O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Soan 02/12/2019

Um prazer conhecer a escrita de Galeno.
Meu primeiro livro do autor. Encantadora a sua escrita. Os fragmentos históricos narrados neste livro é de uma sutileza e sensibilidade que me fizeram lembrar um outro autor de língua espanhola, Carlos Ruiz Zafon. Não deve ser apenas talento e muito treino, acho improvável que escritores dessa estirpe não sejam, ou tenham sido quando em vida, invejáveis em seus detalhes humanos.

rosa 04/10/2021

"Não me deixe chegar à morte, ainda não. Falta muito o que andar. Existem luas para as quais eu ainda não lati e sóis nos quais eu ainda não me incendiei."
Como eu amo tudo que esse homem escreve! Cada palavra dele eu consigo sentir o amor, o ódio e a alegria que ele sentiu enquanto escreveu. Um livro que transborda sensações, tenho que ter ele para sempre na minha estante para ler e reler.
Uma pena que nunca poderei conhecer Eduardo Galeano, mas seu legado na Terra é sem igual.

Luisa 12/12/2022

simplesmente um cara que sabia tudo sobre tudo. imagina a dificuldade que devia ser viver naquela cabeça.

Ana 20/09/2021

Todos somos mortais até o primeiro beijo e o segundo copo.
Eu não sabia que precisava ler esse livro até ganhá-lo de presente de aniversário de um amigo muito querido e descobrir que essa é a obra mais linda que já li, é como se eu lesse a alma do autor, sentisse o que ele sentiu...

Ray 14/05/2020

Reflexão
Esse livro nos trás diversas reflexões sobre as épocas da nossa história, mas também sobre os dias atuais. Cada texto um novo sentimento, um novo universo.

juliabmelo 03/09/2020

?Abra este livro com cuidado: ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena?

Apenas Evelim 28/01/2022

O livro dos abraços
De longe é um dos meus livros favoritos.
Contos sutis e ao mesmo tempo afiados, desses que destroçam o coração. Fortes!
Ler Eduardo Galeano é manter acessa a chama de conhecer mais sobre a nossa história, somos latinos americanos, sofremos ditaduras terríveis, sofremos a invasão dos nossos colonizadores, não passamos de países em subdesenvolvimento.
"Os ninguéns" me faz chorar sempre que o leio. "As impressões digitais" me trazem o meu reconectar comigo mesmo.

romulorocha 18/11/2020

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano - Nota 10/10
Um das melhores leituras do ano! A indicação foi da @andressazap e como na maioria das suas indicações, ela sabe exatamente o tipo de livro que me encanta. Eduardo Galeano é um jornalista e escritor uruguaio, vencedor de prêmios como o American Book Award em 1989, ano da publicação desta obra. Uma das suas grandes marcas são a ênfase que o autor da à América Latina em suas narrativas, transitando entre relatos históricos e políticos, mas também poéticos e pessoais.
Em O livro dos abraços, Eduardo Galeano reúne uma série de contos riquíssimos sobre sua visão da história, cultura e política da América Latina. O autor apresenta, através uma narrativa lírica e pessoal, suas visões sobre a arte, colonialismo, emoções e atitudes dos povos latinos.
Se eu pudesse indicar um livro este ano, ?O livro dos abraços? seria o primeiro da lista. Enquanto você lê, se sente parte daquilo. Talvez por isso seja este o título, as histórias te abraçam sabe? Em muitos momentos você sente que os países, os povos, as histórias, vivências e reflexões de Galeano são as suas também. Sem falar nas inúmeras mensagens delicadas e mercantes que o autor deixa em cada conto. Meu livro ficou repleto de marcações, de tanto sentido que suas palavras fizeram para mim nos mais diversos cenários.
?O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços.?

?O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência?.

?O sistema esvazia nossa memória, ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias?.

?Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos?.

Lucinha 01/12/2020

Livro: O Livro dos Abraços
Autor: Eduardo Galeano

Eduardo Galeano conta a história da América Latina a partir de sua memória, mas não somente com episódios da sua vida, ele é um caçador de memórias!

O Livro dos Abraços é, de fato, um livro que abraça, que deixa nosso coração quentinho. São momentos da vida das pessoas que o autor encontra, que de repente se tornam pequenas histórias e culminam nesse livro.

Galeano nós faz sentir parte de suas memórias!

bteuzt 19/10/2022

experiências divididas
exílio, imigração, dores profundas e psicossomáticas, sonhos, inconsciente coletivo, todas essas expressões definem maravilhosamente a coletânea de contos de galeano que, mesmo tão distante, se assemelham a experiências que a maioria de nós podemos ter um dia. é possível explorar vividamente todos os locais mencionados com a mesma experiência do autor, sentir-se próximo de seus amigos, de pessoas que conheceu ao longo da sua estadia nômade, da angústia em não pertencer mais a um lugar que te fez o que é.
é um livro que, de forma crítica, política e ácida, traz o que mais há de amável em nós.

Luisa 13/01/2021

Encantador, Apaixonante, Envolvente & Inesquecível !!!!!!!
Personagens Da História, Em Situações Diversas... 1 Misto De História + Fantasia + ImagensMentais + Dureza + Leveza + Humor & Em Meio A Sonhos Fatos & Personagens, A Vontade É De Querer Sempre Saber +!!!!!!!

Paulo 18/01/2021

Pequenas e grandiosas histórias latino-americanas
Desprentensioso, o livro de Galeano acaba por fazer um painel da América Latina na segunda metade do séc. XX, depois de ter sido banhada por inúmeras ditaduras militares. São pequenas histórias que forjam a grande História do continente, todas abordadas com sentimentos, a partir de dialogos, observações e fatos históricos ocorridos com pessoas pouco conhecidas ou até mesmo anônimos. É também uma homenagem aos autores latino-americanos, recordados em diversas das histórias.

Amanda262 01/03/2021

Esse livro é PERFEITO. Me deixou com muita vontade de ler outras coisas dele.

Vou apenas deixar um trecho que gostei bastante:
?Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.?

nadia 01/03/2021

"Nunca fui bom para essa questão dos adeuses."
Um livro sobre a potência das palavras, das pessoas, das vozes, das andanças, das conexões. Da América Latina. Um dos mais belos amontoados de palavras já reunidas de um dos autores que mais nos orgulhamos. Conhecemos personagens que dançam entre sua existência no mundo real e no mundo de Galeano, indo e vindo naquilo que temos acesso no meio público e aquilo e só podemos saber através do que a proximidade entre pessoas pode contar. Helena, Portinari, Cortázar, Neruda. Conhecidos e desconhecidos torturados. Histórias que contam o amor e o terror de vidas reais ao longo da sua caminhada pela Terra.

Como diz o Emicida: tudo tudo tudo que nóis tem é nóis.