O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Mari Mirandinha 02/03/2024

Um abraço
Esse livro foi uma experiência muito gostosa. Com esses mini textos o autor pode trabalhar diversos temas, todos de forma poética, mesmo os intrinsecamente políticos. Muito bom.

Roberta 16/01/2023

O livro dia abraços
Essa obra é composta de vários contos que parecem não ter conexão entre sim mas contam a história da América Latina. Do mesmo autor de ?As veias abertas da América Latina?, ao mesmo tempo que tem trechos que acalentam, abraçam, trazem também memórias e alertas de tempos de ditadura.
O livro nasce também das suas andanças, do tempo em que ficou exilado na Espanha e do contato com outras pessoas na mesma situação que ele.
Não é um livro fácil de ler mas vale a pena.

alissonferreira.c1 20/03/2021

Um olho no microscópio e outro no telescópio
Galeano contou em um documentário que certa vez um jornalista falou que quando lia os livros dele sentia que ele tinha sempre um olho no microscópio e outro no telescópio. Entendi essa sensação depois de ler "O livro dos abraços". Durante a leitura eu senti que os temas iam de algo muito simples até coisas realmente profundas. É como sentar e ouvir as histórias de alguém que já viveu de tudo, portanto tem muito o que compartilhar.

O livro é um compilado de crônicas bem curtas que trazem reflexões sobre a vida, mas que aborda principalmente sobre períodos obscuros da história da América Latina, que tem sua história marcada por ditaduras militares. Mas Galeano vai muito além disso. Eu ri demais com esse livro, mas também senti o peso da história sangrenta e assustadoramente recente.

Vale muito a pena conhecer ele através desse livro. Já quero ler os outros.
Samila_ 20/03/2021minha estante
Gostei da sua resenha, vou ler

alissonferreira.c1 20/03/2021minha estante
Vai fundo. É bom mesmo. E é bem curtinho.

Jessica Alves 25/01/2024

Me ajuda a olhar!
Com pequenos textos, Galeano nos dá vários abraços, mas também nos emociona e nos choca com vários relatos verídicos da ditadura da América Latina. Um livro rápido de ler, mas nem por isso fácil, ou mesmo facilmente esquecido.

Giesteira 03/07/2020

O imaginário latino-americano
O Livro dos Abraços é daqueles livros curtos que podem te acompanhar por muito tempo. Os contos, lendas e apontamentos de Eduardo Galeano podem até passar despercebidos enquanto uma leitura potente, mas deixam uma sensação, um cheiro, uma atmosfera poética que só nós, latinos, podemos entender. Essa leitura prazerosa, com a nossa cara, só a gente consegue saborear. Muito bom ter esse poder em meio a tantas perdas.

Uma dica que me custou caro: marque seus contos e lendas favoritos. Não deixe passar e perder na memória. Falo isso porque vou precisar reler esse livro e não esquecer de marcar para poder continuar minha vida em paz.

Milena.Berbel 16/09/2022

Acho que não há melhor título para este livro. Ao terminá-lo, fiquei com a sensação de que em cada texto, por meio de suas palavras, Galeano dá um abraço em cada uma das pessoas ali mencionadas.
Um abraço de quem enxerga, compreende e principalmente reverencia a humanidade do outro.
Ao mesmo tempo em que abraça por inteiro toda a América Latina.

Eu vejo neste livro uma homenagem a cada ser, a cada fogueirinha acesa nesse "mar de fogueirinhas" que é o mundo.
"Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros". Eduardo Galeano tinha muito o que dizer. E assim o fez.

Gabriela 13/02/2024

Nossa história é muito triste
Acho que fui com muita expectativa.

Quando decidi ler esse livro, o Galeano já estava na minha lista de leitura há anos, e eu já havia lido várias crônicas dele anteriormente - o que fez aumentar o hype da coisa toda. Finalmente lendo, percebi que gostei, mas não foi além disso. Grande parte é porque não consigo me apegar muito a textos curtos, e aqui eles são curtíssimos. Sinto que não dá tempo de se apegar à ideia. Tive o mesmo problema lendo as reflexões do Nietzsche. Fico lendo um pouquinho por dia pra conseguir digerir as palavras, refletir sobre as ideias, mas o ritmo de leitura não me prende e acabo desanimando pois a leitura não anda. Aí parto pra ler mais rápido e isso prejudica o entendimento das crônicas. Então, outro fator é esse. Creio que muita coisa eu simplesmente não compreendi em totalidade. Se eu parasse pra pesquisar e estudar um por um, talvez o livro levaria 5 estrelas. No fim, digo que gostei e realmente entendi uns 70% do livro. Os outros 30% achei ok, dentre esses, uns 15% não entendi.

Alguns textos foram extremamente fortes, pesados, com críticas diretas e cruéis, que mostram o quão triste é nossa história latino-americana, regada a violência, preconceito, pobreza e ditaduras. Também, ele faz várias críticas ao cristianismo, coisa que me agrada bastante. Fala sobre nossas fraquezas e defeitos como seres humanos, e como nossa história nos moldou pra pior. Não é de todo um livro pessimista, mas a maior parte dele sim. Ainda resta um pouco de esperança para alguns de nós, talvez.
Talvez lerei Veias Abertas no futuro, mas não logo.

Rute31 25/01/2022

O Livro dos Abraços
"Porque somos todos mortais, até o primeiro beijo e o segundo copo, e qualquer um sabe disso, por menos que saiba."

Esse livro me fez gostar ainda mais do Galeano ??

Nato.Reis 07/06/2021

"O Deus dos cristãos, Deus da minha infância, não faz amor. Talvez o único Deus que nunca fez amor, entre todos os deuses de todas as religiões da história humana. Cada vez que penso nisso, sinto pena dele.(...)" Eduardo Galeano com sua escrita cirúrgica vai ao ponto. E como um vendaval que derruba estruturas frágeis, ele espalha suas sementes para que os leitores levem adiante os frutos dessa força e esperança ?

Klelber 20/06/2021

Maravilhoso
"Assovia o vento dentro de mim. Estou despido. Dono de nada, dono de ninguém, nem mesmo dono de minhas certezas, sou minha cara contra o vento, a contravento, e sou o vento que bate em minha cara."

Um dos mais lindos que li esse ano!

Santiago 26/01/2023

Minha primeira leitura deste autor e devo dizer que comecei achando o livro muito complicado, mas no final gostei bastante.

Esse é um livro que deve ser lido com muita calma e tempo, para que você consiga refletir, de pouquinho em pouquinho, sobre cada conto.

O único ponto negativo é que, como todos os contos do livro são muito curtos e com muito significado, ele acaba sendo muito lento e pesado caso você decida ler vários contos de uma vez.

Para aproveitar ainda mais a leitura, eu recomendo primeiro ler a nota dos editores no final do livro e depois os contos. Ela contextualiza e resume perfeitamente esse livro ? muito melhor do que qualquer resenha que eu possa escrever.

Esse é um livro com grandes provocações, muitos temas e excelente escrita. Uma leitura que eu recomendo para qualquer um e uma excelente escolha se você quiser um livro para ler aos poucos todo dia.
Isabela.Andrade 26/01/2023minha estante

hanny.saraiva 10/12/2015

Livro para abraçar e chamar de seu
Poético, cheio de memórias que te acalentam e te fazem pensar nas suas próprias, é um livro de presente. Pra cobrir de noite e dizer Feliz noite.

Os contos são pura fantasia, charme com palavras e profundidade lírica. Pra dar de presente pra quem se ama lentamente.

Flávio 28/10/2020

Uma coleção de memórias e pensamentos diversos que quando de tão revoltantes, são puros e que quando de tão belos, parecem sonhos.

Um livro que tem o peso e a leveza que Galeano conseguia transmitir para as palavras com seu tom jornalístico que é, realmente, um abraço.

Devorei em poucas horas e já quero reler; estou com uma espécie de febre que quanto mais busco palavras, mais me perco em todas sensações e assombros que ficam. Que ficam!

vidacomleitura 08/07/2020

Conhecer Eduardo Galeano é urgente. Uruguaio, jornalista, autor de mais de quarenta obras e referência em toda a América Latina. Ele faz parte daquele grupo de escritores que conseguem misturar a história, a ficção, a cultura e a poesia em pequenas e importantes palavras. Assim é "O livro dos abraços" e os seus curtos contos. Uma obra que se propõe a tratar a memória pessoal e a memória coletiva da América. Como traço original de sua linguagem e narrativa, o autor inverte a importância e grandiosidade dos momentos: se atém aos detalhes, as pessoas, aquilo que não se descobre caso não se proponha ouvir. Muitos escritores cumprem funções sociais de contar a história do povo para o próprio povo, mexer a bússola imperialista e nortear a cultura e os ideais. Com tudo o que ouviu e com o que a sua imaginação permitiu, Galeano deixou essa obra como um compilado de seu talento para fazer da delicadeza uma ferramenta afiada para contar a vida. É um livro viciante, não apenas pelo seu conteúdo, como também pela leitura fácil e rápida de seus contos cheios de ternura e de artes. Um livro para ler, reler, e desistir de deixa-lo imóvel na estante, ele pertence ao sofá da sala, entre nós, para ser revisitado o máximo de vezes. Como diz o autor, "Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos". Espero que gostem e se transformem!

Sam 13/09/2020

Alguns poemas e contos são simplesmente fantásticos. Vale muito a pena a leitura. Me surpreendeu muito esse livro.