Temporada de acidentes

Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

May vieira 19/06/2023

Esse livro é muito confuso, acho que a autora teve uma boa ideia porem não soube desenvolver bem a história.

Kelly Moura 30/05/2023

Do início ao fim, fiquei curiosa sobre a origem da temporada de acidentes. O que posso dizer sobre essa leitura é que, se o leitor tiver um pouco mais de paciência e curiosidade, encontrará uma história menos fantasiosa do que imagina. Uma família e seus segredos, com um toque de misticismo e fantasia. Eu gostei!

Anabia 15/05/2023

Temporada de acidentes
Foi um livro difícil de ler, não me prendeu em nenhum momento, pois não se tem uma história principal contínua, com diversas partes sem necessidade e que não fazem sentido. Tinha grandes expectativas que não foram compridas.

Lara 25/04/2023

Um suspense bem rasoável
Quando comprei Temporada de Acidentes, estava no meu nono ano do Ensino Fundamental, que foi em 2016, e lembro de ter escolhido-o puramente pela sinopse. Aconteceu que eu acabei nunca pegando pra ler, pois priorizei outros livros e o deixei de lado por todos esses anos.

Agora em 2023, quando decidi ler, imaginei que muito provavelmente não iria me divertir e que seria um livro bem raso. Eu já não me interessava mais tanto por essa temática de "tragédias sazonais", mas me desafiei a concluir a leitura assim mesmo.

Assim que comecei o livro, concluí que eu realmente não iria gostar. Foi muito difícil engatar na estória, estava bastante chato e, no fim, creio que o livro foi muito mais focado no mistério da Elsie do que nos acidentes em si. Pensei que eles seriam diferentes, mais dramáticos e relevantes. O livro também não dá muitas respostas para os porquês e apoia-se muito no sobrenatural.

Pontos positivos:
- Bastante elementos fantásticos
- Fácil leitura
- Metáforas

Pontos negativos
- Narrativa rasa
- Falas e pensamentos não muito reais
- Esperava mais tensão e tragédias

Creio que se eu tivesse lido nos meus 14 anos, teria gostado muito mais da leitura. Pra mim, o ápice dessa estória (e talvez a única coisa que me engajou) foram os namoros.

sah 20/03/2023

Temporada de Acidentes conta a história de Cara e sua família, que todo mês de outubro sofre com a temporada de acidentes, ou seja, eles são vítimas de diversas adversidades e precisam passar todos os 31 dias se protegendo.

Em quesito personagem, construção de enredo e mensagem passada, a autora foi incrível, mesmo que às vezes eu ficasse levemente entendida (mas nada realmente muito grande ao nível de eu largar o livro ou n gostar). É um livro bom para se indicar, com certeza.

??????Agora vem a parte com spoiler??????

O mais interessante em toda a trama é que no final percebemos que não há uma real temporada de acidentes, e que tudo não passa de uma forma que a família arranjou para se proteger das tragédias. Existe sim um "quê" de sobrenatural, mas esse não é o principal da história, e sim um recurso que a autora usou para transmitir, de maneira exagerada, o que queria: a forma como os humanos lidam com os problemas.

Tudo começa quando a mãe de Cara perde a primeira filha no mês de outubro. A situação com certeza foi muito dolorosa, e após observar outros acontecimentos ruins no mês de outubro, ela jogou a culpa em algo sobrenatural, buscando por uma explicação fácil e negando o fato de que problemas existem, como uma forma de proteger si e sua família. Ela faz a mesma coisa com o namoro de Alice e Nick, diminuindo as discussões de ambos, como se isso fosse sumir com as coisas ruins, negando que a vida é composta por elas.

No início, nós realmente achamos que a família é azarada, mas com algumas dicas que a autora dá, percebemos a verdade. Todo mundo passa por acidentes pequenos (levar bolada, prender a mão na porta do carro, etc), que no dia a dia são comuns. Mas quando unidos com coisas maiores, como a morte de um ente querido, parecem ser grandes. O problema é que depois você percebe que os acontecimentos graves apresentam explicações lógicas, e então os leves se tornam insignificantes. E isso fica explícito em três momentos: quando Alice finalmente conta sobre seu relacionamento abusivo, quando Bea se machuca e Cara n, e quando eles finalmente encaram seus problemas e conta todas as verdades e fica subentendido que a temporada de acidentes foi superada.

A forma como Cara lida com os próprios problemas também é bem interessante. É dito que ela foge dos problemas, não só ignorando, mas ela também "fantasia" eles, como uma forma de ameniza-los. A festa, o homem de lata, o lobo, tudo foi a forma que ela arranjou para lidar com as preocupações, mas sem realmente encarar elas.

Alice também é um bom exemplo do que eu estou tentando falar. Ela sofreu bastante durante a infância graças ao seu padrasto, e por crescer com problemas, se acostumou a eles, e por isso não utiliza a temporada de acidentes como desculpa, ela encara as adversidades e vai, pois entende que aquilo é parte da vida. O problema é que ela é um extremo, então procura coisa ruim.

O livro realmente abordou o assunto de uma forma muito interessante, e eu poderia aprofundar muito mais, mas não vejo necessidade. A única coisa que vou fazer é torcer para que a base do que eu estou pensando conseguiu ser transmitida.

Alice216 18/03/2023

Dei 5 estrelas pelo simples motivo do livro ser bem escrito, mas ele deixou a desejar em alguns pontos.
O livro conta a história de uma família que todo ano passa pela "temporada de acidentes". Achei muito bem desenvolvida a história de Alice, Cara, Bea e Sam. O livro te deixa com uma pergunta incômoda (pelo menos para mim foi): quem é Elsie e o que aconteceu com ela? Eu já estava me encaminhando para o final do livro e a bendita pergunta não tinha sido respondida, mas finalmente, quase nas últimas páginas, a mãe de Cara e Alice finalmente responde essa pergunta.
O ponto negativo que achei nesse livro foi o que aconteceu com o pai de Sam. O cara some da história e apenas ficamos com a alusão de que ele estava vigiando a família, tentando fazer algum mal a eles; ou tudo não passou de uma ilusão de Cara. Achei que poderia ter desenvolvido melhor essa parte dele.

Mas gostei bastante do livro, até me surpreendi, pois a nota estava bem baixa.

hy.lancaster 18/03/2023

Dilacerante e metafórico
É lindo, profundo e carregado de nuances dos mais breves e poderosos sentimentos, É sobre segredos guardados de nós mesmas, medos do mundo e do que ele guarda, da amizade, união, da força e o que nossa mente cria e re.faz em cada passo,
É uma histórai sensível e sutil que conta sobre coisas muito maiores e marcantes.

É para se abraçar e visitar sempre que a vida for demais.

alemdecapas 06/03/2023

Caixa de segredos
Você sabe guardar segredos?! Se eles lhe causam ansiedade e desconforto ou se não sabe guardar a sete chaves, não leia temporada de acidentes. Este é um livro que você quer manter segredo sobre sua história, seus mistérios, suas confidências... Quem você não vai querer compartilhar com todos, afinal como saber se seus segredos estão bem guardados e que não sofrerá um acidente após se expor a realidade desse mundo.
Entrar nesse leitura foi uma experiência de camadas, a cada páginas uma nova camada e assim fui me surpreendendo e me perdendo meio a realidade e a magia, mudando de teoria a cada beijo da bruxa e perdendo nos encantos das fadas e com medo dos lobos... A escrita desse grande mistério foi surpreendente, fluída e completamente completa com personagens bem desenvolvidos e uma ambientação que te transporta incrível o que a autora conseguiu proporcionar em poucas páginas, trazendo assuntos delicados de maneira inesperada e completamente real e livro triste e até assustador com uma final trágico feliz...
ALERTA: Para evitar spoilers os gatilhos do livro serem generalizados por VIOLÊNCIA, fiquem atentos as suas limitações.
Roberta.Carmo 06/03/2023minha estante
Amei uma resenha ??

Bela The Moth 23/01/2023

Me impressionei.
Eu tenho a sensação de que esse livro é feito inteiramente de metáforas, é sobre segredos, medos, auto- descoberta e tanta coisa. Tem um tom meio de realismo mágico e a escrita é lírica e tão linda, em algumas partes a autora chegou a brincar com o tempo usando a escrita, borrando coisas entre a realidade e visão da personagem.

Foi uma leitura extremamente agradável, meio tensa mas leve se é que faz sentido. Eu não entendi as críricas duras do livro, imagino que ele divida opiniões mas não é tão ruim assim, na verdade é um bom livro para passar o tempo e ficar viciado e eu recomendaria para pessoas da faixa etária de uns 16 até uns 21, quando estão entrando na fase de auto-descobertas e segredos e tudo o mais.

Acredito que a parte mais interessante é a mistura clara entre realidade x metáfora, nenhuma das coisas está ali somente por está, tudo atualmente tem um significado, e ler algo do qual você sente que foi pensado com cautela e feito para que o mínimo dos detalhes conectasse tudo, eu simplesmente me apaixonei.

Não dei 5 estrelas exatas porque acredito que a história poderia ter sido mais bem trabalhada em alguns pontos, como na parte do romance, que é um dos plots mais "altos" da trama.

É um ótimo livro para quem quer ler algo com uma escrita puxada para um tom lírico, super melancólico, com subtons bem leves de terror e mistério, e muito metafórico.

Super recomendo.!

Júlia 06/01/2023

Razoável
É um livro super rápido e gostosinho de ler, se vc tiver tempo, em poucas horas vc conclui a leitura.

O livro começa muito bem, mas acaba com muitas perguntas sem resposta, inclusive, o mistério do próprio título (achei vago demais o que foi apresentado), entre outras "aparições" ao longo da estória.

Dá pra ler, mas não é algo que eu recomendaria como uma ótima leitura. Mas a autora tem bastante potencial.

Luzimara.Santos 27/12/2022

Então, comecei essa leitura bastante empolgada e até a metade do livro eu ficava cada vez mais curiosa. Mas do meio pro fim as coisas perderam um pouco de sentido pra mim, parece que foi tudo jogado de qualquer jeito.

Eu acho que o livro precisava de umas 50 páginas a mais pras coisas serem de fato explicadas com mais profundidade. O final pra mim foi um pouco decepcionante, deu uma sensação que faltou algo e até agora não entendi direito a temporada de acidentes e o pq dela e se eles "quebraram a maldição" ou se isso vai continuar. Enfim faltou MT coisa

Mas apesar disso, é uma leitura legal, rápida e que serve pra gente passar o tempo e se distrair.

ellen 14/11/2022

Bom.
Minha conclusão final é que o livro é bom! Ele me prendeu no começo e acabei até que rápido.
No início deu uma pegada de terror muito boa, mas que se perde depois de algumas páginas..
As vezes eu ficava confusa com algumas partes em que a personagem narrava coisas fantasiosas, e no final fiquei me perguntando onde estava a resposta daquilo. Tipo, era real ou não? Depois de um tempo notei que era apenas como a personagem principal lidava com os traumas (posso estar enganada, mas foi essa a interpretação que eu tirei) .
O plot do final é bom, não do tipo surpreendente, mas eu gostei. A personagem da Elsie me deu arrepios toda hora em que foi mencionada.
Tem algumas coisas que poderiam ter sido melhores exploradas, como a tendência suicida da Alice, a história do padrasto, que é só jogada e fica ali no ar as coisas que ele fez. Acho um pouco insensível simplesmente tratar de assuntos importantes, de maneira rasa o que pode deixar o público desconfortável.
Outro motivo no qual EU não gostei, foi o romance entre Cara e Sam, particularmente nunca gostei desse tipo de tema irmão e irmã adotivos se apaixonarem, acho meio desagradável, nada contra e realmente nada a favor. Poxa de 7 bilhões de pessoas se apaixonar por alguém que tu se criou como irmão? Acho meio desagradável.
Enfim, livro bom, recomendo para te tirar do tédio, mas não é o livro do século.

yamss 03/11/2022

livro bem confuso, achei que a história se perdeu no meio várias vezes, muita coisa sem explicação. várias vezes durante o livro eu me pegava pensando "que 🤬 #$%!& eu to lendo?".
pra não falar só mal, eu deixo as estrelas ali pela escrita poética, a parte mística usada como metáfora foi muito bonita.
yamss 03/11/2022minha estante
censuraram que bonitinho

Nathiely.Pereira 16/10/2022

Razoável
Bom, porém demorei bastante pra terminar, pra mim não foi um livro que me prendeu, achei algumas partes confusas, mas o que consegui entender do livro gostei.