108 Contos E Parábolas Orientais

108 Contos E Parábolas Orientais Monja Coen

Resenhas - 108 Contos E Parábolas Orientais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lenon, André Lenon 30/05/2021

Terceira vez que leio é muito bom para entender sobre as circunstâncias da vida.

Argemiro.Nascimento 09/12/2018

Inspirador para a vida
Literatura excelente e inspiradora.
Com os ensinamentos acumulados de centenas de anos e de diversos mestres do conhecimento buda.

Parabéns Monja Coen pela sua retidão e capacidade de nos passar sabedoria com amor e dedicação.

Naju 07/12/2021

Li um ou dois contos todas as manhãs antes de ir trabalhar. Ia trabalhar reflexiva. Amei demais os contos e ensinamentos.
Confesso que não entendi todos. Mas uma leitura gostosa de se fazer de pouquinho e pouquinho:)

duda medeiros 07/08/2020

Claramente se tornou um dos meus livros preferidos sobre espiritualidade

marcela cedroni 15/07/2021

ganhei do pedro <3
otimos contos e parabolas qe a monja explica bonitinho e detalhadamente sobre cada um, é uma ótima reflexão para esses tempos tao difíceis.

Tatiana 27/12/2020

Boas reflexões
Um livro para ler com calma, muitos ensinamentos e reflexões para absorver. Cada conto é comentado pela Monja Coen, que facilita a compreensão da mensagem de cada história.

Marina 06/02/2021

o simples fato de ler esse livro me encheu de paz.
como tudo, não é necessário concordar com tudo que a monja diz, mas apreciar seus ensinamentos.

Everton 06/01/2023

Sabedoria para o dia a dia, tranquilidade e satisfação para a alma.Quando lidos pela primeira vez, sem muita atenção, os coans podem parecer histórias sem sentido.

Luiz 22/08/2021

Reflexões orientais para a vida
Livro: 108 Contos e Parábolas Orientais.
Autora: Monja Coen

Monja Coen tem o objetivo de apresentar diversos contos e parábolas que serviram, no passado, para trazer esclarecimento espiritual pra muitos mestres tanto na Índia, China e Japão, e que hoje podem, assim como no passado, possibilitar o despertar.

O livro é dividido em exatamente 108 capítulos, e esses são compostos da apresentação do conto e logo em seguida a interpretação dele, feito pela autora. Nesses contos e interpretações são abordados diversos conceitos do budismo como o Nirvana, Darma, Samsara, Despertar, Natureza Buda, os Seis Mundos, Carma e etc.

"Atente bem: estaria você se libertando do ego ou teria o ego encontrado outra forma de o controlar?"
(Monja Coen, p. 173)

"Ouvir os ensinamentos e colocá-los em prática é tornar-se os ensinamentos - esse é o Caminho superior.
Muitas pessoas gostam apenas de ouvir palestras, ler livros, mas não os conectam com sua vida. [...]
O nível seguinte é o de pessoas que além de ouvir começam a perceber, a ver - em si mesmos e nos outros. São capazes de avaliar, diagnosticar a doença ou a virtude por meio do estudo e da prática do Caminho.
O nível superior é o de quem, além de ouvir e ver, é capaz de obter, de se tornar os ensinamentos. Fazer deles a própria vida. Praticar o que ouviu, percebeu e considerou correto."
(Monja Coen, p. 215)

O livro em si aborda diversos temas bem interessantes para reflexão, isso torna o livro bem bacana e de boa leitura, mas ao mesmo tempo também o torna um pouco chato e até repetitivo em algumas partes, talvez uma boa experiência a ser feita com o livro seja ler de 1 a 2-3 contos por dia, intercalando com outros livros, essa seria minha sugestão de leitura.

Lucas.Azai 02/08/2020

São contos que transmitem uma parte do conhecimento de Buda e ao mesmo tempo lições práticas para a vida, contendo algumas interpretações e histórias da própria monja Coen , para facilitação da compreensão de quem é iniciante ou caiu de paraquedas assim como eu.

Mandy 19/07/2020

Para o autoconhecimento
O livro possui diversos contos zen, porém é a explanação da autora sobre eles que torna a experiência imersiva. É um bom livro para refletir sobre o nosso ser, a nossa finitude terrena e a busca de nos tornarmos melhores a cada dia.

ThamYasha 23/01/2022

Um livro para ler sem pressa
Eu mesma demorei uns 3 meses para ler o livro inteiro. Não dava pra simplesmente ler um conto atrás do outro sem dar uma pausa pra refletir.
Mas chegou um certo ponto que ficou um pouco cansativo e as pausas maiores.
De certa forma é um livro de pregação. E isso não é nem um pouco ruim, afinal quem lê é porque está interessado no budismo.
O problema é que muitos explicações (ou sermões) da Monja após cada conto acabam ficando repetitivos. Ainda mais que eu intercalei a leitura deste com a biografia dela (comecei o outro livro um mês depois desse e mesmo assim terminei aquele meses antes deste), e vários causos de sua vida, que ela nos conta como exemplos nas explicações dos contos, ela ja havia narrado na biografia, o que tornou a leitura mais repetivia ainda.

Jessi 30/12/2021

Os contos são muito bons para aprendermos e também nos auto avaliar, indico ler 1 conto por dia, ou ler o mais devagar possível para digerir melhor os ensinamentos.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Sou feliz por ser quem sou agora e não desejo voltar a ser ou reviver qualquer momento de meu passado"
Essa reflexão não pertence ao livro, mas ela me veio em diversos momentos durante sua leitura. Nos 108 contos e parábolas orientais narrados e analisados excepcionalmente pela Monja Coen pude perceber quão longe estou de ser quem eu deveria ser, nos faz refletir muito para com nossos atos cotidianos e sobretudo sobre o desapego emocional e material.
Leitura que pode mudar a forma que vemos e encaramos a vida. Recomendo fortemente para todos, independente de religião.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6