembrar como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, traçando a vida."

rayannezrx 05/07/2023

A função da Arte
É uma leitura breve e bem rápida mas que vale super a pena. Galeano de fato tem o dom: esse de fazer com que as mais belas palavras, num piscar de olhos, venham a nos abraçar.
Sabe ser crítico e transcrever nas mais pequenas palavras mas para alguém que escreveu o clássico ?As Veias Abertas da América Latina?, em 1.971, não poderia ser diferente, né?

Como é bom ser contemplada pelas suas grandiosas palavras.

O mundo é isso, né? Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Fogueiras grandes, fogueiras pequenas e de todas as cores. Tem gente de fogo sereno, fogo louco.

Natalia 04/03/2021

Memórias
O "Livro dos Abraços" de Galeano é um livro de memórias. A sensação que se tem é de que estamos entrando no caderninho da cebeceira do autor; ou naquela agendinha que carrega debaixo do braço. Mesmo a proposta da leitura sendo despretensiosa nesse nível, Galeano escreve com uma sensibilidade gostosa que não se vê sempre no universo do leitor. Acontecimentos ou pensamentos que poderiam ser contados de forma insignificante ganham uma aura iluminada.

Como todo livro com pequenos momentos, alguns podem tocar profundamente e outros nem tanto. Eu fiquei esperando aquelas passagens que me emocionassem, me fizessem refletir... Elas chegavam, mas obviamente não eram todo o conteúdo da leitura. Recomendo ler outra coisa de forma concomitante para poder pausar e sentir, quando for de sentir, ou largar um pouco quando for necessário.

De qualquer forma, O Livro dos Abraços me trouxe mais vontade de mergulhar no universo de Galeano. Com certeza, lerei mais dele. Fico ansiosa para entrar em contato com o autor em uma história longa, com rotinas e clímax, descrições profundas e amores fugazes. Mal posso esperar!

Mariana.Scolforo 06/05/2021

Galeano é poesia, crítica, política... É emoção, reflexão, paixão do início ao fim.

Juliano Almada 14/05/2021

um ou mais segundos
Acho que a ideia de colocar cada um dos momentos que Galeano narra em um vidrinho é o faz ele ser assim como um abraço, às vezes ele conforta, as vezes ele te esmaga. Na inocência infantil ou na rispidez de uma ditadura faz que com que seja o que explique um pouco da história de América Latina ou humanidade mesmo.
É um livro bonito, quase um daqueles que a gente coloca de cabeceira na esperança de que seja lido inteiro sem fazer esforço. Leia com calma pra sentir o calor de cada um dos abraços ou leia com pressa talvez, para que não seja esmagado por um desses abraços ou acabe se acostumando com o conforto deles.

Larissa.Guimaraes 22/05/2021

Um abraço de alerta
Essa foi minha primeira experiência com o Galeano e preciso confirmar que não vejo a hora de ler outro.
Trabalhando questões de ditadura, opressão, exílio, sonho e principalmente, as relações humanas, Eduardo motiva a busca por conhecimentos mais profundos sobre as ditaduras na américa latina.
"[Na América Latina] os livros não precisam ser proibidos pela polícia: os preços já os proíbem"
Recomendo para todos que desejam refletir através de textos em formatos variados, com o peso do assunto mas com a leveza que Galeano tem pra traduzir seus pensamentos em palavras.

carliteco 05/06/2021

Mais um de Galeano que com simplicidade leva a gente a sentir um milhão de coisas

Enedino 29/10/2021

Livro atemporal
O autor nos demostrar que a vida pode ser contada em pequenos fragmentos de histórias rápidas e simples com lições atemporais inesquecíveis e uma pitada de comédia as vezes!