A Moreninha

Resenhas - A Moreninha

LeLe 30/12/2022

A Moreninha um clássico da literatura Brasileira
A obra de Joaquim Manuel de Macedo
Lançado em 1844, é considerado o primeiro romance brasileiro.
Uma linguagem simples e coloquial.
E temos os personagens Carolina e Augusto que forma o pá romântico da história...

D. Carolina, venha cá
O povo anda falando aí
Que a senhora tem um cheiro diferente
É verdade?Vôti, sei disso não, é invenção do povo
Ah, é invenção do povo, não é?
É, sim, senhor
Então dá licença
Hum, hum, hum
Carolina, hum, hum, hum
(Carolina)..

" O amor faz o velho criança o sábio doido, o Rei humilde, cativo; faz mesmo às vezes, com que o feio pareça Bonito e o grão de areia um gigante".

Nossos autores Brasileiros merecem ser lidos.
30/12/2022.

Clara1924 09/03/2023

Romancinho fofo demais
amo a personalidade da Carolina, dá um quentinho no coração sempre que aparece alguém assim em livro de época
amo que a sofrência dos estudantes é atemporal, únicas partes que me identifiquei aqui?

Sophi 13/06/2021

A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo
é um clichê do Brasil Império.
(Apesar da linguagem coloquial é até bem fluido).

Luana 27/07/2021

Li esse livro também na escola em uma aula de literatura, achei o livro mediano, mas entendo a importância que ele trás a nossa literatura brasileira. E digo mais, é um livro que marcou minha memória pois fui em Paqueta e vi a pedra que ela sentava.

Anninha 31/08/2021

Lindo e divertido
Eu não sou muito de rir com livros e ri muito com esse aqui! Ele é leve, tem cenas cômicas que sao clichés porém muito bem escritas e engraçadas. A linguagem é fácil e os sentimentos são puros e intensos.

Imagino q deve ser um livro bem legal de um adolescente ler pois abrange varios questionamentos dos jovens, como: quero amar um ou quero amar todos? E também tem vários momentos entre os amigos que são muito atuais, apostas bestas, jogos, fofoca.

Amei e recomendo demais!

Depois de ler, escutar "Já sei namorar" - Tribalistas ?
Duda 31/08/2021minha estante
Recomendo ler A Moreninha 2, é meio que uma releitura do antigo, e é muito bom

Anninha 31/08/2021minha estante
Obrigada pela recomendação! Vou ler com certeza

Gabi.Trarbach 15/09/2021

A história é realmente boa,porem por ser antiga.Há muitas palavras que são difíceis de compreender, o que torna a leitura um pouco cansativa

Kauan.Costa 06/02/2022

Romance
Muito bom para entender o início da escola literária "romantismo" . Como livro, romance clichê, pouco articulado e bem confuso em algumas partes. Porém, é uma grande obra literária e o primeiro romance da literatura brasileira.

Athenna 25/10/2020

De início foi meio difícil de se ler dado que a época era outra e com isso algumas coisas eram ditas como aceitáveis e a linguagem mais complexa, mas num todo a leitura me prendeu e foi interessante

Giovanna.Clemente 27/10/2020

Romance inocente. Quando li A moreninha, dentro do meu coração crescia um sentimento de esperança que me fazia acreditar em finais felizes e amor perfeito!

Ro Ximenes 24/03/2022

Romance? Será?
A meu ver é uma menina travessa jogando com um cara que por ser homem acha que manda, mas Carolina é uma pioneira em mostrar para os meninos que não basta querer pra ter e tão pouco ela precisa se arrumar e estar linda para o bem prazer deles se não for da vontade dela. Carolina é uma feminista.

Dedeia 09/01/2022

Bom!
Por ser um livro clássico escrito em 1844, tem um português muito complicado e extenso? maaas isso não impede o livro de ser um romance muito bem construído.

_saraport 09/02/2022

li apenas por ser uma leitura obrigatória de vestibular. apesar dos pesares, é um livro bacana para quem curte clássicos.

Lilian.Araujo 20/01/2022

Um clássico da literatura nacional. Eu havia lido na 7ª série. Amava todas as obras do Romantismo. Hoje, no entanto, com outra percepção e mais maturidade, percebo que as obras do Romantismo não me causam mais deslumbre. Elas são mais machistas, elitistas e com mais pensamento escravocrata do que a maioria das obras da segunda metade do Século XIX, que já inauguram o Realismo.

Ingrid 22/03/2013

Magnífico?
A inconstância está na cabeça de Algusto não no coração. Ele cria uma outra figura e coloca sobre a verdadeira, para enganar a si próprio. Enganado pelos próprios pensamentos por causa de seu primeiro e absolutamente único amor.
É tudo o que poderei dizer desse livro, que não é magnífico. Mas será que precisava ser? Não basta ser divertido, alegre, doce e até bobo?
O livro retrata a vida de Augusto, um estudante confuso desde os 13 anos. E o foco da narração é Carolina, ou melhor, a Moreninha. Se quiser conhecer essa menina travessa, basta mergulhar no primeiro romance brasileiro,e saberá que:
"-Não diz o que sente.
-Não sente o que diz.
-Faz mais do que isso, pois diz o que não sente.”

Gisinha 18/09/2020

Encantador!
O segundo clássico que li na adolescência, acabou se revelando uma leitura muito doce e divertida. Amei ver esse jovem casal.

Uma história linda!