Auggie & Eu

Auggie & Eu R. J. Palacio

Resenhas - Auggie e Eu

Iza 23/03/2016

Auggie & eu
"Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha." Ian Maclaren.

Me apaixonei por esse livro assim como Extraordinário. É muito legal ver o lado de cada personagem, seus motivos e sua maneira de contar sua vivência e ver o espaço em que vivem. Acho que é exatamente assim nas nossas vidas, cada um vivendo seus dias e suas batalhas, e tudo o que devemos ter é gentileza. Recomendo, assim como Extraordinário, é uma leitura obrigatória. Nós dá outra visão do mundo.

site: Instagram literário: @leiturainformal

Hellen @Sobreumlivro 25/03/2016

É sempre bom pecar, desde que o pecado seja ser gentil... :)
Auggie&eu reúne três histórias extraordinárias com o poder de nos fazer lembrar de sentimentos e momentos nos quais somos levados a decidir quais caminhos seguir e nos fazer enxergar de que, independentemente do caminho escolhido, podemos voltar atrás para fazer as coisas da maneira mais gentil e amável possível.

Se Extraordinário nos ensinou muitas coisas, Auggie&eu vem com o propósito de nos fazer aprender ainda mais. Aprender a perdoar, recomeçar, acreditar e aceitar o outro. Aceitar alguém pode parecer simples, mas não é. É sempre a etapa mais difícil, mas também é a mais importante.
A beleza da escrita de R. J. Palácio é um lembrete de como podemos ser sempre melhores para com o outro. Essas histórias não tem o propósito de contar o que acontece com Auggie depois do final de Extraordinário ou sobre a sua relação com Jullian, Christopher e Charlotte - personagem deste livro. Essa história quer mostrar um pouquinho mais do que aprendemos em Extraordinário: amizade, bondade, amor e compaixão.
"Acredito nas crianças e em sua capacidade ilimitada de cuidar, amar e querer salvar o mundo. Não tenho dúvidas de que eles nos levarão a um patamar de maior tolerância e aceitação para todos no universo. Para todos os fracassados e desajustados. E para Auggie e eu."
Contos reunidos:
O capítulo de Julian;
Plutão - história de Christopher;
Shingaling - história de Charlotte.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

Richardson 22/01/2016

Se o extraordinário foi bom, Auggie & eu é 3 vezes melhor.
O ponto de vista de Julian, Cris e Charlotte coloca uma pitada a mais de emoção na história de Auggie.

Vanessa França 20/01/2017

Não é segredo que adorei Extraordinário de R.J. Palacio, por isso eu estava ansiosa para ler sua continuação! AUGGIE E EU é um livro de três histórias sobre personagens secundários naquele romance; Julian, Christopher e Charlotte.

As três histórias fornecem mais informações para a história fora da narrativa imediata de Extraordinário. Vemos Auggie através dos olhos de Julian, Christopher e Charlotte. As histórias são lindos trechos e excelente para ler em voz alta, curto o suficiente para jovens leitores antes de dormir, e com certeza para provocar discussões.

No CAPÍTULO JULIANO, ouvimos de Julian (o valentão do livro Extraordinário). Esta foi a nossa história favorita, e é realmente a primeira no livro. Como Julian conta sua história, aprendemos sobre ele, sobre seus pais, e suas percepções do que aconteceu com Auggie. Julian então vai passar o Verão com sua excêntrica Grandmerè em Paris. Depois de Julian explicar a verdade sobre o que aconteceu com Auggie na escola, Grandmere revela um segredo familiar sobre seu tempo na guerra. Este segredo atinge Julian duramente e leva-o a perceber algumas coisas sobre si mesmo e sobre o incidente com Auggie. Esta história é pungente e difícil, com algumas cenas de guerra confrontadas com sensibilidade. É simplesmente fantástico, e é a história de destaque do livro.

Em PLUTÃO, ouvimos falar de Christopher, o amigo de Auggie que se mudou. Esta história destaca os desafios da amizade e vida familiar a distância, e vemos que uma verdadeira amizade pode durar. Mesmo que a distância tenha mudado a natureza de sua interação com Christopher, Auggie está lá quando Christopher precisa dele, e Christopher é favorável (e protetora) de Auggie também. Auggie é um personagem tão bom, você apenas o ama mais quanto mais você lê.

Em SHING-A-LING, ouvimos de Charlotte, parte do comitê de boas-vindas formado pelo principal bondoso, Sr. Tushman. Esta história é um olhar sobre a política de relacionamentos e como você realmente não conhece alguém até que você começa a gastar tempo com eles. Ele também mostra o poder do grupo de pares. Há uma conexão mais sutil com Auggie neste, com ênfase na forma como pequenas ações (aparentemente inofensivas) podem realmente causar danos. É também uma história sobre aceitação.

site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2017/01/auggie-e-eu-de-r.html

Helen 09/05/2016

Auggie e todos nós!
Me faltam palavras para explicar o quanto esse livro é uma lição de vida, educação, amor ao próximo, superação e compreensão.

Li Extraordinário há mais ou menos uns 6 meses e assim que soube do lançamento de Auggie e Eu fiquei extremamente feliz por ter um pouco mais dessa história que ganhou meu coração. O Auggie será pra sempre a minha personagem mais amada.

Como a autora explica não se trata de uma continuação, mas de uma extensão de Extraordinário onde vemos a história contada do ponto de vista de Julian, Charlotte e Christopher.

Explico:

Julian, o típico garoto popular que é convidado pelo Sr Buzanfa para o comitê de boas vindas do Auggie. Julian não esconde o seu pavor ao ver Auggie, já que não sabia que ele possui uma deformidade crânio facial grave. À partir daí Julian passa a ser cruel com o garoto e possui o apoio da sua mãe que acredita que Auggie não deveria estar na escola de crianças "normais" , bullying e exclusão. No capítulo de Julian um misto de sentimentos tomou conta de mim, principalmente quando a mãe dele tentava justificar todas as maldades feitas pelo filho, como se o Auggie fosse o culpado de tudo. Infelizmente isso acontece todos os dias no mundo real. Triste!

Charlotte, também convidada pelo Sr Buzanfa para o comitê de boas vindas tenta ser a garota popular e neutra em todas as situações, não maltrata Auggie, mas prefere não se envolver com ele, nota-se que apesar da pouca idade possui bons modos e tenta não se envolver nos conflitos e muito menos pratica o bullying, uma garota esperta e solidária, apesar de tudo. Não é uma garota de opinião forte, tenta impressionar para conquistar os populares da escola, falta um pouco de personalidade e atitude, mas mesmo assim ganhou um pouquinho de mim. O tudo de mim foi para Auggie, Summer e Jack.

Christopher, melhor amigo de Auggie desde que se entendem por gente, mas que se afastam devido a mudança de Chris e sua familia. Após a entrada de Auggie na Beecher Prep a distância aumenta ainda mais, mas apesar de tudo a amizade ainda permanece.

Um livro que retrata fielmente o quanto a nossa sociedade tem se tornado cada vez mais insensível aos problemas e as diferenças alheias.

Um sociedade que impõe o que é diferente e o que é normal, o que é aceitável ou não, não se importando com os sentimentos alheios, uma sociedade cada vez mais egoísta e individualista.

Por um mundo com mais Auggies, por favor!

Aplausos para R. J. Palacio! E que fique registrado aqui todo meu amor por essa obra tão real e atual e que cada leitor possa tirar proveito e usar pra Vida todos os ensinamentos.

Tainara 29/06/2016

Espetacular.
Como não chorar com o Julian nessa história? Foi impossível, eu simplesmente chorei de soluçar. A inocência de uma criança é tão intensa, a maldade que lhe foi imposta pela mãe foi tão cruel que ele acabou sendo cruel com os outros. Esse livro tem que ser lidos pelos pais que "acreditam" que esta fazendo o bem para seus filhos mas na verdade esta fazendo puro mal. E os outros nem vou comentar, porque foram bons mas o de Julian superou. Cara a R. J. é magnifica. Mais um livro dela que eu recomendo de olhos fechados.

PS Amo Leitura 26/08/2016

"Como na própria sinopse descreve, o livro é separado em três capítulos e cada um conta a sua versão de como foi quando conheceram Auggie e como lidaram com o quinto ano no colégio. É uma versão além de Auggie.

No "o capítulo do Julian", por mais arrogante que ele tenha sido, eu me surpreendi mais do que todos, pois ele conta como aprendeu o significado de ser gentil; No capítulo "Plutão" que é narrado por Christopher, mostrou que além da distância, uma amizade é sempre importante e deve ser permanecida; E para finalizar, no capítulo "Shingaling" é narrado na versão de Charlotte mostrando como Auggie mudou a vida dela e de alguns no colégio e entramos no universo feminino e nas brigas por amizade.

De todos os capítulos, o qual mais gostei foi o de Julian. Apesar de eu ter odiado a atitude dele em Extraordinário, a forma como tudo ocorreu me deixou surpresa com o que fez ele mudar de ideia.

Extraordinário é um dos meus livros favoritos! Auggie & Eu está entre os livros "bons" que li esse ano. Eu gostei de me aventurar um pouco mais no universo de um livro maravilhoso e conhecer um pouquinho mais os personagens, mas não chegou perto de ser o melhor livro. Gostei e recomendo para todos os fãs de Extraordinário que querem saber o ponto de vista de cada um sobre Auggie."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/08/resenha-auggie-eu.html

SMiletic 18/09/2016

As doçuras e amarguras de crescer
Como a própria RJ Palácio fala na introdução deste livro, esta não é uma continuação de Extraordinário, mas sim três histórias que aconteciam enquanto Auggie vivia a maior aventura de sua vida ao entrar na escola. Julian, Christopher e Charlotte fazem parte da aventura que lemos, mas tem suas próprias pequenas aventuras para contar. Tem seus próprios medos e suas próprias conquistas. Aqui é a oportunidade de conhecê-las, de entender que na vida nem sempre as coisas são preto ou branco, certo ou errado. Na maior parte da vida elas não são. Mas, ainda que não seja uma continuação, é preferível que você primeiro leia a história de Auggie para, digamos assim, ter uma visão mais completa do que foi aquele ano. Os dois livros são uma ode à gentileza, à bondade. A história de Julian explica suas atitudes, nas as justifica, e eu acho que por isso mesmo é tão boa. As de Charlotte e Plutão nos lembra que amizades vem em diferentes formatos e que se algumas existem apenas em ligações invisíveis aos olhos dos demais, bem, isso não tem nada de errado. Também nos lembra que amizade mesmo é uma tarefa das mais complicadas, ainda que pareça fácil. Assim como #Extraordinario, uma leitura que recomendo a corações de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/BIxkyuIBpHO/?taken-by=smiletic

Raffafust 19/12/2015

O Capítulo de Julian
Quem leu Extraordinário certamente não gosta desse personagem, a própria autora informa que por causa do ódio criado por ele , ela optou por ao invés de dar uma continuação a história que tantas pessoas pediam, à explicar um pouco de porque Julian é tão insensível.
Bom, eu particularmente continuei odiando o personagem, por mais que ele tente ser vítima na história dizendo o como era popular e depois as pessoas passaram a vê-lo como vilão por causa de Auggie, nada nele me convence. Desculpe , autora.
Traumas não nos fazem sermos piores do que pessoas que conhecemos já foram conosco. Ok, seus pais não são nada legais, são preconceituosos e tal...mas gente, isso não justifica ele ser assim. Mantive minha raiva dele, não funcionou para mim apresentar o ponto de vista e os motivos que o fizeram ser um ser humano ruim que debocha dos outros, a autora informa que não queria que fosse um livro só de bullying porque Auggie é muito mais do que isso. Concordo, ele é tão envolvente que me sinto amiga dele, e por isso mesmo não consigo perdoar Julian.
Nem mesmo a simpática vozinha que mora na França consegue fazer com que me simpatize com o menino malvado.

Plutão
Gostei que nesse conto conhecemos como o melhor amigo dele , Christopher , se conheceram. Auggie e ele eram inseparáveis. Os antes muito amigos e que depois foram se separando porque ele passou a andar com outras pessoas que ignoravam ou debochavam de Auggie e suas diferenças. É incrível ver como o ser humano é malvado .
O que mais amo nesse conto é que o amigo revê seus conceitos por causa de uma situação que viverão, não vou contar para não estragar a surpresa dos que ainda não leram.
A autora é de uma delicadeza com as palavras que me emociona, me coloquei no lugar de Auggie, da pressão do amigo pelos outros e do reencontro à pessoa boa que foi um dia, as vezes crescer nos faz perder a essência de quem realmente somos e damos as costas para os amigos de verdade porque pessoas que nem são tão importantes tem o prazer de implicar com o que não lhes parece comum.

Shingaling
Quem lembra do primeiro livro, onde e Charlotte Cody, a menina que narra esse conto é uma das crianças escolhidas para o comitê de boas vindas de Auggie na escola nova?
Mais uma personagem que por mais que Auggie e suas diferenças não lhe incomodem. Não tem coragem de enfrentar tudo e todos por causa dele , assustador como crianças são covardes diante de outros covardes que só sabem infernizar a vida de um aluno.
O que faz com que ela acorde e sinta um pouco na pele o que Auggie sente a vida dele toda é o fato de amigas dela do grupo de dança também mudarem sua atitude com ela, e então somente assim ela percebe o como dói ser deixada de lado.
Essa autora tem uma habilidade absurda em colocar assuntos de qualquer idade na vida das crianças...a escolha de com quem andamos, de quem somos e de como agimos é nossa. Não tem desculpas.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/12/resenha-auggie-eu-intrinseca.html

Kamilla 08/11/2016

Cada história foi incrível, mas tenho o meu preferido dentre eles: O capítulo de Julian.
O Capítulo do Julian

Esse conto foi o melhor de todos, já havia lido ele há um tempo atrás e reli agora. E continuo amando a história, a avó do Julian e quer saber? até o próprio Julian. Essa história mostra que nada justifica o bullying, mas que nada acontece do nada, sempre se tem algo por trás.

Não vou me adentrar na história do conto porque já fiz resenha aqui pro blog, se quiserem lê-la é só clicar aqui. Só adianto que: vale a pena!

Plutão:

Esse conto trás a história do Christopher que era amigo do Auggie desde que ele nasceu, literalmente. As mães deles deram a luz quase ao mesmo tempo e desde então eles ficaram amigos, mas com o passar do tempo ele foi percebendo como era difícil ser amigo do Auggie, não por ele não ser uma boa pessoa ou legal, mas por causa da aparência dele que algumas pessoas (ou muitas) ficam receosas ou zoando do Auggie. O Chris nunca foi desse tipo, mas ele também queria ter outros amigos e por conta que começou a morar mais distante se afastou do Auggie.

Nesse conto nós passamos a entender o lado do Chris, mas ao mesmo tempo eu ficava meio chateada por ele ter se afastado, contudo é bem justificado. É uma criança, e todo mundo que está nessa fase começa a passar por algo assim. Mas sempre tem a luz no fim do túnel, certo? E o Chris começa a perceber e toma as decisões certas no final, mas o melhor não é a decisão, mas a aprendizagem que ele tirou. Agora vocês devem estar se perguntando, porquê Plutão? Bom, é uma história do Auggie e do Chris que não vou contar pra descobrirem ao ler :p

Shingaling:

Depois do capítulo de Julian esse foi o conto que eu mais curti a leitura. Ele fala sobre a Charlotte, a única menina que foi designada a receber o Auggie na escola com o Julian e Jack. A nossa protagonista ela sempre fica neutra em tudo, não gosta de se intrometer onde não é chamada e nem fica de mimi. Ao conhecer o Auggie ela não é rude e nem nada do tipo, trata com naturalidade e sempre fala com ele, mas nunca se aproxima dele, porque os outros falam e ela sempre fica neutra em tudo. E não, isso não é um ponto negativo, não acho pelo menos.

Ela tem uma amiga que acaba fazendo parte de outro grupinho, o das populares, e a Charlotte quer também ser aceita naquele grupinho, mas não muda quem é pra isso. Será que ela consegue? ou diante das mudanças ela vai continuar querendo adentrar no grupo? Bom, isso vai transcorrendo a história da Charlotte, pensamentos e ações vão mudando. Não vou falar muito da história porque vai acabar estragando a magia de lê-la.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/01/resenha-auggie-eu-tres-historias.html

Alinee 19/12/2015

É o Shingaling, querida!
Pessoal, esse livro é essencial para quem leu ''Extraordinário''!
Ele é muitooo legal mesmo! O ''Capitulo de Julian'', tem até uma parte da história que conta outra de emocionar! ''Plutão'' também e ''Shingaling'' mostra algumas coisas que aconteceram por trás de toda a trama da história Auggie na escola.
Em fim, esses livros me ensinaram a não julgar os outros de cara, não sabemos a história de cada um, e o que o motivou a levar a tais atos, e que pessoas podem mudar seus pensamentos e suas atitudes pra melhor!
Que devemos demonstrar mais afeto, carinho pelas pessoas que gostamos todos os dias, pois nunca se sabe o dia de amanhã. Que até as pessoas que menos esperamos, podem nos surpreender, e que podemos surpreende-las de volta com um simples gesto de gentileza!