O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Gabriela 13/02/2024

Nossa história é muito triste
Acho que fui com muita expectativa.

Quando decidi ler esse livro, o Galeano já estava na minha lista de leitura há anos, e eu já havia lido várias crônicas dele anteriormente - o que fez aumentar o hype da coisa toda. Finalmente lendo, percebi que gostei, mas não foi além disso. Grande parte é porque não consigo me apegar muito a textos curtos, e aqui eles são curtíssimos. Sinto que não dá tempo de se apegar à ideia. Tive o mesmo problema lendo as reflexões do Nietzsche. Fico lendo um pouquinho por dia pra conseguir digerir as palavras, refletir sobre as ideias, mas o ritmo de leitura não me prende e acabo desanimando pois a leitura não anda. Aí parto pra ler mais rápido e isso prejudica o entendimento das crônicas. Então, outro fator é esse. Creio que muita coisa eu simplesmente não compreendi em totalidade. Se eu parasse pra pesquisar e estudar um por um, talvez o livro levaria 5 estrelas. No fim, digo que gostei e realmente entendi uns 70% do livro. Os outros 30% achei ok, dentre esses, uns 15% não entendi.

Alguns textos foram extremamente fortes, pesados, com críticas diretas e cruéis, que mostram o quão triste é nossa história latino-americana, regada a violência, preconceito, pobreza e ditaduras. Também, ele faz várias críticas ao cristianismo, coisa que me agrada bastante. Fala sobre nossas fraquezas e defeitos como seres humanos, e como nossa história nos moldou pra pior. Não é de todo um livro pessimista, mas a maior parte dele sim. Ainda resta um pouco de esperança para alguns de nós, talvez.
Talvez lerei Veias Abertas no futuro, mas não logo.

Niájera 07/03/2021

Interessante
Apesar das minhas ideias não serem muito de acordo com as do autor, é inquestionável a sua capacidade e delicadeza para transcrever suas memórias e as de outras pessoas.

Milena Policarpo 27/04/2022

Estava com saudade da ternura do Galeano... Poesia, prosa, ficção e não-ficção se entrelaçando em histórias incríveis, como só o autor sabe contar.

Lucikelly.Oliveira 05/10/2022

Excelente livro.
"Os funcionários não funcionam.
Os políticos falam mas não dizem.
Os votantes votam mas não escolhem.
Os meios de informação desinformam.
Os centros de ensino ensinam a ignorar.
Os juízes condenam as vítimas.
Os militares estão em guerra contra deus compatriotas.
Os policiais não combatem os crimes, porque estão ocupados cometendo-os.
As bancarrotas são socializadas, os lucros privatizados.
O dinheiro e mais livre que as pessoas.
As pessoas estão a serviço das coisas."

Leituta fluída e muito gostosa.

Ayron Barsan 02/04/2023

Lindo demais!
É poético e político! Não tem o que dizer!

Ele domina a escrita poética de uma forma magistral. Consegue colocar poesia em temas densos como opressão, ditadura, tortura e desigualdade social sem romantizá-los. Tem ideia?! Lê que cê vai entender.

As vezes cansa um pouco tanto sofrimento, mas acredito que a ideia dele é essa mesma, mostrar as barbáries sofridas pela América Latina, e a poeticidade dele não cansa jamais, no meio tem alguns outros mais pessoais e até românticos da vida dele que são maravilhosos.

Debs @DeboraMaryn 08/04/2022

Gostei mas as histórias não me prenderam , nenhuma me marcou e eu costumo gostar de contos. A temática é interessante.

Márcio 20/11/2020

Um livro que abraça...
O título do livro faz todo o sentido. Você se sente abraçado pelas histórias contadas aqui. Muito reconfortante e aquece o coração. Há narrativas aqui que me fizeram voltar a elas dezenas de vezes.

bibliostella 29/03/2020

Imperdível
Contos pequenos e de leitura muito fácil. Apesar de curtos, alguns contos são tão densos que nos obrigam a parar um pouco a leitura para refletir sobre as questões propostas pelo autor. Recomendo fortemente!

Luana 30/05/2020

Maravilhoso!
Li o livro sem saber nada sobre o autor ou ter pesquisado sobre a temática e, acabei me surpreendendo demais!
Galeano traz o sangue escorrido de toda a América Latina pelas ditaduras sofridas, os sonhos cortados de um povo, mas também, a beleza das pequenas alegrias da vida.
Cada texto realmente é um abraço, seja ele de pêsames ou de amor.

Mareufq 13/06/2022

Impactante.
?O mundo
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
? O mundo é isso ? revelou ?. Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.?

Ana 06/07/2020

De fato, me senti abraçada. Os textos curtos são de uma sensibilidade imensa e cheios de poesia, nos falando de amores, perdas, a dor da ditadura e do exílio, e de tantos outros temas que é difícil acreditar que caiba tantas emoções em poucas páginas.

Tintin 28/10/2022

O livro dos abraços.
"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. [...] Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada pelos demais."

sandim_steh 10/10/2021

SIGA O IG: @PAPEANDOSTEH
?Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras.?

Neste livro vamos conhecer histórias diversas pelos olhos de nosso autor, que com suas andanças Galeano vai escutando tudo e caçando diversas histórias que ao longo do livro vão virando crônicas incríveis; sobre o cotidiano, sobre a vida, sentimentos, passado, presente e futuro, Galeano nos prende com sua escrita única e direta.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG: PORÃO LITERÁRIO (@PORAOLITERARIO)

Paulo Ricardo 14/05/2024

O livro dos abraços
Que leitura sensacional!

Eu comprei este livro por causa de um conto chamado "A função da arte 1". Este conto, para mim, é a melhor definição que alguém já escreveu sobre a função da arte. Me emociono toda vez que o leio.

O livro é uma coletânea de contos/crônicas que Eduardo Galeano vai nos contando através de histórias que ele viveu ou que lhe contaram, ao longo da vida. Todos os contos/crônicas são bem curtinhos, geralmente não passando de uma página, mas são de uma profundidade absurda.

Uma leitura muito agradável, embora muitos dos contos sejam um soco no estômago.

Que alegria ter lido esta obra maravilhosa!

Recomendadíssimo!