O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Luciana Lís 27/02/2015

“Assovia o vento dentro de mim. Estou despido. Dono de nada, dono de ninguém, nem mesmo dono de minhas certezas, sou minha cara contra o vento, a contravento, e sou o vento que bate em minha cara.”
Os adjetivos mais doces cabem ao "O Livro dos abraços", de Eduardo Galeano. São mais de 250 microcontos que passeiam pela identidade latina, pelas primeiras percepções diante de pequenos acontecimentos da vida, o contemporâneo e a humanidade.
É um livro de cabeceira sobre a singeleza do cotidiano, com histórias que são narradas com graça, humor e doçura, sem deixar de provocar a inquietação e o enternecimento.
Memórias pessoais e genéricas passeiam lá e cá. Fazendo alusão a Roland Barthes, este é um livro que se lê levantando a cabeça a cada vez que encontramos alguma verdade, que nos aproxima do sentimento de humanidade, excita-nos e nos comove.
Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, exerce sua literatura compondo um quadro de pequenas e grandes histórias que atravessam desde o cenário político latino, miudezas do dia-a-dia, fatos históricos até o futebol.
“Veias abertas da América Latina”, publicado há 40 anos, é seu livro de maior destaque, na qual aborda a intensa exploração a que foram submetidos os países latino-americanos durante séculos.
Por: @lucianalis

site: Para mais resenhas: instagram.com/coletivoleituras

Fernando 12/08/2016

Genial.
Galeano é, na minha opinião, o melhor escritor hispanoamericano de todos os tempos, e O Livro dos Abraços só me faz ter certeza disso, um livro que te recompensa a cada página.

Saionara.Zakrzevsk 19/09/2016

Para ler devagar...
É um livro de cabeceira, para ler de trechinhos em trechinhos... Propõe muitas reflexões do cotidiano e da problemática dos sistemas nos quais nos inserimos. Traz muito também do autor, em suas pequenas histórias... Gostei.

SILVIA 28/09/2016

Excelente!
Meus comentários estão no blog e no YouTube:

site: https://www.youtube.com/watch?v=5TvVhhnfd5k

Sol Belchior 03/08/2019

Ah... Galeano <3
Esse livro é composto de delicadezas, tristezas, questionamentos, entre outras coisas que eu ainda não havia tido contato... de forma tão humana como foi escrito.
Vale muito a leitura.
Mais um autor que virei fã.

Rai @atequeolivronosrepare 15/01/2020

📚 "O Livro dos Abraços", por Eduardo Galeano.
📚 272 páginas.
🇺🇾 Literatura uruguaia. 2002.
🌡 5/5
💭 Uma colega de clube de leitura (do @nossaliteratura) disse mais ou menos isso: "Entendi que o nome do livro é 'O livro dos Abraços' porque no fim de cada texto nos sentimos abraçados pelo que foi dito." Pensei bastante e acho que compactuo com este pensamento.
Aparenta ser um livro de criança, pelo menos nessa edição. O nome também direciona para um quê de afetivo, mas em momento algum - repito: em momento algum - há "melosidade" para tratar dos temas. Falamos - porque nos sentimos discutindo com Galeano - sobre perdas, sobre a América Latina, sobre guerras e sobre o que há de mais cotidiano e belo em cada um desses momentos. Um texto, especial, mandei para uma grande amiga: nele, Galeano, em um contexto de ditadura, diz que "amigo" também era chamado de "chave". Porque "chave" da casa de um amigo era refúgio em tempos sombrios.
Achei incrível também a capacidade do autor de "ler o que foi deixado nas paredes". Lembrei-me diversas vezes do perfil @miralascalles nesses textos.
Por fim, ou "até um próximo instante", deixo que esse livro é tão lindo que me identifiquei com um personagem descrito.
No excerto: 💬 "A FUNÇÃO DA ARTE/1
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou -o para que descobrissem o mar. (...) É foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!" #acResenhas #literaturauruguaia #uruguay #eduardogaleano #atequeolivronosrepare

site: https://www.instagram.com/p/B7JcBALp0KU/?igshid=e7rhgg1jduw5

Ronaldo Thomé 02/02/2020

Eu adormeço em Frente a um Abismo
Maravilhoso! Simplesmente um dos melhores livros que eu já li. Galeano tem um estilo único; o livro é composto de mini textos sobre todos os temas: política, crítica social, amor, violência, leitura, mitologia...
A obra foi criada no contexto político do fim dos anos 1980: era do fim das grandes ditaduras da América Latina.
Em geral, os textos de Eduardo transitam entre crônicas, prosas poéticas e mini contos. Na mais pura tradição latino americana, Galeano faz um misto entre a realidade (a história oral, os casos do cotidiano e a memória) com a literatura fantástica (os absurdos, o insólito, o inimaginável).
Desta forma, o autor atinge resultados formidáveis, que vão desde o dramático e intenso, até o humorístico, passando pelo romântico, o depressivo (e, óbvio, o sensual e erótico).
Neste ponto, na minha opinião, O Livro dos Abraços pode ser uma ótima opção para quem quer começar a ler este tipo de romance que mescla realismo e fantasia, que tanto marca a literatura do nosso continente. Caso você goste deste livro, recomendaria a leitura de Lygia Fagundes Telles, sendo uma escritora mais exigente, mas que trabalha em linha parecida.
Enfim, livro agradável, acessível, gostoso de ler e bastante reflexivo; ou seja: sensacional!

Recomendado para: quem quer conhecer como a memória, seja ela a de um amigo, de um amor passado, de uma tristeza superada, ou mesmo a de um povo pode se tornar matéria para a fantasia e a criação.

Nota: 10,0 de 10,0 (mais um cuja vontade era dar 11!)

Ronaldo Thomé 02/02/2020

Eu adormeço em Frente a um Abismo

Nota: 10,0 de 10,0 (mais um cuja vontade era dar 11!)

Vanessa 23/03/2020

um grande abraço
Galeano nos presenteia com diversos abraços durante este livro, de certa forma como compensação pelos diversos socos no estômago que também nos dá. O certo é que há mais beleza que sofrimento e este costuma aparecer carregado com uma dose de indignação que nos dá força, mobiliza ação, não apenas tristeza. Galeano demonstra uma intimidade invejável com a América Latina. Acredito que não há possibilidade de ler (todos os seus livros, talvez) e não alimentar um anseio de conhecê-la tão bem quanto ele. Este foi o primeiro livro que li em 2020 e me ajudou a começar o ano fortalecida. Espero que todos que o leiam sintam o mesmo.

Mar 02/01/2021

Memórias de sangue e de amor da America Latina
Esse livro mata saudades, te traz amores e tristezas que você não conhecia, te toca e te abraça.
Não tem nada mais poético do que as memórias da America Latina, do nosso passado que se repete. Esse livro representa tudo isso e mais um pouco, é cortante.

Rafa 22/01/2021

Andante
Eduardo Galeano conseguiu fazer uma caminhada conosco através de seus contos. Me senti em tantas partes da América Latina, viajei sem sair só sofá. Abraços e afetos, história que querem ser contadas.

Sergio 05/02/2021

Pequenos contos grandes momentos

Nesses micro contos ( na verdade nem sei com classificar) Galeano registra frases, ideias e momentos de todas épocas, pessoas evitados por onde passou nos seus exílios voluntários ou não.

Livro que se lê de uma vez só e se lamenta de ter acabado.

João 10/02/2021

Para nos sentirmos abraçados
Um dos maiores escritores da história, meu favorito e minha grande referência

Gerson91 27/02/2021

Um tesouro!
As melhores tiradas, as mais espirituosas de um grande pensador em um livro de bolso. Ler Galeano te faz mais inteligente.

FilipeSS 02/03/2021

Metade crônica, metade ficção, alguma poesia, risadas, torturas. Um balaio que tem tudo, inclusive gatos. Este livro realmente parece a mente humana.