A Arte de Ter Razão

A Arte de Ter Razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

Zezin.Marques 31/03/2019

Arte de ter razão
Estratégia e orientações para iniciar e vencer qualquer debate,

milene 21/12/2018

Fraco, imoral e apelativo.
Faz uma breve introdução à dialética e como ela se estabelece em meio a um debate. Alguns pontos interessantes são abordados, mas nada muito profundo que de fato vá resultar em um possivel "vencimento" em um debate. O nome da obra, inclusive, é bem apelativo. Achei uma obra fraca. Vinda de Schopenhauer, esperava mais.

Gabi 20/10/2018

Na minha opinião, não cumpre o que promete de forma prática. A capa te induz a acreditar que trata de 38 estratégias alinhadas ou tabeladas e comentadas, mas não é bem assim. Porém, não é ruim.

Guilherme.C 26/01/2017

Regular
O livro serve mais como uma porta de entrada para esse mundo de debate ou argumentações que um manual em si. Apresenta boas ideias, mas é bem superficial. Indico pra quem desejar conhecer a diretriz e metodologia dessa "arte" de argumentar.
Alexandre663 21/06/2017minha estante
Poderia indicar outro que julga melhor para "esse mundo de debate e argumentações"? Grato.

Guilherme.C 23/06/2017minha estante
Claro. Esse é bem resumido. Creio que há outros mais trabalhados por aí.

sdmagalhaes 01/06/2015

Nome do livro ruim, mas nunca o julgue pela capa
Um livro interessante de ser visto, e principalmente gratificante por saber que estas estratagemas funcionam -se,usadas em seus certos momentos - como base de apoio para se argumentar em algum debate filosófico, ou até mesmo uma conversa de bar! O importante é aprender conforme evolução, e aceitar por sí só, que você pode tudo!

Hudson 29/06/2014

O livro é interessante, entretanto o titulo é um pouco chamativo eu diria que existem bom meios expressos para travar uma espécie de argumentação eficaz, dado que muito do que é base do livro é retirado da lógica de Aristóteles, devemos tomar cuidado hoje porque é bem diferente da época a qual foi escrito, a população dita "letrada" era bem menor e por isso facilitava bem o que é proposto no livro.

De fato Schopenhauer fez uma espécie de "Blitzkrieg" literária pegou os pontos mais importantes e comentou e acrescentou outros exemplos entretanto o livro traz também dentre os 38 alguns interessantes.

Não é um livro profundo para os padrões atuais, de fato merece ressalva por ser escrito por quem foi, Schopenhauer dispensa qualquer apresentação, mas é gostoso e fácil de ler, se ler com calma poderá tirar valiosos pontos que como diz o próprio autor tem de ser aplicados na pratica.

Vale a leitura, mas com cautela, quem espera um livro do nível literário normal de Schopenhauer pode não ficar muito feliz, mas ainda sim é um livro muito interessante!!!

Ponto bastante positivo é o quadro inicial que praticamente dá uma "brainstorm" das teorias ensinadas, um esquematizado que você pode consultar com facilidade para rememorar algum ponto importante!

Gostei bastante também das referências e das citações das obras clássicas mas atrapalha um pouco os vernáculos em grego e latim, desviam um pouco a leitura mas nada que prestando bastante atenção e com calma não é resolvido.

Vale a leitura, embora sendo Schopenhauer não é "Schopenhauer" tão empolgante quantos os textos do mesmo o são normalmente, mas é um bom livro!
Lyah 12/12/2014minha estante
Gosto de Schopenhauer e comecei este hoje , pelo fato de ser ele, embora pelo seu texto, vejo que na verdade, não se baseia nele especificamente. E como também me parece uma leitura fácil, darei seguimento.

Gildo 25/05/2015minha estante
Eu soube que estudiosos da neurociência estudam o livro até hoje. Buscando falácias (erros) cognitivos que nossa mente realiza mas que não percebemos. Assim como a ilusão de ótica engana os olhos por uma, duas ou mais vezes, as palavras podem enganar a um desatento.

Daniel432 12/02/2010

Leitura filosófica não é fácil
Vou começar esta resenha pelo final. Se nunca leram livros de filosofia não comecem por este!!

O assunto (dialética) é até interessante, bastante útil no dia-a-dia de uma corporação onde se tem que defender seus pontos de vista mas, o autor (e os tradutores) gostam bastante de termos em latim e grego, dificultando o entendimento do assunto que, por si só, já não é fácil.

Resumindo ... cheguei ao final do livro com a mesma percepção que tive ao iniciá-lo, este livro deve ser estar sempre na cabeceira de qualquer bom advogado, afinal não são os advogados os especialistas em demonstrar que a sua verdade é mais verdadeira que a verdade do outro advogado?!

Alana 02/01/2010

Livro com uma linguagem um pouco complicada, o que dificulta a compreensão. Fora isso, um livro bacana, mas nada surpreendente. Esperava mais.

Andarilho 03/08/2009

Livro interessante para quem se envolve bastante em discussões, pois ensina truques baratos para ganhá-las. Linguagem um pouco complicada, mas dá pra ler e entender a maior parte.

LaraF 21/03/2009

embora a linguagem seja rebuscada e cheia de artifícios, o livro demonstra com exemplos claros as 'ferramentas' utilizadas - ou que podem ser utilizadas - por pessoas, que, sem a mínima razão e, que, ainda, convencem. para quem quer saber quais são as artimanhas da linguagem é uma ótima indicação.