Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Ana Claudia 04/05/2021

Do primeiro conto eu não gostei. O segundo conto foi muito interessante e curioso!

tomatinho 15/01/2022

Duas Narrativas Fantásticas
O primeiro conto, A Dócil, foi a princípio tedioso, mas com o passar da leitura, acabei me apegando aos personagens. É incrível como Dostoiévski consegue passar o sentimento de todos personagens mesmo sem usar todos eles de narrador. Foi um conto que me fez sentir muito, realmente apaixonante. 5 ?
Já o segundo conto, O Sonho de um Homem Ridículo, me decepcionou um pouco, mas admito que foi culpa minha, criei muita expectativa sobre ele, tanto que comecei a ler a narrativa por ele. Mas sobre o conto, me surpreendeu, não esperava que ele tomasse tal rumo. A visão que o personagem tem no final do livro não me agradou muito, mas é compreensível o porque de ele ter ela. De resto, é um bom conto, e obviamente, muito reflexivo. 3,5 ?

Raqueline 06/02/2023

excelente
Resenha | Duas Narrativas Fantásticas: A Dócil e o Sonho de um Homem Ridículo.

Confesso que comprei esse livro pelo título, me chamou bastante atenção, mas enfim, aqui, temos dois textos, que podem ser identificados como uma novela russa, uma narrativa que não é tão curta como um conto e nem tão extensa como um romance.

Em "A Dócil", acompanhamos as reflexões de um homem, que acaba de saber que sua mulher se suicidou, jogando-se pela janela de casa, abraçada à uma estátua da Virgem Maria. E a partir disso entra numa crise de reflexões, principalmente porquê dele acreditava que por alguns minutos poderia ter impedido aquela cena horrível. Ressalto que esse relacionamento era composto por um homem bem mais velho com uma adolescente de 16 anos, que ele acreditava que estava salvando de algum casamento horrível que pudesse acontecer.

Na segunda novela, "O Sonho de um Homem Ridículo", novamente tem a temática do suicídio, mas uma perspectiva e história diferente. Fazendo pensarmos na vida, a partir de um sonho louco, de um sujeito ridículo.

Ambos os inícios me fizeram querer continuar até acabar, e em alguns momentos lembrei-me de "Crime e Castigo", o livro é levado por agonia, pensamentos malucos, mas sempre com uma narrativa que rapidamente envolve o leitor.

- A edição da editora34 é maravilhosa, a melhor em quesito russo.

Emerz 30/03/2023

Apesar de ser um gênio da escrita tem algo nas obras do Dostoiévski que pra mim funciona assim: começa suas obras de um modo meio tedioso, uma narrativa lenta mas de uma hora pra outra sem mais nem menos já estou imerso em sua obra.

Não existe essa linha onde "a partir daqui a obra fica boa" é agora homogêneo, sem mais nem menos me vejo envolto na obra. Aqui não é diferente, nas duas narrativas me gerou o mesmo sentimento.

camilaxxx 28/04/2021

Duas narrativas extraordinárias
Minha primeira leitura de livros russos e da escrita de Fiodor Dostoiévski. Fui com baixas expectativas mas realmente me surpreendeu, ambas as histórias interessantes e de extrema reflexão.
A primeira novela, A Dócil, retrata completamente um relacionamento abusivo, contado e relembrado a partir de um marido que perdeu a esposa por um suicido, este mesmo homem completamente louco, narcisista,orgulhoso e a procura de louvor dos outros, achando que a garota deveria se ajoelhar diante a "caridade" de ajudar ela e de lamentar pelos seus pesares, e ela, impulsiva em alguma partes, um relacionamento completamente lunático e vindo de um noivado de "favor".
Já a segunda, não cabe comentários além da reflexão, nos fazem analisar cada linha e em 32 páginas, foi uma mas histórias que me fez pensar sobre a sociedade e humanidade.

Washington 25/08/2021

Duas narrativas realmente fantásticas.
Dostoiévski nos mostra toda sua genialidade nesses dois textos incríveis, que trata sobre suicídio, cada um de uma maneira diferente, e trazendo temas psicológicos, morais, éticos e muito mais sobre a vida humana.

Vilamarc 14/09/2021

Inspirador
Demorei muito a ler esse livro na Wishlist há anos. Mas que grata surpresa.
São duas novelas de Dostoiévski escritas em 1876 e 1877.
A dócil que narra uma amor trágico entre uma doce órfã e o dono de uma casa de penhores.
E O sonho de um homem ridículo que é um fluxo de consciência fantástico e inspirador sobre a vida. Chega a emocionar.
Dostoiévski tem esse poder de transformar letras escritas em sentimentos e reflexões que levamos para a vida toda.
Recomendo muito.

Agua.morna 25/12/2021

Conflitante
Muito bom, ótimo trabalho psicológico e questões existenciais. Ótima escrita e trabalho desse autor.

Lua 31/01/2020

Duas narrativas Fantásticas
O dizer sobre esse autor? Simplismente extraordinário.
Com dificuldade, inicio a primeira história que leio escrita por Dostoiévski, e por quê a dificuldade? Por ser um autor de época, algumas coisas me incomodaram, particularmente na primeira novela, que logo vou explicar.
Esse livro é dividido em duas novelas que foram públicas na revista que o próprio autor criou, se não me engano, forma escritas em 1877.
A primeira novela " A Dócil" traz a história de uma moça, que não é a narradora da história, mas tem o estudo sobre sua mente, narrada pelo seu marido que a ama muito, mas que teve atitudes que particularmente me irritaram muito, esse foi o maior problema, porque nessa época, as mulheres ainda eram muito vistas como não autônomas da sua própria vida. A história se inicia falando do suicídio da moça, e seu marido desesperado explica como a conheceu, e prossegue com o relato até o momento da morte de sua esposa, para saber os motivos que a levaram a isso. Algo que é perceptível na escrita de Dostoiévski é como ele faz o personagem conversar com o leitor, me vi em muitos momentos da história, respondendo o personagem, e conversando de verdade com ele, era como se fosse um amigo desabafando sobre seus problemas, e sinceramente, amei essa parceria, mesmo me irritando muito com o personagem.
A segunda história " O sonho de um Homem Ridículo" traz uma reflexão, sobre a maldade humana, e se aprofunda nesse pensando. O homem principal decide se matar, mas antes que isso aconteça, ele adormece em sua poltrona, e sonha, nesse sonho e começa essa reflexão, em como os seres humanos foram corrompidos, e que de início, somos todos bons.
Foi uma leitura maravilhosa e bem reflexiva, indico para todos.
Andre.28 31/01/2020minha estante
Vc já leu Crime e Castigo? É uma vibe bem próxima a isso que tu falou nessa resenha, só que mais intensificado.

Lua 01/02/2020minha estante
Não li ainda, mas está na meta de leituras antes de morrer

Yasmim 28/02/2020

Breves e perturbadores
Na minha percepção, que fique claro, afinal nem toda pessoa que ler estas novelas terá amasesmas impressões, o teor das duas narrativas é perturbador, assim como a forma como os enredos vão se tecendo. O espírito leitor não tem um segundo de sossego, tudo caminha para infortúnios e tragédias que colocam em evidência a fragilidade humana e as ações catastróficas idealizadas por mentes delirantes e traumatizadas. Não foi uma leitura fácil emocionalmente falando, mas foi... proveitosa.
Agora, elogios mesmo tenho para a edição: livro impecável, excelente qualidade em cada detalhe. E a tradução de Vadim Nikitin, então, rica em notas explicativas que demonstram todo o cuidado e dedicação que teve em seu trabalho, assim como seu vasto conhecimento e as pesquisas que realizou para garantir a qualidade da tradução.

jurripe 11/05/2021

Dostoiévski devolva a pessoa que eu era antes de te ler!
O que dizer desse escritor incrível que me conquistou com duas narrativas? Incrível! Dostoiévski me destruiu e confesso que até entrei numa ressaca literária depois, porque duvido muito ler algo melhor que "O sonho de um homem ridículo" e sinto que essa história vai andar comigo pro resto da minha vida.
Recomendo demais!!!

Nidia Lysney 17/04/2020

Tinha muitas expectativas para o conto O Sonho de Um Homem Ridículo, pois havia ouvido um podcast onde falaram muito bem dele e fiquei com a impressão que era sensacional. O Sonho de Um Homem Ridículo é bom, mas ficou um pouco aquém da expectativa que criei. Enquanto que A Dócil me prendeu e me cativou. Gostei muito para uma primeira incursão ao mundo de Dostoievski.

Gabi 05/02/2022

A dócil: 4,5
O Sonho de um homem ridículo: 4
Resolvi deixar a nota como 4,5 porque o primeiro conto foi realmente muito bom, o segundo tem uma ideia muito boa, mas não me fascinou tanto.

Luana 10/05/2020

Doce e angustiante
Que leitura gostosa!!
Ao mesmo tempo que é leve e fluída, é angustiante.

Amei