Enquanto Bela Dormia Elizabeth Blackwell

Resenhas - Enquanto Bela Dormia

Catharina.Rodrigues 30/12/2020

Instagram: @_catbook
"Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência."⠀

Primeiramente... Se você está achando que este livro é um belo de um conto de fadas, você está completamente enganado... Ele se basea na história da Bela Adormecida, mas é narrado de uma forma bem realista. E a princesa "Bela" na verdade se chama Rosa...⠀

Enfim... O foco principal do enredo não é na princesa Rosa e sim na história de vida de Elise. E isso é narrado em três partes:⠀

Na primeira parte você conhece Elise. Quem é Elise?? Elise é uma jovem camponesa, que perde toda sua família muito nova, por causa de uma doença devastadora, a varíola. E ela foi a única que se recuperou e sobreviveu. ⠀

Na segunda parte Elise vai para a casa de sua tia. Onde aprende se portar como uma verdadeira dama... ⠀
Sua tia por ter alguns contatos no castelo, pois quando mais nova ela e a mãe de Elise havia trabalhado lá. Consegue uma vaga para Elise trabalhar como camareira. ⠀

Já na terceira parte você acompanha Elise em sua evolução e importância no castelo. Chegando ao cargo mais alto como dama de companhia da rainha Lenore...⠀
A rainha é uma mulher muito simpática, amorosa... Mas muito amargurada pois não conseguia engravidar, ela era uma mulher estéril... Em uma peregrinação com a tia do Rei, Milicent, quando retornam, o milagre acontece... A rainha fica grávida e todos suspeitam em um suposto pacto que a rainha teria feito...⠀

Mas.. Para deixar vocês com gostinho de, quero saber mais sobre.. Encerro a resenha por aqui... ⠀
Mas um pequeno spoiler... As emoções e reviravoltas não acabam com apenas isso aí não... Por isso super recomendo esse enredo. Pois ele se passa em um cenário de contos de fadas mas que fadas e felizes para sempre não tem nada.

site: https://www.instagram.com/p/B-e5Xr_qeey/

Sarah 09/05/2020

adorável
Uma versão bem diferente deste conto de fadas que tantos conhecemos. Além da troca dos nomes dos personagens principais, o enredo torna-se totalmente diferente ao ter a história contada por uma empregada do castelo. O final foi surpreendente e me fez derramar algumas lágrimas.
ANA VALÉRIA 09/05/2020minha estante
Então recomenda?

Sarah 09/05/2020minha estante
sim, recomendo.

Um Rascunho a Mais 03/04/2016

Esse livro chamou a minha atenção desde que a Editora Arqueiro anunciou o lançamento da obra. Sempre gostei de contos de fadas, então não tive dúvidas de que queria ler esse livro. Apesar de ser uma adaptação do conto A Bela Adormecida, o livro foi completamente diferente do que eu esperava. Quem é a protagonista do livro é a Elise, uma criada do castelo que acompanhou bem de perto a real história de Rosa.

Elise era uma garota extremamente pobre que morava em uma fazenda com seus pais e cinco irmãos. Sua mãe tentava dar-lhe uma boa educação, pois havia sido costureira no castelo de St Elsip. Elise sonhava com o castelo e com uma vida melhor do que a que ela levava. Imaginava-se no meio das damas e cavalheiros, vivendo dias melhores, mesmo diante das dificuldades em que se encontrava.

Acompanhando sua mãe até a feira em uma determinada manhã, Elise foi chamada de bastarda por um garoto que ela desconhecia. Mesmo sem sua mãe querer tocar nesse assunto, ela revelou a filha o motivo pelo qual ela havia saído do castelo e que o Sr. Dalriss não era o seu verdadeiro pai.

Os anos foram passando e com os temporais que os campos sofriam, os animais da fazenda começaram a morrer de varíola. Não levou muito tempo para que a doença chegasse em Elise também. Durante dias ela ficou deitada como se a qualquer momento ela fosse morrer, porém esse não foi o seu destino. Em casa, somente o seu pai de criação e seu irmão haviam sobrevivido.
Leia a resenha completa no blog:

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia.html

"Ana Paula" 12/02/2016

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

Enquanto Bela Dormia é uma releitura do famoso conto de fadas A Bela Adormecida. Por anos, assistimos e lemos o que aconteceu com a Bela por seus olhos. Filmes e desenhos nos levaram a acreditar que Bela era uma princesa frágil e indefesa.
Depois, assistimos a Malévola contar a história por seu ponto de vista. Nos solidarizamos com a traição que a mesma sofreu e acompanhamos o amor que crescia de Malévola por Bela, a "peste" que ganhou o coração da bruxa má.
Agora é a vez de você, caro leitor, conhecer a história por um ângulo muito diferente do imaginado.... Quem vai contar essa história é Elise. Elise não é uma princesa, não é uma dama... Elise foi criada em uma fazenda e depois da morte de sua mãe, foi para o castelo tentar a sorte. Muito astuta e desejando uma vida melhor, consegue chegar a um posto onde ela fará parte da vida na corte: Seguindo sua senhora, a rainha Lenore por todos os lados no castelo, Elise descobrirá um grande amor por essa família. Viverá um amor verdadeiro por um homem bom. Enfrentará dramas emocionais que a farão duvidar de sua força e cuidará para que a verdadeira história de A Bela Adormecida, seja contada fielmente.

A história se passa em uma época medieval, por isso, trás os costumes e linguagem adequados a época. Em si, o enredo é todo voltado para a história de Elise e, em como ela fez parte em tudo o que aconteceu com a família real.
Uma rainha devastada por não poder ter filhos; um rei que já tinha desistido de ter um herdeiro; um príncipe que ansiava o trono do irmão e uma tia que poderia fazer qualquer um fazer o que ela quisesse. É neste contexto que Elise se depara em seus primeiros dias no castelo. Millicent, a tia do rei, é uma mulher a frente de seu tempo. Desejou a vida inteira a coroa, mas por ser mulher, esse desejo lhe foi negado. Forte, destemida e intimidante, Millicent vive a voltas pelo castelo, fazendo o que faz de melhor: influenciando as pessoas a seu bel prazer. Mas o rei não cai em suas artimanhas e depois de uma briga séria, Millicent é expulsa do castelo. Mal sabe a família real que essa foi sua ruína.

"Hum! Seria mesmo um belo truque derrubar uma filha da realeza com um fuso pontiagudo, depois vê-la renascer com um único beijo. Se existe esse tipo de mágica, ainda não a conheci. O horror do que realmente aconteceu perdeu-se, e não é de admirar. A verdade está longe de ser história de criança."

Com uma história instigante e com poucos diálogos, Elizabeth Blackwell nos mostra uma versão mais realista do que pode ter acontecido. Sem magias e fadas madrinhas, a história chega a ser quase real demais. Elise é uma personagem bem construída e cheia de defeitos que nos fazem gostar dela por si só. Millicent, com seu jeito altivo, nos cativa e nos deixa apreensivos pela sua próxima jogada nesse jogo de poder.
Todos os personagens tem sua carga emocional para o livro. Alguns sombrios e exitantes, outros cheios de amor e carinho. Rosa, a princesa, é uma personagem que me agradou muito, pois carrega a essência da Bela Adormecia original, mas também tem seu toque de realismo para que a história, de fato, seja fora dos padrões anteriores.

Gostei muito da história em si, só título do livro que não faz jus ao enredo apresentado. Rosa, a Bela, não passa a vida dormindo, ela nasce, cresce e aprende tudo o que uma princesa deve saber antes de poder governar seu reino. Elise é minuciosa em sua narrativa, deixando o leitor ávido por saber o que acontecerá nos próximos capítulos. Os ganchos que a autora deixa, são maravilhosos e faz o leitor ler sem vontade de parar.

"Trêmula, dei meia-volta e avistei Millicent, cujo rosto estampava um sorriso cheio de si. Ela sabia, percebi, num clarão de entendimento. Sabia que a rainha estava grávida, e sabia como esse anúncio se desdobraria."

A narrativa é em primeira pessoa, narrada por Elise. É uma história sendo contada a sua neta e como não estou acostumada com livros assim, achei a ideia maravilhosa e me deu outra perspectiva durante a leitura. A capa é linda, cheias de detalhes que enaltece a obra. A diagramação é boa, sem erros aparentes o que tornou minha leitura rápida e sem problemas. Como um todo, o livro é lindo, tanto por seu interior, quanto o exterior.

Você acredita em contos de fadas? Está preparado para proteger um reino onde a inveja, egoísmo e manipulação andam lado a lado? Teria coragem de abrir mão do seu verdadeiro amor por uma família que não é sua?
Venha descobrir as respostas para essas perguntas e tantas outras que permeiam essa história linda e trágica! Conheça o amor em todas as suas formas e escolha um lado - a guerra vai começar!

"Como seria possível me confiarem a atribuição de deter alguém como Millicent, uma mulher decidida a fazer o mal, capaz de submeter minha mente aos seus desejos?"

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/02/resenha-enquanto-bela-dormia-elizabeth.html#.Vr2k7PkrLDc

Tamara 03/04/2016

Uma releitura maravilhosa
Esse é um livro maravilhoso e inesquecível. Um livro que nos leva para um reino distante e nos faz reviver a história da Bela adormecida, tão conhecida por todos desde muito novos. Desde que descobri o lançamento fiquei desejando ler, mesmo a princípio não tendo percebido que é uma releitura do conto de fadas A bela adormecida, só fui saber disso através de resenhas que acompanhei depois. Assim que comecei não consegui mais parar, a história narrada pelo ponto de vista de Elise, uma simples criada teve um charme todo especial, pois ela nos passa tudo o que acontecia em todos os pontos do castelo, desde a família real até os outros criados, e podemos também acompanhar outra história muito interessante, a da sua própria vida.
Narrado em primeira pessoa e dividido em 19 capítulos mais um epílogo, Enquanto bela dormia tem um leve tom de uma história daquelas que é contada em voz baixa durante a noite ao redor de uma fogueira, e fiquei imaginando a velha senhora Elise narrando todos aqueles fatos para sua neta ávida por informações. É também um livro carregado de fatos históricos, nos mostrando de uma forma muito completa como era a vida nas cortes e cidades antigas. Outro ponto que me chamou atenção de forma positiva foi o fato de a autora saber nos conduzir pelos anos que passam na história sem nunca perder o fio da meada. Há ainda a guerra da qual o rei e seus soldados participaram, com ela podemos sentir a angústia e todo o sentimento que cerca esse momento, bem como conseguimos sentir junto com cada um os momentos felizes e difíceis.
Algo que adorei foi a escolha do nome de cada personagem. Elise, Rosa, Lenore, Ranolf, Flora, são todos nomes belos. A personalidade desses personagens também é cativante e a rainha Lenore e Elise se tornaram minhas favoritas.
Esse é um livro inesquecível e amei cada página e me senti um pouco melancólica ao chegar no fim, tanto porque desejava ter mais páginas para ler, e tanto pelo modo como o fim foi conduzido, foi belo porém triste. Eu adoraria que esse livro fosse adaptado para o cinema, seria muito interessante ver a rainha, Elise e todos os personagens na tela.
Recomendo para todos aqueles que gostam de uma história cativante, a qual não conseguimos parar de ler enquanto não virarmos a última página. Uma história de reis e rainhas que foram tão humanos e tiveram de forma intensa os mesmos sentimentos que experimentamos diariamente.
Dessa 03/04/2016minha estante
Uau, Tamara! Que linda e profunda sua resenha! Sem saber de nada sobre a história, me deu vontade de ler pelo que escreveu! tamanha sensibilidade a sua! Colocarei na minha lista!

Tamara 04/04/2016minha estante
Fico super feliz em saber que gostou, dessa. Acho que vai adorar o livro, é lindo.

Na Nossa Estante 31/01/2017

Enquanto Bela Dormia
Existe uma lenda urbana segundo a qual não se deve julgar o livro pela capa, mas quem nunca trouxe um livro para sua estante por ter se encantado com a capa dele? Meu primeiro encantamento com Enquanto Bela Dormia da Elizabeth Blackwell se deu por meio de sua capa e quando esse elemento se juntou a resenha da Luiza do Balaio de Babados, veio aquela sensação de cedo ou tarde lerei esse livro e de fato li.

Como o livro se trata de uma releitura do conto de fadas A Bela Adormecida confesso que esperava uma narrativa vibrante, carregada de magia e devidamente situada milhares de quilômetros da realidade concreta. Quão grande foi minha surpresa quando a narrativa do livro me levou para um rumo bem diferente. Narrado em primeira pessoa não pela pretensa protagonista da história, a Bela, mas sim por uma testemunha da história toda, uma senhora já pesada de anos. Essa versão está bem ancorada na realidade sendo pontuada com a melancolia daqueles com acertos e erros a lembrar.

Toda a ação ocorre nos salões de um castelo em um reino de um mundo análogo ao nosso, em uma época correspondente ao início da Idade Média, em outras palavras: não falta intriga, sobra deslealdades, soberba, atitudes mal pensadas e fanfarronice por parte dos poderosos. Quem conta a história é Elise, uma mulher que aos 14 anos enterrou a mãe e quatro irmãos, seguiu para a capital do reino em busca de uma colocação no palácio e conseguiu a chegar ao posto de dama de companhia, amiga e confidente da própria rainha, sendo assim tanto uma personagem fundamental quanto uma narradora privilegiada de toda a ação.

Elise, por sua origem e caminhada pontuada por privações, trabalho duro e renuncia, é até certo ponto cética em relação a magia. Assim, consequentemente, nesse livro o que faz a roda girar são as ações humanas, mesmo o vilão e a vilã da história não são descritos de forma maniqueísta. A humanidade dos personagens é sempre latente, o drama de um rei e de uma rainha que casaram por amor mais vêm sua relação entrar em decadência quando um herdeiro demora a chegar, o drama de uma menina criada em uma gaiola de cristal, as consequências de um rei que não consegue serenidade para administrar seu reino e o afoga em uma crise que culmina em uma guerra civil e a devastação de uma epidemia são elementos marcantes de toda a história.

A Elizabeth Blackwell reconta a clássica história de A Bela Adormecida nos convidando a pensar o quanto tragédia e crueldade assim como milagres e finais felizes são coisas muito mais ligada às escolhas humanas que a magia em si. Eu esperava um conto vibrante e encontrei um conto reflixo, esperava fugir da realidade e me peguei enfrentando-a, ajudada pelo pragmatismo da Elise. Algumas vezes me peguei chorando pelas dores dela e pelas minhas, porém o desfecho da história da Bela me fez sorrir. Enquanto Bela Dormia foi um livro que me desacelerou os ânimos e trouxe uma dose de serenidade em um tempo de crise e seu desfecho foi perfeito.

Esse é aquele livro indicado para os interessados e interessadas em contos de fadas onde as ações humanas são protagonistas e não a magia em si. Esta história é para curte narrativas mais lentas, introspectivas e reflexiva, pontuadas por aquela dose de drama antes do final feliz.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/11/enquanto-bela-dormia-resenha-literaria.html

Ana Karina 14/01/2017

Otimo livro, mas...
Lindamente escrito, cativante, personagens bem construídos. O único erro é o título... Até agora esperando a Bela dormir...

Vivik Oliveira 09/01/2017

Melhor releitura que já li!
Nunca imaginei que esse livro me cativaria tanto! Peguei-o sem nenhuma pretensão, imaginando que seria uma história no maior estilo conto de fadas. Mas não! Essa releitura do clássico “A Bela Adormecida” nos traz uma história cheia de intrigas, guerras, romance e muita realidade.
“Porque a verdade não é nenhum conto de fadas.” Pg. 1505
E se eu dissesse que a bruxa não era exatamente uma bruxa, que a roca de fiar talvez não tenha sido a razão para Bela ter adormecido. E se Bela não fosse exatamente a princesa do conto de fadas, e se o amor verdadeiro não fosse o suficiente para quebrar a maldição do castelo. E se eu te dissesse que nada foi como em um conto de fadas, que a verdadeira fada madrinha na verdade nem aparece no conto de fadas... Ainda assim você acreditaria em finais felizes?
“A verdade está longe de ser história de criança.” Pg.18
Elise é quem nos narra a história. Nascida em uma fazenda pobre ela perde a família quase toda para um surto de varíola. Sobrevivente da peste ela sai de casa aos 14 anos em busca de trabalho no castelo que tanto ouviu sua mãe falar em toda sua vida. A mãe de Elise, Mayren, serviu no castelo durante sua mocidade, mas acabou caindo em desgraça devido sua gravidez indesejada. Mas educou Elise com toda a graça de uma moça prendada, para que ela um dia pudesse ser mais que uma mulher do campo.
Chegando no castelo Elise cai nas graças da rainha Lenore, se torna sua criada pessoal e amiga. Afinal, Elise é prendada, até sabe ler, o que era raro alguém de sua classe saber. Mas principalmente, Elise é discreta. Nada comenta com qualquer pessoa sobre a rainha que acorda todos os dias chorando.
O motivo da tristeza da soberana é sua infertilidade. Depois de anos casada com o rei Ranolf ela não conseguiu lhe dar nenhum herdeiro, e por essa razão o irmão do rei, o príncipe Bowen terá que ser declarado herdeiro do trono.
A sorte dos soberanos muda e no dia que deveriam anunciar o príncipe Bowen como sucessor do rei Ranolf eles na verdade anunciam que a rainha está grávida.
A vergonha causada no príncipe Bowen será o motivo de uma grande guerra entre reinos. Muito sangue será derramado para remediar esse ato.
A rainha dá a luz uma menina, que chamam de Rosa. E contrariando todas as tradições, o rei Ranolf a declara sua herdeira e sucessora (a tradição somente permitia essa honra a meninos).
O que ninguém sabe é que a rainha Lenore não só chorava pela sua infertilidade, mas porque recentemente ela havia feito um pacto com a tia do rei, Millicent, e esse pacto foi realizado com a ajuda de magia negra, resultando no nascimento de Rosa. Por essa razão a rainha deveria se submeter a Millicent por toda a vida.
Mas o rei, que nunca morreu de amores por sua tia, a expulsa do castelo, causando sua ira.
Millicent retorna no dia do batizado de Rosa e lança a terrível maldição:
“E por isso meu bondoso rei Ranolf, eu lhe tirarei sua felicidade [...] Sua mulher, seu amado reino: você perderá tudo [...] não hoje e nem amanhã [...] Quero que viva com medo [...] Quero que veja sua filha crescer, amando-a mais a cada ano, até ela ser arrebatada para sempre [...]Pg. 481 e 482
Elise então assume o papel de aprendiz de Flora, irmã de Millicent, que domina a arte das poções naturais, elas são as guardiãs do reino, contra a maldição de Millicent. Mas até quando? Isso ninguém sabe dizer.
Em meio a toda essa confusão nós entramos na vida de Elise. Conhecemos seu primeiro amor. Sua primeira decepção. Seu conformismo em apenas ser uma serva do castelo. E vemos uma reviravolta quando ela conhece um novo sentimento arrebatador. O romance da história se desenrola com muita sutileza, de forma surpreendente, de onde menos imaginamos.
Mas sabemos o rumo que a história tomará, Millicent terá sua vingança e quando a paz não mais existe no reino, as guerras explodem e nada mais é seguro. Elise se mantém ao lado da rainha Lenore, sua lealdade é provada várias vezes e seu amor pela rainha e pela princesa Rosa sobrevive a tudo.
E vocês não podem imaginar como Elise será a chave de toda a história.
Leiam por favor!!! Eu garanto muita emoção, muitos sorrisos e até mesmo lágrimas. Porque a história é linda e cruel ao mesmo tempo. A vida de Elise não foi fácil desde que nasceu, mas ela se mantém íntegra e bondosa, é impossível não torcer pela felicidade dela, tanto quanto pela felicidade do reino.
E no fim... Vocês serão surpreendidos por um desfecho inimaginável.
A autora fez um trabalho espetacular nessa releitura. Digno de muitos elogios mesmo. Ela conseguiu ser fiel ao clássico e criar uma nova história, muito mais rica, envolvente e verdadeira. E isso foi o que mais gostei, a história torna-se muito real, totalmente possível.
Apesar de ter lido a edição digital fiquei encantada com as fontes utilizadas em cada começo de capítulo. A capa tem uma arte linda e tudo remete ao clássico e inesquecível conto de fadas. Mas em uma versão muito melhor.

site: osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Gy de Paula 11/12/2016

Excelente
E quando a história de vida de uma das suas princesas favoritas da infância não é exatamente um conto de fadas? Será que a vida das princesas é realmente uma fábula? Será que o final feliz está garantido? E o príncipe, será ele mesmo encantado? Décima segunda leitura do ano e primeiro livro desta autora ao qual me dedico. Excelente leitura pra quem gosta de uma boa dose de "realidade", como eu.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 04/04/2016

Originalmente postada em http://chalecult.blogspot.com.br/
Tenho certeza que todo mundo conhece a história de A Bela Adormecida. A princesa que, por conta de uma maldição, caiu em um sono profundo e foi acordada com um beijo de amor do príncipe. Mas será que conhecemos mesmo a história verdadeira? Enquanto Bela Dormia é a releitura desse conto de fadas, narrado por Elise, agora uma idosa, que fez parte dessa grande história.

Quando jovem, Elise perdeu boa parte da sua família para a varíola. Então, decidiu realizar o último desejo de sua mãe e partiu em busca de trabalho no castelo. Começando como uma simples criada que trabalhava nos bastidores, logo ela se viu cuidando da rainha Lenore e, alguns anos depois, de sua filha, Rosa.

orém, nem tudo eram flores no castelo. Todos viviam com medo de que Millicent, tia do rei Ranolf - pai de Rosa -, cumprisse suas ameaças de tirar a vida da princesa. Elise vai fazer de tudo para que essas ameaças não se tornem reais.

O começo do livro é meio monótono. Após alguns capítulos, a leitura flui de um jeito que, quando me espantei, já estava quase no fim do livro. A narração de Elise te faz sentir como se você estivesse na sua frente, ouvindo-a contar sua história.

Falando na história, curti muito com Elizabeth montou todo o enredo. Aqui não temos bruxas ou rocas enfeitiçadas. Todos são seres humanos comuns, sem nenhum tipo de magia. Porém, temos toda aquela fantasia de castelos, reis, rainhas, princesas e cavaleiros.

Em alguns momentos, eu me peguei com raiva da princesa Rosa por ser tão mimada e cheia de vontade. Porém, como já diz na sinopse, Rosa só queria ser livre. Desde pequena, trancafiada no castelo por conta das ameaças contra sua vida, dá pra entender o porquê de algumas atitudes.

O personagem que mais me afeiçoei foi Elise. Apesar da coitada ter passado longe da fila da sorte antes de nascer, ela não se deixa abater com os murros que a vida lhe dá. Claro que, em alguns momentos, eu queria lhe dar uns tabefes por se preocupar mais com o decoro do protocolo real do que com sua vida.

O título Enquanto Bela Dormia não vai fazer muito sentido até você chegar nos capítulos finais. Falando em final, ele foi bem fechado, sem pontas soltas e de fazer suspirar, com um sorriso bobo no rosto.

Se você é um amante de contos de fadas e gosta de releituras, eu recomendo o livro por ser uma leitura muito fofa de um dos contos mais famosos do mundo.

site: http://chalecult.blogspot.com.br/2016/04/resenha-enquanto-bela-dormia-de.html

Vanessa Sueroz 29/11/2016

Neste livro vamos conhecer Elisa, uma jovem simples do campo que perdeu a família muito cedo para uma doença. Sozinha na vida ela vai tentar arrumar trabalho e moradia e seu sonho é trabalhar no castelo. Não demora muito para que Elisa se torne companhia da rainha.

Dentro da narrativa vamos conhecer o dia a dia do castelo, os demais personagens, a própria rainha que é doida para ter filhos. Demora um pouco, mas finalmente a rainha dá a luz a uma menina Rosa, mas acaba acontecendo um problema, a tia do rei que estava ajudando a rainha a engravidar é expulsa do castelo e acaba jurando vingança.

Logo o rei com medo começa a cuidar para que a criança não sai do castelo junto com tia Elise e tia Flora (outra dama de companhia). Elise tem a vida que sempre sonhou ao lado da rainha, mas as coisas que ela teve que fazer para chegar até aqui não foram fáceis.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/enquanto-bela-dormia/

Bruna.Batista 25/10/2016

Bela não adormecida
Uma nova versão da história antiga de Bela Adormecida. Conta sobre muitos sacrifícios feitos por amor, de medos, de paixões, e a verdadeira história de Rosa, a Bela Adormecida, que em momento algum adormeceu e nem foi salva por um beijo apaixonado de um príncipe. com finais cheios de reencontros de amores antigos e novos amores.

Carol Guerra 30/01/2016

Enquanto Bela Dormia
Se você quer um livro de conto de fadas em que o amor vence tudo sempre, de histórias de vida bonitas e fáceis, em que passarinhos cantam este livro não é o que você procura.
Enquanto Bela Dormia é uma releitura mais realista do clássico A Bela Adormecida, nessa história conhecemos Elise uma garota simples do campo que bem jovem conhece as dores do que é perder a família por causa de uma doença terrível. Sozinha, vai para a cidade com o objetivo de conseguir um emprego no castelo, seu sonho desde muito pequena. Elise logo destaca-se das demais funcionárias e sobe rapidamente de cargo dentro do castelo, tornando-se dama de companhia da rainha.
É por meio da visão dessa personagem que conhecemos a vida no castelo, seus segredos mais obscuros. Conhecemos o drama da rainha Lenore para ter um filho, e suas tentativas junto a tia do rei Millicent. A rainha dá a luz a uma linda menina chamada Rosa, mas a alegria dura pouco, pois o rei expulsa a tia do castelo e esta jura vingança a família. Assim como no clássico, a vida de Rosa corre sério perigo. O rei toma toma todas as providências necessárias e a pequena princesa cresce cercada pelos muros aos cuidados dos pais, da tia bondosa Flora, e de Elise, a qual tornou-se mais que uma dama de companhia e a única chance de manter a princesa a salvo.
Elise possui a vida que ela sempre sonhou, ao lado da rainha e da princesa, mas engana-se que sua vida esteja completa. Para poder ter tudo isso, ela teve que tomar decisões difíceis em sua vida, e sempre colocou o dever em primeiro lugar. Durante a narrativa, crescemos junto com Elise, vemos a pequena garota indefesa e medrosa tornar-se uma mulher forte e corajosa, depois de tantas provações que a vida colocou em seu caminho.
Enquanto Bela Dormia é uma história que realmente poderia ter acontecido. em qualquer reino que já tenha existido.
Elizabeth Blackwell é uma excelente contadora de histórias. Sua narrativa fluída e nada óbvia nos mantém ávidos pelo final.
Nós do Hoje é Dia de Livro super recomendamos a leitura desse livro sofrido porém fantástico. A melhor releitura de A Bela Adormecida com certeza.

"...a verdade não é nenhum conto de fadas."

site: http://www.hojeediadelivro.com.br/

Isabela1452 09/01/2024

Ainda pensativa
Achei q seria bem mais parecido com o conto da Bela Adormecida do que realmente foi. Eu gostei da história mas achei que o livro não entregou muito bem o que propôs, sei lá

@biaentreleituras 13/02/2016

Elise já é uma senhora e todas as noites escuta sua neta contando histórias para os irmãos dormirem, a preferida é A Bela Adormecida. Em uma dessas noites, sua neta descobre um baú antigo que a avó vinha guardando há anos e dentro do baú estão objetos importantes para Elise, que a lembram de um passado doloroso porém lhe trazem à mente lembranças de pessoas queridas. Dentre tantos objetos que ela guarda com carinho, está um que deveria ser esquecido, um punhal. Sendo a única testemunha da verdadeira história, Elise teme que as lembranças se percam e a história de Rosa seja esquecida, então resolve contar para a neta, a verdade por traz do conto de fadas. Ela narra a sua história que logo se encontrará com a de Rosa.

Elise cresceu em uma fazenda e teve uma infância sofrida, desde cedo trabalha para ajudar em casa e é conhecida como uma filha bastarda, mas nada sabia sobre isso. Um dia sua mãe lhe conta que foi expulsa do castelo ainda grávida e casou-se com o com o atual marido por não ter outras opções. O homem sempre as maltratou e as tinha como empregadas. Algum tempo depois, a família adoeceu e foram diagnosticados com Varíola, uma doença que os devastou levando quase todos à morte, Elise conseguiu sobreviver. Nos últimos suspiros da mãe, ela lhe pediu que a filha procurasse por uma antiga amiga no castelo para que não ficasse desamparada, então, com algum esforço, ela conseguiu fugir de seu pai.

A vida no castelo era o sonho de qualquer um, para Elise, ser aceita como uma das empregadas seria motivo de honra e isso que ela almejava. Conseguir entrar para a criadagem do castelo é difícil, mas ao procurar pela amiga de sua mãe e contar o ocorrido, Elise foi prontamente recebida como empregada. Começou de baixo e com o passar do tempo despertou a atenção da Rainha Lenore, tornando-se sua criada pessoal e foi alvo de muita inveja, pois essa era a posição mais cobiçada dentre os empregados.

A Rainha Lenore vivia angustiada por não poder gerar uma criança, seu marido precisava de um herdeiro para o trono e seu tempo estava acabando. O irmão do rei não esperaria mais e tomaria o trono por direito. Desesperada pela infertilidade, Lenore procura Millicent, uma tia do rei que era conhecida por seus supostos poderes mágicos e feitiços. Millicente era uma mulher arrogante e temida e sua ajuda custaria, mas a rainha só se daria conta em um futuro bem próximo. A ajuda da tia deu certo, em poucos dias a rainha revelou sua gravidez e o rei anunciou que seu irmão não mais herdaria o trono pois seu herdeiro estava sendo gerado no ventre da rainha.

Meses depois nasceu uma menina que foi chamada de Rosa. O rei Ranolf não voltou atrás e afirmou que Rosa seria sua herdeira, uma atitude sem precedentes pois uma mulher jamais havia herdado o trono e essa atitude trouxe muito ódio, rancor e inveja. O rei expulsa a tia do castelo e ela joga sua maldição desejando a morte de Rosa, mas sem dizer como ou quando, apenas deixando-os temerosos por cada segundo seguinte.

Assolados pela maldição o rei e a rainha tentam criar Rosa da maneira mais segura possível, prendendo-a dentro dos muros do castelo e sob supervisão o tempo todo. No entanto, todo esse esforço não foi suficiente e quando não havia mais esperança, Elise é a única chance da princesa Rosa.

Resenha completa no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/02/resenha-enquanto-bela-dormia.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br