A Filha

A Filha Jane Shemilt

Resenhas - A Filha

1 | 2 | 3 | 4

rach 07/02/2022

Que final. Ainda estou sem palavras.
O ritmo do livro é lento conforme as coisas se desenrolam entre o passado e o presente e, com imensa maestria, se enroscam umas nas outras.

Jen é uma mulher esforçada, médica, artista, mãe, esposa, humana.
A narrativa por sua visão de mundo nos faz acompanhar os acontecimentos de maneira quase "aérea" conforme o mundo pra ela tem cheiros, cores e sensações. Aos poucos o modo como aqueles ao seu redor escancaram um lado dela que, para quem lê, é completamente plausível mesmo que estejamos imersos em sua vivência interior e saibamos que na visão dela não era assim.

A dor da perda é dilacerante, mas, ainda não pior do que a dor de perceber que as coisas se esvaíram antes de tudo e de modo que se podia perceber, porém, confortavelmente deixar para um momento posterior para analisar e consertar. Momento esse que nem sempre chega antes que a Torre desabe com o raio.

Muito bom, as reviravoltas em meio ao monótono da dor e da percepção dos eventos realmente surpreendem.

Ana Luiza Lanari 10/10/2016minha estante
Também não gostei!!!! Fiquei com raiva demais da Jenny, completamente ausente e frouxa na criação dos filhos e da Naomi, rebelde sem causa.

Crica 27/11/2016minha estante
Tb achei que a mãe não merecia um final desse por mais ausente que os filhos achassem que ela fosse, e o monte de mentiras que todos contavam...o final foi cruel demais com ela.

Renata Cavalcante 19/01/2017minha estante
Até que enfim uma pessoa que também não gostou!! Eu já estava agoniada com a quantidade de elogios feitos a esse livro. Achei o livro muito chato. E para mim perdeu a graça logo no início quando logo na primeira página a autora começa com...1 ano depois....pô.... aí pensei: já vi que se passou um ano e ainda não tinham encontrado a garota. Achei o livro sem emoção. Tinha tudo para ser empolgante, mas a autora não soube fazer. E no final....totalmente sem noção. Não convenceu. Concordo com TUDO o que vc disse. E essa coisa de ficar....12 meses depois.....uma semana antes....achei uma saco...me perdia bonitinho na história. Demorei pra terminar de ler....parece que enquanto mais eu lia mais demorava.
Desabafei tb. :P

Camila 10/02/2017minha estante
Menina, disse tudo!
Fiquei com uma intensa raiva dessa Naomi o livro todo. Não podia ter tido um final diferente mesmo...

TAcio.Moinhos 10/11/2020minha estante
Respeito sua opinião, mas você tem que entender que
é um Thriller psicológico contemporâneo, e essa atmosfera
perturbadora é um elemento comum, nesse gênero.

Além disso, o livro é comparado ao Garota Exemplar da Gillian Flynn, logo, dá pra entender
que há controversas na drama e desvio de caráter nos personagens.

Raffafust 25/11/2015

O que me levou a passar a leitura desse livro ? frente de outros foi o tema, mesmo que n?o sendo baseado em fatos reais j? relatei aqui diversos casos - em filmes e livros -de crian?as e adolescentes que somem.
Jenny ? m?e de 3 filhos, Naomi , a adolescente , e dois meninos g?meos mais novos . A mais velha est? na fase de n?o contar tudo ? m?e, faz aulas de teatro e de uns tempos para c? mal conversa com seus pais, que ali?s trabalham muito. A m?e, m?dica, tenta como pode dar aten??o ? filha mas ela parece preocupada com outras coisas, antes de ir ao teatro avisa que sair? para jantar com amigos, a m?e estipula um hor?rio, como toda adolescente ela acha que ? pouco e pede mais tempo. Chegam a um consenso e ela sai.
O que Jenny n?o sabe mas n?s sabemos pela sinopse ? que ela sairia de casa naquele ano de 2009 e n?o voltaria mais, o que a m?e sabe? Ela descobre que pouco...ao conversar com a melhor amiga sabe que a filha andou mentindo, ao esperar que a m?e da amiga seja complacente com sua dor pela filha desaparecida se desaponta . Todos parecem n?o se importar tanto quanto ela...e ser? que algu?m ama mais uma filha do que a pr?pria m?e? Jenny parece achar que o mundo n?o entende a dor de sua perda. Nem mesmo seu marido e os filhos ficam em segundo plano sem que ela perceba que sua vida se divide em antes e depois do sumi?o de Naomi.
O que me ganhou na hist?ria foi o como vamos indo e vindo na hist?ria mas n?o antes dos acontecimentos mas antes das verdades e depois. O quanto o sumi?o de Naomi pode contribuir para que algumas mentiras sejam descobertas? E ser? que era somente ela que escondia algo?
Se por um lado a autora nos coloca diante da dor de uma m?e por outro ao nos apresentar a verdade nos imp?e um momento de julgamento do como mexemos com a vida de outra pessoa por nossas atitudes. Existe culpa para os pais? At? onde eles poderiam ter ido para evitar o sumi?o de Naomi? E o final surpreendente nos faz repensar os conceitos que temos sobre a rela??o entre pais e filhos e tudo que envolve uma fam?lia.
Imaginei que a hist?ria enveredaria para um lado que ela n?o foi e nem por isso me desapontei, gostei da personalidade forte de Jenny, a m?e sofredora que ama mais a filha do que a si mesma. Esse livro foi uma grata surpresa

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/11/resenha-filha-harpercollinsb.html

Lírian 16/01/2021

Muito bom.
Explora bastante o sentimento de culpa que permeia as relações familiares, sobretudo quanto ao papel da mulher/mãe/ esposa. Final comovente e surpreendente.

Amanda 25/01/2021

Verdadeiro
Esse livro é a verdade das emoções e forma que lhe damos com questões complexas. A escrita é fluída e envolvente. Você vai descobrindo aos poucos as muitas camadas dos personagens e entendendo as escolhas de cada um. Achei surpreendente

@livrosegatos 11/06/2022

Bom até a penúltima página
Adorei o suspense, adorei o drama familiar, era 100% o meu tipo de leitura, mas aquela última página eu achei tãooo sem sentido. Como a protagonista simplesmente fez o que fez? Vai contra todo o resto do livro.

Renata Alves 04/01/2018

Gostei muito!
Gostei muito! Fiquei triste pela Jenny, com raiva de Naomi...Um história bem contada e cheia de sentimento.
Drica 04/01/2018minha estante
Que bom vc ter gostado, Renata. Apesar de triste achei a história muito boa!

Drica 04/01/2018minha estante
Que bom vc ter gostado, Renata! Apesar de triste achei a história muito boa!

Renata Alves 05/01/2018minha estante
A história é ótima! Super bem escrita! Mas fiquei com raiva do Ed e com muita pena da Jenny...?

Dilalilac 18/09/2018minha estante
Nossa, eu amei o livro e só queria quebrar a cara do Ed. PQP que ódio do menino, só reclama toda hora, mds!!!!

Elias 15/04/2022

Amor e ódio
A sinopse do livro vende uma ideia, mas o desenrolar é totalmente diferente.
Ele é mais longo do que precisa, recheado de pensamentos da narradora desnecessário e cenas somente para encher linguiça.
Uma família caótica, sob uma fachada de "família perfeita" é sobre isso o livro, mas a autora tenta colocar TANTAS narrativas que o desaparecimento da filha acaba, as vezes, ficando em segundo plano.
Narrado entre passado e presente, o que torna a leitura em alguns momentos fluida e em outros bem arrastada.
E nossa, o final? A autora tentou fazer um mega plot Twist, mas só me fez pegar ranço pela personagem.
As primeiras páginas me viciou, me prendeu, eu queria saber o que estava acontecendo, mas na medida que eu fui lendo eu fui ficando irritado, o livro não entrega nada, não diz nada, e quando chega às 42 do segundo tempo, a autora solta tudo de uma vez, sem nem se quer deixar o leitor pensar.

Nimori.S 07/07/2020

Pra quem gosta de drama, tá aí.
Muito drama familiar, cheio de questões não resolvidas, e problemas de comunicação entre familiares... Nada de novo sob o sol.

Final do livro é meio "meh"? Mas pra quem gosta de drama familiar, tá aí o livro ideal pra você.
lica 20/01/2021minha estante
Comprei deve ter uns 5 anos mas ainda não me animei. Depois do seu comentário desanimei mesmo. Kkkk
***mas Comprei né, tenho que ler.

@livrosegatos 11/06/2022minha estante
Aquela última página foi pra matar, eu tava adorando até lá

Nimori.S 05/10/2022minha estante
Esse livro pra mim não fez sentido algum... Peguei como ficção policial, suspense... Mó drama familiar feio, sem graça, xoxo...

Milene Wi 15/12/2021

A Filha
Foi uma leitura razoável. Fiquei curiosa para saber o que tinha acontecido com Naomi. Acho sempre intrigante como muitas questões familiares são envoltas em falta de comunicação, segredos, percepções errôneas, mentiras.

Bruna.Santos 26/08/2016

RESSACA LITERÁRIA
Um livro voltado principalmente para o drama familiar.
Conta a história de uma família de 5 integrantes. Pais que trabalham o dia todo(ambos são médicos) e não tem tempo para perceber as mudanças que ocorrem na vida dos filhos.
Os filhos mais velhos, gêmeos, tem uma vida corrida com escola e seus hobbies. A filha mais nova também estuda e está participando de uma peça na escola. Ai que começa o desenrolar da história.
Naomi sai um dia para participar da peça e não volta mais para casa. É quando sua mão, Jenny, começa a perceber que no fundo nunca deu a devida atenção para saber o que estava se passando na vida da filha, o que leva ela também a questionar sua relação com seus outros filhos. A partir dai se inicia uma busca frenética por Naomi, e cada ponto da história faz sua mãe descobrir o quanto estava por fora da vida da filha.
Uma história que nós, principalmente como mães, devemos ter como exemplo de que ás vezes nós não estamos conversando e ouvindo, somente falando. E essa pode ser a linha tênue entre o que foi ou o que poderia ter sido.
Um livro que com certeza vou demorar a esquecer....

Jaque - Achei o Livro 13/10/2016

Agoniante a cada capítulo!
Passei esse livro na frente na minha imensa fila de espera por quê? Simples e pura curiosidade de saber o que se passou com essa menina!
Sem ler nenhuma resenha (tenho p-a-v-o-r de spoiler) fui pela classificação dele e não me arrependi, simplesmente não conseguia largar o livro!

Jenny é médica e seu marido é um neurocirurgião bem sucedido; são pais de Ed e Theo, gêmeos que estão no último ano do ensino médio e de Naomi, A Filha, com apenas 15 anos.
Naomi participa de uma peça no teatro da escola e depois de uma noite de ensaio ela não volta pra casa.
Até então Jenny se achava a mulher com a vida perfeita, filhos lindos e bem encaminhados, um marido bonito e de sucesso, casa linda e dinheiro.
Sempre tão atolada no trabalho, mal tem tempo de se envolver na vida dos filhos e por isso ela fica completamente chocada quando, após o desaparecimento da filha, começa a descobrir mentiras, traições, comportamentos dissimulados e muitos fatos que a deixarão sem chão.
Os capítulos se alternam entre os últimos dias antes ao desaparecimento, os dias após e um ano após o desaparecimento.

O livro é excelente, é muito envolvente e bem escrito. A narrativa em primeira pessoa flui e prende completamente a atenção, já que a autora deixa um gancho para a próxima narrativa.
Senti raiva da Jenny pelo seu descaso, sempre protelando a conversa com os filhos ou porque estava muito cansada ou por que eles estavam muito cansados. Ela criou uma vida perfeita e não percebeu as mudanças que ocorriam no comportamento dos filhos.
O pai é ainda mais relapso, que justifica suas ausências com viagens de trabalho.
Também senti raiva dos filhos que já não eram mais crianças mas ainda se comportavam como tais. A falta de educação deles e o descaso com a mãe principalmente, já era um motivo fortíssimo pra ela parar e reavaliar tudo.
É muita emoção, muito drama familiar, uma estória forte e muito real; você se coloca no lugar dessa mãe e sente o desespero dela.
Ela sofre muito durante a estória, até por que ela nunca retruca as ofensas dirigidas à ela. Queria chacoalhar essa mulher pra ver se ela reagia!!
Durante toda a leitura fiquei cada vez mais curiosa pra saber o que aconteceu com essa garota: Ela fugiu ou foi sequestrada?
E o desenrolar foi muito bem escrito, cuidadosamente bem montado com peças que apareceram durante a estória e que foram se encaixando perfeitamente no final.
Porém o final não me agradou.... tantas maneiras de terminar esse drama e a maneira que a autora escolheu foi muito triste. Mas isso é minha opinião pessoal e não muda o fato de que o livro é excelente e faz com que nós como pais prestemos mais atenção aos nossos filhos e reavaliemos nossas prioridades.
Eu recomendo para todos que gostam de um bom thriller psicológico.
Enjoy!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2016/10/a-filha-jane-shemilt.html
Crica 27/11/2016minha estante
Tb achei muito doloroso o final, por pior mãe que ela tivesse sido não merecia um final assim.

Carolina1364 26/01/2018

Esperava muito mais!
Queria ler um grande suspende, mas o livro é puramente drama familiar.
Pelo que eu esperava ler, não me agradou. Agora, para um drama familiar ele é bom. Só venderam a ideia errada do livro

Regiane @agentejaleu 28/04/2024

Uma mãe em busca da filha desaparecida.
A dra Jennifer Malcolm tem 3 filhos, 2 meninos gêmeos e Naomi a caçula de 15 anos e é casada com o também médica Ted Malcolm . Quem vê de fora crê ser a família perfeita .

Mas após a apresentação da peça escolar a qual fazia parte, Naomi não volta para casa. A mãe achava que conhecia bem a filha, que ela não agradava segredos, mas quando os dias passam é Naomi continua desaparecida, Jenny começa a se questionar .

As investigações avançam aos poucos e segredos que a jovem guardava são revelados. Naomi já não era a versão que a mãe achava que era. Nos últimos meses antes do desaparecimento ela já mostrava comportamento diferente.

Para completar, Jenny descobre que o marido estava tendo um caso e que na noite do desaparecimento estava na casa da amante. No embalo das más notícias , descobre que um dos filhos está usando drogas.

Mesmo com tudo isso ela não desiste de continuar a procura da filha e junto com a polícia faz o que está ao seu alcance. Já faz um ano do desaparecimento e nem pista sobre Naomi,  se está viva ou não.

Mas uma descoberta leva ao nome do possível suspeito de levá-la. E uma teiade coisas pode estar conectada a outros acontecimentos surpreendentes.

Foi o primeiro libro da autora e foi uma ótima estréia. O desfecho foi surpreendente mas eu senti falta de pelo menos um parágrafo explicando o porque de ter acontecido dessa forma. Mas nos mostra tudo o que uma mãe pode fazer para encontrar um filho, fala sobre culpa, luto, arrependimentos. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4