Epopeia de Gilgámesh

Anônimo
Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

Trindade 21/10/2022

Confesso que li por causa de Fate/Stay night
Gilgamesh é imprecionante, o texto é bem rapidoe de ler e possui varias camadas. P
O fato de ser um poema fragmentado tem umas lacunas no enredo, mas isso não afeta a mensagem principal da epopeia e sua estrutura.

Nat 22/09/2012

Gilgamesh foi o rei de Uruk. Dotado de grande poder e e beleza pelos deuses, Gilgamesh se tornou um homem forte e um grande guerreiro. Ele conquistava todas as cidades, todas as mulheres e não havia outro homem que pudesse se equiparar a ele. Até o momento em que os deuses, escutando os lamentos do povo que Gilgamesh não poupava, decidiram criar um “rival”. Enkidu nasceu da imagem criada pela deusa Aruru. Enkidu era um homem selvagem, que vivia nas colinas dentre as feras que aceitavam sua companhia como se fosse seu igual. Um caçador o encontra e, assombrado com sua força selvagem, fala com Gilgamesh, que entrega ao caçador uma rameira para que a mulher o tentasse. O encontro acontece, Enkidu cede e perde a capacidade (por assim dizer) de conviver em harmonia com os animais. Quando se deitou com a mulher, ele se tornou realmente um homem. Impressionado com o que ela conta sobre Gilgamesh e seu reino, Enkidu resolve desafiá-lo. A luta entre ambos é assustadora. Quando Gilgamesh tropeça na muralha da cidade, Enkidu o ajuda. O rei Gilgamesh percebe que encontrou o amigo dos seus sonhos premonitórios, já que Enkidu, ao invés de matá-lo como deveria, venceu a luta sem sangue derramado.

Uma história que vale a pena ser lida por diversos motivos. O texto reporta a uma cultura quase muito antiga, da qual poucos são os registros que ainda temos hoje. A antiga região da Mesopotâmia (que hoje abarca alguns territórios do Oriente Médio) é a região “berço do mundo”, onde a própria civilização nasceu, onde surgiram as primeiras formas de escrita. Além disso, se refere a uma cultura que poucos conhecem, mas que faz parte da história da humanidade. Este tipo de poema é o único que me dar prazer em ler (talvez porque contem histórias sobre mitologias e heróis épicos). Uma história onde aventura, moralidade e tragédia se reúnem, esse livro é indicada não somente por precederem as epopéias de Homero mas por sua qualidade e originalidade.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/09/a-epopeia-de-gilgamesh-dl-2012.html

Jeferson.Maia 28/12/2018

A narrativa mais antiga que se tem registro, sem duvida um ótimo livro para se ler, especialmente para os amantes de história, nele acompanhamos a narrativa do herói Gilgamesh, rei da cidade de Uruk, uma das primeiras cidades humanas, é muito interessante notar como aspectos atuais, como a morte e busca por gloria já se faziam presentes mesmo nessa narrativa escrita a mais de dois mil anos. Ao contrario do que se pode imaginar a leitura é simples e de fácil compreensão, proporcionando uma leitura acessível a públicos leigos com relação à história. Recomendo fortemente a leitura!

Márcia 24/08/2022

Ele que o abismo viu - Sin-léqi-unnínn
Ele que o abismo viu é um poema épico, um dos registros literários mais antigo da história do mundo. É uma história conhecida a mais de 4.000 anos.
As tabuinhas de argila sobre essa história foram encontradas em escavações na região que já foi conhecida como Mesopotâmia, hoje em dia é o Iraque.
Foram encontradas 12 tabuinhas, sendo a última encontrada em 2014.
5.000 anos atrás o ei de Uruk , que era a grande cidade da Mesopotâmia da época. Esse rei tinha um rival em outra cidade e, ele resolve enviar uma mensagem a esse rei. Ele manda um recado por escrito em uma tabuinha de argila a ser entregue ao outro rei.
Quando o rival recebe a tabuinha escrita, ela acha tão extraordinário que nem se importa com a ameaça que está escrita.
Ele fica tão maravilhado que ele jura lealdade ao rei de Uruk e assunto resolvido. Essa é uma das histórias da Epopeia de Gilgamesh.
A Epopeia de Gilgamesh vai contar a história do rei fundador da cidade de Uruk. E o livro começa descrevendo a cidade de Uruk, uma das cidades mais antigas do mundo.
A Epopeia de Gilgamesh descreve como Gilgamesh se tornou o grande rei sábio de Uruk .
No começo do livro, descreve o povo de Uruk totalmente insatisfeito com o rei, sofria muita opressão, trabalhava muito, as virgens em sua noite de núpcias eram obrigadas a dormir com o rei. A população de Uruk se reúne e pede aos deuses uma providencia.
Os deuses se reúnem e decidem que seria uma boa ideia criar um homem tão forte quanto Gilgamesh.
Gilgamesh é descrito no livro como um homem muito grande, muito forte., bonito, inteligente.. Ele é filho do rei anterior com uma deusa. Ele é considerado divino por causa disso.
A Deusa Aruru, a Deusa da Ciação, ( ela foi a Deusa que criou a humanidade) cria um homem a partir do barro com as mesmas características de Gilgamesh. Ela cria o Inkidú.
Inkidú é criado como um selvagem, no meio dos animais. Gilgamesh então envia uma prostituta para ensinar Inkidú a arte do amor e da convivência humana.
Gilgamesh não está nenhum pouco satisfeito com a presença de Inkidú na cidade e por um determinado motivo, Gilgamesh e inkidú lutam e essa luta demora horas porque eles são equivalentes. Em um determinado momento, Inkidú para a luta e jura lealdade ao rei, a partir desse momento, eles se tornam amigos inseparáveis.
Eles anseiam por aventuram, então Gilgamesh se lembra que há um monstro tomando conta de uma floresta afastada da região. Os dois decidem ir até a floresta vencer esse monstro. Inkidú tentar fazer Gilgamesh mudar de ideia , mas não adianta . Eles vão até a floresta vencer o monstro. O monstro se chama Umbaba.
Com a ajuda divina, Gilgamesh e Inkidú conseguem vencer Umbaba.
Ao voltar para Uruk, com a cabeça de Umbaba, Gilgamesh é recebido por Istha (que é a deusa da caça e do amor). Isthar está apaixonada por Gilgamesh , ela propõe casamento , várias coisas para ele. Gilgamesh não está nada interessado na proposta. Ele a rejeita.
Isthar fica furiosa e ela vai pedir aos outros deuses a permissão de enviar para Urúk o Touro do Paraíso. Gilgamash e Inkidú matam o touro com extrema facilidade e Inkidú ainda desafia Isthar. Agora, Isthar está rejeitada e humilhada.
Isthar volta e conta aos deuses o que ocorreu, eles se arrependem de ter criado Inkidú e decidem matá-lo.
No dia seguinte Inkidú começa a sentir mal e fica acamado, Gilgamesh fica o tempo todo ao seu lado, cuidando de Inkidú. Inkidú morre e Gilgámesh entra em luto profundo.
Gilgámesh começa a perceber que a morte também vai encontrá-lo em algum momento, afinal ele é humano. Gilgámesh nunca tinha se questionado em relação a isso.
Após o funeral de Inkudú , Gilgámesh sai pelo mundo, ele não quer ter o mesmo fim de Inkidú.
Durante suas andanças, Gilgámesh sai a procura de Upa-Napíshti, que é um imortal . Um homem que recebeu a imortalidade dos deuses.
Gilgámesh que saber como foi, afinal , ele também quer essa imortalidade.
Gilgámesh consegue chegar até onde mora Upa-Napíshti depois de muitos percalços. Upa-Napíshti tenta convencer Gilgámesh a desistir da imortalidade, afirmando que ele deve aproveitar o tempo que ele tem, o que a vida lhe proporciona.
Nada convence Gilgámesh, então .Upa-Napíshti conta como ele conseguiu a vida eterna.
Em dado momento os deuses decidiram que a humanidade não deu certo, decidem acabar com tudo e mandam um dilúvio para terra. Um dos deuses era amigo da humanidade, então ele diz para Upa-Napíshti construir uma arca e embarcar a sua família e pares de todos animais que ele conseguir encontrar .
chove durante 7 dias e 7 noite e tudo fica inundado. Os deuses se arrependem e dão um premio para Upa-Napíshti e sua esposa por ter salvo a humanidade e os animais, eles concedem a vida eterna para os dois.
Upa-Napíshti após contar a história para Gilgámesh , sugere que Gilgámesh fique 7 dias e 7 noites acordado, igual ao que ele fez durante o dilúvio, e pode ser que dessa forma ele consiga a vida eterna.
Gilgámesh acha que vai ser fácil ele ficar acordado, escolhe um cantinho da casa de Upa-Napíshti e fica ali esperando. Gilgámesh cai no sono imediatamente.
Upa-Napíshti e sua esposa diz que vida eterna Gilgámesh não vai conseguir mas , talvez, a juventude duradoura e indicam uma planta , que ao ser comida, fornece a juventude prolongada.
Gilgámesh para em rio para se banhar e nesse momento, uma serpente come a planta da juventude. Depois desse episódio, Gilgámesh se convence que ele não conseguir a vida eterna e nem a juventude prolongada. Dessa forma, ele enxuga as lágrimas e vai embora.
Quando ele esta se aproximando de Urúk , ele percebe que o seu grande feito é aquele imensa cidade. Enquanto a cidade existir, ele será lembrado.
Gilgámesh se torna o melhor de todos os reis, o mais justo, o mais preocupado com o bem estar dos cidadãos.
A história termina com o ei voltando para sua cidade como um rei sábio, e Urúk é sim o seu grande legado.

Bia 01/08/2022

Não é meu tipo de livro
É MUITO interessante ter em mãos uma tradução da epopeia mais antigo do mundo, mas o livro parece ser mais sobre a tradução do que a história de fato. Muito bem feito, muito bem traduzido, cheio de informações e detalhes, mas pra mim não rolou. Esperava mais literatura, é mais histórico do lado da palavra.

lauravuada 29/07/2022

Epopeia de Gilgamesh
É um livro interessante de ler. Ele conta as aventuras do herói Gilgamesh, conta desde a sua criação até sua vida adulta, e aqui nos mostra algumas de suas aventuras com seu fiel amigo, Enkidu.

samucacn 24/07/2022

Epopeia ou Épico de Gilgamés é um antigo poema épico da Mesopotâmia, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-herói Gilgamés, que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanípal.

TalesVR 28/04/2018

#001 - O Inicio
A Epopeia de Gilgamesh é um conjunto de escritos datados de aproximadamente 2.000 a.C que narra, de forma lendária, a história de um rei sumério. Esses poemas compilados deram forma à primeira obra de que se tem notícia na literatura mundial, muito anterior até mesmo das epopeias clássicas de Homero. O que chama atenção são as semelhanças com as histórias bíblicas, ao meu ver claramente o judaísmo bebeu dessa fonte. Pontos interessantes a serem observados:

- A forma natural com a qual a prostituição era tratada há 4.000 anos
- A força sensual e destrutiva designada a mulher, nesse caso a ''rampeira'' que seduz Enkidu.
- A representação da serpente como o mal que roubou o fruto proibido aos homens.
- A narrativa do Noé bíblico é claramente uma releitura da de Utnapistim e seu diluvio, até no uso da pomba.
- Na epopeia o pão e o vinho recebem um significado imenso, o ''pão dos deuses e o vinho dos reis''.
- A alegoria lama-sofrimento-glória que caracteriza narrativas que permeiam por toda a Antiguidade parece ter nascido aqui. (Mito da caverna, fuga de Moisés do Egito, Ressurreição de Cristo, etc)
- Lições sobre autossabotagem já nessa época, ''somos nós quem destruímos nosso próprio caminho''.
- Um homem criado de argila à imagem e ''essência'' da deusa.

E muitos outros pontos, é realmente um livro iluminador. Na obra também nos deparamos com um mar que não se deve tocar em suas águas, pois bem, nos banharemos cada vez mais fundo nas águas do conhecimento, que tem aqui o seu inicio.

Raphael 15/05/2024

O herói épico mais antigo que conhecemos
Livro excelente com introdução rica em detalhes arqueologicos. A Epopeia de Gilgamesh da editora martinfontes nos trás uma versão em prosa de versos encontrados em tabuas de argila que datam em torno de aproximadamente mais de dois mil anos a.C. Encontradas no oriente médio.
Temos aqui uma versão adaptada e resumida que nos conta o ciclo de Gilgamesh, dentro desse ciclo vamos acompanhar Gilgamesh até então um rei tirano detestado por seus suditos irritar alguns deuses, que por sua vez decidem criar um rival para o herói. Criam Enkidu, a imagem do deus Anu, para ser rival e algoz de Gilgamesh, mas após uma luta os dois se tornam amigos e com os conselhos de Enkidu, Gilgamesh passa a governar com justiça e ambos se tornam grandes heróis para seu povo.
Após uma tragica aventura, Enkidu amaldiçoado adoece e vem a falecer(não vem reclamar de spoiler, a história tem quase 5 mil anos de idade), fazendo Gilgamesh cobiçar a vida e juventude eternas, para que não sofra o mesmo. Então o o herói parte em busca de um homem chamado "O Longniquo", que dizem ser da época pré-diluviana e ter o segredo da longevidade.
Eu gostei bastante a leitura foi bem fluida e a história tbm é muito interessante e tem alguns paralelos biblicos.

950 05/07/2023

O Abismo
A tradução do texto em si está ótima, a obra, apesar da sua simplicidade e do seu estado bastante fragmentado, é muito interessante e da abertura à muitas interpretações. Porém isso só ocupa 10% do livro, o resto é uma enorme sessão de comentários da tradução, verso por verso, que variam entre observações sobre a tradução até diversas interpretações de acadêmicos, algumas bem interessantes, outras meio óbvias e outras meio aleatórias, de forma que ao todo se sente uma grande bagunça. Acho que faltou uma revisão e organização melhor.

juuuwidy 07/07/2023

Por volta de 2000 a.C alguém escrevia sobre a argila "esgotou-se o sangue de meu coração?". Por volta de 2000 a.C alguém quebrava a cabeça e escrevia sobre um homem com ares de deus em busca da imortalidade, alguém escrevia sobre a glória, o ciúmes, a inveja, o amor, a perda, o sofrimento... Alguém perdia o sono pensando "Ao que vive é legado o lamentar-se". Por volta de 2000 a.C alguém que buscava eternizar as palavras, se tornava eterno, e escrevia o livro considerado o mais antigo do mundo.

Monique 06/10/2021

É legal e tranquilo de ler, mas as partes faltando me incomodavam bastante. Não diria que é ruim, mas não tão bom.

Erica 05/08/2023

Essa não é só a primeira obra literária do mundo, como é sensacional! Todos os amantes de fantasia, aventura ou poesia deveriam ler.

Cdmm 17/04/2020

Interessantíssimo.
Primeiro registro escrito da humanidade. O tradutor fez um belo estudo de todas as traduções e a evolução da saga de Gilgamesh para uma nova interpretação. Além do poema, contém toda a pesquisa do tradutor sobre as especificidades da vida mesopotâmica.