A Arte de Ter Razão

A Arte de Ter Razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

Beka 03/06/2024

Nada supera para o homem a satisfação de sua vaidade, e nenhuma ferida dói mais do que aquela que golpeia esta vaidade. Esta satisfação da vaidade surge principalmente da comparação de si mesmo com os outros, em todos os aspectos, mas principalmente em relação às capacidades intelectuais. Isso ocorre de modo eficaz e bastante intenso justamente na disputa. Daí a amargura do vencido, sem que nenhuma injustiça tenha sido cometida contra ele,
e daí seu recurso ao último estratagema do qual não podemos nos esquivar com mera polidez.

Lucas Ferreira 01/06/2024

Muito Bom!
Acho que eu vacilei de não ter lido de uma vez, queria ler uma estratégia por dia, mas não rolou. O livro é interessante, tem algumas estratégias que realmente fazem sentido até hoje, no entanto outras parecem ser bem infantis e com baixíssima aplicabilidade. De toda sorte, o estudo de Schopenhauer me fez pensar melhor sobre quando uma pessoa está com a razão ou força a barra para uma "aparente" razão.

A edição tem uma gramatura boa, mas possui falhas de impressão, nada que comprometa a leitura, a diagramação é boa e a fonte tem um tamanho muito bom. Achei que as traduções seguidas no texto poderiam ter vindo como nota de rodapé, talvez por estar acostumado com esse modelo. Tem ilustrações interessantes sobre algumas das estratégias que ajudam a entender e identificar algumas delas na atualidade.

Nicole 10/05/2024

Leitura interessante, mas meio rasa

1. Generalize as afirmações do seu oponente
36. Confunda e assuste o oponente com palavras complicadas
37. Destrua a tese boa pela prova frágil
38. Como último recurso, parta para o ataque pessoal

Jose.Diego 29/04/2024

Como não ser dedicar ao aprendizado da dialética do debate visando apenas inválida a opinião do seu oponente, está e a proposta desde Manual prático.

badgalrere 17/04/2024

Estrategista
O livro aborda estratégias para diálogos tendo como base sofismas de aristoteles e companhia, dando bom recursos não apenas para discussões, mas para qualquer posicionamento

Clebio 13/04/2024

Para aqueles que gostam de filosofia e conhecimentos gerais sobre diálogo, debate e discussão, vale a pena ler este livro.

Natan.Resenhas 21/03/2024

Fraco
Devo admitir que esperava bem mais do livro devido a sua fama e a de seu autor. Das 38 estratégias poucas são realmente úteis, sendo elas muito óbvias, coisa que as pessoas já o fazem. Em alguns momentos a linguagem é desnecessariamente confusa, o que distoa do restante do livro.

Maluzeraaa 03/03/2024

O livro dos políticos
Realmente muitas coisas da para concordar com o livro, porém a tese dele para vencer uma discussão seria basicamente ridicularizar o oponente ou se fazer de sonso com afirmações extremistas

por mais q na política isso possa talvez dar certo, acho essa uma maneira muito desleal de vencer um debate, ou ate mesmo dificil de se fazer em um discussao na faculdade

pensei q o livro falaria melhor sobre como construir um pensamento racional e mais lógico para vencer um debate, mas parece q ele se baseia apenas com as táticas utilizadas por políticos

os outros exemplos dados achei muito supérfluos e que se fossem usados na realidade faria a pessoa passar por vergonha alheia

ctz da pra aprender alguma coisa com livro, nem q seja mínima, mas não chega a ser um livro bom que vai fazer muita diferença, até pq quando eu tive o primeiro juri simulado da faculdade usei muitas dessas estratégias sem saber oq estava fazendo e sem ter lido o livro, já que muitas são óbvias e até naturais a se fazer

Fabricioevellin 14/02/2024

FILOSÓFICO RAIZ
O conteúdo é de altíssimo nível e acredito que eu não estava preparado para digerir e entender claramente.
Como sou um leitor de muita auto ajuda não consegui absorver tanto, pois esse é um livro mais técnico e filosófico raiz.

josepedr0.0 05/02/2024

Thank u, next!
Um grande "hãn?"
das "38 estratégias", poderíamos resumi-las em umas 10 (sendo 4 verdadeiramente úteis) tamanha a redundância e petulância do livro.
dei 1 ? pois a ilustração geral e bonitinha.

Jon 29/01/2024

Uma verdadeira enciclopédia dos debates da atualidade e das ferramentas miniaturas de manipulação. Eu já havia lido o impresso, mas o audiobook fixou melhor.

Japa 23/01/2024

A arte de vencer uma discussão mesmo estando errado
A leitura é bem interessante, o livro apresenta 38 estratagemas que podem ser utilizados na retórica para vencer uma argumentação. O interessante é refletir filosoficamente sobre alguma dessas estratégias e alguns ditos do autor, pois por vezes me peguei discordando ou refletindo se esse realmente seria o melhor meio para discutir e provar-se correto/coerente. Muitas vezes o autor sugere sugestões bem sujas para se vencer, pois como o livro trás, não importa é vencer. Recomendo a leitura é inclusive bom para aprender a se defender

Victor_S 19/01/2024

Uma obra interessante, recomendada e mencionada em alguns cursos de técnicas de negociação. Achei interessante e recomendo.

Giulia 19/01/2024

Achei que seria melhor, mas o erro foi meu pq não costumo ler sinopse dos livros e o tema e a forma que o livro é desenvolvido e argumentado foi algo que não gostei

Leandro. 15/01/2024

Um estranho método de vencer um debate.
O autor oferece uma gama completa de métodos de disputa, desde completamente normais até absolutamente vergonhosos, por exemplo, (virar tudo do avesso, pelo contrário, minta, subestime e prove que tem razão).

Vivemos atualmente com as mesmas realidades daquela época, com pessoas tentando provar que tem razão usando de táticas sujas, e realmente isso é muito triste para nossa sociedade.

Além disso, ele mesmo aponta honestamente o quão fraudulento é este ou aquele método. O que me pareceu bastante engraçado foi a confiança inabalável do autor de que ele considera correta a teoria puramente especulativa da cor de Goethe, mas a teoria de Newton baseada na experiência – não.