Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Beck's 06/03/2024

Atemporal, magnífico e poético
Victor Hugo sabe fazer personagens que nos cativam e nos traz um retrato de uma França que poucas pessoas veem
Sem dúvidas meu favorito

tr11zlma 05/03/2024

Eu amei,de vdd? ia favoritar,porém o arco do final foi meio chatinho de ler, eu esperava um pouco mais ja que em 98% do livro, a narrativa estava ótima.

Léia Viana 03/03/2024

Clube Tatiana Feltrin e sua Biblioteca 📚
Livros como este nunca são inúteis.

14 anos após a primeira leitura e a emoção só aumentou. Que livro lindo, amo todos os detalhes, as digressões e para mim não tem furo algum (pode escrever que estou passando o pano para VH porque estou mesmo).

A intenção não é escrever aqui uma resenha, e sim minha impressão de leitura em alguns pontos. Na realidade, passaria horas conversando sobre esse livro, seus personagens e tudo o mais. Mas a emoção aqui está latente, então quero apenas abordar alguns pontos.

O valor dessa obra é intangível! Toda a ambientação, seus personagens e a maneira que a pobreza, a miséria, a degradação moral, a exploração da criança, o abandono dos idosos, a ignorância, os analfabetos, os sem oportunidades e as mazelas de um mundo ingrato com pessoas "cegas" a dor e a necessidade alheia, estão inseridas nessa obra sem floreio, sem entrelinhas, é tudo direto e de uma tristeza constrangedora.

Seguem sendo inesquecíveis para mim, os personagens: Bispo de Digne e Jean Valjean, esse último é de uma beleza e emoção. Tanto da primeira vez quanto agora, nunca esqueci Jean Valjean, ele é inesquecível e único. Faz o leitor ter várias emoções ao longo da história: amor compaixão, medo, raiva (não dele), emoção.

Dessa vez entendi Marius e também Cosette. Aceitei o final de Thernadier, aliás, achei esse final bem crível e não poderia ter um melhor que esse. É a vida e nem sempre ela é justa. A primeira vez quando li fiquei com muita raiva de Marius e achei Cosette ingrata, agora percebo vários pontos: a mulher naquela época era criada para obedecer o pai e quando casasse ao marido; Cosette estava deslumbrada e encantada com a nova vida, aliás sabia bem pouco das mazelas da vida, mesmo passando o que passou, ela guardou no fundo e não pensou mais nisso. Quanto a Marius, tinha senso de justiça e lealdade, era preso nessas convicções. Devemos lembrar também que Jean Valjean não facilitou as informações porque vivia em permanente punição de si próprio.

Sigo aqui emocionada com o término dessa leitura, as páginas finais, em meio ao choro e cheguei a soluçar. Chorei feito criança, admito, e pela segunda vez. Segue sendo um dos meus livros favoritos da vida e Jean Valjean, meu personagem do coração.

Vanderlena.Vasconc 03/03/2024

Os Miseráveis
Iniciei a leitura desse grande clássico (e grande em todos os sentidos da palavra) em 04 de abril de 2023, e hoje, um ano depois finalizo.
E finalizo com muita alegria, alegria por ter tido a oportunidade de ler um clássico tão importante e ter podido aprender tanto com a história.

A obra se passa numa época pós revolução francesa, e sendo assim o autor vai nos contar das misérias daquela época, a dor e sofrimento dos pobres e esquecidos. Começamos pelo personagem principal, Jean Valjean, um pobre que foi condenado a 19 anos de trabalhos forçado por roubar um pão para sua família faminta.

Diante disso vamos perceber as duras críticas que o escritor faz ao governo da época, bem como das situações das pessoas que que vivem em constante pobreza, críticas a uma sociedade doente e visionária de seus próprios interesses, afinal o título "Os Miseráveis" não foi à toa.

Mas também a obra nos leva a um outro enfoque: a subida dos personagens a um patamar mais digno e feliz. A história é voltada para Jean Valjean, mas nos deparamos com diversos outros personagens na mesma situação difícil que a do personagem principal e cada um desses personagens vão se encontrado ao longo da história e mostrando sua importância.

Jean Valjean sempre foi um homem sofrido e já quase sem coração depois de tanto sofrimento, mas ai depois de ser solto ele conhece Myriel, bisbo de Digne e que é um verdadeiro anjo e um personagem cativante. Depois desse encontro Jean Valjean já não é mais o mesmo, mas sua transformação começa quando ele conhece Cosette, uma órfã que ele vai ajudar para honrar a promessa que ele fez a Fantine, mãe de Cosette. A partir daí ele não será mais o mesmo, ela com sua inocência vai fazer ele saborear a felicidade e encontrar um motivo para não desistir.

O autor também explora muito bem os valores éticos e morais, sem contar a visão transcendente religiosa.
Victor Hugo descreve com absurda maestria as emoções dos personagens deixando o leitor preso a história e causando uma necessidade de uma reflexão sobre valores ainda permanentes nos dias de hoje.

O livro conta com capítulos inteiros com detalhes políticos da época, conflitos e toda uma contextualização que nesse caso exige do leitor um conhecimento histórico considerável. Mas a base do livro, ou seja a história em si é cativante.
Com toda certeza você vai sentir um misto de emoções e asseguro que o final é impactante.

Os Miseráveis é realmente um livro incrível e apenas Victor Hugo seria capaz de entreter um leitor por quase duas mil páginas e ainda deixar a sensação de quero mais.
Os Miseráveis foi lançado em 1862, e rendeu adaptações para peças de teatro, para televisão e cinema, se tornando a obra mais famosa do autor.

Maria17661 03/03/2024

Não se deixe assustar pelo tamanho
Por mais que tenha muitas páginas é uma leitura tranquila. O autor te pega pela mão e te apresenta todo esse cenário onde várias histórias se encontram e se comunicam. Foram várias as vezes que eu me peguei dizendo "só mais um capítulo" e spoiler: não foi só mais um capítulo.
Recomendo muito a leitura da história desses personagens que vão te deixar surpresa, aflita, feliz e - em muitos momentos - com raiva.
Um livro que vale cada página lida.

Vanêssa 29/02/2024

Lindo
Com um texto rico e emotivo, o autor nos transporta por uma jornada heróica de esperança, sacrifício e resiliência, deixando uma grande reflexão sobre os dilemas morais e as lutas por dignidade e liberdade.

Uma das melhores leituras de toda minha vida!
lara a 29/02/2024minha estante
Victor Hugo é diferente né? as coisas que ele abrange, estou em Marius, ainda nem na metade, mas tem sido a melhor leitura desse ano

Vanêssa 29/02/2024minha estante
Muitooo, nossa, eu demorei tanto pra iniciar a leitura, como eu queria ter lido antes.

Maria14214 23/03/2024minha estante
??

Stefany.Carvalho 28/02/2024

Na minha ressaca literária encontrei esse livro na biblioteca da escola e resolvi reler "Os miseráveis". A primeira leitura do ano, um livro que deveria ser lido por todos. Choca o quanto um pequeno erro pode destruir a vida de uma pessoa, como a desigualdade pode levar a pessoa ao fundo do poço e tornar ela uma miserável, julgada por todos, marginalizada pela sociedade enquanto luta pela sua sobrevivência.

evemm 28/02/2024

Os miseráveis
Esse livro curto e emocionante foi um dos meus primeiros livros que li na minha infância, amo muito os miseráveis, um livro muito emocionante, que traz várias realidades que até hoje a gente vive, a trajetória da vida de jean, de como ele se tornou uma pessoa melhor, depois do bispo e cosette ter feito sua vida melhor, o amor amor as coisas melhores.

Francisco633 26/02/2024

Fantástico.
Sim, depois de alguns meses, finalmente concluí esta leitura. Há algum tempo comecei a procurar ler livros clássicos, principalmente os russos, mas logo me deparei com este clássico francês. Eu já sabia que seria uma grande leitura; tanto pelo conteúdo, quanto pelo tamanho, pois o livro - separado em dois tomos - tem aproximadamente 1.900 páginas. Apesar do Victor Hugo, autor do livro, ser considerado prolixo, a leitura é bem fluida e envolvente. Com um enredo perfeito, o autor aborda muitos temas como desigualdade social, vingança, perdão, coragem e também a Revolução Francesa - confesso que por falta de repertório histórico e sociopolítico, não consegui aproveitar de todas as referências e trocadilhos que têm na obra. Victor Hugo cria personagens marcantes e com personalidade, o principal deles é Jean Valjean, que virou referência quando se trata de personagem bem construído e humano, portanto, falho. Enfim, com certeza esta obra é 5 ??, uma das melhores leituras que tive. Para quem não está acostumado a ler livros clássicos a linguagem pode ser um pouco diferente e parada, principalmente nas partes mais detalhadas e descritivas sobre a Revolução Francesa, contudo, o livro é bem acessível e a leitura vale a pena, não se assuste, é uma obra grande, mas gigante no quesito conteúdo!

Turegues 25/02/2024

Odiei, mas eu creio que essa edição resumida seja ruinzinha
O livro inteiro da sono, a parte da revolução francesa passa que vc nem percebe, parece que nada encaixa e tem um monte de informação jogada

hemily 23/02/2024

?Morrer não é nada; não viver é que é horrível!?
Por que motivo é tão difícil resenhar um favorito?

Nas não cansativas 1900 páginas, o romance traz diferentes facetas, perspectivas e condições de uma miséria extrema continuada que não acaba pós-revolução francesa, como costumamos imaginar na escola e em estudos sobre o assunto.
Com personagens complexos, arcos longos e uma linha do tempo de quase 30 anos, você se familiariza e se apaixona pelo livro em uma intensidade que te faz sofrer a perda de cada um dos personagens.

1900 é um número que se torna muito assustador ou muito desafiador para a maioria dos leitores (me incluindo!) porém sendo bem sincera, é uma leitura que no final vale cada página. Carregarei para sempre no texto o peso de cada palavra e oração, e exclamarei aos ventos o quanto essa leitura mudou minha vida!.

Thay262 27/02/2024minha estante
Sim. Amo esse livro. E isso que você falou realmente é um dos pontos mais reflexivos do livro, a situação de Jean e Fantine me fizeram pensar muito sobre estigma social, e de como mazelas sociais sempre atinge mais severamente as pessoas mais vulneráveis. E também de como a sociedade é carente de virtudes, como amor ao próximo, humildade, compaixão e piedade. Esse livro me fez repensar bastante oque penso de sociedade, haha. Favorito?