Mansfield Park, Emma & A Abadia de Northanger

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcinha 18/01/2023

EMMA
Simplesmente Emma

O livro foca na vida e rotina da personagem principal Emma. Amo a escrita da Jane Austen, mas confesso que achei o livro bem fraco, muitas vezes me vi perdida entre os diálogos, não sei se por conta de erros de tradução ou edição. Consegui ler até o fim, mas o livro começa e termina sem um grande conflito a resolver, o que transforma em uma história bem, bem linear e parecendo um filme de sessão da tarde. Poderia descrever mais os locais, para que eu pudesse mergulhar mais no período em que se passa a história. Achei bem repetitivo e bem clichê. Mas é um livro ótimo no sentido de leveza e para quem quer sair de uma ressaca literária recomendo nesse sentido. E se você deixar a mente viajar até consegue visualizar os personagens.

12/01/2023

Ok
Depois que li orgulho e preconceito e fiquei fascinada pela Jane quis logo ler mais alguns. Ganhei essa coleção e foi tão cansativo de terminar. Na minha percepção parece que todas as histórias seguem o mesmo roteiro. ?

Luísa Anjos 13/12/2022

Mansfield Park - 3,5/5,0
Emma - 4,0/5,0
A Abadia de Northanger - 4,5/5,0

É um prazer muito grande dizer que com a conclusão desse livro termino também um projeto pessoal bem valioso e importante, que durou dois anos, de ler as obras completas de Jane Austen. Recentemente recebi a notícia, porém, de que há um livro para ser lançado em português pela primeira vez futuramente, escrito por Jane Austen e sua irmã. Essa informação me deixou meio desestabilizada mas tentei fazer com que ela não tirasse o valor do meu projeto pessoal, aliás li tudo que encontrei disponível para ler, enfim, foi uma pedrinha no sapato no último degrau, mas tudo bem.

Eu gostei bastante desses 3 romances, sendo que A Abadia de Northanger foi o que mais me identifiquei e mais me cativou. Emma e Mansfield Park tiveram um desenvolvimento bem lento e acabei criando um rancinho de algumas personagens, mas Jane Austen sempre encerra com chave de ouro. No final sempre temos sua típica (e muito amada por mim) maneira de recompensar as virtudes e expor os costumes sociais, muitas vezes de maneira ácida e sutil, algo notável para uma autora pré-Romântica/Romântica fazer, numa forma de previsão do Realismo. Enfim, Jane é uma mulher à frente de seu tempo e eu só tenho a agradecer por isso. Obrigada por deixar seu legado tão especial para nós, que te admiramos tanto tempo depois. Você sempre soube o que fazer.

Bianca 27/10/2022

Coletânea Jane Austen
Um clássico (ou um conjunto deles, nesse caso) é um clássico, não é mesmo?

Jane Austen, rainha dos romances, não decepciona na construção dos personagens principais nas suas histórias - assim, conseguimos talvez até antecipar o que eles fariam ou diriam em determinadas situações?

O primeiro romance do volume, Mansfield Park, é meu menos favorito? Fanny não é tão cativante quanto outras heroínas, e a trama é um tanto arrastada?

O segundo, Emma, talvez seja o melhor do livro! A sagacidade, a independência e a personalidade da personagem principal são vibrantes!

Já o terceiro, A Abadia de Northanger, é o mais curto de todos - mas ainda assim, divertido!

Tábata 04/09/2022

Mansfield Park - a narrativa tem um bom ritmo, mas esse livro é o ponto fraco do volume: Fanny é uma protagonista sem sal, um poço de virtudes incapaz de ir atrás do que quer e que julga a tudo e todos que não seguem seu modelo de perfeição com severidade. Os demais personagens e tramas são interessantes, mas não compensam ler páginas e mais páginas da mocinha intragável, e o desfecho é tão apressado e forçado que nem parece a mesma autora de Orgulho e Preconceito e Persuasão.

Emma - como é recorrente com Jane Austen, a história se arrasta no início, mas depois fica impossível parar de ler. A diferença de idade em determinado par incomoda atualmente, assim como em Razão e Sensibilidade, mas de resto, os protagonistas são cativantes e o desenvolvimento das relações entre eles é tão natural que o final parece o único possível. Quase um oposto de Mansfield Park, e o ponto alto do volume.

A Abadia de Northanger - bem humorado e irônico em muitos momentos, o livro mais curto tem uma trama simples e personagens menos aprofundados que os demais, mas é leve e divertido, daquele tipo que mal se vê o tempo passar lendo. Ótima escolha para encerrar o volume.

Adriany.Pena 01/09/2022

Mansfield Park

Fanny Price é a segunda filha mais velha de uma família enorme e com poucas condições, e por isso foi morar com os tios que tinham mais condições, aparenta ser uma menina doce e diz "sim" a todos os caprichos de seus tios e primos.
Essa foi a minha primeira leitura de 2022, e posso falar que comecei com o pé esquerdo, o livro não me prendeu em nada, nenhum personagem me cativou e a leitura foi muito cansativa, esse livro não foi pra mim.
Entendo que para a época a Fanny deve ter sido fora do seu tempo por ter opiniões tão fortes, mais comparadas as outras protagonista da autora que li até agora, ela foi a mais sem personalidade.
Esperei o livro todo por algum acontecimento e me decepcionei pois não aconteceu nada o livro todo e quando acontecia a Fanny estava sempre longe  ou ficava se lamentando por isso está acontecendo.
O casal principal pra mim não teve desenvolvimento nenhum, na verdade ele praticamente não aconteceu, e se eles ficaram juntos no final, pra mim pareceu mais por conveniência do que amor.
___________________________________________

Emma

Emma é uma jovem bonita e rica que mora em uma vila perto de Londres em companhia de seu pai, e faz questão de deixar claro que será solteira para sempre. Depois que sua governanta e confidente se casa, sua vida torna-se mais enfadonha, então se diverte manipulando os destinos dos jovens que a cercam, para formar pares da maneira que lhe convém. Quando sua habilidade como casamenteira se revela desastrosa, ela terá de rever seus critérios.
No início eu não suportei a Emma, achei ela super mimada, ainda mais que todos falavam que ela não tinha defeitos, pelo menos ela melhorou com o andar do livro.
Essa mania dela de tentar juntar todos os casais conforme a sua vontade, apesar dos avisos para não fazer isso, atrapalhou mais do que ajudou, principalmente que ela não via as coisas de forma correta e sim da melhor forma que convinha a ela, mais o lado bom nisso foi que movimentou bem o livro e foi até engraçado vê ela errando kkkkkk.
Logo no início da pra perceber por quem ela é apaixonada, mais era orgulhosa demais para admitir algo que ia contra as suas vontades e só admitiu pra si mesma, quando surgiu uma chance de perder essa pessoa.
Eu não gostei e nem odiei o livro, ele foi uma leitura na média para mim, apesar de ter sido bem arrastado em certas partes.
_____________________________________________

A Abadia de Northanger

O livro conta sobre Catherine Morland, uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos que deixa a tranquila e tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII.
Logo quando comecei a leitura senti algo diferentes dos demais livros que li da autora, no primeiro momento não conseguir identificar o que era, então pensei que estava só estranhando a escrita, mais depois descobrir que ele tem algo de diferente mesmo dos demais.
Nossa Mocinha Catherine ao primeiro contato se mostrar apenas mais uma jovem que ainda está descobrindo as coisas, que logo pensamos que vai ser fácil ser manipulada, o que foi uma grande surpresa para mim quando ela se mostrou bastante determinada e que sim, ela sabe o que quer, mesmo que as vezes ela exagere um pouco demais na imaginação kkkkk.
O que eu gostei do nosso mocinho foi que ele não se interessou logo de cara pela Catherina, mais foi construindo isso pouco a pouco, deu para observar nos dois esse amor surgindo e se firmando.
O que gostei muito foi que o final não foi corrido, deu para aproveitar e se despedir de cada personagem e saber os seus finais, na verdade o livro todo foi bem trabalhado, apesar de as vezes ser bem parado, não teve enrolação em nada.

Cami 06/08/2022

Muito bom!
É um livro com três grandes obras dela, o que faz ele ser bem grande (famoso calhamaço ?) mas acho bem completo.
Das três obras a minha favortia foi Emma, mesmo que tenha demorado um pouco pra pegar o ritmo.
Em todos as histórias que li da Jane Austen o começo é mais demorado e depois a leitura flui com mais facilidade.
Vale muito a pena a leitura!
Entre esse e o de capa rosa, prefiro o de capa rosa. Achei as histórias mais interessantes.

Sib 31/07/2022

Jane Austen é para quem tem paciência, normalmente o começo é arrastado, as vezes difícil de se prender a leitura, quando chega na metade é que começa a engrenar e depois já bate a curiosidade de como será o que vem pela frente.
A última que li foi Mansfield Park e só faltando umas 100 páginas é que eu fiquei presa e entregue a leitura.

Já li ao todo 6 obras da Jane Austen e sempre acho que valeu a pena insistir na leitura. ?

Lais 16/07/2022

Mansfield Park
4/5
Em alguns pontos o livro é muito parado e a personagem principal de tão certinha chega a irritar. Porém, se engana quem pensa que essa mocinha não possui opinião própria, pois em determinado momento ela se mostra decidida e persistente em suas ideias. Não é o tipo de romance que te faz sonhar e o enredo não apresenta grandes surpresas mas a leitura vale a pena.

Emma
4/5
Emma é uma moça rica e mimada que se julga "casamenteira" por ter conseguido arrumar um bom casamento para sua amiga e ex governanta de sua casa, srta Taylor. Ao conhecer Harriet Smith, uma jovem inocente e influenciável, Emma supõe que pode lhe arrumar um bom casamento, porém, as coisas não saem bem como ela imagina. Gostei muito da leitura desse livro, no início a Emma é um pouco chata, mas no desenvolver da história ela vai aprendendo com seus erros. Os outros personagens também são muito interessantes e agregam a história. Recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de uma velha e boa fofoca.

A Abadia de Northanger
5/5
A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Até então é meu livro favorito da Jane Austen, pois a leitura é leve, rápida e descontraída. Ótimo para quem deseja começar a ler os livros da autora.

Bruna 09/07/2022

Eu marquei como lido, fazendo referência A Abadia de Northanger. Apesar de ter lido Mansfield Park e Emma também nessa edição, marquei como lidos em outras, para a contagem de livros do Skoob ser feita corretamente.

O fato de A Abadia ser diferente dos demais livros de Austen, fazendo uma sátira aos romances góticos me agradou bastante. Ainda, o fato dela se inserir como nadadora da obra também foi bem agradável de se ler.

Lobinha Sincera 20/04/2022

Mansfield park - lido, final feliz hehe , Aiai muito estresse e acho que pela época tenho que aceitar que o machismo existe em Alta escala, mas de certa forma foi muito uma crítica a tudo isso o que é um ponto positivo Do 4 estrelinhas, muito bom porém a lerdeza dos personagens da vontade de bater

Emma - a amiga conseguiu ser feliz aeee Mistura de situações Aiai Gostei do 4 estrelinhas quase 3e meia mas né kkkk bom divertido se for ver muita fofoca hehe

A Abadia de Northenger - Esse livro lembro um pouco don quexote (seila como se escreve kkk) o fato de ser levada pelas leituras e querer viver um romance gótico, essas foram minhas partes preferidas fazendo com que desse um ar cômico, ela a procura de mistérios e taus. Gostei 4,5

Flavia.Rios 17/03/2022

Romance de época
Mansfield Park é um típico romance da Jane Aunsten. Percebe-se seu DNA em todas as suas obras.

Todos os seus livros foram extremamente significativos e revolucionários no seu tempo. A forma que a narrativa é contada é interessante, o que comprova a genialidade da autora. Ela merece está entre os clássicos da literatura.

No entanto, o texto em si, não me atrai. É mais do mesmo! Previsível! Em momentos do texto me peguei torcendo contra o casal principal. Me dava irritação, mas compreendo que era típico para a época.

Amanda Ladislao 16/01/2022

Conjunto de obras
Esse livro e uma coletânea de três obras de Jane austen: Mansfield Park, Emma e A abadia de Northanger.
Sendo o primeiro o melhor dos três. Achei Emma enfadonho, pensionamento chata.
A abadia de Northanger e bom, pequeno, mas ainda sim, um pouco encheção de linguiça. Falando 20 páginas para o final, que o maior clímax acontece.
Mas Jane e sempre bom de ler

Naiana 19/12/2021

Primeiramente, ler Jane Austen foi muito bom, apesar de ter passado por momentos de tortura também com alguns personagens, mas no geral, a leitura foi muito proveitosa com excelentes romances de época. Entretanto essa edição da Martin Claret, que me comprou pela capa e preço, me deixou profundamente decepcionada com a quantidade de erros de ortografia, parecendo não ter uma revisão do texto antes de sua impressão.

Sobre as obras contidas nesse volume:
Mansfield Park me conquistou de início, achei a narrativa bem interessante, mas no decorrer da história fiquei irritada com muitos personagens, alguns outros subiram bastante em meu conceito e acho que a heroína merecia um par melhor, nenhum dos dois que lhe foram apresentados eram dignos dela e ela precisava de um pouco mais de iniciativa e amor próprio. Resumindo, Mansfield Park narra a história de Fanny, uma moça que é adotada pelos tios ricos, mudando completamente a vida da menina que vive sem saber qual o seu lugar naquela família, sempre se subestimando e diminuindo, apesar de ser a mais sensata de todos (e suscetível a influência masculina chegando a beirar a subserviência). Se tivesse que classificar daria 4,5 para história, não dou mais p não gostei do final... ela merecia mais.

Emma começou me irritando muito, menina antipática, sem noção e mimada, a pobre da Harriet passou por maus bocados por sua culpa, mas ela foi melhorando no decorrer da história e seu pedido de casamento foi o que mais gostei de todas as obras que li da Jane Austen até então, que declaração linda que ela recebeu. Emma é uma moça de boa posição social, a mais abastada da região, que está decidida a nunca se casar, para gozar de sua independência e cuidar de seu pai, mas decide se tornar casamenteira de seus amigos após crer ser a responsável pela união de sua governanta com o sr Weston. Após muitas trapalhadas e confusões que afetam principalmente sua amiga Harriet ela desiste dessa pretensão e se descobre apaixonada e desejando ocultamente se casar. A declaração que Emma recebeu me faz dar nota 5,0 a essa obra e relvar toda sua parte arrogante e prepotente, e tá, ela melhorou também, tenho que ser justa com ela.

A Abadia de Northanger me deixou confusa até o final se gostei ou desgostei dela, se foi o romance mais ácido e com críticas bastante diretas à sociedade da época (o que faria dele um dos melhores e mais interessantes) ou o mais perdido de todos no seu desenvolvimento. Creio que é a obra com maior diferença narrativa em relação às demais, o narrador se apresenta como o autor do livro e interage com o leitor a todo momento, questionando, instigando e apresentando novos fatos ou pontos de vista para o leitor. Catherine é uma moça ingênua, avoada, muitas vezes ignorante e aficionada por livros góticos, com uma mente fértil e altamente imaginativa que a leva a algumas enrascadas e uma credulidade que causa sua decepção sobre muitas pessoas e situações. Ainda não me resolvi sobre o que sinto por esse texto, mas no momento creio que não possa dar mais que 4,0 a obra.

Enfim, ler Jane é aprender muito sobre os costumes e vida da época retratada, uma verdadeira aula de História, com muitas críticas à sociedade da época, em como a mulher tinha que ser sempre subserviente e em pouquíssimas vezes capazes de se defender ou às suas percepções e opiniões.

Nat França 04/12/2021

Ler Jane Austen sempre foi um calmante natural, em uma edição bonita então ela faz milagres.
Essa edição é simplesmente maravilhosa, a diagramação, as ilustrações, a escolha da capa.
Simplesmente magnifica

1 | 2 | 3 | 4 | 5