Enquanto Bela Dormia Elizabeth Blackwell

Resenhas - Enquanto Bela Dormia

Andrelise0 10/06/2023

Enquanto Bela dormia
Esse livro foi tão bom e tão maravilhoso pra mim que não tive como esquecer.
Uma releitura de A bela adormecida mostra que o amor pode vir de qualquer maneira seja através do príncipe ou de uma amiga/irmã/mãe foi isso sue eu senti amei de mais esse livro

Eliza.Breciani 26/02/2023

Dor e sofrimento
É o livro que deveria ser lido por todas as pessoas, ri, chorei, chorei mais, e no final chorei também! A história envolve os leitores em um mundo assustador e lindo, faz com que nos apaixonados por alguns personagens e odiamos outros, Dorian vai estar para sempre no meu coração! A raiana, a flora, também! Eu amei dms! Só leiam!

Blog MDL 02/07/2016

Essa é uma história que vai além dos contos de fadas. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, sai em uma peregrinação com a tia do rei, Millicent, em busca de ajuda para finalmente dar um filho ao rei Ranolf. Depois de muita dificuldade, nasce Rosa, uma garotinha linda e saudável, mesmo tendo algo sombrio relacionado à sua concepção dentro do ventre de sua mãe. No entanto, a felicidade logo dá lugar a uma tristeza sombria: O Rei expulsa sua tia arrogante por querer ter autoridade sobre sua mulher e filha e esta jura se vingar. No dia do batismo da garotinha, Millicent aparece para jogar uma maldição em todos e se vai, deixando o medo tomando conta do rei e da rainha por sua amada filha. Rosa cresce aprisionada entre as paredes do castelo, sobre o intenso cuidado de seus pais e de Flora, que promete não deixar nada de mal acontecer a garota enquanto estiver ali.

Porém, quando tudo parece estar perdido, Elise, a dama de companhia e confidente da princesa se mostra a única chance de manter Rosa viva. E, pelos olhos dessa narradora que vamos embarcar nesse clássico de um ponto de vista totalmente diferente, que irá surpreender a todos.

E é por surpreendente que eu começo a falar de “Enquanto Bela Dormia”. De um ângulo totalmente diferente, damos de cara com um dos maiores clássicos totalmente repaginado. Começando com a personagem principal e narradora que não existia no original, uma moça de infância humilde, mas com um grande potencial para o topo, Elise. Ela sai do campo depois que sua mãe e boa parte de seus irmãos morrem e vai à St. Elsip, tentando um emprego no castelo. Depois de consegui-lo, consegue evoluir rapidamente de cargo, chegando a ser a empregada de maior confiança da rainha e da pequena Rosa, fazendo parte de toda a sua criação. Ela é uma personagem de personalidade forte, embora bastante ingênua. Consegue ser mais marcante do que aqueles que supostamente seriam os personagens principais da história.

Os demais personagens têm personalidades fortes também, mas com muitas variáveis que torna essa releitura bastante diferente da obra em que foi inspirada. Como as tias do rei, Millicent, que encarna a bruxa da maldição de Bela, porém é apenas uma senhora arrogante e ambiciosa que sonha com o trono sobre o seu domínio, embora dotada de forças desconhecidas por todos; e Flora, a encarnação da fada boa da história, sendo considerada de antemão como louca, se mostra muito mais lúcida do que se imaginava, dando uma esperança maior para Rosa e todos que a amam.

No entanto, uma das coisas mais impressionantes que este livro traz consigo é colocar realidade em um conto de fadas. Toda a história se passa “com os pés no chão”, onde as coisas não são por magia, mostrando uma realidade forte, onde as coisas são duras e, muitas vezes, irremediáveis. Desse modo, fazendo-se acreditar que tudo pode ter acontecido sim, em um tempo muito distante, onde o mal pode ser apenas uma doença sem cura, capaz de destruir tudo por onde passa. Essa característica chave foi um dos melhores pontos do livro.

Quando peguei este livro para ler, achei que estava saindo e muito da minha zona de conforto, com um romance em mãos. Mas como eu estava enganada! Há sim vários romances entre vários personagens, como não poderia faltar. Contudo, a história não está focada na história de amor e sim em todo o desenrolar da trama para trazer o que antes era magia para a realidade, com um foco no medo das palavras de Millicent e no que ela faria para que estas se tornassem verdadeiras perante todos. O romance está dosado em pitadas durante todo o livro, o que deu um charme maior ao que antes seria a base de toda a história.

Eu tenho que elogiar a autora por ter feito uma obra com tanta perfeição. Conseguir fazer de algo conhecido por todos uma história um tanto original não é algo fácil a se fazer e ela consegue isso com um domínio excepcional. E com uma escrita incrível, de fácil leitura e de modo impulsionador, fazendo com que o leitor não queira largar o livro nem por um minuto.

Em suma, é uma história extremamente emocionante, bastante envolvente e surpreendente ao extremo. Com um final totalmente inesperado, “Enquanto Bela Dormia” consegue arrancar parabenizações até dos mais críticos. Conseguiu me fazer gostar de uma história que antes, pra mim, era um dos contos de fadas mais caídos que eu tinha conhecimento. Claro que este não é um conto de fadas, deixando isso bem claro. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei. Boa leitura!

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia-por.html

Telma 26/01/2016

Uma das versões que mais gostei!
Essa história foi uma gratíssima surpresa!

Muitas são as versões dessa história que quase toda a população Ocidental (e por que não dizer Oriental, também?) já ouviu.

Eu sou maluca por versões de clássicos (isso vai para a música também - amo covers) e, Elizabeth Blackwell soube recontar com maestria!

Desta vez, o narrador não é um ser à parte... a narrativa continua sendo em terceira pessoa mas, quem conta a história é Elise, que testemunhou tudo. Depois de tanto ouvir a história como já ouvimos, Elise decide contar a historia original para sua bisneta.

Eu já amei a narrativa de Blackwell desde o primeiro parágrafo do capítulo Um (o que é raro pra mim). Palavras de Elise:

Não sou o tipo de pessoa sobre quem contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época. Criada numa mísera fazenda com cinco irmãos homens, eu sabia que se esperava que me casasse aos 16 anos e trabalhasse num pedaço de terra igualmente pobre, com minha prole de filhos subnutridos.

Seria redundante recontar parte do livro porque achei a sinopse deste, em específico, cheia de conteúdo. Sair da sinopse seria o mesmo que dar spoilers.

O fato é que, há muito além da sinopse! O final é fantástico! Maravilhoso!

A história relatada é tão verossímil que eu cheguei bem perto de acreditar em tudo o que era descrito! Amei essa sensação! Amei pensar que a origem de "A bela Adormecida" poderia mesmo ter sido essa que foi contada por Elizabeth Blackwell. A criatividade e habilidade de escrita são incríveis!

Se revelei algum talento para relatar os acontecimentos da minha vida, agradeço aos dias que passei confinada com Rosa, pois eles fizeram de mim uma contadora de histórias. (...)

Nas primeiras noites, recontei histórias que Rosa adorava quando pequena, histórias de belas princesas e nobres cavaleiros que matavam dragões cuspidores de fogo. Lendas em que se quebravam feitiços e o amor triunfava. Quando se esgotou meu estoque dessas diversões passei para relatos mais verídicos. p.321

O trabalho da Editora Arqueiro também me impressionou!

A capa é linda e o trabalho gráfico e de diagramação, sensacionais, como você pode ver na minhas fotos abaixo:

Assim que Millicent (esse nome não te dá calafrios?) entrou na história, me vi sem conseguir parar a leitura!

Sem dúvida existem várias versões para a história de "A Bela Adormecida", mas essa foi uma das que mais gostei!

O livro vale super à pena!

(para ver as imagens e baixar o primeiro capítulo gratuitamente, vá ao link abaixo)

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/01/enquanto-bela-dormia.html
Joice (Jojo) 27/01/2016minha estante
Ansiosa pra ler!

Telma 27/01/2016minha estante
Jojo, quando tiver lido, me diga se teve as mesmas impressões, please.
:* beijoconas

Carol 27/01/2016minha estante
Nossa, não conhecia... Deve ser legal :)

Telma 27/01/2016minha estante
Carol.... o livro é uma delicinha! :)
beijos

Luciana 27/01/2016minha estante
Oi, Telma. Sempre gosto das suas resenhas, são objetivas, sem spoilers porém com algo além da sinopse. Este é um livro que fiquei na dúvida se valeria a pena. Agora estou seriamente considerando ler. Abraços

Telma 27/01/2016minha estante
ah Luciana... que linda você!
Bacana saber que gostou da resenha... acredito mesmo que, se curte esse romance, com drama e essa mistura de conto de fadas com ficção histórica não vai ter erro.
beijão em você!

Tonyfreitas 28/01/2016minha estante
Adorei tua resenha, Telma! Fiquei morta de vontade de ler, botei até nos desejados!

Joice (Jojo) 28/01/2016minha estante
Pode deixar! ;)

Adriane Beatriz 06/09/2020

Enquanto Bela Dormia
Confesso que de início achei a história tão chata que fiquei a ponto de abandonar, mas a partir do meio pro final, ela me prendeu muito. É muito interessante o fato de que a história da bela é contada pela visão da criada, além de ter pouco a ver com magia toda a "maldição". É uma boa leitura.

Hermione 06/04/2021

Devo confessar que o começo não me prendeu muito, mas o livro em si é muito bom. Achei o final um pouquinho sem sentido haha, mas gostei bastante, acontece muitas coisas inesperadas!

lailarosenbach 18/01/2022

Título: Enquanto Bela Dormia
Autor: Elizabeth Blackwell
Número de páginas: 368
Editora: Arqueiro, 2016

Ao contrário do que parece, o livro não tem nada de fofinho e bonitinho. "Enquanto Bela Dormia" é um livro que retrata sobre medo, sentimentos, desejos e visões diferentes sobre o mundo.

O que eu achei mais interessante é que a protagonista do livro, e ao mesmo tempo, a perspectiva do livro é da Elise. Uma menina sofrida, camponesa, que após perder a mãe e alguns irmãos para a Varíola, vai atrás de uma chance na vida.

Para quem está procurando um livro diferente eu recomendo. No entanto, achei o livro muito arrastado e nem um pouco cativante. Mas lembrando, que muitas pessoas acham o contrário. Não gostei, talvez por não ser o meu estilo favorito. Dei muitas chances, mas realmente não faz meu estilo.
Adri 18/01/2022minha estante
Gostei da resenha e a história parece ser interessante

Elsinha 18/04/2020

Muito bonito
Sou suspeita para falar, porque contos de fadas me encantam. Essa história baseada no conto da Bela Adormecida foi uma delícia de ler. Recomendo!

Tainara 24/01/2021

Um livro ótimo que envolve o leitor. Diversos acontecimentos se passaram e deixaram um rastro de surpresa, não imaginava muita coisa que ia acontecer. Realmente não é um conto de fadas, passa longe disso na verdade, e como dito no início do livro não é uma história bonita. Essa autora tem uma escrita boa, sem muitos rodeios mas também nada precária. A história teve um desfecho surpreendente, definitivamente recomendaria a quem gosta de histórias que envolvem reis e rainhas.
(Só comentando que minha personagem favorita foi a Millicent)

julinha 22/02/2023

Comecei lendo achando que fosse uma fantasia que acabaria com um romance clichê, e bom, na verdade esse livro trata sobre escolhas, escolhas de uma mae desesperada por ter uma criança em seu ventre, escolha de um pai que queria a felicidade da filha, escolha de perdao divino, e um amor capaz de vencer a morte ?????

Karina 11/03/2020

Nem tudo é fantasia
Uma história triste, cheia de amor, revolta e segredos. A autora faz uma recriação de A Bela adormecida. A narrativa e contada aos olhos de Elise, uma garota pobre, humilde e gentil, que se preocupa mais com a felicidade dos outros do que a de se própria.
É uma historia maravilhosa e triste, que conta uma historia mais real, sem muita fantasia, mais de surpreende com as reviravoltas na vida de Elise, é o papel importante que ela deu na vida de Bela. RECOMENDO.

Catharina.Rodrigues 30/12/2020

Instagram: @_catbook
"Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência."⠀

Primeiramente... Se você está achando que este livro é um belo de um conto de fadas, você está completamente enganado... Ele se basea na história da Bela Adormecida, mas é narrado de uma forma bem realista. E a princesa "Bela" na verdade se chama Rosa...⠀

Enfim... O foco principal do enredo não é na princesa Rosa e sim na história de vida de Elise. E isso é narrado em três partes:⠀

Na primeira parte você conhece Elise. Quem é Elise?? Elise é uma jovem camponesa, que perde toda sua família muito nova, por causa de uma doença devastadora, a varíola. E ela foi a única que se recuperou e sobreviveu. ⠀

Na segunda parte Elise vai para a casa de sua tia. Onde aprende se portar como uma verdadeira dama... ⠀
Sua tia por ter alguns contatos no castelo, pois quando mais nova ela e a mãe de Elise havia trabalhado lá. Consegue uma vaga para Elise trabalhar como camareira. ⠀

Já na terceira parte você acompanha Elise em sua evolução e importância no castelo. Chegando ao cargo mais alto como dama de companhia da rainha Lenore...⠀
A rainha é uma mulher muito simpática, amorosa... Mas muito amargurada pois não conseguia engravidar, ela era uma mulher estéril... Em uma peregrinação com a tia do Rei, Milicent, quando retornam, o milagre acontece... A rainha fica grávida e todos suspeitam em um suposto pacto que a rainha teria feito...⠀

Mas.. Para deixar vocês com gostinho de, quero saber mais sobre.. Encerro a resenha por aqui... ⠀
Mas um pequeno spoiler... As emoções e reviravoltas não acabam com apenas isso aí não... Por isso super recomendo esse enredo. Pois ele se passa em um cenário de contos de fadas mas que fadas e felizes para sempre não tem nada.

site: https://www.instagram.com/p/B-e5Xr_qeey/

Sarah 09/05/2020

adorável
Uma versão bem diferente deste conto de fadas que tantos conhecemos. Além da troca dos nomes dos personagens principais, o enredo torna-se totalmente diferente ao ter a história contada por uma empregada do castelo. O final foi surpreendente e me fez derramar algumas lágrimas.
ANA VALÉRIA 09/05/2020minha estante
Então recomenda?

Sarah 09/05/2020minha estante
sim, recomendo.

Thais600 16/07/2021

Diferente
Ao contrário da capa bonitinha e da promessa de ser um reconto de "A Bela adormecida", não tem nada de fofinho nessa história, e isso não é ruim, é um livro com densidade emocional encorpada, de idas e vindas conturbadas, de amarguras, um reino totalmente atingido pelo medo.

O que mais achei interessante nessa história, que se destaca aos outros aspectos, é a persperctiva pela qual ela é contada, não temos uma protagonista rainha, ou princesa, nossa protagonista é uma humilde moça chamada Elise que perde o rumo de sua vida quando perde a mãe e os irmãos mais novos pra varíola. Sua mãe lhe dá um nome e alguns fatos de sua vida no castelo e ela resolve seguir para esse reino afim de conseguir fazer a vida, e é onde a história dela se inicia. Elise irá nos mostrar várias visões de mundo, mostrará seus medos, seus desejos, seus sentimentos e contar a história do reino de Sr. Elsip por seus olhos.

Milicent é uma vilã que planta a semente do medo quando nasce Rosa, a filha tão esperada do Rei e da Rainha, amaldiçoando a filha e o reino a desgraça e morte.

Pra quem está procurando um livro diferente do comum esperado de um reconto da Bela adormecida, esse é o livro certo.

Juju 26/03/2022

Enquanto Bela Dormia
O livro é uma adaptação do famoso conto de fadas "A Bela Adormecida", ele traz o ponto de vista de Elise, uma garota de origem humilde que passa a trabalhar no castelo e descobre os segredos de lá.

Apesar de ter demorado mais de um mês pra terminar a leitura, eu gostei muito. Vc se sente presa a história, sempre querendo saber oq vai acontecer, ainda mais que o livro se trata de Elise contando para sua bisneta como era sua vida no castelo e a real história da bela adormecida!! Eu adorei.