Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

anahelena.blasilemos 27/08/2023

MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS - de Clarissa Pinkola Estés
A princípio causa estranheza a associação entre mulheres e lobos, mas logo passa-se a reconhecer inúmeras características psíquicas comuns às duas espécies: percepção aguçada, espírito brincalhão e gregário, curiosidade, resistência, força, intuição, proteção familiar; determinação feroz; extrema coragem; adaptação a circunstâncias de constante mutação.
Ininterruptas e inesgotáveis perseguições aos lobos e às mulheres acontecem desde que o mundo é mundo.
Os lobos têm conseguido manter seus instintos primitivos.
As mulheres, ao contrário, foram domesticadas, e via de consequência, se perderam de seu arquétipo selvagem resignando-se a serem o que os homens, as famílias e a sociedade esperam delas.
Um formato singular de abordar as profundezas da psique feminina foi entabulado pela psicanalista escritora.
A partir de fábulas bastante disseminadas em diversas culturas, ela esmiúça as entrelinhas e retira as mensagens meramente moralistas e superficiais das historietas, analisando profundamente os personagens e seus comportamentos, traçando paralelos com as condutas e reações observáveis na sociedade humana sob o ponto de vista psicológico.
Usando linguagem psicanalítica, a leitura, a princípio árida, tornou-se aos poucos repleta de insights, por vezes com momentos próximos do epifânico.
Sensações nem sempre prazerosas na medida em que a clareza do papel secundário atribuído às mulheres é exacerbado.
Mas acende o super alerta de que é nossa missão, a única, obrigatória, resgatar a Mulher Selvagem dentro de cada uma de nós, seguindo nossos instintos e trazendo-nos de volta ao lugar que nunca deveríamos ter permitido ceder.
O lugar é ao lado, nunca abaixo, nunca atrás.
PERSONAGEM: Clarissa Pinkola Estés, a autora.
UMA CITAÇÃO: “A atividade predatória contra os lobos e contra as mulheres por parte daqueles que não as compreendem é de uma semelhança surpreendente.”

Crisinha 24/08/2023

Em busca de iniciar essa corrida
Talvez ainda não estivesse preparada para a leitura. Não consegui me conectar com o livro. Talvez o meu lado selvagem ainda não esteja aguçado. Quem sabe um dia? continuarei na busca de achar o ponto de partida dessa corrida.
AndrAa58 25/08/2023minha estante
Ajuda fazer leitura conjunta com outras mulheres. Algumas psicólogas e terapeutas estão sempre começando grupos de leitura.

eduardariios 21/08/2023

Natureza humana...?
Quem me emprestou esse livro foi a mãe de elis, e com certeza foi uma experiência muito boa, por mais que o livro não tenha me pego de cara. eu particularmente acredito que a natureza humana é mutável e não é algo biológico e sim, social, mas eu consegui entender o que livro quer passar com isso de "natureza da mulher". clarissa estés aborda os temas de opressão, repressão e libertação de uma forma tão clara e objetiva, qualquer um poderia entender

Dimitria.Destassi 15/08/2023

?Começamos nossa procura do selvagem, quer ainda meninas, quer já adultas, porque no meio de alguma empreitada selvática sentimos a proximidade de uma presença selvagem a nos dar apoio.?

Gleiceðð»ðª» 14/08/2023

VOLTAR AO LAR É PRECISO.
Esse livro deveria ser um manual para toda mulher lê-lo. Foi um dos livros mais complicados de se ler, em meu ponto de vista, devido ao seu vasto conteúdo bibliográfico e de sua expertise em tratar assuntos tão necessários. Somos lobas, devido a nossa intuição, nosso faro e nossa inteligência. Somos mulheres que necessitam ser lembradas constantemente do nosso potencial, de nossas lutas e de quem somos em nossa construção diária de vida.
Esse livro é extraordinário.

Gmcampanini 14/08/2023

Esforço
O livro é muito bom, a forma como a autora desenvolve cada uma das histórias e traz as reflexões sobre a forma de viver das mulheres e como podemos melhorar alguns aspectos para estar em sintonia com a nossa real natureza, é incrível. Contudo, achei um livro com leitura truncada, pesada, demorado para ler.

artemisia0 14/08/2023

Recomendo demais para todas as mulheres que queiram saber mais sobre a psique feminina contada através de histórias e suas interpretações apresentadas pela autora.
É um livro que eu gostaria de poder ter lido mais nova porém a leitura é útil para mulheres de todas as idades que queiram renascer e se encontrar com sua versão mais instintiva e descobrir sua força interior para enfrentar o mundo que nos cerca.

Liz 13/08/2023

Foi um pouco carregado ler o livro físico então troquei pelo audiobook (livros de não ficção eu suporto melhor em audiobook, e sinto menos sono ksks). Sempre tive muitas dúvidas sobre o que esse livro se tratava, e pra quem também tem, a autora vai trazer vários contos e histórias antigas e apontar em cada uma delas aspectos da psique feminina, ela conta toda a história primeiro e depois trás os ensinamentos por trás da ficção, ensinando sobre o inconsciente feminino, o amadurecimento e tudo que envolve a trajetória de uma mulher nesse mundo.
Não vou dizer que é uma leitura fácil e fluida, porque para mim não foi, mesmo em audiobook, mas é sim uma leitura que vale seu tempo e atenção. São ensinamentos muito preciosos e confesso que depois que Clarissa Pinkola Estés deu nome à La Loba, você pode lembrar de momentos da sua vida em que ela esteve bem próxima, correndo ao seu lado. E sente desejo de trazê-la mais para perto.

Mi Aragão 10/08/2023

Com o objetivo de capacitar as mulheres a recuperarem o controle de suas vidas e reconhecerem o poder inato que possuem, encontrei um livro místico que, ao lê-lo, parece que estou mergulhando em minha própria jornada pessoal.

Júlia 09/08/2023

Se prepare para reler
Reler esse livro foi literalmente um presente, pois ganhei o livro físico no meu aniversário de 24 anos há dois anos atrás. Achei que não teria ânimo de cumprir essa tarefa de novo, mas foi como lê-lo pela primeira vez. Creio que porque finalmente havia percorrido alguns caminhos que me tornaram mais preparada para entender o que Clarissa quer transmitir na obra.
Mais ainda, algumas das histórias agora me vem à mente quando penso em algum tema que há tempos me angustiava. Agora, tenho uma nova (velha) resposta para ele, que é uma história. Acho que, nesse sentido, ler um livro assim resgata algo da nossa vivência infantil, em que precisávamos ver e rever um filme, e os psicanalistas dizem que isso ocorre até que uma lição seja aprendida e incorporada ao repertório da criança.
Para mim esse livro causa um fascínio pelas histórias contadas e pela forma como a autora as narra, junto com uma sensação de acolhimento, porque Clarissa tem a coragem de falar do que de mais negativo pode acontecer com uma mulher, mas sempre acredita em alguma forma de dar a volta por cima.
Também creio que é uma ótima forma de entrar em contato com a teoria de Jung para o público em geral, e é isso que tem ocorrido.
Outra das mágicas do livro foram as sincronicidades, tema caro aos junguianos e que presenteia aqueles que têm olhos para vê-las. A melhor delas foi que comprei um diário com um caldeirão na capa e, no mesmo dia que ele chegou, li um parágrafo do livro sobre o caldeirão de Baba Yaga, usado por ela para guardar seus recursos, aquilo que é importante.
Enfim, não sou das pessoas que acha que todas as mulheres gostarão desse livro, porque já conheci algumas que não gostaram. Ainda tenho dúvidas se podemos falar de uma natureza feminina, ou de que todas as mulheres se identificarão com uma mesma descrição dessa natureza. Mas posso dizer que eu e algumas amigas nos sentimos acalentadas por esse livro, e que nos acalma saber que podemos recorrer a ele novamente sempre que precisarmos, porque se tornou mais um dos nossos recursos para lidar com os desafios da vida.

deborajournal 08/08/2023

Não desista de fazer renascer a mulher selvagem que você é.
Termino essa leitura com ar de quem esteve com uma velha sábia. Pude ler várias histórias contadas, ao mesmo tempo que são interpretadas com a sabedoria de várias gerações. No entanto , no princípio, como toda criança inocente, faltou-me paciência para esperar a velha sábia chegar ao final de cada interpretação. Não é que ela estivesse demorando, é que eu, ainda muito jovem, não conseguia entender o peso daqueles ensinamentos.

Não foi uma nem duas vezes que eu larguei a leitura, por conta da minha inocente ignorância. Agora, ao finalizar, confesso que foi necessário tantas, quantas vezes, as pausas se fizeram urgentes. Foi como se, para entender, eu tivesse que passar por processos de reencontro comigo mesma e enquanto absorvia aquele conhecimento, uma nova eu renascia.

Agora não tão criança, não tão inocente, entendi boa parte do que me foi ensinado, mas sei que ainda retornarei a consultar a velha sábia. E por isso quero deixar a vocês, um spoiler necessário: no final do livro há um "pósfácio", uma espécie de prefácio de retorno, para quando das muitas vezes, você precisar consultar a velha sábia em uma parte específica dos ensinamentos, saber em que ponto retomar a conversa, de mulher selvagem para mulher selvagem.

Van_woods 06/08/2023

Reconciliação com o poder selvagem
"Today near eventime I did lead the girl who has no seeing a little way into the forest where it was darkness and shadows were. I lead her toward a shadow that was coming our way. It did touch her cheeks with its velvety fingers. And now she too does have likings for shadows. An her fear that was is gone." (Opal Whitely)

"Hoje quase ao anoitecer levei a menina que não vê um pouco floresta adentro, onde estava escuro e havia sombras. Levei-a até uma sombra que vinha na nossa direção. A sombra tocou-lhe o rosto com seus dedos de veludo. E agora também a menina veio a gostar das sombras. E o medo que existia passou."

(extraído do livro: Mulheres que correm com os lobos - de Clarissa Pinkola Estés)

Leti 05/08/2023

Enriquecedor
Um livro que, de fato, não é pra qualquer um mas deveria ser para todos. Ele trata da natureza feminina com uma singularidade excepcional, além de ser esclarecedor em diversos sentidos. Acho que mais do que um livro, mulheres que correm com os lobos é um guia em potencial para quem assim desejar. Um companheiro perfeito para uma jornada de autoconhecimento!!

Paulams 05/08/2023

Indispensável
Esse deveria ser o livro de cabeceira de toda mulher, das mais jovens principalmente. Eu poderia ter aprendido coisas em mais tenra idade, que me preparariam melhor, poupariam dores e traumas. Acolho todos eles e graças ao livro, achei calento quando tanto precisei. Aprendi mais um punhado de coisas novas e sigo na minha caminhada rumo ao encontro da mulher selvagem.