A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Luana 27/07/2021

Li esse livro também na escola em uma aula de literatura, achei o livro mediano, mas entendo a importância que ele trás a nossa literatura brasileira. E digo mais, é um livro que marcou minha memória pois fui em Paqueta e vi a pedra que ela sentava.

Barbara.Rosa 03/06/2020

A Moreninha
"A Moreninha" decerto é um romance para lá de divertido e leve, perfeito para ler numa tarde, e se entreter com essa travessa moreninha.

Gabi.Trarbach 15/09/2021

A história é realmente boa,porem por ser antiga.Há muitas palavras que são difíceis de compreender, o que torna a leitura um pouco cansativa

Clara1924 09/03/2023

Romancinho fofo demais
amo a personalidade da Carolina, dá um quentinho no coração sempre que aparece alguém assim em livro de época
amo que a sofrência dos estudantes é atemporal, únicas partes que me identifiquei aqui?

onecarol_ 31/05/2021

Amei demais
Comecei achando que seria apenas uma leitura obrigatória e monótona, mas a paixão do casal encanta qualquer um.

Maria.Vitória 07/10/2021

A Moreninha- Joaquim Manuel de Macedo.
Estudo sobre a época do romantismo no Brasil e esse livro entrou no jogo.
Não costumo ler clássicos com tanta frequência então ainda fico pensando em algumas coisas ao longo da história, comparando o hoje com como as coisas funcionavam a décadas atrás, fiz a conta de quantos anos a Carolina e o Augusto tinham quando tudo estava rolando e de verdade, que doido.
A história toda é bem envolvente, e para mim foi uma leitura até que "fácil", dentro do possível, de fazer.

Fran 14/07/2020

Não acredito que demorei tantos anos para ler este livro. Gostei da forma como é escrito, eu tinha uma imagem totalmente diferente dele pelo que ouvia e lia nos livros de português do ensino médio.

Um romance jovem e bem ingênuo, que talvez não agrade às novas gerações. Fiquei encantada, queria que tivesse feito parte da minha infância e adolescência.

Tati.Lima 25/08/2023

Esse foi bonito...
Eu sou uma leitora extremamente curiosa, eclética, aberta a todos os gêneros de leitura, e principalmente de fases. No momento, estou curiosa sobre livros antigos, com escrita antiga, o que permite fazer comparações sobre os valores da época. A linguagem desse livro é antiga, mas leve, e nem tão complicada ou cansativa, como foi em Iracema. Desculpem minha ignorância, já que em Iracema, a linguagem usada é a indígena do tupi guarani. Aqui no caso, achei uma história de amor, com uma conotação muitas vezes contraditória e presa as dificuldades e ranços de uma sociedade extremamente autoritária, que quer determinar tudo, até mesmo decidir com quem as pessoas podem se casar. Tem muito literatura européia envolvida e transborda um extremo preconceito, o que era totalmente absurdamente normal nessa época. Mas apesar disso, é uma história de amor que envolve o leitor, mesmo com taaaanta coisa contra, a história de amor do casal é bonita. E o reencontro deles é muito bonito, valeu a pena demais esse final, a meu ver, foi muito satisfatório.

Mariana 08/12/2021

Lido duas vezes
Se eu tive dúvidas em algum momento desse ser um favorito, eu estava completamente enganada.
PERFEITO!!!
Fofo demais, sério.
Eu recomendo muito, principalmente, pra quem está entrando nesse universo.
Não tenho uma reclamação.

Reli no início do ano e continua sendo um favorito, maravilhoso ?

Ana 21/07/2020

Como uma estudante apaixonada por literatura brasileira, não pude deixar de ler "A moreninha".
Mesmo não tendo muita afeição pelos livros do movimento romantismo, acabei me surpreendendo de forma positiva neste. Os personagens principais são interessantes de certa forma, e acabam fazendo com que o leitor se interesse pelo suposto casal. Me vi torcendo por eles em alguns momentos durante a leitura.
Além disso, é interessante observar os costumes da época. Como ocorria o flerte e os costumes da cultura nacional naquele tempo. Outro ponto positivo (para mim, pelo menos) é que é uma obra simples voltada para o público popular, logo não "sofri" tanto com a escrita (desculpa, traumas de josé de alencar ?).

nnagss 05/02/2024

Um clássico!
Pensei que a leitura seria mais difícil, porém foi bem gostosa. Um romance bom de ler, e eu até chorei um pouco no final. Vale a pena ler pelo menos uma vez na vida.

Sthael Samara 04/11/2020

Favorito Nacional
Se você tem preconceito com literatura nacional ?clássica? ou simplesmente tem preguiça, preciso te convencer a ler esse livro mesmo assim. Pra quem gosta de um romance leve e jovem, essa é a pedida. Juro, esse livro é MARAVILHOSO! A história é tããããão bonitinha e as personagens fofíssimas, deixa o coração dançando de felicidade e derretido de amor. O enredo é envolvente e dinâmico e traz muitas surpresas. Além disso, é muito interessante observar a forma de construção mais clássica (sem ficar muito amarrado em vocabulário que já caiu em desuso) e se emaranhar no contexto histórico diferente. E, como um bônus todo especial, o ritmo é absolutamente poético, mesmo que seja escrito em prosa. Uma delicinha nacional, mergulhem! Eu releio todo ano!

Giovanna2273 17/10/2016

Romance
A moreninha é um livro que nós leva a uma época muito diferente da nossa.
Eu, particularmente, senti um pouco de dificuldades na linguagem no começo, mas nem por isso desisti da leitura e me surpreendi com a perfeição nesse livro!
Júlia Kleis 25/10/2016minha estante
Moça, estou lendo esse livro. E estou realmente boiando na leitura. A escrita é muito complexa. Conseguiu entender o livro até o final?

Giovanna2273 07/11/2016minha estante

Giovanna2273 07/11/2016minha estante
Oi ju. Realmente é complicado a linguagem, mas eu entendi e amei a historia. Se você persistir um pouco e não olhar o significado de todas as palavras e sim tentar ententer os significados durante a leitura você vai conseguir entender mais.

Júlia Kleis 07/11/2016minha estante
Ok!! Obrigada, hehe

Giovanna2273 08/11/2016minha estante
Kkkkk de nada!

gabisteca 04/10/2022

"? O meu camafeu!"
Comecei a ler sem muitas expectativas e acabei me surpreendendo. A escrita não é difícil e a história é aquele clichê gostosinho! Apesar dos pesares, acabei gostando do casal principal e me apaixonei por Carolina junto com Augusto. O capítulo final foi previsível, mas ainda assim deixou meu coração quentinho.
Eloise.Siqueira 04/10/2022minha estante
É lindinhooo!! Considerado o primeiro livro da Era do Romantismo aqui no Brasil!! Eu achei uma gracinha que eles se ?casaram? naquele dia na praia

Lets 20/04/2021

Como pode alguém ler essa obra é não se apaixonar por esse romance tão clichê que esquenta nosso coração?