O Casamento da Princesa

O Casamento da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Casamento da Princesa

Sol 03/10/2020

Depois do último livro da série
Descobri muito por acaso, depois de 5 anos do lançamento que o décimo e último livro, como diz na capa, não era de fato o último livro da série O Diário da Princesa. E como já fazia muuuito tempo da leitura da série, lá fui eu reler todos até chegar neste. Que delícia reler os diários da Mia, rir das paranoias dela e perceber muito mais coisas com o que eu amadureci nesses anos. E esse livro é puro amor pra quem gostou da série. Mais moderno. Se bem que por mais superficial que a série possa parecer, tem representatividade, mesmo que todo mundo seja muito alto, rico e famoso. É um equilíbrio. Foi ótimo ver a Mia e Michael adultos e ainda tão apaixonados depois de tantos anos de namoro. Como todos os livros da série, da primeira vez que li e agora, esse eu tive que ler quase que de uma vez só, porque eu queria muito saber o que vinha a seguir no diário. Apesar da trolagem de ter um livro depois do último, foi muito boa a leitura.

Gabriela Copatti 16/04/2021

Ótimo fechamento para a história!
Adorei o livro inteiro, principalmente o fato de que ela conservou praticamente todas as amizades da escola e fundou uma instituição com o nome do padrasto. Ver o Michael todo preocupado foi muito legal, hahah.
Chocada com a real identidade da pessoa que a xingava, apesar de ser previsível.

?Eu vou viver, mãe?

Deza 07/06/2022

Confusão
Com esse livro percebemos que, mesmo adulta, Mia Thermopolis ainda é um poço de confusão.
Os tios da nova princesa = nojentos. Acho o plot meio ???? Mas gostei da irmã de Mia.
Achei os pais dela finalmente ficando juntos un espetáculo. Acabei perdoando totalmente Lily. Enfim, foi ótimo

Vanessa.Matos 25/09/2020minha estante
Oie! Boa noite! Eu tenho postado várias resenhas no meu perfil do Instagram e no blog. Se vc quiser ver, meu insta é @vanessa.matos.5872 obrigada!!

Aggretsuko0 11/10/2022

Ainnnnnnn que fofinhossssss
Eu jurava que so iria dar umas 3 estrelas e meia no máximo nesse livro, mas tenho que confessar que da metade pro final ele me conquistou. No começo eu estava irritada porque a princesa Mia com seus belos 26 anos era muito "humor e piadas" e apenas isso, mas depois de duas centenas de páginas a gente vai se acostumando com o jeitinho engra dela e vai rindo muito com as piadinhas e alusões a temas tao adorados dos anos 2000. Acho que os pontos chaves que unem o livro e fazem ele ser tão bom são o encerramento de várias pontas soltas ocorridas durante a série, as relações familiares e os fortes laços de afeto existentes, e, por fim, o Michael. Ah, o Michael!!! Vamos falar sério! O Michael não existe! Ele é um personagem criado por uma escritora mulher que juntou todas as expectativas de um homem perfeito que imaginamos e colocou num namorado perfeito no livro. Isso geralmente acontece com todos os caras nos livros e a gente adora! A triste realidade é dura. (Nossa como essa resenha ficou ranzinha e depressiva, melhor eu parar por aqui rs). Enfim, amei o livro foi uma bela conclusão de uma bela estória que marcou minha adolescência

Ludmila.Avelar 14/05/2020

Uma história leve e divertida que me leva de volta a adolescência.

Aline no mundo das maravilhas 07/10/2022

Fechou com chave de ouro
Mia continua a mesma doidinha de sempre e com a vida cheia de novidades.
Nessa leitura você vai encontrar muitas reviravoltas, surpresas, confusão e principalmente o felizes para sempre.

A.Maia 17/03/2024

O Casamento da Princesa #11
Neste volume, revisitamos a vida de Mia após os eventos do último livro "Princesa Para Sempre". A história revela seus atuais problemas e inseguranças da vida adulta. A princesa agora está com 26 anos, faculdade concluída e decidida a retomar o hábito de registrar suas experiências em um diário, como quando estava no ensino médio.

O enredo nos leva de volta ao universo dos personagens após tanto tempo do último livro, observando os caminhos que cada um trilhou desde então. No entanto, o foco principal está em Michael que segue em seu relacionamento com Mia, despertando especulações na mídia sobre um pedido de casamento que pode estar próximo de acontecer.

Com uma atmosfera mais madura, a narrativa mostra as tecnologias atuais que não eram tão popularizadas quando os livros anteriores foram lançados. Ainda, segredos de família são revelados e sua avó tenta assumir o controle de todos os detalhes. As páginas também revelam as conquistas, contribuições e os respectivos impactos de Mia para a sociedade.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Sidneia.Ruthes 25/06/2022

Mia
Gostei bastante de ler a série do diário da princesa. Acompanhar o amadurecimento dela e o relacionamento com o Michael. Bem legal recomendo. Embora esteja mais velha ainda é bastante insegura. Mas não deixa de ser querida e engraçada.

Juliana 29/11/2022

Lembro até hoje do ano em que eu ia pra biblioteca da minha cidade e ficava horas lendo os livros da série o diário da princesa. Quando finalmente saiu o último eu quase tive um treco, depois de anos eu consegui ler o final feliz da minha princesa fav!
Sempre me vi ma Mia, hipocondríaca, procurando por doenças toda hora, falando umas coisas sem pensar, amante de gatos e diários.
Amei o encerramento dessa série, nem sei por que demorei tanto assim pra terminar (na real sei sim, não queria me despedir dela)

Camila Lobo 13/11/2015

Resenha: O Casamento da Princesa (Por Livros Incríveis)
Cinco anos após terminar a faculdade, a vida da Princesa Mia está uma bagunça. Seu pai foi preso por infrigir uma lei, está cheia de compromissos reais, além de coordenar um centro comunitário. Para completar, a imprensa capta qualquer coisinha da princesa, seja escândalos, fotos compremetedoras ou títulos sensacionalistas sobre seu relacionamento com o eterno amado Michael Moscovitz. Felizmente, ele consegue interromper a agitada agenda de Mia para que possam passar um fim de semana em uma ilha caribenha, que por sinal, parece ser o lugar ideal para pedi-la em casamento. Pedido aceito, soma-se à bagunça os preparativos do casamento e um segredo que pode prejudicar Genóvia.

Faz anos que eu não lia nenhum livro d'O Diário da Princesa, e como Meg veio para o Brasil no fim de outubro, foi a oportunidade perfeita de rever personagens que fizeram minha adolescência. É uma das autoras que mais tenho carinho, porque as protagonistas que Meg cria só me inspiram.

Eu li esse livro muito rápido, terminando as mais de 400 páginas em um dia e meio. Como sempre, a obra é de fácil leitura e interpretação, sendo o melhor entretenimento para uma tarde. Com o humor característico da autora, o leitor tem gargalhadas garantidas com as confusões e pensamentos da princesa. Confesso que teve uma parte que a leitura ficou um pouco mais arrastada, porém foi um trecho isolado, não sendo característico da maior parte do livro.
Outro ponto forte é que Cabot está mais atualizada que nunca. Há inúmeras referências atuais na história, como comentários sobre Guerra dos Tronos e Orange Is The New Black.

É visível o amadurecimento de todos os outros personagens e de Mia. Apesar de tudo, Meg conservou as principais características deles, o que foi ótimo (acho que nem todos os autores conseguem fazer isso), porque deixou mais familiar e agradável.
Continuo me identificando muito com Mia, que é mais segura de si no momento, sendo muito feminista e ativista. Se ela realmente existisse, sei que seria a “política” ideal. Adorei ler seu romance com Michael, que me arrancou muitos suspiros.

"Será que um dia já fui tão pequena? Talvez tenha sido, mas nunca me senti desse tamanho. Sempre me senti enorme, grabde demais para o meu corpo e tão esquisita e desajeitada (demais para atrair alguém, principalmente do sexo oposto)."

E Michael... Ah, Michael. Ele foi uma das minhas primeiras paixões literárias, e esse livro só serviu para reacender meus sentimentos, hahaha. Falando sério agora, ele permanece sendo tão fofo quanto sempre foi, com a exceção de que agora é dono da Pavlov Cirúrgica, uma empresa que fica cada vez mais importante. Já Lilly, sua irmã, agora é estudante de direito, e contiua impulsiva e com um parafuso a menos. Grandmére continua fazendo tudo a sua vontade, por ela ser firme, forte e mulher. A única coisa que me deixa triste são seus preconceitos, mas que são pouco abordados e escondidos. O pai de Mia é bem abordado na história, e algumas de suas partes me levaram ao choro, e me senti mais próxima do personagem. Hellen, a mãe dela, não é tão abordada quanto o pai, mas nas partes em que ela apareceu, me arrancou sorrisos.

O final é lindo e me fez chorar algumas vezes. Acredito que a questão do casamento poderia ter sido um pouco melhor explorada, mas o livro já vale demais pra quem tem a Thermopolis no coração e precisava matar as saudades. O livro me ensinou a tentar ser mais gentil e a série, ao longo dela, me ensinou a ser humana e a desconstruir quaisquer pensamentos errados que eu pudesse ou não ter. Mas que eu gostaria de um 12º livro, eu gostaria.

Sobre a série:
O Casamento da Princesa é o 11° e último livro da série O Diário da Princesa, e foi lançado em 2015. O primeiro livro foi adaptado para o cinema pela Disney.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-casamento-da-princesa-meg.html?m=1

Lauraa Machado 11/06/2017

Completamente desnecessário
Vou ser sincera, não esperava nada desse livro. Já sabia, depois de ler várias resenhas, que a Mia estava mais infantil nele do que na série original e que o livro não tem enredo nenhum. Li mesmo para confirmar.

E para lembrar que não existe um livro realmente bom de princesa que se passe hoje em dia (o que me fez escrever dois assim, para matar a vontade de ver uma história de realeza atual).

O livro mal chega a ser regular. Mia tem teoricamente 26 anos (minha idade), mas realmente parece ter a mesma idade que nos primeiros livros da série original. Acho que a Meg Cabot não sabe manter a personalidade de sua protagonista, mas fazê-la amadurecer, só deixar ela praticamente idêntica a antes. Até bastante boba, reclamando de coisas desnecessárias, falando que está tendo um dia ruim por nada e tudo o mais. Não existe o menor desenvolvimento da personagem durante o livro. Não existe o menor desenvolvimento de praticamente nada, aliás.

Como eu tinha sido avisada, o livro não tem enredo, tudo que acontece você já sabe pelo título e pelos livros juvenis novos da série (!) com outra protagonista. Além de que, para falar bem a verdade, a Meg errou feio em fazer esse livro se chamar Casamento Real, já que ela queria atirar em várias (váaarias) direções só nesse livro - e acabou focando quase naaada no casamento/noivado, - o que a obrigou a escrever um último capítulo no estilo "tanto tempo depois", que foi mais um resumo de coisas que aconteceram. Ou seja, preguiça total de se dedicar de verdade à história e escrever um livro bom de verdade.

Aliás, realmente acho que ela escreveu esse livro simplesmente para ganhar dinheiro, porque, além do trabalho bem qualquer coisa que fez, a letra é enorme, muitas páginas são feitas só de mensagens de celular, outras com menos de três parágrafos pequenos, uma perda de espaço enorme. E a etiqueta atrás do livros disse que cobraram por ele cinco dólares a mais do que praticamente todos os outros que eu tenho na minha estante que não são capa dura (dos quais só um realmente é pior que Casamento Real, mas ainda merece ser cobrado mais pelo trabalho que a autora teve - bem mais do que a Meg teve para este).

Como muitas outras pessoas da minha idade, eu cresci apaixonada por essa série, idolatrando a Meg Cabot como escritora. Mas agora eu perdi todo meu respeito por ela. Esse livro definitivamente só vai conseguir conquistar quem não leu a série antes ou quem realmente acha que não tem tanta diferença assim entre ter 14 anos e 26.
Andréa Araújo 11/06/2017minha estante
Nossa! Eu acho que só cheguei a ler o primeiro e o segundo da série e parei. Mas imagina ler todos pra chegar nesse e ser isso ai? Mas eu só posso agradecer a todas as histórias de realeza atual que são ruins, graças a elas temos Elisa (A Princesa Escondida) e Lola (A Herdeira do Trono) ? meus amores!

Ariadne38 17/01/2018minha estante
Senti a mesma coisa que você, o nime do livro é O casamento da princesa, e o que tem menos foco é o casamento dela! Realmente decepcionada.

Barbara 11/01/2019minha estante
Muito boa sua resenha! Eu li o primeiro livro da "nova série juvenil" da Meg Cabot e, embora a protagonista tenha 12 anos, ela é muito mais madura que a Mia aos 26. Também não gostei muito desse Casamento Real, mas li em nome da nostalgia haha.

Mila 05/04/2020

Amorzinho
Amo a escrita da autora.
O livro e engraçado é irreverente.

lariza 13/10/2021

Leveza
Descobri a pouco tempo o 11° volume da série, ler esse livro me trouxe recordações e sensações que a gente vive apenas quando é adolescente.Como amo Meg Cabot por ser tão perfeita e nos apresentar uma narrativa leve, engraçada, divertida, simples e que ao mesmo tempo aquece nosso coração. Tenho ctz que se um dia tiver uma filha, ela será apresentada a Meg pela mãe dela e quem sabe não uso como desculpa para reler a série inteira, ;- ) ?

AnnaClaraHardt 31/10/2023

Graças aos céus acabou eu não aguentava mais essa saga, muitos livros, Mia me irritava algumas vezes, parei de ler esse livro por mais de um mês, estava estafada, retornei hoje e finalizei, Tomara que a Olivia seja mais agradável que a Mia