A Arte de Ter Razão

A Arte de Ter Razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

luadepaginas 28/07/2022

38 estratagemas sobre como vencer um debate e sempre terminar com a razão. Alguns, racionais e estratégicos, outros, apelativos. É uma leitura interessante e dá pra refletir sobre os aspectos dos diálogos entre os seres humanos.

Bia 16/07/2022

Achei que era outra coisa
De autor alemão não podia ser algo simples né?! Precisa tá 100% atento e ler e reler pra juntar os argumentos e entender. Não que eu precisasse ler, pois sempre tenho razão já :P é interessante, mas leitura ok

C. P. 09/07/2022

Achei que ia aer uma coisa e foi outra
Comprei esse livro quando vi um cara comentando e achei que ia ser top pro que eu estava procurando. Eu acho que fui mais pelo o que tava na capa do que o título em sim. Já que na capa tá bem grande "38 estratégias para vencer qualquer debate "
Só depoooois que chegou que fui ver que era outra coisaa. No fim essse livro como é lá de 1830, ele usa muito latim e grego. É do tipo que acredito que terei q reler, mas teve hns momentos q até ri... outros q identifiquei pessoas usando essa táticas. Bem cabuloso.
O bom q é curtinho e le num dia

DSV - Flávio 27/06/2022

Gostaria de melhorar no argumento? Este livro é para você!
Nele você irá aperfeiçoar a sua defesa naquilo que acredita com estratégias eficazes,

Se você está estudando direito ou já é um advogado formado, eu te aconselho a ler. Ele vai te ajudar muito com as 38 estratégias que ele promete.

Fiquei com o pé meio atrás em investir nele, mas valeu muito a pena.

Felipe 05/06/2022

Livro bem simples
Como falado anteriormente, é um bom livro para ler num domingo e após uma leitura de um libro bastante robusto.. irei reler sempre.

Caio.Davantel 15/04/2022

Tenha razão, seja no verdadeiro ou no falso! *Contém ironia*
O livro contém 38 estrategemas para se ter razão em discussões que contenham argumentações (algumas vezes não). É interessante ver que alguns dos estrategemas já foram usados por mim, inconscientemente, e que alguns também já foram usados contra mim. Até porque o próprio instinto do ser humano de querer sempre deter a verdade, as vezes impõe essas estratégia de maneira intuitiva. No entanto, esse livro precisa de algumas releituras e estudos, para que se aprenda com cautela todos os estrategemas, exceto o último deles, pois insultar qualquer um sabe, né.
Meu primeiro livro de Schopenhauer, e me surpreendeu a sua escrita, já que não é algo denso e carregado. Apesar de ser um livro bem curto, e revisado para uma linguagem mais acessível, ainda considero um ponto positivo.

Martony.Demes 07/04/2022

Olha aqui um livro bem legal lido em 2021: A arte de ter razão, de Schopenhauer. O livro é bem curto e foi uma organização de aforismo e notas do grande escritor e filósofo. Gosto sempre de frisar que minha lente é de um leitor comum, entusiasta e que não tenho aquele prisma de um filósofo ou com formação intrínseca à literatura, por exemplo.

Antes de tudo, temos que ter como premissa que a argumentação pode ser bela, enquanto uma arte e de estratégia para que seja boa.

Schopenhauer vai citar 38 estratategemas, taticas para uma boa argumentação. São formas argumentativas lógicas, legitimas, enganosas ou por meio de ofensas pessoais (isso mesmo)!

Não tem como citar todas as estratégias aqui e nem faria, para não tirar o gosto de conhecer o livro. Mas citarei algumas:

1. Quanto mais aberta é sua argumentação mais exposta ela estará. Defina bem e restrinja.

2. Conhecer mais sobre seu adversário no argumento, pois você deduz o que ele vai argumentar;

3. Confundir ou deixar o adversário atônito (falar rapido ou algo complexo ou abstrato);

4. Não é a verdade que importa, é a vitória. Provoque a raiva no adversário que o mesmo estará propenso a qualquer coisa.

5. Não fazer as perguntas na ordem exigida pode fazer o adversário se peder;

6. Se perceber que está sendo derrotado, desvie o debate;

7.(...)

Veja mais no livro! É bem interessante! Devemos conhecer todos esses estratagemas para até se defender de pessoa mal intencionada que tentarem utilizar contra nós.

Déborah 06/04/2022

Vale a pena ler!
Meu primeiro contato com Schopenhauer foi surpreendente. Esperava uma escrita mais densa, mas foi totalmente o contrário: eu dei até risada lendo algumas coisas.

O livro apresenta 38 estratagemas para uma discussão, não necessariamente estar certa ou ter razão, mas conseguir vencer um debate. Tem muitos pontos interessantes. Tem algumas lições que você percebe que já usaram contra você, e algumas que você percebe que já usou com alguém (mesmo sem perceber).

Enfim, um ótimo livro pra começar a ler Schopenhauer, com certeza recomendo e lerei outras obras.

Lucas.Augustinho 24/03/2022

Bom livro, mas só gravei bem a última estratégia: "Como último recurso, parta para o ataque pessoal".

Waleska 15/03/2022

achei que seria mais difícil mas me deixou com raiva
eu estava com muito receio de iniciar essa leitura por o autor conhecido pelas sua escrita dificil mas apenas o primeiro capítulo surgiu um pouco de complexidade. As estratégias são boas e dão raiva ao mesmo tempo, são boas por serem eficientes e dão raiva por perceber que já usaram isso contra você sem que tivesse percebido

Gama 02/03/2022

Pronta para brigar kkkk
Vamos lá, eu demorei um tempinho considerável para ler esse livro, e foi pela escrita, esse livro é mais técnico e foi escrito a um certo tempo, o que dificulta um pouco mais. É um bom livro, levemente confuso, porém continua eficiente e bem didático.
Não tenho muito o que dizer, mas recomendo já que tem dicas valiosas...

Nicolito 24/02/2022

Resenha
Eu adorei o livro, foi o primeiro na área de persuasão etc? foi uma leitura muito boa, as 38 ideias para se vencer qualquer debate são detratadas de maneira direta e reta para o leitor. Nele é explicado um pouco sobre dialética e ao longo do livro são citados vários filósofos e várias correntes filosóficas, o que foi bem interessante, já que o conhecimento acaba sendo mais rico. A dialética é realmente apaixonante, pensar que é um sistema complexo cheio de estratégias de defesa e ataque, igual um jogo de xadrez. De fato, a dialética requer muito estudo e muita prática! A linguagem do livro é um tanto quanto interessante, considerando que o autor usa muito o latim e termos em latim e um pouco do russo se não me engano, mas ninguém precisa saber falar latim ou russo para ler o livro, pois o autor explica os termos e traduz as frases citadas ao longo do livro

Karoline338 13/02/2022

Interessante
A primeira experiência que tive desse livro foi na sala da faculdade no primeiro semestre, a professora indicou essa obra falando dos prós e contras e eu tive curiosidade de ler, mas nunca fui atrás de realmente realizar a leitura. Anos depois eu me deparei em uma epifania e me veio na cabeça o pensamento de que seria legal ler esse livro, pois dentro da minha área de atuação o livro é super indicado e com certeza outros colegas poderiam usar o que foi dito nele em algumas ocasiões. Aí fui ler o livro e percebi que muita coisa foi usada em diversas ocasiões por outros alunos e achei bem interessante. Cada estratégia, na medida que aumenta a numeração, vai ficando mais problemática e acho isso bem realístico, pois são coisas que acontecem infelizmente. Ler o livro te deixa de alguma forma, por menor que seja, mais preparado para reagir e se defender em debates.