Sutilmente

Resenhas - Sutilmente

1 | 2 | 3 | 4

Croniana 20/01/2016

Sutilmente (e suficiente)
conto me inspirou tanto quanto ou mais do que as situações que presenciei - e que presencio - e que em um único dia deram luz ao gigante ideal desse blog; a Nina organiza as palavras daquele jeito que nos inspira e nos "obriga" a, imediatamente, escrever, e eu nem sabia que havia um jeito de fazer isso que não fosse através de um imperativo bem disfarçado. Corri os olhos pelas páginas e nada de técnicas me veio como forma de avaliação, achei imerecido analisá-lo como outros e, definitivamente, não seria justo à forma como foi escrito.

Resolvi contar que sua foma de narrar também me lembra o meu poeta preferido, o Manoel de Barros, ele que tanto pregava o transver o mundo tenho certeza gostaria de sua escrita; a forma como descreve um amor acontecendo, não importa qual tipo de amor seja este, é tão verdadeira que me fez reviver os momentos em que presenciamos essas emoções e como deve ter sido maravilhoso escrevê-las. O conto descreve, minuciosamente, a determinação e a beleza de um sentimento recém descoberto, numa profundidade que nos faz duvidar da intenção da autora ao nomear o conto: "Ei, Nina, como assim Sutilmente? Você nos coloca no canto em que se projetam as ações e nos faz assistir, impotentes, àquele encontro e o mar de emoções que ele causa?" Sim, é isso o que ela faz. O sutilmente, desconfio, vem do modo como o sentimento vai sendo narrado variando de curiosidade e proteção à algo tão profundo que não saberia nomear. O que nos faz, justamente, questionar: em que ponto perdemos a sensibilidade e a capacidade de empatia que permite a um ser humano agir como a Giovana age? Em que momento deixamos de enxergar o amor como amor por se tratar de uma relação diferente do que erroneamente esperamos?

Talvez nada do que falei faça mesmo sentido ou seja a real intenção da autora mas são, com certeza, algumas visões que são possíveis graças a essas suficientes páginas (o "suficiente", caro leitor, desconfio, você só irá entender quando ler o conto da Nina, e é essa é a minha palavra para acompanhar o bem nomeado da autora, então dá licença, Nina): O meu Suficiente é sobre o seu Sutilmente, e é como eu sinto.

site: http://www.cronicasemeira.com.br/2016/01/sutilmente-e-suficiente-sobre-o-conto_20.html

Fabiana 18/10/2015

Delicadeza de leitura
O nome do conto já diz tudo, narrado de uma forma sutil e doce o conto nos envolve e faz com que queiramos ler mais e mais, a escrita leve e bem colocada não permite que soltemos o conto (ebook) antes de chegarmos ao final.

A trama ocorre durante um dia de aula, atipico para Giovana que se depara com algumas novidades, entre elas, a chegada da aluna nova Laura.
Giovana na sua tenra idade percebe...

...leia mais no blog

site: http://umpoucodeacucarelivros.blogspot.com.br/2015/10/sutilmente-nina-spim-sinopse-oficial-e.html

Bruno Cardoso 12/10/2015

Narrado em primeira pessoa por Giovana, uma menina de 13 anos, Sutilmente diz respeito as pequenas coisas e detalhes que muitas vezes deixamos passar, mas que, são notados pela pequena Gio. Puro, completo e gostoso de se ler. Com um pouco mais de jogo de cintura, Nina Espim me faria ler um livro de muito mais páginas, sem notar o tempo passar.

Logo no início do conto conhecemos Laura, aluna nova na escola que desperta a atenção de Giovana. Notamos como a narrativa irá se desenvolver nos primeiros parágrafos. Rico em descrições e com pequenos diálogos, esse é a grande fórmula do texto. Mas não digo fórmula de modo pejorativo, ou querendo demonstrar certa repetição. Mas sim, que foi essa a fôrma escolhida pela autora para contar a história.

Giovana tem um poder de descrição maravilhoso. Cita em uma passagem que talvez seja assim, por ser diferente das outras pessoas. Por enxergar cores que não existam. A poesia contida nas coisas que ela nota, torna a narrativa sensível e graciosa. Giovana é uma personagem delicada e profunda e com certeza merece um espaço maior para poder mostrar a si mesma.

Continue lendo no link abaixo :)

site: http://caixasdsapato.blogspot.com.br/2015/10/resenha-sutilmente-nina-spim.html

1 | 2 | 3 | 4