O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Gabriela 13/02/2024

Nossa história é muito triste
Acho que fui com muita expectativa.

Quando decidi ler esse livro, o Galeano já estava na minha lista de leitura há anos, e eu já havia lido várias crônicas dele anteriormente - o que fez aumentar o hype da coisa toda. Finalmente lendo, percebi que gostei, mas não foi além disso. Grande parte é porque não consigo me apegar muito a textos curtos, e aqui eles são curtíssimos. Sinto que não dá tempo de se apegar à ideia. Tive o mesmo problema lendo as reflexões do Nietzsche. Fico lendo um pouquinho por dia pra conseguir digerir as palavras, refletir sobre as ideias, mas o ritmo de leitura não me prende e acabo desanimando pois a leitura não anda. Aí parto pra ler mais rápido e isso prejudica o entendimento das crônicas. Então, outro fator é esse. Creio que muita coisa eu simplesmente não compreendi em totalidade. Se eu parasse pra pesquisar e estudar um por um, talvez o livro levaria 5 estrelas. No fim, digo que gostei e realmente entendi uns 70% do livro. Os outros 30% achei ok, dentre esses, uns 15% não entendi.

Alguns textos foram extremamente fortes, pesados, com críticas diretas e cruéis, que mostram o quão triste é nossa história latino-americana, regada a violência, preconceito, pobreza e ditaduras. Também, ele faz várias críticas ao cristianismo, coisa que me agrada bastante. Fala sobre nossas fraquezas e defeitos como seres humanos, e como nossa história nos moldou pra pior. Não é de todo um livro pessimista, mas a maior parte dele sim. Ainda resta um pouco de esperança para alguns de nós, talvez.
Talvez lerei Veias Abertas no futuro, mas não logo.

Niájera 07/03/2021

Interessante
Apesar das minhas ideias não serem muito de acordo com as do autor, é inquestionável a sua capacidade e delicadeza para transcrever suas memórias e as de outras pessoas.

Milena Policarpo 27/04/2022

Estava com saudade da ternura do Galeano... Poesia, prosa, ficção e não-ficção se entrelaçando em histórias incríveis, como só o autor sabe contar.

Lucikelly.Oliveira 05/10/2022

Excelente livro.
"Os funcionários não funcionam.
Os políticos falam mas não dizem.
Os votantes votam mas não escolhem.
Os meios de informação desinformam.
Os centros de ensino ensinam a ignorar.
Os juízes condenam as vítimas.
Os militares estão em guerra contra deus compatriotas.
Os policiais não combatem os crimes, porque estão ocupados cometendo-os.
As bancarrotas são socializadas, os lucros privatizados.
O dinheiro e mais livre que as pessoas.
As pessoas estão a serviço das coisas."

Leituta fluída e muito gostosa.

Ayron Barsan 02/04/2023

Lindo demais!
É poético e político! Não tem o que dizer!

Ele domina a escrita poética de uma forma magistral. Consegue colocar poesia em temas densos como opressão, ditadura, tortura e desigualdade social sem romantizá-los. Tem ideia?! Lê que cê vai entender.

As vezes cansa um pouco tanto sofrimento, mas acredito que a ideia dele é essa mesma, mostrar as barbáries sofridas pela América Latina, e a poeticidade dele não cansa jamais, no meio tem alguns outros mais pessoais e até românticos da vida dele que são maravilhosos.

Debs @DeboraMaryn 08/04/2022

Gostei mas as histórias não me prenderam , nenhuma me marcou e eu costumo gostar de contos. A temática é interessante.

Márcio 20/11/2020

Um livro que abraça...
O título do livro faz todo o sentido. Você se sente abraçado pelas histórias contadas aqui. Muito reconfortante e aquece o coração. Há narrativas aqui que me fizeram voltar a elas dezenas de vezes.

bibliostella 29/03/2020

Imperdível
Contos pequenos e de leitura muito fácil. Apesar de curtos, alguns contos são tão densos que nos obrigam a parar um pouco a leitura para refletir sobre as questões propostas pelo autor. Recomendo fortemente!

Luana 30/05/2020

Maravilhoso!
Li o livro sem saber nada sobre o autor ou ter pesquisado sobre a temática e, acabei me surpreendendo demais!
Galeano traz o sangue escorrido de toda a América Latina pelas ditaduras sofridas, os sonhos cortados de um povo, mas também, a beleza das pequenas alegrias da vida.
Cada texto realmente é um abraço, seja ele de pêsames ou de amor.

Mareufq 13/06/2022

Impactante.
?O mundo
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
? O mundo é isso ? revelou ?. Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.?

Ana 06/07/2020

De fato, me senti abraçada. Os textos curtos são de uma sensibilidade imensa e cheios de poesia, nos falando de amores, perdas, a dor da ditadura e do exílio, e de tantos outros temas que é difícil acreditar que caiba tantas emoções em poucas páginas.

Tintin 28/10/2022

O livro dos abraços.
"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. [...] Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada pelos demais."

sandim_steh 10/10/2021

SIGA O IG: @PAPEANDOSTEH
?Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras.?

Neste livro vamos conhecer histórias diversas pelos olhos de nosso autor, que com suas andanças Galeano vai escutando tudo e caçando diversas histórias que ao longo do livro vão virando crônicas incríveis; sobre o cotidiano, sobre a vida, sentimentos, passado, presente e futuro, Galeano nos prende com sua escrita única e direta.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG: PORÃO LITERÁRIO (@PORAOLITERARIO)

Monique 21/02/2022

Um abraço forte que pode fazer rir ou chorar. Essa leitura vale a pena por vários motivos. Uma leitura despretensiosa que faz você acompanhar a vida e acontecimentos cotidianos de várias pessoas. É tão bonito que faz você sentir que fez parte dessas pequenas histórias. Como um filme da vida. Na alegria e na tristeza. Nos momentos mais dificieis dentro da história da ditadura e de como enfim sobreviver a esses marcos que impactam a vida de várias pessoas. É bonito porque é a história de um país contado pelas pessoas.