Enquanto Bela Dormia Elizabeth Blackwell

Resenhas - Enquanto Bela Dormia

erica.meliz 26/06/2016

Que livro maravilhoso! ❤
Temos aqui uma nova versão da tão conhecida história da Bela Adormecida, porém narrada pela criada pessoal da rainha.
Após perder a mãe e boa parte dos irmãos para varíola, Elise parte do campo para a cidade em busca de um futuro melhor. Com a ajuda da tia ela consegue o tão sonhado emprego no castelo.
Através da sua grande dedicação e fidelidade à família real, a moça sobe rapidamente de cargo e passa ser a criada pessoal da rainha Lenore, uma mulher doce e amável, mas que carrega consigo uma grande tristeza por ser estéril.
Depois de uma viagem com a tia do rei, a rainha retorna ao castelo misteriosamente grávida, trazendo alegria novamente ao local.
Com o nascimento de Rosa (a Bela) é que muitas coisas serão esclarecidas e que toda a história começa a fazer sentido.
Eu simplesmente amei a personagem Elise! Sua fidelidade para com as pessoas que ela ama, e a necessidade de cuidar de cada uma delas é tocante. Muitas vezes ela colocou a felicidade dos demais na frente da sua própria.
Me surpreendi muito! Embora seja um reconto da Bela Adormecida, a autora mudou muitos fatos da história original, tornando-a muito realista. Ficou genial!
Os personagens coadjuvantes também são apaixonantes e de grande importância no decorrer de toda a história.
Narrativa muito fluída.
Super recomendo!

Amanda 30/03/2016

Resenha no blog: As Meninas Que Leem Livros

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/02/enquanto-bela-dormia-elizabeth-blackwell.html

Fer Kaczynski 22/03/2016

Lindo!
O que falar deste livro que gostei tanto e já está entre meus favoritos? Por enquanto foi a melhor leitura deste ano, em relação a ficção histórica. Na verdade, Enquanto Bela dormia é uma releitura do famoso conto de fadas A Bela Adormecida, que tem em Os Irmãos Grimm sua versão mais conhecida, publicada em 1812.

Todos conhecemos devido ao desenho de Walt Disney e agora, recentemente, a desconstrução da história com o filme Malévola, e neste livro, temos a versão por trás dos bastidores, onde uma criada nos conta um pouco de sua vida antes de ir morar no castelo, onde o rei e a rainha tentam ter um filho, e ela nos passa todas as informações mais realistas deste conto universal, onde temos drama, suspense e muitas reviravoltas que dão um charme muito especial a esta linda história.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia-elizabeth.html
Cinthia G 23/03/2016minha estante
Uhuuu.. Acho q eu vou gostar

Aninha 18/07/2016

Diferente.
Resenha com fotos e quotes no blog >> http://www.byanak.com.br/2016/07/livro-enquanto-bela-dormia-elizabeth.html

Enquanto Bela Dormia é narrado por Elise uma garota de 15 anos que sonha em um dia trabalhar para a realeza, sua mãe antes de tê-la trabalhou no castelo mas algo aconteceu e ela foi banida.
Com a Morte da mãe Elise vai ao castelo, sua tia lhe ensina como deve se comportar e logo a garota é aceita. Ela aos poucos começa a se destacar, sua descrição logo é notada o que á faz ser alguém de confiança da Rainha.
A rainha por sua vez sofre por não dar um herdeiro ao trono, o que a faz fazer loucuras para poder engravidar. Em uma dessas loucuras ela logo consegue o que quer, mas no dia do parto a tia do Rei, Milicete é banida do reino. No dia do batismo da criança Milicete aparece e joga uma maldição na Princesa Rosa, depois disso é que sabemos o que a rainha fez para engravidar (é meio chocante). Depois desse acontecimento Milicete é caçada, mas não encontrada, a rainha não tem mais paz e vive com medo do que possa acontecer com a sua filha.

Elise se apaixona por Marcus, o filho do sapateiro que ela conheceu quando veio para a cidade, mas para casar com ele, ela teria que sair do castelo, sua posição social se rebaixaria e ela não poderia mais ter contato próximo nem com a rainha , nem com a pequena Rosa. Poderia Elise abandona-las em um momentos tão difíceis e ser feliz com quem ama? O que seria do reino se a maldição de Milicete viesse a acontecer? o que seria do Reino sem sua Herdeira? e Milicete onde estaria?
Posso dizer que este livro não foi nada do que pensei que fosse, pensei que ele seria mais simples, mais doce (iludida) o livro é muito bem escrito, e para mim na verdade a personagem principal é a Elise, não vejo a Princesa Rosa (Bela adormecida) como protagonista, ela só chega na historia na metade do livro sem grandes momentos.
Quando já estava perto do fim fiquei bem irritada por querer que as coisas fossem mais fáceis para Elise, me peguei algumas vezes chorando por ver o sofrimento dela. E no fim a autora me surpreende mais uma vez com um final que eu não esperava. Eu recomendo o livro, mas vou logo avisando que 80% dele não são flores, é sofrido, é triste, e acho que foi por isso que não amei de paixão. Se ficou curioso leia e tire as suas próprias conclusões.

site: http://www.byanak.com.br/2016/07/livro-enquanto-bela-dormia-elizabeth.html

AndyinhA 01/08/2016

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Muitos leitores do blog ficam me pedindo livros únicos e confesso ter certa dificuldade em achá-los, não porque não os curta, mas que praticamente hoje em dia tudo é série e as vezes, até livros que eu penso serem únicos me surpreendem nos capítulos finais virando uma duologia ou trilogia ou seguindo para o infinito e além das séries da vida.

O livro de hoje é único (até agora, segundo informações, mas nunca se sabe, vai que a autora resolve criar algo depois de algum tempo?!) e é uma releitura do conto ‘A Bela Adormecida’, que sendo bem sincera, acho que a releitura do conto passou bem longe do que foi apresentado.

Nada contra releituras, antes que venham criticando qualquer coisa, eu curto bastante, sempre penso no que o autor trará de diferente para releitura, qual o detalhe extra ou inventado, o algo a mais ou o que será retirado e mexido de lugar ou posição, mas o erro aqui, talvez tenha sido esperar uma releitura de algo, porque o foco da história todo foi a serviçal da princesa e não a própria Bela.

A protagonista é uma menina do campo que vai tentar a vida no castelo e começa a subir de posto, chegando a cuidar da família real. O livro mostra a hierarquia dos serviçais, como as coisas funcionavam na época e o anseios e desejos desta menina. Ela é a protagonista e não a família real. E isto foi o grande balde de água fria para mim. Não que eu não pudesse ler coisas sobre uma serviçal, mas minha expectativa era a releitura da Bela Adormecida.

A narrativa é cansativa em alguns momentos, um excesso de explicação e mínimos detalhes que poderiam ser retirados ou simplificados, e tinha momentos que o ritmo custava a pegar/ engrenar, nem todos os assuntos eram chatos ou mesmo capítulos, mas quando chato surgia, eram páginas e páginas em ritmo lento de leitura até algo legal/diferente/interessante surgir novamente.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/03/poison-books-enquanto-bela-dormia.html

Sami 14/09/2016

Bela Adormecida não tão Princesa
Oi galera!!!!!!!!!!!
Para essa semana estou trazendo a resenha do livro Enquanto Bela Dormia, inspirado na história da Bela Adormecida esse livro é uma especie de releitura dessa obra porém incorporada com elementos mais próximos ao que foi a realidade medieval e a sistemática de uma corte real.
Se não conhece a história original contada pela Disney, vale a pena dar uma olhada nesse trailer (no blog)
Elise é nossa personagem principal advinda de uma família humilde de camponeses, contudo o passado de sua mãe é um mistério pois antes de se casar ela trabalhou no castelo como costureira (um cargo considerado alto e de respeito para uma mulher). Encantada por esse universo e após a perda de sua mãe Elise decide mudar seu destino e ir para a corte em busca de trabalho, mal imaginava que seria testemunha dos maiores eventos que estariam por vir na vida dos soberanos.
A jovem rapidamente se encanta por sua rainha e busca (de uma forma até exagerada) fazer de um tudo para agradá-la e ajudá-la, e isso não passará despercebido. Rapidamente ela ascenderá de cargo e verá em sua majestade uma amiga assim como sua filha Rosa, a qual amará como sua própria e lutará com todas as suas forças para salvar a vida dessa menina e lhe proporcionar o tão almejado sonho (o qual vai se revelar conforme a leitura).
Apesar do grande desejo de Elise em ter uma vida mais confortável da qual estava acostumada é notório o amor e a dedicação dela para com a rainha e sua filha, as enxergando como parte de sua família e obrigação de mantê-las a salvo, mesmo que isso lhe custe um alto preço.
Elise é doce e inocente, porém muito sagaz e conta com a dura lição dos erros de sua mãe o que norteará suas ações e direcionamento dos seus sentimentos, contudo nem todas as moças parecem ter entendimento desses perigos quando diz respeito aos galanteadores da corte.
Esse livro reflete bastante o quão susceptível as pessoas poderão se tornar, e o quão desgastadas as relações poderão se tornar se não zelarmos por elas no dia a dia. Itens aos quais Milicent sabiamente vai minando no decorrer do livro, o que devo dizer que ela foi uma grande estrategista, Napoleão precisava ter umas lições com ela.
Apesar do começo mais lento vale a pena devorar essa história, porque além de conseguir te ambientar sem precisar de muitos detalhes o final é maravilhoso e não poderia ser mais perfeito, a escritora Elizabeth Blackwell fez uma releitura magnifica de uma obra tão querida a todos. Vale lembrar que estamos em temporada de novas releituras de contos da nossa infância, tais como na série Once Upon a Time e o filme Malévola (que também é uma releitura da Bela Adormecida)
Espero que tenham gostado dessa postagem, não esqueçam de deixar seu comentário aqui embaixo e se curtiu o blog siga nas redes sociais para ficar por dentro do que está acontecendo e saber quando tiver novos posts.
Tenham uma ótima semana, um grande abraço
Até a próxima

site: http://wtsnext.com/

Canto da Resenha 29/09/2016

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell
Acabei de ler Enquanto Bela Dormia e estou em um turbilhão de sentimentos. Para falar a verdade não foi um livro que eu devorei, embora não seja muito grande, fui lendo aos poucos, absorvendo a história devagar, assimilando cada acontecimento e entrando em conflito comigo mesma a cada página. Tinha horas que não acreditava em como a história estava sendo conduzida, e muitas vezes queria balançar Elise para ver se ela acordava.

Enfim, mesmo não concordando com muita coisa, quando cheguei ao fim parei de julgar e comecei a refletir como as nossas escolhas influenciam nosso destino. Não só o nosso, mas o de todos que nos rodeiam. Fico imaginando o que poderia ter acontecido se as escolhas de Elise fossem outras. Depois de ler esse livro me pego refletindo muito sobre isso. Mesmo sabendo que nossas escolhas influenciam o futuro, não temos a real magnitude do que significa.

Quer conferir a continuação? Visite o Canto da Resenha:

site: http://cantodaresenha.blogspot.com/2016/09/resenha-enquanto-bela-dormia-elizabeth-blackwell-canto-da-resenha.html

Bruna.Batista 25/10/2016

Bela não adormecida
Uma nova versão da história antiga de Bela Adormecida. Conta sobre muitos sacrifícios feitos por amor, de medos, de paixões, e a verdadeira história de Rosa, a Bela Adormecida, que em momento algum adormeceu e nem foi salva por um beijo apaixonado de um príncipe. com finais cheios de reencontros de amores antigos e novos amores.

Vanessa Sueroz 29/11/2016

Neste livro vamos conhecer Elisa, uma jovem simples do campo que perdeu a família muito cedo para uma doença. Sozinha na vida ela vai tentar arrumar trabalho e moradia e seu sonho é trabalhar no castelo. Não demora muito para que Elisa se torne companhia da rainha.

Dentro da narrativa vamos conhecer o dia a dia do castelo, os demais personagens, a própria rainha que é doida para ter filhos. Demora um pouco, mas finalmente a rainha dá a luz a uma menina Rosa, mas acaba acontecendo um problema, a tia do rei que estava ajudando a rainha a engravidar é expulsa do castelo e acaba jurando vingança.

Logo o rei com medo começa a cuidar para que a criança não sai do castelo junto com tia Elise e tia Flora (outra dama de companhia). Elise tem a vida que sempre sonhou ao lado da rainha, mas as coisas que ela teve que fazer para chegar até aqui não foram fáceis.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/enquanto-bela-dormia/

Gy de Paula 11/12/2016

Excelente
E quando a história de vida de uma das suas princesas favoritas da infância não é exatamente um conto de fadas? Será que a vida das princesas é realmente uma fábula? Será que o final feliz está garantido? E o príncipe, será ele mesmo encantado? Décima segunda leitura do ano e primeiro livro desta autora ao qual me dedico. Excelente leitura pra quem gosta de uma boa dose de "realidade", como eu.

Vivik Oliveira 09/01/2017

Melhor releitura que já li!
Nunca imaginei que esse livro me cativaria tanto! Peguei-o sem nenhuma pretensão, imaginando que seria uma história no maior estilo conto de fadas. Mas não! Essa releitura do clássico “A Bela Adormecida” nos traz uma história cheia de intrigas, guerras, romance e muita realidade.
“Porque a verdade não é nenhum conto de fadas.” Pg. 1505
E se eu dissesse que a bruxa não era exatamente uma bruxa, que a roca de fiar talvez não tenha sido a razão para Bela ter adormecido. E se Bela não fosse exatamente a princesa do conto de fadas, e se o amor verdadeiro não fosse o suficiente para quebrar a maldição do castelo. E se eu te dissesse que nada foi como em um conto de fadas, que a verdadeira fada madrinha na verdade nem aparece no conto de fadas... Ainda assim você acreditaria em finais felizes?
“A verdade está longe de ser história de criança.” Pg.18
Elise é quem nos narra a história. Nascida em uma fazenda pobre ela perde a família quase toda para um surto de varíola. Sobrevivente da peste ela sai de casa aos 14 anos em busca de trabalho no castelo que tanto ouviu sua mãe falar em toda sua vida. A mãe de Elise, Mayren, serviu no castelo durante sua mocidade, mas acabou caindo em desgraça devido sua gravidez indesejada. Mas educou Elise com toda a graça de uma moça prendada, para que ela um dia pudesse ser mais que uma mulher do campo.
Chegando no castelo Elise cai nas graças da rainha Lenore, se torna sua criada pessoal e amiga. Afinal, Elise é prendada, até sabe ler, o que era raro alguém de sua classe saber. Mas principalmente, Elise é discreta. Nada comenta com qualquer pessoa sobre a rainha que acorda todos os dias chorando.
O motivo da tristeza da soberana é sua infertilidade. Depois de anos casada com o rei Ranolf ela não conseguiu lhe dar nenhum herdeiro, e por essa razão o irmão do rei, o príncipe Bowen terá que ser declarado herdeiro do trono.
A sorte dos soberanos muda e no dia que deveriam anunciar o príncipe Bowen como sucessor do rei Ranolf eles na verdade anunciam que a rainha está grávida.
A vergonha causada no príncipe Bowen será o motivo de uma grande guerra entre reinos. Muito sangue será derramado para remediar esse ato.
A rainha dá a luz uma menina, que chamam de Rosa. E contrariando todas as tradições, o rei Ranolf a declara sua herdeira e sucessora (a tradição somente permitia essa honra a meninos).
O que ninguém sabe é que a rainha Lenore não só chorava pela sua infertilidade, mas porque recentemente ela havia feito um pacto com a tia do rei, Millicent, e esse pacto foi realizado com a ajuda de magia negra, resultando no nascimento de Rosa. Por essa razão a rainha deveria se submeter a Millicent por toda a vida.
Mas o rei, que nunca morreu de amores por sua tia, a expulsa do castelo, causando sua ira.
Millicent retorna no dia do batizado de Rosa e lança a terrível maldição:
“E por isso meu bondoso rei Ranolf, eu lhe tirarei sua felicidade [...] Sua mulher, seu amado reino: você perderá tudo [...] não hoje e nem amanhã [...] Quero que viva com medo [...] Quero que veja sua filha crescer, amando-a mais a cada ano, até ela ser arrebatada para sempre [...]Pg. 481 e 482
Elise então assume o papel de aprendiz de Flora, irmã de Millicent, que domina a arte das poções naturais, elas são as guardiãs do reino, contra a maldição de Millicent. Mas até quando? Isso ninguém sabe dizer.
Em meio a toda essa confusão nós entramos na vida de Elise. Conhecemos seu primeiro amor. Sua primeira decepção. Seu conformismo em apenas ser uma serva do castelo. E vemos uma reviravolta quando ela conhece um novo sentimento arrebatador. O romance da história se desenrola com muita sutileza, de forma surpreendente, de onde menos imaginamos.
Mas sabemos o rumo que a história tomará, Millicent terá sua vingança e quando a paz não mais existe no reino, as guerras explodem e nada mais é seguro. Elise se mantém ao lado da rainha Lenore, sua lealdade é provada várias vezes e seu amor pela rainha e pela princesa Rosa sobrevive a tudo.
E vocês não podem imaginar como Elise será a chave de toda a história.
Leiam por favor!!! Eu garanto muita emoção, muitos sorrisos e até mesmo lágrimas. Porque a história é linda e cruel ao mesmo tempo. A vida de Elise não foi fácil desde que nasceu, mas ela se mantém íntegra e bondosa, é impossível não torcer pela felicidade dela, tanto quanto pela felicidade do reino.
E no fim... Vocês serão surpreendidos por um desfecho inimaginável.
A autora fez um trabalho espetacular nessa releitura. Digno de muitos elogios mesmo. Ela conseguiu ser fiel ao clássico e criar uma nova história, muito mais rica, envolvente e verdadeira. E isso foi o que mais gostei, a história torna-se muito real, totalmente possível.
Apesar de ter lido a edição digital fiquei encantada com as fontes utilizadas em cada começo de capítulo. A capa tem uma arte linda e tudo remete ao clássico e inesquecível conto de fadas. Mas em uma versão muito melhor.

site: osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Ana Karina 14/01/2017

Otimo livro, mas...
Lindamente escrito, cativante, personagens bem construídos. O único erro é o título... Até agora esperando a Bela dormir...

Na Nossa Estante 31/01/2017

Enquanto Bela Dormia
Existe uma lenda urbana segundo a qual não se deve julgar o livro pela capa, mas quem nunca trouxe um livro para sua estante por ter se encantado com a capa dele? Meu primeiro encantamento com Enquanto Bela Dormia da Elizabeth Blackwell se deu por meio de sua capa e quando esse elemento se juntou a resenha da Luiza do Balaio de Babados, veio aquela sensação de cedo ou tarde lerei esse livro e de fato li.

Como o livro se trata de uma releitura do conto de fadas A Bela Adormecida confesso que esperava uma narrativa vibrante, carregada de magia e devidamente situada milhares de quilômetros da realidade concreta. Quão grande foi minha surpresa quando a narrativa do livro me levou para um rumo bem diferente. Narrado em primeira pessoa não pela pretensa protagonista da história, a Bela, mas sim por uma testemunha da história toda, uma senhora já pesada de anos. Essa versão está bem ancorada na realidade sendo pontuada com a melancolia daqueles com acertos e erros a lembrar.

Toda a ação ocorre nos salões de um castelo em um reino de um mundo análogo ao nosso, em uma época correspondente ao início da Idade Média, em outras palavras: não falta intriga, sobra deslealdades, soberba, atitudes mal pensadas e fanfarronice por parte dos poderosos. Quem conta a história é Elise, uma mulher que aos 14 anos enterrou a mãe e quatro irmãos, seguiu para a capital do reino em busca de uma colocação no palácio e conseguiu a chegar ao posto de dama de companhia, amiga e confidente da própria rainha, sendo assim tanto uma personagem fundamental quanto uma narradora privilegiada de toda a ação.

Elise, por sua origem e caminhada pontuada por privações, trabalho duro e renuncia, é até certo ponto cética em relação a magia. Assim, consequentemente, nesse livro o que faz a roda girar são as ações humanas, mesmo o vilão e a vilã da história não são descritos de forma maniqueísta. A humanidade dos personagens é sempre latente, o drama de um rei e de uma rainha que casaram por amor mais vêm sua relação entrar em decadência quando um herdeiro demora a chegar, o drama de uma menina criada em uma gaiola de cristal, as consequências de um rei que não consegue serenidade para administrar seu reino e o afoga em uma crise que culmina em uma guerra civil e a devastação de uma epidemia são elementos marcantes de toda a história.

A Elizabeth Blackwell reconta a clássica história de A Bela Adormecida nos convidando a pensar o quanto tragédia e crueldade assim como milagres e finais felizes são coisas muito mais ligada às escolhas humanas que a magia em si. Eu esperava um conto vibrante e encontrei um conto reflixo, esperava fugir da realidade e me peguei enfrentando-a, ajudada pelo pragmatismo da Elise. Algumas vezes me peguei chorando pelas dores dela e pelas minhas, porém o desfecho da história da Bela me fez sorrir. Enquanto Bela Dormia foi um livro que me desacelerou os ânimos e trouxe uma dose de serenidade em um tempo de crise e seu desfecho foi perfeito.

Esse é aquele livro indicado para os interessados e interessadas em contos de fadas onde as ações humanas são protagonistas e não a magia em si. Esta história é para curte narrativas mais lentas, introspectivas e reflexiva, pontuadas por aquela dose de drama antes do final feliz.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/11/enquanto-bela-dormia-resenha-literaria.html

Mundo de Tinta 01/02/2017

Criar o próprio final feliz.
A história, que é uma releitura do conto A bela adormecida, começa quando a Rainha Lenora não consegue engravidar, e dar um herdeiro para o Rei Ranolf. Mas quando ela é encaminhada pela tia do rei, Millicent, para uma peregrinação afim de resolver o problema da geração de um filho. E quando ela volta, por um milagre ou magia, ela dar a luz à uma menina. Rosa. Uma menina linda e saudável. Mas o Rei Ranolf que nunca foi simpatizado por Millicent, à expulsa do reino por ela querer ter uma autoriadade em cima de sua esposa e filha. E tudo muda quando no dia do batizado da menina, Millicent aparece e joga uma maldição em cima de Rosa para o espanto dos pais. Nos dias seguintes o Rei e a Rainha tomam medidas drásticas para não deixar Rosa sozinha nunca, e torna ela uma prisioneira no castelo.
Mas com ajuda de Flora, a irmã de Millicent, e Elise a dama de companhia da Rainha, a vida de Rosa pode ter uma esperança.
Quer saber mais?
Clica no link abaixo do Blog!
bjs

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2016/04/resenha-de-tinta-enquanto-bela-dormia.html
undefined

null

null

Danika 08/04/2016

Uma releitura incrível
"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época."

Não imaginei que esse livro fosse me surpreender tanto. O que de tão diferente poderia ter em uma releitura da Bela Adormecida, afinal? Mas a autora consegue nos encantar, como uma verdadeira contadora de histórias que é. Elizabeth narra a a história da jovem Rosa, muito antes do seu nascimento. Toda a trama é apresentada em primeira pessoa, na voz de Elise, uma criada do castelo. Conhecemos a sua infância e vamos decorrendo até o momento em que ela vai trabalhar no castelo, próximo à Rainha, sendo assim, próxima à princesa. É um fato mais que interessante ver os bastidores, tudo o que ocorrer fora do plano central do drama da Bela Adormecida. Tudo o que culminou para chegar até aquele momento, todas as decisões tomadas e todos os detalhes dentro das paredes do castelo é narrado por Elise de forma que a gente passe a conhecer a verdadeira história por detrás do conto.

"Não se deixe enganar pelas maneiras refinadas. Na corte, os inimigos se escodem bem à vista."

Conhecer todo o trajeto de Elise foi uma deliciosa surpresa. Começar como filha de uma simples camponesa para o cargo de companhia da rainha, foi uma honra tamanha para uma jovem de apenas 14 anos. Porém, ela sempre foi muito mais que isso. Sua mãe a educou e a ensinou a se portar como alguém muito além de sua origem e isso foi fundamental para que ela fosse notada dentre as demais criadas do castelo. Como sempre esteve próxima daqueles rodeavam Rosa, Elise viu como tudo se desencadeou. Desde às ameaças ao trono, o nascimento da princesa, e a praga, enfim rogada por uma humana, mas que aparentava ter certos vínculos com algum lado sombrio, que lhe concedia certo poder. Por muitos dos criados, era chamada de Bruxa, mas ela despertava um fascínio em Elise, que ela não podia controlar. Até que teve que defender sua lealdade à rainha Lenore e agir. Por essa entre outras atitudes, foi que Millicente, tia do rei, lançou a praga que deu início a destruição do rei Ranolf. O que mais as palavras de Millicente causaram foi o medo. Ele invadiu as paredes e deixou todos apreensivos, assustados e temendo o dia em que tudo tivesse seu trágico fim. A história de espertar o dedo numa roca fez com que todas as rocas do reino fossem queimadas, mas o terror pairava no ar como uma sombra traiçoeira, que a qualquer momento daria seu bote final.

"[...] É que os maus pensamentos ganham força na escuridão, ao passo que a esperança viceja na luz."

Lançar esse tipo de terror era o que mais Millicente queria. Uma tia perversa que achava que o trono era direito seu, pois governaria muito melhor. Tinha pulso, vontade, inteligência e poder para isso. Mas era mulher, e seu pai ter dado a coroa ao seu irmão, foi o declínio para ela. Quando conhecemos mais sobre Millicente, sua história, sua ambição, passamos a ter um pavor real das futuras consequências a que o reino corre e não conseguimos mais soltar o livro. Vemos Rosa crescer e ao mesmo tempo a Rainha se perder em aflição, temendo o dia em que sua Rosa não estaria a salva. Enquanto o castelo vive em aflição, sendo comandado pelo medo, Elise continua sendo a presença constante e apoio necessário. Amores e desamores passam por sua vida. Sofremos junto com ela em várias partes do livro e as decisões difíceis que ela toma define os rumos da sua vida para sempre.

" Não ofereço meu amor de forma leviana disse-me com um suspiro, deslizando um dedo pela base do meu pescoço. Ele é seu, Elise, para sempre."

A história da Bela Adormecida, primeiramente contada pelos irmãos Grimm, autores de vários contos de fadas, tem a história do sono profundo de apenas 100 anos e o beijo que a desperta no final. Nessa releitura, o final é ainda mais devastador. E eu não vou contar, claro. A vida não é um conto de fadas. O livro é uma narração de Elise, já uma senhora muito idosa, contando história a sua bisneta. A história que o mundo recita é aquela já conhecida por nós. Mas Elise guarda na memória todos os fatos daqueles anos, a verdadeira história da Bela adormecida e enquanto uns sonham com o amor que surgiu enquanto a Bela dormia, a realidade precisa ser repassada. Afinal, a verdade não é nenhum conto de fadas.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecia continuará viva depois de todos nós, uma historia de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

Uma trama tão rica em detalhes e fatos tão entrelaçados com a obra da Bela Adormecida não poderia ser melhor. A autora consegue te prender, te levar para dentro do castelo e visualizar toda uma corte, seus segredos, conflitos e suas paixões. Ela nos faz andar por entre as paredes e escadarias escuras. Nos faz temer, nos faz suspirar e sofrer com tanta tragédia e maldade que compõe essa história. O livro te seduz e te fascina, te encanta e te destrói. É tudo isso e é isso que a torna perfeita, uma releitura digna e dona de toda as estrelas possíveis. A Editora Arqueiro fez um bom trabalho neste livro. Achei unicamente um errinho de tradução. A diagramação é linda e achei a capa magnífica. Super parabéns pelo trabalho. Recomendo demais a leitura! Leiam sem nem pensar duas vezes!

site: http://www.garotaselivros.com/2016/02/enquanto-bela-dormia-elizabeth-blackwell.html