Mansfield Park, Emma & A Abadia de Northanger

Resenhas - Mansfield Park - Emma - A Abadia de Northanger

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elaine | Livroglota 01/11/2019

Já estou com saudades...
Essa edição tem três livros igualmente maravilhosos quanto os romances mais conhecidos da Jane Austen. São três heroínas completamente diferentes, mas igualmente apaixonantes. Emma, foi minha heroína favorita, requintadamente elegante, mas com personalidade forte. O que mais gostei em Catherine - heroína de Abadia de Northanger - é que diferente das outras protagonistas, ela não fazia rodeios para dizer o que sentia ou pensava, ela é mais direta. O que eu achei bem avançado para a época, cujo as pessoas, principalmente as moças seguiam um padrão de recato e discrição. São aqueles romances bem saudáveis que deixam uma sensação de despedida quando acabam. Eu amei cada página!!

Carous 18/09/2019

O maior erro desta edição foi reunir os maiores livros que Jane Austen escreveu em apenas um livro. Não sei se a organização foi por ordem de publicação original - e não fui atrás de conferir, pra dizer a verdade -, mas o resultado foi uma fonte muito pequena para uma leitora hipermétrope como eu.

A revisão cometeu algumas falhas - concentrada mais em "Mansfield Park" e "Emma, onde até nome de personagem foi trocado. -, mas deu para compreender a obra. "A Abadia de Northanger" não sofreu tanto assim.

A tradução está boa, eu acho, mas apenas no último livro do volume que ficou escancarado a ironia de Jane Austen da qual muitos leitores comentam.

O maior acerto da Martin Claret, por outro lado, foi concentrar os livros mais chatos de Jane Austen num só volume - salvo "A Abadia de Northanger" que não merecia estar aqui.

A arte da capa é muito bonita e resistiu às viagens que fiz com o livro nesses três meses que levei para ler todas as obras.

MANSFIELD PARK

Foi a história que mais sofri e demorei para ler. Me decepcionou porque sou apaixonada pela adaptação - não apenas porque sou encantada pelo elenco - e esperava me encantar pela versão literária e shippar Fanny e Edmond. Ainda concordo com o final deles juntos, mas apenas porque duas pessoas tão insossas se mereçam.
E, Jesus, era tanto personagem com o mesmo nome aqui que quase me deu dor de cabeça!
Gostei ainda mais da srta. Crawford aqui.
Estranhei bastante os costumes e as regras de etiqueta. Algumas situações que ou Fanny ou Edmond ou o sr. Bertram reprovavam não me pareciam nada demais.

EMMA
Gostei muito da personagem principal. Tenho até dó dela depois que li a declaração de Jane Austen.
Achei a história divertida e não fosse pela maldita fonte teria lindo mais depressa e com mais prazer. Porém não concordo com o desfecho do livro, mais precisamente com o par de Emma porque, bom, sim o mundo mudou, mas ainda estranho casais com grande diferença de idade. Julgue-me

A ABADIA DE NORTHANGER
Sempre foi a obra que menos conhecia de Austen. Ignorava até sua sinopse - até porque as que encontrava por aí falavam mais do ano da publicação do que do que resumir a história. Não tinha notícias nem sobre adaptações, mas calhei de me deparar com uma um mês antes de pegar pra ler. O livro é melhor, e um pouco diferente.
Das 3 obras deste volume foi a que eu mais gostei e li mais rápido. Não tem como não amar Catherine e eu ficava boquiaberta com os sermões que Austen escreveu a quem criticava romance. Bem no meio do livro.

Neste volume tem vantagens e desvantagens, mas não recomendaria comprar calhamaços contendo várias obras de um autor, não. Pode sair mais barato, mas não é prático carregar esse peso na bolsa e é desconfortável para ler também.

Yasmin675 04/07/2019

Um é pouco, dois é bom, três NÃO é demais!
Finalmente resolvi escrever a resenha dessa edição maravilhosa que reúne três livros de Jane Austen. Neste livro constam as obras Mansfield Park, Emma e A Abadia de Northanger, para efeito de organização, vou dividir a resenha em três partes, uma pra cada.

Começando por Mansfield Park, achei cansativo em algumas partes, Jane se prolonga muito narrando os aspectos psicológicos dos personagens (que é uma característica da escrita dela mesmo) e por haverem muitos personagens com muitas nuances, as vezes a leitura cansa e fica difícil continuar. Fanny Price é uma protagonista (na minha visão) bem apática, submissa, passiva e murcha, tive muita dificuldade de entendê-la e me apegar a ela. Confesso que muitas vezes Fanny me dava nos nervos, parecia uma boneca de porcelana que ninguém podia respirar perto, porque se fizessem isso ela iria se quebrar. Não tive muitos problemas com os outros personagens, inclusive Edmund entrou para a minha lista de mocinhos favoritos. A ambientação em Mansfield Park é bem linda e detalhada, me deu vontade de visitar e conhecer o local.

Seguindo o roteiro com o segundo livro, Emma. Ao realizar a leitura de Emma tive muitos problemas, Emma é uma protagonista bem forte e determinada (o oposto de Fanny), gosta de participar das conversas e de ser o centro das atenções, também se mete na vida de todos os seus amigos e tem a péssima mania de achar que sabe tudo e que suas opiniões são verdades absolutas. Tive muita dificuldade de me acostumar com a personalidade de Emma, mas quando finalmente consegui, me rendi aos encantos das trapalhadas dela enquanto tentava agradar a todos. Ela cresce muito durante a jornada, e com o apoio (e as repreensões) de Knightley ela acaba se tornando uma pessoa melhor. Arrisco a dizer que virou um dos meus favoritos da Jane.

Por fim, A Abadia de Northanger. Catherine é uma protagonista que consegui me identificar, ela sonha muito e tem muita vontade de conhecer o mundo a sua volta, embora as vezes possa se empolgar demais e acabar fazendo coisas pouco sensatas. Catherine não tem muita experiência social e quando viaja até Bath com amigos ela descobre um novo universo, se apaixona e se mete em situações muito divertidas e engraçadas e eu ri bastante durante a leitura. A escrita de Jane está diferente nesse e se torna bem mais fluida, gostei muito de ler A Abadia de Northanger e o único defeito que encontrei é que é curto demais.

Sobre a edição, obviamente a Martin Claret sabe como agradar o leitor, capa dura com detalhes em dourado. Na minha edição encontrei alguns errinhos de digitação, mas posso perdoá-los porque amei demais o livro. Acredito que não tenho mais nada a dizer, Jane Austen é uma grande parte do meu repertório literário e sempre será uma das minhas favoritas.

Vanu 15/04/2019

Mansfield Park
Dos três livros da Jane Austen que constam nessa edição (muito linda) da Martin Claret, Mansfield Park fica atrás apenas de Emma, para mim.
O livro começa contando a história de três irmãs: a mais velha se casa com um homem bem rico,sir Thomas, a do meio casa-se com um pastor e a mais nova casa-se com um marinheiro, essa tem uma vida bem difícil e muitos filhos.
A irmã mais velha, Sra Bertram mora numa propriedade enorme chamada Mansfield Park, a irmã do meio, Sra Norris, convence a mais velha a adotar um dos filhos da irmã mais nova, para auxilia-la na sua criação, a sra Bertram escolhe a menina mais velha, Fanny (heroína da história).
O livro conta como foi para Fanny chegar a Mansfield Park, a convivência com seus primos (Tom, Edmund, Maria e Julia)
Quando chega no presbiterio um casal de irmãos, os Crawford, a historia vira uma verdadeira novela das 18h por que esses irmãos vieram para mexer com as vaidades e tirar a paz que estava instalada em Mansfield Park.
Gostei muito desse livro, mas não é meu favorito de Jane Austen, mas acredito que essa obra tem um conjunto de personagens muito bem desenvolvidas, até os personagens mais coadjuvantes tem suas personalidades bem definidas. É também (como sempre com Jane Austen) uma obra de longos diálogos e descrições.
Em tempo: essa edição, embora muito linda, possui vários erros de revisão!

Mari 24/02/2019

De todos os romances de JA, Mansfield Park é o que menos gostei. Achei Fanny uma personagem entediante, mas a complexidade dos outros presonagens, somada à escrita cativante da autora, me fez continuar a ler.
Emma melhora (e muito!). A personagem é daquelas que são colocadas como vilãs nos filmes da romance, e escrevendo pela perspectiva dela, JA mostra toda a complexidade de seus atos e sentimentos, tornando impossível não desejar que Emma tenha um final feliz.
Já A Abadia de Northanger é de longe meu romance preferido da autora.Cheio de altos e baixos. Uma vez que começa a leitura, é impossível parar de ler.

@leiturasdaqueila 25/06/2018

Que edição lindaaaa 😍 PERFEITA PERFEITA!!! Ameeei ❤

MANSFIELD PARK - Conta a história de Fanny Price, uma jovem de família pobre que foi criada desde os 10 anos de idade pelos seus tios ricos em Mansfield Park, o Sir Thomas Bertram e Lady Bertram. Sinceramente, eu estava com muito receio de ler esse livro, pois eu assisti ao filme (2007) antes e não gostei muito, eu achei a história nada extraordinária. Decidi ler o livro só porque foi escrito pela Austen (que eu amo). Então, li. O que eu posso dizer sobre ele? ME SURPREENDEU!!! Geeente, o enredo é incrível. Durante a leitura tive vários sentimentos: eu sorri, eu odiei alguns personagens, eu ficava aflita, ficava satisfeita. Enfim, amei a leitura! É uma obra com personagens muito complexos e durante a leitura eu parava pra me perguntar se eu gostava ou odiava determinados personagens (E EU AMO QUANDO ISSO ACONTECE). Mas alguns eram nojentos desde a primeira página, como a Sra. Norris, que minha maior vontade durante a leitura era de entrar dentro do livro e esganar essa demônia de chata. No finalzinho do livro, Austen colocou um escândalo que me deixou de boca aberta. Fiquei chocada, mas adorei hahahuha cada personagem teve o desfecho que mereceu. EU AMO JANE AUSTEN, MELHOR ROMANCISTA INGLESA E QUEM CONCORDA RESPIRA.

EMMA - Outro romance incrível dessa escritora avançada ao seu tempo. Emma é uma personagem que eu não consegui admirar durante a história, pois ela se mete onde não deve, é um tanto preconceituosa e gosta de atenção. Eu até entendo que ela tem um coração bom, faz tudo pelos amigos e que os defeitos que eu mencionei é por causa do contexto em que foi criada. Mas mesmo assim durante a leitura me dava vontade de dar uns tapas nela hahahah. E sobre a leitura, o enredo fica um pouco arrastado, mas no final volta a ser interessante. Confesso que não larguei a leitura porque já conhecia a história depois de assistir ao filme 1996, que por sinal É ÓTIMO E EU AMEEI. Também existe uma série da BBC que também é ótima, gente, super indico. O Sr. Knightley é um homem encantador e paciente com a Emma. Sempre se dispõe a aconselhar a mesma, visando o seu amadurecimento. A Emma tem um grande respeito e amizade por ele. Eu achei muito bonito o relacionamento deles, de verdade. Concluindo, eu recomendo a leitura, vocês vão gostar, assim como eu!

A ABADIA DE NORTHANGER - Esse é o meu segundo livro favorito da autora. A leitura é rápida, dá pra ler em um ou dois dias e tem uma história apaixonante! Gente, Sr Tilney me conquistou! Ele possui qualidades que eu admiro muito, tais como bom humor, inteligência, simpatia, humildade e até um pouco de sarcasmo hahauah. E quanto a nossa protagonista Catherine Morland? É uma graça, tão ingênua que dá dó. Mas ninguém pode duvidar de seu coração afetuoso, ela é um amor de pessoa. Por conta da inocência passou por maus bocados, mas amadureceu durante o livro. E mais, ela é do tipo de pessoa que você só engana uma vez, duas jamais! Ela é determinada quando sabe o que quer, só não teve a boa sorte de nascer numa família rica (mas também não é tãão pobrezinha). Adorei a história, adorei o filme e adorei o livro.

site: https://www.instagram.com/leiturasdaqueila/

Rachel 04/05/2018

Mansfield Park não é um livro muito bem aclamado pelos fãs de Austen e há quem o considere extremamente monótono graças às riquezas de detalhe do enredo e às personalidades conflitantes de seus personagens. Entretanto, ele se mostrou o retrato fiel da dissimulação do século XIX, com todos os seus costumes e protocolos sociais e me encantou ao mostrar a bela força que nasce da passividade e da tolerância por meio da personagem Fanny Price. Narrado em terceira pessoa de modo requintado e elegante e com a ausência de ironia - umas das características marcantes de Austen - o livro conseguiu me encantar, bem como acontece com todas as obras que leio da autora.

Alê 12/02/2018

Emma
Sempre que leio os livros da Jane Austin me encanto por sua escrita. Esse livro particularmente me agradou, e concordo com a pessoa que descreveu em uma resenha que ao ler lembrou do filme as patricinhas de Beverly Hill, porque senti o mesmo quando li. Não poderei fazer uma resenha adequada pq li esse livro no momento delicado da minha vida. Porém posso dizer que é muito interessante, principalmente pelo pontos que Jane descreve dos costumes e da sociedade inglesa na época do livro. Sempre aprendo muito com os livros dela, e entendo os pontos que foram colocados no livro. Também vemos que a narrativa fica mais as colocações dos costumes da sociedade, das situações do que do romance em si. Sendo apenas finalizados nas últimas páginas. Foi bem agradável de ler, e ver o quanto a Emma cresceu durante o livro e o quanto ela ainda irá crescer. E concordo que ela foi muito mimada, extravagante e não muito amiga da pobre senhorita Smith, e que o pai é hipocondríaco. Tive pena da pobre senhora Weston que teve que aguentar pai e filha por tantos anos e ainda bem que conseguiu casar com o homem de bem. Eu recomendo o livro como toda a obra de Jane Austin.

Ana Paula 29/10/2016

Jane Austen em dose tripla
Foi muito intensa essa leitura de três romances em sequência. Das três a mais interessante foi Mansfield Park.

Gio 16/02/2016

Mansfield Park
O livro tem a perfeita forma de falar de Jane Austen mas infelizmente não é o que eu esperava.
Fiquei esperando o livro toda a Fanny tomar uma atitude, se resolvesse e tomasse a frente do livro finalmente, mas isso não ocorre.
Ela só se pronúncia claramente em algumas partes do livro, nas outras ela oculta seus sentimentos até mesmo do leitor.
Apesar de não ser meu favorito de Jane Austen eu achei interessa e eu voltaria a lê-lo.
E me senti satisfeita com o final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5