Epopeia de Gilgámesh

Anônimo
Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

Isabellecavalcanti 09/10/2022

A epopéia de Gilgamesh é considerada o livro mais antigo do mundo. Ele conta a história do rei de Úruk que parte em uma jornada para a imortalidade, sem sucesso, mas que no caminho é presenteado com um amigo( alguns estudiosos acredita que era amante) que nasceu do barro, irritou os deuses, perdeu o amigo, enfrentou batalhas, contou sobre a história do dilúvio, passou pelo rio dos mortos, encontrou outro amigo (amante) e voltou para Úruk após ter visto o abismo e tudo que existia.

Trindade 21/10/2022

Confesso que li por causa de Fate/Stay night
Gilgamesh é imprecionante, o texto é bem rapidoe de ler e possui varias camadas. P
O fato de ser um poema fragmentado tem umas lacunas no enredo, mas isso não afeta a mensagem principal da epopeia e sua estrutura.

juuuwidy 07/07/2023

Por volta de 2000 a.C alguém escrevia sobre a argila "esgotou-se o sangue de meu coração?". Por volta de 2000 a.C alguém quebrava a cabeça e escrevia sobre um homem com ares de deus em busca da imortalidade, alguém escrevia sobre a glória, o ciúmes, a inveja, o amor, a perda, o sofrimento... Alguém perdia o sono pensando "Ao que vive é legado o lamentar-se". Por volta de 2000 a.C alguém que buscava eternizar as palavras, se tornava eterno, e escrevia o livro considerado o mais antigo do mundo.

Allan.Franck 21/02/2023

Poema épico dos primórdios de nossa civilização!
Em formato de poema épico, a Epopeia de Gilgamesh nos narra e apresenta os feitos memoráveis do lendário e controverso rei Gilgamesh. Seus relatos são cheios de eventos extraordinários, aventuras retumbantes, ações gloriosas que nos provocam ora admiração, ora surpresa, ora estranhamento de sua grandiosidade. Um dos escritos mais antigos de nossa civilização, de uma era primordial e de um mundo distante.

jadysmin 04/03/2023

O machado que viste é um homem,a ele amarás como uma esposa
...por ele te excitarás,
E eu o unirei contigo.
CARACA EU NÃO ESPERAVA QUE A HISTÓRIA FOSSE SOBRE ASSUNTOS TÃO [JAHFJ^$*^*^] mas enfim AMEI AMEI mto foda e triste

Nemésia 20/03/2024

Um épico mitológico diferente
Gilgamesh é considerado o primeiro épico conhecido. Sua escrita remota antes dos livros de Homero e de Camões e é o único texto fora da bíblia a citar um dilúvio, mesmo que com algumas diferenças culturais, por isso e outros elementos a Epopéia de Gilgamesh é um livro que vale a pena ser lido quer seja por seu teor histórico cultural, quer seja por sua história e narrativa que traz um estrutura bem diferente da ocidental a qual estamos acostumados. Além disso é bem curtinho e de leitura fácil.
Super recomendo.

Anita 19/03/2024

O livro mais antigo que se tem registro
A epopeia de Gilgamesh é um livro interessante, muito bom para os amantes de mitológia grega que querem expandir seus orizontes sobre a mesma.

Cibeli Sebajes 30/12/2023

O legado cultural de A epopeia de Gilgamesh ao longo dos milênios é inegável, é ler e perceber o quanto essa história foi e é recontada. Ler um clássico é sempre bom, pois nos permite notar como a história foi moldada.

950 05/07/2023

O Abismo
A tradução do texto em si está ótima, a obra, apesar da sua simplicidade e do seu estado bastante fragmentado, é muito interessante e da abertura à muitas interpretações. Porém isso só ocupa 10% do livro, o resto é uma enorme sessão de comentários da tradução, verso por verso, que variam entre observações sobre a tradução até diversas interpretações de acadêmicos, algumas bem interessantes, outras meio óbvias e outras meio aleatórias, de forma que ao todo se sente uma grande bagunça. Acho que faltou uma revisão e organização melhor.

Marcos Antonio 13/06/2018

Gilgamesh
Relado antigo datado da época da barca de Noé. Gilgamesh poderoso filho de um deus menor com uma mortal. Mostra o amor entre a amizade e o desejo de vida eterna de alguém que tem medo da morte. Muito bom

daynnem 12/12/2020

Li por causa do livro da literatura
É algo antigo, não acho que agrade muito, a não ser estudiosos da literatura/história.
caio.lobo. 10/07/2021minha estante
Tão antigo e tão atual, mostrando como o ser humano busca fugir da morte, mas no fim das contas se deve conformar com o que não tem solução. Um livro que ensina a morrer. Uma delícia de livro, foi uma influência oculta que sempre esteve presente em toda a literatura, mesmo que indiretamente.

Amanda Guelso 23/07/2021

Como estudante de história, ler esse livro e conhecer um pouco mais da cultura da mesopotâmia é algo muito enriquecedor.