Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Carol 06/05/2024

Este livro épico abrange um espectro vasto de temas e emoções, focando na justiça social, na luta entre o bem e o mal e na redenção através do sacrifício.

A história se desenrola na França do século XIX, um período tumultuado marcado pela restauração monárquica e pelas revoluções populares. O protagonista, Jean Valjean, é o núcleo emocional do romance. Inicialmente um prisioneiro condenado por roubar um pão para alimentar sua família, Jean é transformado pelo amor e pela misericórdia após um encontro com o bispo Myriel, que lhe oferece uma segunda chance. A narrativa segue Jean Valjean enquanto ele adota uma nova identidade e luta para escapar de seu passado, especialmente do implacável policial Javert, que o persegue incansavelmente.

Através da vida de Jean Valjean, Victor Hugo explora questões de injustiça social, pobreza e humanidade. O romance também apresenta uma variedade de personagens complexos e memoráveis, como a trágica Fantine, sua filha Cosette, o jovem idealista Marius e os rebeldes da barricada, como Enjolras. Cada personagem é bem desenvolvido, com suas próprias histórias que se entrelaçam com a de Jean Valjean de maneiras significativas.

Os Miseráveis não é apenas uma história de personagens individuais, mas também um retrato detalhado da sociedade francesa da época. Victor Hugo faz uso de suas próprias experiências e conhecimentos para criticar a injustiça social, a miséria da população pobre e as falhas do sistema judiciário.

A habilidade do autor em descrever tanto os ambientes quanto os estados emocionais dos personagens é notável. Sua prosa é rica em detalhes e em simbolismos, e ele frequentemente interrompe a narrativa com ensaios filosóficos e descrições históricas que, embora possam parecer digressões, enriquecem o contexto da trama e aprofundam o impacto emocional da história.

DanielLeite0 06/05/2024

Achei o livro otimo tem historia boas mas em algumas partes fica meio parado mas de resto é um bom livro, aconselharia facilmente esse livro

Bela 06/05/2024

Intenso
Esse foi o livro que mais demorei a ler na vida, porque teve partes como por exemplo a batalha de Waterloo que eu achei extremamente maçante e acabava guardando o livro e muito tempo depois voltava a ler aos poucos. Tirando essas partes que achei maçante, a história de Jean Valjean me prendeu muito. Achei uma história muito boa que mostra todos os aspectos da alma humana, o lado ruim e o lado bom e como toda atitude que se toma de algum modo faz diferença no futuro.
É uma obra brilhante mas para mim, pretendo ler outras versões mais resumidas.

Raio de Sol 06/05/2024

O maior livro que eu já li.
Os miseráveis é um livro muuuuito grande e que pode assustar um pouco de primeira, mas depois que vc vai lendo vc entende o porquê dele ser tão grande assim.

Eu achei a história muito confusa, principalmente os nomes dos personagens mudando, não consegui me acostumar.

A história é boa, o assunto muito bom também.

O que fez eu não gostar muito do livro foi os detalhes exagerados demais. Um capítulo inteiro pra detalhar um quarto, por favor né.

É o segundo livro de mais de mil páginas que eu leio, e tenho que admitir que não tenho muita paciência paga isso, as coisas demoram muito para acontecer, os detalhes são demais, ate mesmo detalhes que nem precisava no livro. Além das cenas aleatórias que não acrescentam nada na história.

Eu achei complicado de ler a escrita, claro que é um livro antigo e por isso a escrita é diferente, mas eu não gostei muito, me distraia muito fácil e não conseguia prestar atenção.

Mesmo assim, a história é muito boa e comendo a ler a quem gosta de detalhes, livros antigos, e uma história boa.

weueueu 05/05/2024

Eu li por conta da escola e adorei. Mesmo sendo pequeno, achei que ia demorar pra terminar, mas na realidade li muito rápido querendo saber o que vinha. Pensando em ler a versão original.

Aline258 03/05/2024

Os Miseráveis

Victor Hugo foi um grande ideólogo tanto na política quanto em defesa do patrimônio, como em O Corcunda de Notre Dame.
A escrita de Os Miseráveis é linda, a narrativa é envolvente é cheia de temas sensíveis, possui uma teia de personagens complexos todos muito bem conectados entre si, ele dá ênfase no desenvolvimento humano como um todo.
A questão que me fez não gostar tanto, é o simples fato de que o autor foi prolixo também, o livro é grade, deu tempo para isso e em alguns momentos a leitura ficou muito cansativa.
Ele faz algumas digressões muito pertinentes, mas tiveram algumas insuportáveis de tão extensas e chatas, em dado momento tive vontade de abandonar a leitura.
Uma escrita melosa, o melodrama do Victor Hugo não me pegou?
Ele pesa a mão no romantismo para falar de um tema que já é muito romântico por si só, a miséria social.
Ele também tinha a intenção de Os miseráveis ser um grande tratado social, transformar não só a mente, mas o coração das pessoas por meio do que acreditava.
Um tratado social, uma visão moral forte, onde o bem e o mal são claramente definidos.
O livro nos leva a refletir sobre a necessidade de se reconhecer pequeno diante da infinitude do universo e da força divina acima das leis do homem.
Percebi a carga politica que o livro tem,
as opiniões do autor ficam muito evidentes no texto por meio das ações e características dos personagens, isso é colocado de maneira sútil, um convencimento pela emoção pelo coração, não é como muitos costumam dizer um panfleteiro, pelo menos não de forma direta ou incisiva.
Foi uma jornada de leitura que desafiou minhas expectativas sobre o autor, principalmente em relação ao que eu já tinha ouvido falar dele?
Victor Hugo era um grande escritor e grande idealista.

Não sou crítica literária, quando falamos, levantamos apenas a nossa experiência pessoal?

Fica claro o que ele defendia, não só na politica, mas em tudo.
Penso que entender a essência de um livro, não é necessariamente amar ele.
Victor Hugo foi um narrador mega intrometido e ambíguo, incutindo suas ideias pessoais no livro, tentando ver valor mas criticar ao mesmo tempo duas narrativas diferentes, um morde e assopra danado.

Não foi uma experiência de leitura apaixonada, porém valeu conhecer e poder tirar as minhas próprias conclusões sobre.
Um grande clássico que não entrou para os meus favoritos.

Andressa 02/05/2024

Demorei, mas terminei!
3 anos 3 meses e 27 dias depois eu terminei o livro e possivelmente eu vou lembrar mais dessa parte final. Gostei da leitura, mas acho que vou ter que retornar em outro momento e ler novamente. Acho que parei mesmo por conta de uma descrição infinita sobre a barricada.

Karine A.G. 01/05/2024

O livro que me tornou leitora...
Conheci na infância uma versão resumida e simplismente amei,muitos anos depois descobri que existia essa obra prima gigante e sempre quis ler.
Victor Hugo tem uma forma muito peculiar de prender o leitor, sua escrita detalhada é magnifica e em alguns poucos momentos cansativa, mas vale muito a pena ler esse classico que conta história de vida e redenção do personagem qual criei um grande carinho Jean Valjean, me emocionei em vários momentos com sofrimentos e desenvolvimento de sua trajetória.
Apenas leiam ?

Pr.Thiago 30/04/2024

OS MISERÁVEIS
Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ? o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.
O esforço para passar por todas as digressões deo autor compensa. Vença você também suas 1511 páginas.

JAlia372 28/04/2024

Os miseráveis
Eu li para fazer um trabalho escolar, e sinceramente, é um dos meus livros favoritos! Que livro foda! Uma trama que simplesmente te engole e parece que você não consegue parar de ler o livro... Nota 10 sem sombra de dúvidas!!!

Kauane Vick 24/04/2024

Uma bela crítica social
Essa é só uma adaptação, o livro original é muito maior, mas esse dá uma boa ideia e passa a mensagem. Ele mostra a realidade de séculos atrás que não é muito diferente da nossa época, causa uma boa reflexão.

Cleison4 21/04/2024

Ótima leitura
Os miseráveis é um verdadeiro patrimônio da literatura mundial. Não vou resenhar nem manifestar minhas impressões a respeito dessa obra - prima , simplesmente recomendar : leiam!
Gabriela Vianna 22/04/2024minha estante
Se foi ótima leitura, por que deu uma estrela??

Bianca 19/04/2024

"Morrer não é nada; horrível é não viver." ?????????? + ??
Eu amei o livro, por ser de 1800 bolinhas e ser enorme deve assustar muita gente mas a escrita é mais fluída e tranquila de muitos clássicos menores que já li, a história é triste, isso é fato, o próprio nome já diz. ?

O Jean Valjean sofreu muito, fico me perguntando o que teria acontecido dele se não tivesse conhecido a Cosette, ela certamente salvou ele ? foi muito lindo acompanhar ela crescendo e a relação deles de pai e filha.

Não é só um clássico, é O Clássico, amigos. Vai ser um daqueles livros que a gente fica pensando por um bom tempo!!
Bianca 19/04/2024minha estante
O skoob censurando os emojis :(

WhisperwindChronicles 19/04/2024

Victor Hugo escreveu o retrato pulsante de uma época. Ao afirmar isso, quero reforçar que Os Miseráveis trata-se de uma saga sobre a queda e a redenção de Jean Valjean. Entretanto, nos prendermos apenas a este fato tornaria esse livro, onde tantos gêneros literários se cruzam e conversam, algo muito raso e inexpressivo. São histórias que se cruzam, vidas de sofrimentos e luta que se entrelaçam, gerando um grande emaranhado de situações e questões que traduzem como a ?grande França?, ou melhor a Paris dos reis, revolucionários e pensadores, poderia ser extremamente cruel e sanguinária. Como Marianne, a Flor de Liz ou o Galo Gaulês, fechavam os olhos quando se deparavam com os seus filhos miseráveis e os abandonavam a própria sorte.
Eis a fusão de História, Crônica e Literatura, que em alguns momentos assusta e, em outros tanto, encanta. Eis o livro que, parafraseando o seu autor, jamais será inútil!

Caio Omena 17/04/2024

A realidade material
Os Miseráveis faz parte de um movimento literário chamado Romantismo, um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia.

Com o surgimento dessa burguesia se via necessário criar uma ?demanda? ao qual essa classe pudesse se sentir ?representada? dentro da arte.

E com o desenvolvimento do capitalismo essa burguesia que possui os meios de produção consegue produzir um movimento ao qual seus anseios e desejos, pensamentos e reflexões fossem transmitidos através da literatura. Uma burguesia que observava um mundo de uma maneira romantizada, um idealismo, que foge da realidade material ao qual sabemos muito bem como é cruel, mas um burguês não trabalha, não sabe o que é sofrimento material.

Os Miseráveis é talvez o melhor retrato para exemplificar esse movimento, um movimento que possui suas obras magníficas, tal qual essa própria obra de Victor Hugo, mas que é totalmente abjeto da história e de seu contexto, trazendo uma idealização do sofrimento.