O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Helison.Fortunato 10/03/2024

Eu sou da América do Sul ?
Uma obra com muitas citações político sociais da América do Sul, de extrema importância serem trabalhadas dessa forma, com lirismos e poesia. Uma leitura fluída porém com uma exigência de conhecimento necessário sobre a conjuntura para uma melhor compreensão. Contudo foi uma leitura muito agradável.

Eduarda 23/12/2021

O livro é ótimo. Reflexivo, crítico. Faz com que vejamos o mundo a nossa volta com outro olhar. Visto que, faz críticas sociais de uma forma descontraída. No entanto, sem perder a essência de como devemos nos comportar em relação ao que assistimos e porquê assistimos, por exemplo.Além disso, faz com que percebamos coisas do nosso dia a dia, que passa despercebido. Vale muito a pena!

Karina Reis 25/07/2020

Nesse livro de textos aleatórios, Eduardo Galeano escreve sobre várias histórias e cenários que presencia em suas andanças. Os textos não têm conexão entre si, trata-se do olhar do autor sobre o que vivencia.

Gláucia 21/03/2022

O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano
Meu primeiro livro do autor, ouvi pela plataforma storytel que tem um ótimo acervo.
A narração de Sidney Ferreira é ótima, sua voz forte e reconfortante traduz exatamente o sentimento contido no livro.
São pequenas crônicas em que o autor nos fala sobre seus amigos, suas perdas, as ditaduras latinoamericanas, suas viagens, memórias, amores. Tão singelos e ao mesmo tempo tão agudos, tão contundentes, alguns nos deixam com um sorriso no rosto por carregar um pouco de esperança. Outros são bem tristes, mas mesmo estes nos trazem um pouco de alento.
Uma delícia ouvir ao deitar ou no café da manhã, sempre os melhores momentos.
Esse livro é exatamente o que o título diz, uma coletânea de abraços.

"Então ele me disse:
- Diga pra alguém... que eu estou aqui..."

Helena Gáti 15/09/2021

Galeano aqui transforma memórias em poesia, histórias, vida e luta em arte! Eternizados nas palavras, os momentos narrados por ele entretém o leitor de uma forma linda e marcante, deixando aquela vontade de ler e reler várias vezes! Uma linda obra, uma das minhas novas favoritas!

Paulo 08/02/2024

Um passeio poético pela America Latina
Através de diversos e curtos contos, o autor nos traz lembranças de quem vivenciou a história recente da América Latina, encontrando poesia mesmo nos momentos mais trágicos. Vale a pena.

Dudu 25/06/2021

Uma mistura de emoções
Cada mini-capítulo é uma nova descoberta, você nunca sabe o que esperar, porque o livro é recheado de uma variedade muito grande de sentimentos e sensações. Vale muito a pena ler aos pouquinhos e ir refletindo pra conseguir saborear o que o livro tem a oferecer.
Edu Santtos 25/06/2021minha estante
Livro excepcional

Leticia 22/12/2021

Tocante!
Todos deveriam ler livros que falem sobre ditaduras, principalmente as ocorridas na América Latina, para que possamos entender de uma vez por todas que é inadmissível que alguém ameace nossa democracia.
Galeano em O Livro dos Abraços resgata memórias dolorosas sobre um dos períodos mais sombrios da América Latina, assim como reflexões sobre esse período. Esse livro é um livro difícil de classificar, então nem tentarei. O que eu posso dizer é que são textos curtos que conseguem dize em poucas sentenças o que às vezes um calhamaço não consegue.

Mouraci 19/01/2022

Aquele abraço!
Eduardo Galeano nos ensinou a entender a América Latina e sua história de submissão e miséria, inicialmente dominada por espanhóis e portugueses e nas últimas décadas por norte-americanos.

Com o seu "Livro dos Abraços", ele também retrata a América Latina, porém desta vez com um viés poético e singelo e eternizando pequenos momentos retratados em micro contos, que se relacionam e formam os "abraços" do título.

A humanidade e sensibilidade de Galeano revelam situações que são o DNA do continente.

Galeano morreu em 2015. Como em seu conto que abre o livro (o mundo), ele deve estar observando o mundo lá do céu e vendo um mar de foqueirinhas, já que cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Ele brilhou tanto em suas obras que ainda hoje queima e ilumina.

Obrigado Galeano!

Samuel M de Paula 04/01/2021

Cada conto um abraço
Eduardo Galeano diz que “a memória viva nasce a cada dia” e é isso que ele procura fazer nessa obra como em muitos livros de sua autoria. Galeano mais uma vez transcende os gêneros ortodoxos, combinando jornalismo, ficção, análise política e História. Logo nos primeiros relatos o leitor descobre o sentido do título, o qual não está escrito em palavras, mas se faz presente por um sentimento de amizade como se estivesse contando pessoalmente cada história e no final de cada, desse um abraço. Nesta obra somos apresentados a relatos de muitas de suas andanças pela América Latina, alguns presenciados pessoalmente e outros descritos pelos seus vários amigos, amigos esses também são grandes representantes da literatura latina e nacional de seus países.

Mais uma vez, minha leitura dessa obra se iniciou após a indicação da minha querida amiga Ísis Demarchi, confesso que pouco tenho lido nessa em minha pouca idade autores latinos que não fossem brasileiros, mas tenho conhecimento por nome de muitos autores e um deles era Eduardo Galeano.

As 272 páginas passam voando, pois entre curtas histórias, várias representações ilustradas se fazem presente, diria que mais de 100 páginas. Galeano nos induz de leituras inicialmente ingênuas que aos poucos vão se tornando fantásticas e absurdas, prosaica e protestante. Com isso, nossos olhos são abertos para os casos de restrição da liberdade, causados pelas inúmeras ditaduras na América Latina; de sonhos desperdiçados; do cotidiano e do extraordinário; de política e de amor; de tormentos e ternuras; de fomes e dores.

Com calma nos é requerida, da inquietação que é incitada inicialmente pela falta de contextualização, somos aos poucos levados a cenários, personagens, criaturas místicas e fábulas que se irrompem; no final, os amigos de Galeano se tornam também nossos amigos. Histórias agradáveis são juntas nesse livro de modo despretensioso, mas que resgata a grandeza dos detalhes da vida.

O Livro dos Abraços traz beleza e emoção em suas páginas, uma obra que se deve ter cuidado em manusear, pois é delicada e afiada como a própria vida. Uma leitura que não se esgota e falta razão para parar, apesar de banal se pensarmos pequeno, mas que como a própria vida, vale a pena.

Henrique Fendrich 24/07/2020

As historinhas se ofereciam a Eduardo Galeano e pediam para ser contadas. Eram histórias que haviam acontecido e também que nunca aconteceram, mas que aconteceriam no momento em que fossem contadas. Havia a história do menino que descobriu o mar e disse para o pai “me ajude a olhar”. Também havia a história dos soldados que durante trinta e um anos montaram guarda para um banquinho com tinta fresca. Ou ainda a história do espetáculo de pantomima que teve mais atores do que expectadores. E eram tantas histórias que chegavam de todas as partes da América. Algumas surgiam por ouvir, outras nas paredes, e outras ainda nos sonhos de Helena. E a maioria vinha mesmo é do tanto-sentir. Em comum, as histórias tinham o coração – mesmo as mais fodidas, as histórias de ditadura, ditadores e ditadoriados. E as historinhas não pediam muito, apenas um ou dois parágrafos, às vezes uma ou duas frases. Eram historinhas tão pequenas, mas incendiavam a vida com tamanha vontade que era impossível olhar para elas sem pestanejar, e quando chegou perto delas Eduardo Galeano pegou fogo.
Julyana. 24/07/2020minha estante
Eu gosto tanto desse livro. Li a primeira vez há uns dez anos, já dei muito de presente e estou sempre voltando a ele.

Henrique Fendrich 24/07/2020minha estante
É um encanto. Merece muitas releituras mesmo.

Thay 09/02/2022

Recordar: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração
Eduardo Galeano traz nesse livro suas memórias. Ler ele é se sentir dentro das memórias do autor, se sentir atravessado por cada palavra, cada momento retratado e vivido por ele. É uma forma de demonstrar que a história pode ser contada a partir de momentos que transformam a nossa vida, que nos potencializam.
Que livro lindo! Pretendo ler milhões de outras vezes mais.
"Abra este livro com cuidado: ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena"

Mari Mirandinha 02/03/2024

Um abraço
Esse livro foi uma experiência muito gostosa. Com esses mini textos o autor pode trabalhar diversos temas, todos de forma poética, mesmo os intrinsecamente políticos. Muito bom.

Lia 14/05/2021

quando me recomendaram esse livro fiquei com o pé atrás por se tratar de crônicas, porém resolvi dar uma chance, e, em todos os sentidos, fui surpreendida por esse livro.

no início a leitura foi cansativa justamente por estar fora da minha zona de conforto, porém com o desenvolver da narrativa fui envolvida pelos detalhes e me senti abraçada (como o próprio nome oferece) pelos sentimentos que o autor passava, senti o peso das histórias e das críticas presentes nelas, e foi uma das melhores experiências que eu poderia ter.

Danton 08/02/2022

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano. O terceiro do ano, o primeiro de fevereiro. Muito bom.

"Se o passado não tem nada para dizer ao presente, a história pode permanecer adormecida, sem incomodar, nos guarda-roupas onde o sistema guarda seus velhos disfarces".

"O sistema esvazia nossa memória ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias".