O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

_barbzzz_ 06/08/2020

um dos meus preferidos da vida. maravilhoso!!

juliabmelo 03/09/2020

?Abra este livro com cuidado: ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena?

bteuzt 19/10/2022

experiências divididas
exílio, imigração, dores profundas e psicossomáticas, sonhos, inconsciente coletivo, todas essas expressões definem maravilhosamente a coletânea de contos de galeano que, mesmo tão distante, se assemelham a experiências que a maioria de nós podemos ter um dia. é possível explorar vividamente todos os locais mencionados com a mesma experiência do autor, sentir-se próximo de seus amigos, de pessoas que conheceu ao longo da sua estadia nômade, da angústia em não pertencer mais a um lugar que te fez o que é.
é um livro que, de forma crítica, política e ácida, traz o que mais há de amável em nós.

romulorocha 18/11/2020

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano - Nota 10/10
Um das melhores leituras do ano! A indicação foi da @andressazap e como na maioria das suas indicações, ela sabe exatamente o tipo de livro que me encanta. Eduardo Galeano é um jornalista e escritor uruguaio, vencedor de prêmios como o American Book Award em 1989, ano da publicação desta obra. Uma das suas grandes marcas são a ênfase que o autor da à América Latina em suas narrativas, transitando entre relatos históricos e políticos, mas também poéticos e pessoais.
Em O livro dos abraços, Eduardo Galeano reúne uma série de contos riquíssimos sobre sua visão da história, cultura e política da América Latina. O autor apresenta, através uma narrativa lírica e pessoal, suas visões sobre a arte, colonialismo, emoções e atitudes dos povos latinos.
Se eu pudesse indicar um livro este ano, ?O livro dos abraços? seria o primeiro da lista. Enquanto você lê, se sente parte daquilo. Talvez por isso seja este o título, as histórias te abraçam sabe? Em muitos momentos você sente que os países, os povos, as histórias, vivências e reflexões de Galeano são as suas também. Sem falar nas inúmeras mensagens delicadas e mercantes que o autor deixa em cada conto. Meu livro ficou repleto de marcações, de tanto sentido que suas palavras fizeram para mim nos mais diversos cenários.
?O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços.?

?O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência?.

?O sistema esvazia nossa memória, ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias?.

?Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos?.

Lucinha 01/12/2020

Livro: O Livro dos Abraços
Autor: Eduardo Galeano

Eduardo Galeano conta a história da América Latina a partir de sua memória, mas não somente com episódios da sua vida, ele é um caçador de memórias!

O Livro dos Abraços é, de fato, um livro que abraça, que deixa nosso coração quentinho. São momentos da vida das pessoas que o autor encontra, que de repente se tornam pequenas histórias e culminam nesse livro.

Galeano nós faz sentir parte de suas memórias!

Lameq 30/12/2021

Eu demorei muito tempo pra terminar esse livro. Não por estar ocupado, eu estava mesmo, mas sim por achar alguns textos bastante descontextualizado ou até mesmo, para não poupar palavras, ruins. Tem coisas incríveis aqui, mas tem muita coisa descartável. Não foi o primeiro contato meu com o Galeano, não será o último, mas com toda certeza não foi o melhor.

Tiago 25/04/2023

O Livro dos Abraços
Às vezes queremos que as coisas tenham uma unidade: nossos dias, nossa personalidade, a vida. Mas frequentemente é difícil submeter essa dança das horas a uma única explicação, a uma coesão que não se parte. Por isso acho esse livro do Galeano tão delicioso, esse formato de aforismos, pequenas histórias e causos saltam de um assunto para o outro, você nunca sabe se está diante de um texto cômico ou trágico, diante de uma reflexão ou uma anedota, quando passa para o próximo capítulo. Me transmite aquele sentimento de quando estamos passeando por uma cidade nova e cada esquina revela maravilhas e ameaças. Galeano exibe aqui a História com seus horrores e contradições, personagens lindos e detestáveis. Há algo de surreal em suas narrativas, como há algo de surreal em viver. Recomendo muito, e termino esta breve resenha com um breve trecho do livro:

“Celebração da amizade/1: Nos subúrbios de Havana, chamam o amigo de minha terra ou meu sangue. Em Caracas, o amigo é minha pada ou minha chave: pada, por causa de padaria, a fonte do bom pão para as fomes da alma; e chave por causa de... — Chave, por causa de chave — me conta Mario Benedetti. E me conta que quando morava em Buenos Aires, nos tempos do horror, ele usava cinco chaves alheias em seu chaveiro: cinco chaves, de cinco casas, de cinco amigos: as chaves que o salvaram.”

Luisa 13/01/2021

Encantador, Apaixonante, Envolvente & Inesquecível !!!!!!!
Personagens Da História, Em Situações Diversas... 1 Misto De História + Fantasia + ImagensMentais + Dureza + Leveza + Humor & Em Meio A Sonhos Fatos & Personagens, A Vontade É De Querer Sempre Saber +!!!!!!!

Paulo 18/01/2021

Pequenas e grandiosas histórias latino-americanas
Desprentensioso, o livro de Galeano acaba por fazer um painel da América Latina na segunda metade do séc. XX, depois de ter sido banhada por inúmeras ditaduras militares. São pequenas histórias que forjam a grande História do continente, todas abordadas com sentimentos, a partir de dialogos, observações e fatos históricos ocorridos com pessoas pouco conhecidas ou até mesmo anônimos. É também uma homenagem aos autores latino-americanos, recordados em diversas das histórias.

Amanda262 01/03/2021

Esse livro é PERFEITO. Me deixou com muita vontade de ler outras coisas dele.

Vou apenas deixar um trecho que gostei bastante:
?Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.?

nadia 01/03/2021

"Nunca fui bom para essa questão dos adeuses."
Um livro sobre a potência das palavras, das pessoas, das vozes, das andanças, das conexões. Da América Latina. Um dos mais belos amontoados de palavras já reunidas de um dos autores que mais nos orgulhamos. Conhecemos personagens que dançam entre sua existência no mundo real e no mundo de Galeano, indo e vindo naquilo que temos acesso no meio público e aquilo e só podemos saber através do que a proximidade entre pessoas pode contar. Helena, Portinari, Cortázar, Neruda. Conhecidos e desconhecidos torturados. Histórias que contam o amor e o terror de vidas reais ao longo da sua caminhada pela Terra.

Como diz o Emicida: tudo tudo tudo que nóis tem é nóis.

lalinha 01/03/2021

?Abra este livro com cuidado, ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena.?

Júlia 15/10/2021

Releituras na hora certa
Fiquei surpresa quando achei esse livro na estante e vi que já o tinha lido, porque mal lembrava do que se tratava. E parece que ele "reapareceu" no momento ideal, falando de assuntos que têm me interessado muito ultimamente, como o resgate das violências sofridas pelos indígenas e sua cultura, pinceladas sobre como são as maiores cidades da América Latina, o resgate do que aconteceu durante as ditaduras militares em nosso continente. Pode-se ver a violência e a dignidade dos violados, assim como a fragilidade que nos une como seres humanos, nas mãos que tremem diante da morte em um dos mini-textos. Há passagens belíssimas de Galeano que via pipocando aqui e ali, e agora sei que pertencem a esse livro. Estranhamente, gostei de poucas das imagens que acompanham o texto, embora seja interessante a proposta de fazer essa combinação. Ficou gravada na memória uma palavra bonita, que fala da integração das nossas partes: sentipensador.

Seven 20/01/2024

Não se tem lá muitos abraços
O livro é composto por várias crônicas e críticas sociais, é muito interessante ver alguns relatos de vivências de Galeano, e sua escrita, mesmo sobre assuntos pesados, é muito fluída.

Patty Lima 19/04/2021

Do afago ao soco no estômago
Comecei a ler "O livro dos abraços" imaginando apenas um livro de afagos, que eu não teria muitos momentos de socos no estômago, afinal abraço lembra carinho. Mas durante a leitura lembrei que abraços são trocados na alegria e na tristeza. Deve-se aceitar isso ao ler esse livro, na medida em que fala de encontros e desencontros; de vida e morte; de fé e da falta dela... Há páginas que lemos com sorriso no rosto e outras com a garganta embargada. Acredito que esse é um daqueles livros que todos devem ler "antes de morrer".