O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Lara 13/10/2021

O livro dos abraços
No começo achei o livro leve, até meio divertido, mas ao longo das narrativas fui sendo tomada por um sentimento de agonia, angustia e até revolta. Galeano parece conversar com a gente, como um professor contando historias aos quais ele pretende com isso, nos fazer pensar no outro lado da historia que nunca foi dada a oportunidade de ser vista. E por esta razão gostei tanto da leitura, ele nos faz olhar pra nós mesmos, a vida que temos repetido por séculos e séculos como nossos antecessores sul-americanos. Podemos ver que não mudou quem continua sendo explorado e desprezado, e quem é explorador e valorizado, isso que ele nos mostra nessa leitura, quase um pedido de acordem, nada disso é novo, a história ainda se perpetua. Conhecendo essas existências, essas tragédias, podemos abraçar o que somos e quem sabe nos libertar de quem nos mantem preso nesse Dejavu.

Rodolfo Vilar 16/10/2022

Senti-me abraçado. Talvez tenha sido exatamente essa a intenção de Galeano ao escrever "O livro dos abraços", mostrar a sensação de acolhimento que seu livro proporciona e a importância da sua literatura para o registro oral de histórias tão belas, tão singelas, mas que mostram a identidade de um povo, de uma política e das suas alegrias ou dores.
Nesse livro, que nada mais é que um relato de breves histórias que Eduardo Galeano coletou durante as suas viagens no tempo da ditadura militar de seu país, o autor promove a reunião de tudo aquilo que ouviu, presenciou ou sonhou. O livro torna-se uma grande enciclopédia de costumes, lendas e mitos. Torna-se uma leitura prazerosa ao ponto de vista de que aprendemos ensinamentos tão profundos sobre o seu viver.
Recomendo a leitura para aqueles que gostam de poesia e da sensibilidade das palavras. Por diversas páginas separei e marquei trechos que levarei comigo para toda a vida. É simples, singelo, mas também poderoso.

Lory fada 27/02/2023

Nossa que livro bom.
Eu aproveitei bastante a leitura e li com calma para captar tudo que o autor queria passar, e tava tão bom acompanhar as histórias que eu não queria que acabasse. A escrita do autor tem uma fluidez e ao mesmo tempo é muito envolvente, me ganhou. Vou ler mais livros do Galeano com toda certeza.

Luciana.Lourenco 02/04/2021

Livro de memórias recheado com a sensibilidade que eu esperava de Galeano. Lindíssimo. "Eu não quero morrer nunca, porque quero brincar sempre."

Ilana 12/04/2020

Habemus um novo livro favorito
Há muito tempo eu não lia um livro tão bom. Textos com os mais diversos temas - de pichações à perda de um filho. Pelas palavras de Galeano, mergulhamos dentro de nós, enquanto caminhamos por toda América Latina. Entre meus livros favoritos, estão os bem escritos que recorrem a recursos inovadores. E esse não deixa a desejar.
No meu primeiro livro de Galeano, compreendi seu papel para a literatura latina e o porquê de ser uma importante referência.

maria6637 01/03/2023

O livro dos abraços
Sabe aquela história que a perfeição está nos detalhes? Galeano trás de maneira perfeita essa frase. Pequenos momentos que sob uma visão atenciosa, viram lindas histórias. São contos curtinhos com significados profundos, a sensação de sentar na calçada com alguém mais velho te contando histórias do passado. Apaixonante.

Fernanda 24/11/2020

Um dos trechos que me chamou atenção
"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada".

Fabricio.Macedo 07/10/2020

De uma estética crítica, histórica, viva... Grande Galeano! Super experiência com essa rápida e fluida leitura.

Gabriela3420 17/01/2023

O livro dos abraços
Publicado pela primeira vez em 1989 "O livro dos abraços" é uma coletânea de microcontos que dialogam com a vivência e memória latino-americanas.
Eduardo Galeano mescla suas próprias memórias com relatos de viagens, mensagens pintadas em muros e crônicas criando um mosaico da sociedade da segunda metade do século XX.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita poética e contundente do autor. Apesar de ser um livro curto é aquele tipo de leitura que demanda seu próprio tempo visto que os textos despertam muitos sentimentos e reflexões.

@helensince1994 04/04/2021

Encantador
Galeano escreve de um jeito simples e despreocupado. Pequenos contos, frutos de suas andanças, capazes de refletir o olhar poético do autor frente a trágica história da América Latina. Uma leitura encantadora, é como dizem um "livro-polvo" que te abraça por inteiro.

mari 19/03/2021

O livro dos abraços que me abraçou
..?ele mostra que a história pode - e deve - ser contada a partir de pequenos momentos, aqueles que sacodem a alma da gente sem a grandiloquência dos heroísmos de gelo, mas com a grandeza da vida...Galeano vai ouvindo tudo. O que de melhor ele ouviu ele transformou em livros como este, onde lembra como são grandes os pequenos momentos e como eles vão se abraçando, travando a vida...Abra este livro com cuidado:, ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena...?

Galeano, obrigada por tudo. Por cada palavra, cada frase, cada história. Obrigada por ouvir histórias e compartilhar com o mundo através da escrita. Obrigada por mostrar que ?pequenos momentos? são importantes e que são eles quem dão sentido a nossa vida, afinal, somos todos constituídos por pequenos acontecimentos que nos marcam infinitamente. Sejam bons, ruins, leves, grandes ou pequenos.
Inclusive, vou levar ?o pequeno momento? que passei por esse livro para o resto da vida, pois ele agora faz parte de um pedacinho da pessoa que sou e ainda serei.

joaoderstand 29/11/2022

Isso tudo e mais um pouco
e ao mesmo tempo tão simples e profundo, um absurdo. Absurdo de livrinho!!

PS.: que homem viajado né

BrunaSoares 08/06/2021

Ah Galeano ????
Que abraço são suas palavras, que lindo ver o mundo por seus olhos.
Esse livro foi um acalanto para mim.

haru 24/05/2020

Um abraço sufocante
Ganhei o livro do meu amigo Israel depois de ter ficado curiosa com a resenha dele.
Simplesmente fantástico, um livro que me chamava a leitura nos crepúsculos do dia, ou que me oferecia um abraço após ouvir as besteiras que meu pai profere apoiando o governo. Às vezes chegava a me sufocar com seu aperto e sua realidade, mas também provocando uma reflexão sobre nossa desastrosa,mas linda América Latina.
A conexão que você cria com o autor é sensacional, a leitura te faz sentir como se estivesse tomando um bom vinho enquanto ele conta suas histórias e crônicas.
recomendadíssimo.

Ni 24/06/2021

O mundo

Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu
subir aos céus.
Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do
alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
? O mundo é isso ? revelou ?. Um montão de gente, um mar de
fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não
existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras
pequenas e fogueiras de todas as cores.
Existe gente de fogo sereno, que nem
percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas.
Alguns
fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a
vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar,
e quem chegar perto pega fogo.

*Galeano foi uma surpresa deliciosa.